Jump to content

Photo

Jaipur - A Cidade Rosa (em dia de Holi)

Índia Jaipur

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
No replies to this topic

#1 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 740 posts

Posted 01 de May de 2013 - 16:17

Jaipur

A Cidade Rosa, num dia de Holi …

Jaipur, a cidade Rosa:
Posted Image

Jaipur, a capital do Rajastão e cidade com mais de 2 milhões de habitantes, foi o meu primeiro destino na Índia. Cheguei no dia anterior já de noite e apenas fiz o percurso de táxi entre o aeroporto e o hotel Laxmi Palace. Acabei por jantar no restaurante do hotel e foi a minha primeira boa experiência com a comida indiana.

Auto-riquexó, o meu transporte durante este dia:
Posted Image

Na manhã do dia seguinte quando sai do hotel comecei a ouvir barulhos e a ver pessoas pintadas e quando cheguei a uma rua mais principal eram aos milhares as pessoas pintadas. Vim a descobrir tratar-se do feriado do Holi.

O Holi é um dos mais importantes festivais hindus, celebrado numa data variável tem lugar numa noite de lua cheia e marca o fim do inverno. As pessoas invadem as ruas, salpicam-se com água colorida e pós. É uma "espécie de Carnaval" vivido em ambiente de festa. Há votos de "happy Holi" e até os estrangeiros entram no ritual. Nos dias seguintes ainda havia pessoas com as marcas coloridas do Holi no corpo e na roupa.

Os festejos do Holi (4 numa mota):
Posted Image

Até os estrangeiros comemoram o Holi:
Posted Image

Os vendedores dos pós coloridos:
Posted Image

O pior do feriado do Holi é que os principais monumentos da cidade estavam encerrados. Não pude por isso ver o Museu do Palácio da Cidade, o observatório astrónomo Jantar Mantar e o Forte Amber situado a 11km de Jaipur.

O Museu da Cidade (encerrado):
Posted Image

Posted Image

A entrada para o Jantar Mantar:
Posted Image

Como tal não consigo ter uma opinião devidamente fundamentada sobre a cidade. Vistos por fora os monumentos parecem imponentes e dignos de uma visita.

Mas nem por isso deixei de visitar a cidade e ir tirando umas fotos. Comecei por circular de auto-riquexó pelas ruas em tons de Rosa que dão o nome à cidade, visitei um templo apesar do "malandro" do guia não querer levar-me à parte mais longínqua (valeu a informação de um casal de turistas europeus), vi o majestoso Forte Amber ao longe e o pitoresco Jal Mahal, "flutuando" num lago.

Uma das portas da cidade murada. Tudo muito sujo e as vacas a “chafurdar” no lixo:
Posted Image

Macacos, vacas e muito lixo:
Posted Image

Um macaco:
Posted Image

Os tons que dão o nome de cidade Rosa:
Posted Image

Posted Image

Posted Image

Jaipur, a capital do Rajastão, é uma cidade enorme (2,3 milhões de habitantes):
Posted Image

Nas suas ruas brincava-se ao Holi:
Posted Image

A estrada para o templo, a fazer-me lembrar a personagem Indiana Jones:
Posted Image

O templo visto naquela manhã:
Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

O pormenor na pintura:
Posted Image

Locais tomando banho nas águas do templo:
Posted Image

Os animais também cuidavam da sua higiene:
Posted Image

O nosso guia e auto-intitulado, protetor de mordidelas de macaco:
Posted Image

Posted Image

Um camelo, habitual no Rajastão:
Posted Image

E um elefante, também ele pintado no dia do Holi:
Posted Image

Muitas motos à porta de uma mesquita. Os muçulmanos não comemoram o Holi:
Posted Image

O imponente Forte Amber:
Posted Image

Posted Image

Infelizmente apenas visto ao longe:
Posted Image

Posted Image

O Jal Mahal:
Posted Image

Um encantador de cobras:
Posted Image

O último palácio visto em Jaipur:
Posted Image

O almoço foi num restaurante para locais, parecendo que queria por à prova a resistência do meu estômago. Costumava dizer que a comida indiana era "molhanga em cima do arroz" e neste restaurante não fugiu à regra. A refeição estava boa e o preço foi muitíssimo em conta para um europeu.

A cozinha do restaurante:
Posted Image

A comida:
Posted Image

Atendendo às circunstâncias do feriado e dos monumentos fechados, decidi antecipar a minha viagem e ir no comboio das 17 horas para Agra, em vez de viajar no comboio noturno. Esta viagem durou cerca de 4 horas.

Links:
Saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaipur
Mais fotos: https://www.google.c...iw=1024&bih=653
Turismo: http://www.rajasthan...boutjaipur.aspx

Em resumo: Jaipur é uma cidade com atrações suficientes para atrair um visitante durante um dia de viagem. É também um ponto de passagem para a interessante zona do Rajastão. Infelizmente para mim, devido ao feriado do Holi, não consegui visitar os principais pontos turísticos da cidade.

Cumps,

Jopeg