Pular para conteúdo




Imagem postada

 


Foto

ACIDENTE: Monomotor cai após decolagem em SBJC em Belém

felizmente sem vitimas

  • Você não pode iniciar um novo tópico
  • Please log in to reply
Já existem 77 respostas neste tópico, contribua você também!

#61 Alexandre Cavalcanti

Alexandre Cavalcanti
  • Usuários
  • 7 Postagens
  • Gender:Male
  • Location:Manaus-AM
  • Cidade/UF/País:Manaus/Amazonas/Brasil
  • Data de Nascimento:02/10/1975

Postado 27 de abril de 2013 - 21:30

As pessoas antes de atirarem pedras deveriam pelo menos saber o que estão falando. Crianças de colo (como o nome já diz) não ocupam assento, portanto, o voo estaria perfeitamente dentro da regulamentação; inclusive se estivesse com 11 POB (pessoas a bordo), pois pode ter até 1 colo para cada adulto. Em tempo, entende-se por colo crianças com até 10kg aproximadamente. Que tenham mais paz no coração!!!
  • Bagrim, Bonotto, Filhote and 3 others like this

#62 PT6-114A

PT6-114A
  • Expulsos
  • 397 Postagens
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Longe.../SP/BR
  • Data de Nascimento:07/09/1977

Postado 27 de abril de 2013 - 22:52

o C210L - Centurion é homologado para voar com 05 passageiros + piloto...
Criança de colo é considerado passageiro somente para informação de POB porém se não ocupar assento, não tem excesso nenhum e isso consta na IAC 3134 salvo engano.
Tem muita gente jogando pedras em uma pessoa que está sobre a linha que separa a vida e a morte e NÃO pode vir aqui se defender...
Não houve nada de errado nesse infeliz acidente.
(SIM, eu voo C210 entre outros onde eu trabalho)
abraços

#63 PT6-114A

PT6-114A
  • Expulsos
  • 397 Postagens
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Longe.../SP/BR
  • Data de Nascimento:07/09/1977

Postado 27 de abril de 2013 - 23:00

RBAC 135.128 ©

Crianças consideradas como "COLO" com idade inferior a 02 (DOIS) anos deverão estar acompanhadas dos pais ou tutor responsavel autorizado legalmente pelos pais. Neste caso, o adulto responsavel ocupará um assento com cinto de segurança aprovado o qual passará sobre si e segurará a criança em seu colo. Desta forma, a criança NÃO poderá estar presa com nenhum tipo de dispositivo de contenção.

#64 Filhote

Filhote
  • Desligados
  • 1.083 Postagens
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Deep Web
  • Data de Nascimento:13/07/1987

Postado 27 de abril de 2013 - 23:57

Quem criticou, não deve nem saber o que é POB, vamos relevar, eles não sabem o que falam...

#65 GILMACACO

GILMACACO
  • Usuários
  • 710 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belém/Pa
  • Data de Nascimento:25/10/1962

Postado 28 de abril de 2013 - 07:49

Senhores, até o presente momento e de acordo com as pessoas ligadas a aviação que conversei, NÃO HAVIA SUPERLOTAÇÃO na aeronave. Havia crianças no colo de adultos. Vamos aguardar uma manifestação oficial para atirar pedras. Alem disso, tudo indica que o número de pax não influenciou no acidente. Para mim (OPINIÃO PESSOAL) o piloto fez o que tinha que fazer na situação e conseguiu salvar a maior parte dos pax, apesar do alto preço que pagou. Eu sou um dos primeiros a gritar neste forum quando há uma proteção a quem faz bobagem ou quando não se permitem comentários sobre um fato, porém comentar é diferente de acusar ou afirmar, mas não creio sinceramente que esse seja o caso (superlotação), quanto a outras causa (combustivel, seletora, erro de pilotagem, falha mecânica) EU NÃO SEI. Não conheço o piloto ou o dono da empresa, apenas me considero justo. A cesar o que é de Cesar...

Editado por GILMACACO, 28 de abril de 2013 - 07:50 .

  • Muttley, Reineves, Filhote and 5 others like this

#66 Varig_777

Varig_777

    Varig_777

  • Usuários
  • 2.994 Postagens
  • Gender:Male

Postado 28 de abril de 2013 - 18:35

Pois é, o motivo da minha pergunta na página anterior foi que eu vi tanta gente criticando que pensei que para táxi aéreo pudesse ter alguma regra diferente da aviação que eu conheço, que é a comercial regular, mas pelo visto estavam julgando sem nem mesmo conhecer os fatos mesmo, triste ver isso.

Melhoras para o colega, que possa alcançar a recuperação.
  • dodomaha, Muttley, Filhote and 1 other like this

#67 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 15.289 Postagens
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Postado 29 de abril de 2013 - 11:57

Meus prezados:

Piloto de aeronave segue em estado grave

Piloto de aeronave segue em estado grave. O piloto do acidente aéreo, da última sexta-feira, Vicente de Paula Cancela, continua em estado grave, internado no Hospital Metropolitano. Ele já realizou uma cirurgia de reconstrução de face, mandíbula e maxilar, além de regularização de coto pós amputação do braço. O vereador Agelino Lobato, que também estava no avião, está respirando com ajuda de aparelhos após realizar duas cirurgias de reconstrução na boca e no braço. Já as crianças – uma de três e outra de nove meses – apresentaram melhoras. Uma continua entubada e a segunda já respira sem o auxilio de aparelhos, de acordo com o Boletim Médico do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência de Ananindeua, na manhã deste sábado.

O acidente aconteceu com um avião monomotor Cessna 210L da Companhia Brabo Táxi Aéreo, aproximadamente às 9h30 da manhã de sexta-feira. Ele havia partido do município de Chaves, na ilha do Marajó, e caiu próximo ao aeroporto Brigadeiro Protásio. As oito pessoas que estavam no avião foram internadas no hospital, mas uma mulher, a Dayse Lima, morreu no mesmo dia e mais três mulheres também já foram liberadas, Dirce Furtado, Ana Maria Cavalcante e Juline Lima.
Logo após o acidente, as oito vítimas deram entrada na unidade de saúde. Os dois homens chegaram em estado grave; as duas crianças são de colo e do sexo masculino, uma chegou em estado grave e outra com quadro estável; e mais quatro mulheres.

O Hospital informou que uma das mulheres chegou viva, mas assim que deu entrada teve uma parada cardiorrespiratória e veio a óbito.
O corpo dela foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). As outras três fizeram uma bateria de exames, mas foram liberadas. Os dois homens apresentaram os quadros mais graves e realizaram cirurgias longas e ainda não tem previsão de alta. O corpo da Dayse Lima foi levado para Chaves, por um avião da Companhia Brabo, na manhã de sábado.
PERÍCIA
A perícia do monomotor ainda não tem data confirmada para começar, segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica, por meio do Seripa - Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. A aeronave está lacrada em uma oficina no Aeroporto Brigadeiro Protásio, de acordo com o Subtenente Barcellos do Seripa. “A perícia depende de outras coisas, como a definição dos peritos e de algumas autorizações, podemos começar semana quem vem, mas ainda não confirmamos”, afirma.

fonte: Diário do Pará via CECOMSAER 29 abr 2013

#68 FranzDP

FranzDP
  • Usuários
  • 153 Postagens
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/09/1982

Postado 29 de abril de 2013 - 15:59

Notícia triste esta que o piloto tenha um braço amputado, por mais que se recupere de todos os ferimentos, é F*** saber que a pessoa provavelmente não possa mais voltar a voar...
Difícil parar para pensar em uma situação dessas.
Melhoras a todos os envolvidos.

Abçs.

#69 Bonotto

Bonotto
  • Moderador
  • 5.628 Postagens
  • Gender:Male
  • Location:Curitiba
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:18/09/1965

Postado 29 de abril de 2013 - 17:20

Notícia triste esta que o piloto tenha um braço amputado, por mais que se recupere de todos os ferimentos, é F*** saber que a pessoa provavelmente não possa mais voltar a voar...
Difícil parar para pensar em uma situação dessas.
Melhoras a todos os envolvidos.

Abçs.


Existe no Brasil algum piloto de asa fixa com algum tipo protese ? ( menos a peniana :P)

#70 MarcosFarias

MarcosFarias
  • Usuários
  • 1.013 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belém-PA
  • Data de Nascimento:01/12/1982

Postado 29 de abril de 2013 - 17:23

Existe de helicóptero.

#71 FranzDP

FranzDP
  • Usuários
  • 153 Postagens
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/09/1982

Postado 29 de abril de 2013 - 20:41


Existe no Brasil algum piloto de asa fixa com algum tipo protese ? ( menos a peniana :P)


Também só vi um de helicóptero.

Abçs.

#72 Charlie Mike

Charlie Mike
  • Usuários
  • 507 Postagens
  • Gender:Male
  • Location:São Paulo - Congonhas Airport
  • Interests:Aviação / Operações
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:31/03/1970

Postado 01 de maio de 2013 - 23:09

Aos que falaram que voam ou já voaram o C210.

Aqueles dois assentos lá trás, na terceira fila podem ser ocupados sim, mas por acaso vcs já viram a carta de carregamento no POH ?

Ah! e oque é pior....

Outro dia tava dando uma olhada no AFM de um Baron G58, sensacional: Com tantas modificações se tornou uma ótima anv para 2 pil. e tanques cheios, mais nada....., quer dizer, não dá para carregar mais nada, nadinha......

Lembrando que o 210 sempre foi um avião arisco, ....... rápido, ligeiro..... mas .. arisco.

Com certeza um avião bom para se voar naquela região é o 206 ou 207, dóceis e pau-prá-toda-obra.
Esses podem ocupar os assentos de trás, incrível eles até tem porta para os pax.

As regras para os táxis aéreos são muito mais conservadoras quanto ao carregamento e balanceamento, tanto é que eles são obrigados a ter uma ficha para despacho, isso tudo para não fugir do paralelogramo de carregamento.

Mas independente de tudo isso, esses Cessnas tem um histórico muito ruim relacionada a válvula cross-feed e como disse outro foreiro, para se voar naquela região tem que se verificar tudo pessoalmente.
Como o motor calou........ , já é uma indicação de que o contribuinte é o fator material...... :shock:
Ah, só para complementar:
A Cessna implementou um programa de manutenção ainda neste ano para essas aeronave, pois já são consideradas anvs geriátricas. :facepalm:

Quem tiver curiosidade, basta seguir o link:

http://www.youtube.com/watch?v=-68AdXVHHI8

#73 MarcosFarias

MarcosFarias
  • Usuários
  • 1.013 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belém-PA
  • Data de Nascimento:01/12/1982

Postado 03 de maio de 2013 - 09:07

Amigos é com pesar que repasso esta notícia.


Piloto do monomotor não resiste e morre

Faleceu na manhã desta sexta-feira (3) o piloto do monomotor Vincente de Paulo Guimarães Cancela, segunda vítima fatal do acidente aéreo ocorrido na semana passada em Belém.

De acordo com familiares, uma nota de pesar com a confirmação do falecimento de Cancela foi publicada em um colégio particular onde um irmão do piloto é um dos proprietários.

Vincente de Paulo Guimarães Cancela, tinha 52 anos e pilotava há 23. No acidente teve um braço amputado, traumatismos no crânio e no rosto. Passou por vários procedimentos cirurgicos para reconstrução da face, mas as plásticas acabaram sendo rejeitadas pelo organismo desde os primeiros momentos.

http://www.diarioonl...ia-243487-.html

#74 Sydy

Sydy
  • Usuários
  • 5.998 Postagens
  • Gender:Male
  • Location:SJK
  • Cidade/UF/País:SJK
  • Data de Nascimento:15/01/1970

Postado 03 de maio de 2013 - 10:10

Marcos,

Obrigado por nos informar. É muito triste perder um colega de muito tempo de uma forma tão feia. Que Deus receba o Cancela com um baita par de asas, pois ele não irá parar de voar mesmo

Abraço distante, meu Amigo Cancela, e descanse em paz!

Sydy
  • Safe Flight, ANDRE1971, Bonotto and 4 others like this

#75 Márcio Santos

Márcio Santos
  • Usuários
  • 2.498 Postagens
  • Gender:Male
  • Location:São Paulo
  • Cidade/UF/País:São Paulo /SP/ BRASIL
  • Data de Nascimento:15/11/1982

Postado 03 de maio de 2013 - 10:20

Poxa, estava na torcida para a recuperação, mas enfim...

Triste notícia mesmo, que descanse em paz!

Abraço

#76 ANDRE1971

ANDRE1971
  • Usuários
  • 94 Postagens
  • Gender:Male
  • Location:Belem/Pa
  • Cidade/UF/País:Belem/Pa
  • Data de Nascimento:26/11/1971

Postado 04 de maio de 2013 - 00:59

Marcos,

Obrigado por nos informar. É muito triste perder um colega de muito tempo de uma forma tão feia. Que Deus receba o Cancela com um baita par de asas, pois ele não irá parar de voar mesmo

Abraço distante, meu Amigo Cancela, e descanse em paz!

Sydy


Sydy

Cancela começou tarde na aviação(deveria ter uns 27/28 anos).Largou um curso na área de TI na UFPA para fazer o que gostava de fazer:voar.Uma vez comentou comigo que não tinha grandes pretensões.Era feliz voando perereca. Quando ficou desempregado, foi morar em Foz do Iguaçu/Pr mas continuou mantendo contato com os colegas aviadores aqui de bel.Queria voltar a voar.E conseguiu.Deveria estar feliz voando em um tradicional e antigo taxi aéreo aqui da região(Brabo).

Morreu fazendo o que gostava de fazer(voando) e no local onde aprendeu a voar e passou boa parte de sua vida profissional: o glorioso SBJC.

Aguardemos o relatório do Seripa, mas sinceramente não acredito em erro de pilotagem. Pelo local do acidente, acredito que este avião perdeu o motor antes da entrada no circuito de trafego de SBJC(http://www.aisweb.ae...e7-72567f175e3a).

Valeu Cancela. Descanse em paz.Sua missão foi cumprida.
  • Rafael Freitas, Sydy e MarcosFarias like this

#77 Sydy

Sydy
  • Usuários
  • 5.998 Postagens
  • Gender:Male
  • Location:SJK
  • Cidade/UF/País:SJK
  • Data de Nascimento:15/01/1970

Postado 04 de maio de 2013 - 07:41

Andre,

Sou da época do Cancela recém-checado PC... estava chegando no aero-clube em 89. Por coincidência, terminei o mesmo curso que ele tinha largado na UFPA, processamento de dados. Convivi com eles de 89 a 91 na área do Aero-clube.

Era uma dupla dinâmica: ele e o Guapindaia. Uma pena...

Deus o temha!
  • ANDRE1971, Bonotto, Rafael Freitas and 1 other like this

#78 PHAER

PHAER
  • Usuários
  • 512 Postagens
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil - Petrolina/PE/Brasil
  • Data de Nascimento:21/09/1985

Postado 04 de maio de 2013 - 10:06

Triste notícia, que estejam em paz.






0 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 0 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)