Jump to content

Photo

[TAM+LAN+QANTAS] Viagem à Austrália. Parte 3

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
16 replies to this topic

#1 lucasjacobus

lucasjacobus
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 10 de May de 2013 - 13:15

Prezados amigos do CR

Fico contente que tenham me acompanhado até aqui, nesta grande viagem pela Austrália! Vocês podem acompanhar a parte 1 e parte 2 deste relato nos posts anteriores

Vamos agora para a última parte!

SYD

Sydney. Maior cidade da Austrália. Lugar maravilhoso, onde a sofisticação de uma grande metrópole e o sossego de um país seguro se misturam.

Alguns drops.

Darling Harbour
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image

Dois ícones de Sydney: Harbour Bridge e a Opera House
Posted Image

Bondi Beach
Posted Image
Posted Image

Alto da Sydney Tower
Posted Image

Depois de um mês, chegara o momento de partir. Meu voo para SCL sairia às 12h25, então queria sair mais tardar umas 10h do hotel. Estava tudo pronto, mas não achava meus óculos! Tive que quase desfazer a mala até finalmente achar... acabei ficando sem muito tempo...

Saí do hotel e caminhei 400m pela Clarence St rumo à Wynyard Station, onde peguei o Airport Link para o Terminal 1 Internacional do Aeroporto Kingsford Smith.
Em 20 minutos estava lá, pronto para iniciar a jornada SYD - SCL - GRU - POA, com a Qantas e TAM!

Ao procurar o local da plastificação de bagagem, descobri que lá não existe este serviço, e sim uma colocação de umas tiras plásticas na mala. Fazer o quê...

O check-in estava tranquilo, com muitas ilhas de atendimento da Qantas. Enquanto aguardava na fila, liguei para o Brasil pela internet gratuita do terminal.
Posted Image
Posted Image

De repente, alguém da Qantas pergunta se haveria algum passageiro viajando sozinho e que falasse inglês fluentemente, e eis que me apresento... Pensei até em overbooking com aquelas ofertas "boas" de ficar e ganhar alguma compensação (aceitaria, pois não tinha compromisso no outro dia).
Ocorre que fui conduzido ao balcão de check-in da executiva e sou "premiado" com um cartão de embarque para a saída de emergência! Como verão mais adiante, isso faz MUITA diferença. Geralmente a Qantas cobra AUD 180,00 por esse mimo.
Uma saída de emergência num voo long-haul era tudo que eu queria! Também já havia emitido todas os cartões de embarque e colocado o número do AAdvantage.

Cartão de Embarque
Posted Image

Check In da Economy Premium e Business
Posted Image

Passei rapidamente pela rígida inspeção de segurança, inclusive com RX e sensores de temperatura, e estava nos Free-Shop. Pena que, ao final de tudo, teria apenas 20 minutos para explorar o embarque internacional em SYD. Foi possível apenas dar uma bisbilhotada nas lojas, tirar uma foto dessa "maravilha" à venda, comprar uma garrafa d'água e era isso...

Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image

Meu portão seria o 10, olhem a movimentação...
Posted Image

Posted Image
Posted Image

Eis nossa ave! O 747-400 da Qantas "VH--OEG", incorporado à frota da Qantas em 2002. Um autêntico "Rei dos Ares".
Posted Image

Aqui uma foto do PlaneSpotters.
Posted Image

Logo, começaria o embarque.

Uma vez lá dentro, Eis a visão do meu assento!!! :D Ficar no meio com esse espaço frontal não tem a menor importância! Pena não poder daí bater tantas fotos.
Posted Image

Posted Image

À minha esquerda, uma moça chilena que estava voltando a SCL depois de 1 ano na Tailândia. À minha direita, um rapaz (que devia estar mais feliz do que eu, visto que ele tinha quase 2m de altura) que iria no mesmo voo da TAM que eu para SP, e uns dias depois iria para Florianópolis. Ele me pediu informações de como chegar na Paulista, e ensinei a ele sobre o Airport Bus Service, achei a melhor orientação a dar.

Vejam o menu do dia!
Posted Image

Bem, já que não tem vídeo da decolagem, vamos ver alguma coisa no IQ, o sistema da entretenimento da Qantas!
Posted Image

Nossa rota...
Posted Image
Posted Image

Aqui algumas dicas de Melbourne...
Posted Image

Alguns filmes...
Posted Image

Almoço! Havia escolhido a opção com carne, com uma Heineken para acompanhar. Estava muito bom!
Posted Image

Depois de cerca de 3 horas de voo, sou premiado com esta vista da Ilha Sul da Nova Zelândia... dessa vez seria fácil levantar e ir na saída de emergência fotografar. As gentis comissárias se OFERECERAM para tirar fotos também na janela do outro lado:
Posted Image
Posted Image

Posted Image
Posted Image

Aliás, pelo fato do assento delas ficar bem na minha frente, conversei um pouco com uma das comissárias, que era chilena e trabalhava como "conveniada" da OneWorld. Perguntei sobre emergências a bordo, e ela me contou que uma semana antes este mesmo voo teve que voltar mais de 3hrs rumo à Nova Zelândia devido a um infarto (lembram do meu FR anterior?) . Também perguntei se este seria o voo mais longo da malha da Qantas, mas ela me lembrou da rota SYD-DFW.

Vista do interior da cabine, com sua configuração 3-4-3
Posted Image

"Alguém pode me dizer que dia é hoje?"
Posted Image

Logo viria a noite mais curta da minha vida! Aproveitei o pouco sono e fiquei vendo: "Anna Karenina", "Hitchcock" e MUITOS episódios de Big Bang Theory.
Interior da cabine à noite.
Posted Image

MUITO tempo depois, e algum cochilo, era a hora do desayuno!

Em instantes, iniciávamos o sobrevoo do território chileno!
Posted Image

Sem dúvida, belas imagens.
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image

Logo pousaríamos em SCL, estaria de volta ao continente Sul-Americano e teria cerca de 2hrs até o embarque.

Pouso suave, e depois de um ágil desembarque e passar pela segurança, estava no embarque internacional novamente. Aqui uma foto da
Business

Posted Image

#2 lucasjacobus

lucasjacobus
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 10 de May de 2013 - 13:32

SCL

Voos daquele fim de manhã. Nosso voo seria o JJ 8027 que partiria pelo portão 10.
Posted Image

Nova refeição e acesso à Internet no Ruby Tuesday. Depois de uma perambulada básica, estava já próximo ao meu portão.
Posted Image

A atendente da TAM me anunciou no sistema de som para trocar os cartões de embarque, mas nada que mudasse nada do já estabelecido...

Só sobrou o canhoto...
Posted Image

Ali estava nosso 777-300 PT-MUC, que faria o trecho SYD - GRU. Um dos mais novos da frota da TAM, incorporado em 2008.

Posted Image

Foto do AirplanePictures.net
Posted Image

Apesar de haver uma boa ocupação, me pergunto se o 777 não seria "muito avião" para essa rota... que aliás, possui todo tipo de avião da LATAM... A320, A330, 767, 777...

Aqui, ao lado do "mano" da AF.
Posted Image

Coincidência ou não, o nosso 747 que nos trouxe de Sydney aguardava ao lado, e partiria de volta para casa 5 minutos depois!
Posted Image

Posted Image

Posted Image
Posted Image

É hora de me despedir desta aeronave fantástica e, de certa forma, dar meu até logo a essa verdadeira embaixatriz da Austrália mundo afora! Verdadeiramente, o "Spirit of Australia". Aliás, que verdadeira "dor de cotovelo", conhecer duas "Flag-Carriers" - LAN e Qantas - que são eficientes, simpáticas e com um bom produto, mesmo em classe econômica. Moramos em uma potência regional, com um mercado enorme e não temos competência tanto estatal quanto corporativa para ter uma companhia capaz de fazer frente à LAN!! Nem coloquei outras na comparação porque é risível! Temos muitos viúvos da VARIG aqui no fórum, mas lhes digo que a viuvez nem é tanto da VARIG, mas de ter alguém que nos represente nos céus! A TAM nunca soube assumir este papel.

Embarque meio confuso, mas em pouco tempo estava no interior da aeronave com seu famigerado 3-4-3. Fiquei no meio mas, felizmente, no corredor.

Pitch meia-boca...
Posted Image

PTV
Posted Image

Acho que estava muito cansado, pois registrei pouca coisa. O voo atrasou cerca de 30 minutos com todos a bordo.

Aqui um vídeo da decolagem visto pelo PTV

Nossa trajetória!
Posted Image

Posted Image

Aqui uma foto do nosso almoço. Um prato honesto, mas meio sem sabor...
Posted Image

Fiquei brincando um pouco no PTV, mas confesso que logo "cabeceei" para frente, acordando de vez em quando. Estava bastante cansado...

Num dos meus lapsos de consciência, eis a foto de quando regressava ao espaço aéreo brasileiro.
Posted Image

Aqui o vídeo de nossa aterrissagem vista de frente! Pousamos bem...

GRU

Depois de muita demora para sair da aeronave, passo logo na polícia federal (confesso que dei uma "corrida" - não tinha muito tempo para conexão). A mala até que veio rápido e intacta!

Uma rápida olhada no Free-shop e passo sem maiores problemas pela Receita (nem me olharam). Já vou ao check-in de conexões e, por já ter impresso o cartão de embarque, bastou largar a mala e partir ao Embarque doméstico.
Saguão de GRU
Posted Image

Voos daquela noite...
Posted Image

Isso mesmo, embarque no portão 1, o que significa... BEM VINDOS AO BRASIL!! O famoso portão "coração de mãe" e remota... como eu odeio remotas...
Posted Image
Cartão de embarque, versão australiana...
Posted Image

...e brasileira
Posted Image

Viajaríamos no PT-MHY, um A-320 comprado e incorporado à frota em 2008. Aqui uma foto do PoaSpotter
Posted Image

Como sentei no corredor, aqui uma foto do Pitch...
Posted Image

O voo estava tão "comum" e simples que nem me lembro de mais nada... dormi até a chegada em POA, onde desembarquei rapidamente, para o encontro da patroa que me aguardava no aeroporto! Desculpem a frustração e as pouquíssimas fotos, mas estava podre de cansado... acho que o lanche foi barrinha de cereal e a Coca-Cola de 250ml.

Aqui acaba minha jornada ao novíssimo mundo... cheio de novas impressões.. Me apaixonei pela Austrália, sendo que certamente quero retornar... O sentimento de LIBERDADE, no sentido de poder andar na rua despreocupado, sem medo de ser assaltado... as pessoas te respeitando... chega a rolar uma lágrima no olho...

Obrigado a todos do CR por me acompanharem até aqui, e encerro aqui meu primeiro Flight Report! Tomei gosto pela coisa, espero ter outros voos assim para documentar!

#3 Bruno Holtz

Bruno Holtz
  • Usuários
  • 1,166 posts

Posted 10 de May de 2013 - 15:14

Amigo,

Tu é um guerreiro! Encarar uma maratona destas não é fácil. Menos mal a vinda da Austrália, que teve saída de emergência. Mesmo assim, deve ter sido muito cansativo. Bom Report!

#4 lucasjacobus

lucasjacobus
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 10 de May de 2013 - 21:07

Amigo,

Tu é um guerreiro! Encarar uma maratona destas não é fácil. Menos mal a vinda da Austrália, que teve saída de emergência. Mesmo assim, deve ter sido muito cansativo. Bom Report!

O pior é o fuso horário! Só fui ficar bem mesmo depois de uns dez dias. Sofri mais na volta do que na ida, acho que foi por ter conseguido dormir alinhado com o horário do destino!

#5 Humberto Veloso

Humberto Veloso
  • Usuários
  • 18 posts

Posted 11 de May de 2013 - 11:02

Ótimo FR!

Sem dúvida deve ter sido uma viagem muito cansativa, visto que é uma viagem de mais de 15 horas e você só aguardou pelas conexões e não pernoitou em nenhuma das conexões, ou seja, não deu pra parar em nenhum momento.

OBS.: Só uma correção, no FR vc falou que a aeronave do trecho GRU - POA foi um A320 só que você colocou uma foto de um A330.

Abs.

#6 lucasjacobus

lucasjacobus
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 11 de May de 2013 - 12:29

É verdade. Não percebi o equívoco!

Engraçado que anotei como sendo o MHY, coloquei no Google e só vem A330...

Edited by lucasjacobus, 11 de May de 2013 - 12:33 .

#7 Gustavo SBFL

Gustavo SBFL
  • Usuários
  • 63 posts

Posted 11 de May de 2013 - 19:38

Ótimo Report, parabéns! Só uma observação, aquela foto que você colocou como sendo da Business é na realidade a Premium economy do 747. Sei disso porque ja tive a oportunidade de fazer este voo, quando voava para Buenos Aires

Abraço

#8 Fernanda-DF

Fernanda-DF
  • Usuários
  • 34 posts

Posted 11 de May de 2013 - 21:26

Lucas, muito legal viajar com você! Grata pelo relato.

E fiquei chateada comigo mesma por não conhecer antes esta parte do Fórum, poderia ter feito um relato de um Luton-Keflavik-Luton, em março.

#9 lucasjacobus

lucasjacobus
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 12 de May de 2013 - 00:11

Ótimo Report, parabéns! Só uma observação, aquela foto que você colocou como sendo da Business é na realidade a Premium economy do 747. Sei disso porque ja tive a oportunidade de fazer este voo, quando voava para Buenos Aires

Abraço

É verdade... cheguei a ir no Seat Guru conferir... Falha nossa!

#10 Dilson Rig

Dilson Rig
  • Usuários
  • 2,004 posts

Posted 12 de May de 2013 - 11:48

Ótimos FR´s! Bela "saga"!!!!

#11 philoclimber

philoclimber
  • Usuários
  • 3,290 posts

Posted 12 de May de 2013 - 13:46

tenho uma grande vontade de visitar a Austrália. parabéns pela viagem e por compartilhar conosco. me senti viajando contigo. :-)

#12 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,454 posts

Posted 14 de May de 2013 - 18:50

Muito bom todos os seus FRs. Estive ano passado voando com a Qantas e me lembrei dos bons momentos a bordo. Fiz a rota inversa SYD-JNB-GRU

#13 PR-ONK

PR-ONK
  • Usuários
  • 361 posts

Posted 14 de May de 2013 - 19:04

Show seu Flight Report! me senti no voo! hehe. Aproveitando o espaço, mesmo sem saber se posso, estou com um relato pronto mais não consigo postar as fotos! como faço?

#14 lucasjacobus

lucasjacobus
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 14 de May de 2013 - 20:05

tenho uma grande vontade de visitar a Austrália. parabéns pela viagem e por compartilhar conosco. me senti viajando contigo. :-)

É um país maravilhoso, tenho muita vontade de voltar. Podem ter certeza que muitas das fotos foram tiradas pensando no FR!

Show seu Flight Report! me senti no voo! hehe. Aproveitando o espaço, mesmo sem saber se posso, estou com um relato pronto mais não consigo postar as fotos! como faço?

No editor de posts tem um quadradinho com o formato de figura. Tem que clicar e inserir o link do arquivo de imagem. Eu hospedo todos no photobucket. Cada foto recebe um endereço e é só ir colocando.

#15 PaxPoa

PaxPoa
  • Usuários
  • 984 posts

Posted 01 de April de 2017 - 15:29

Parabéns pelo FR. Pesquisei por que meu filho está indo fazer intercambio em SYD e fui buscar informações sobre a viagem. 

Agora para quem está em POA é uma pena não ter vôos diretos para SCL.

Abs

#16 lucasjacobus

lucasjacobus
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 02 de April de 2017 - 15:25

Parabéns pelo FR. Pesquisei por que meu filho está indo fazer intercambio em SYD e fui buscar informações sobre a viagem. 

Agora para quem está em POA é uma pena não ter vôos diretos para SCL.

Abs

Mesmo tendo se passado 4 anos, a situação está bem parecida. Mesmo um POA-EZE ou AEP pela LATAM já adiantaria pela questão de conexão. A alternativa pela ANZ tem preços e horários péssimos.

Quem sabe com a nova gestão da FRAPORT...

#17 LMACGR

LMACGR
  • Usuários
  • 3 posts

Posted 02 de April de 2017 - 21:51

Tive a oportunidade de voar no mesmo trecho de GRU até SYD em janeiro (inclusive em 3 dos voos idênticos: o 751 e o 801 da LAN/Latam Chile e 8027 da TAM/Latam Brasil) É impressionante como MUITA coisa mudou entre 2013 e 2017! O T3 de Guarulhos, os dois voos da LAN operados pelo 787... A maior diferença com certeza foi nas refeições, principalmente nos trechos entre Santiago e o Brasil. Atualmente é um serviço mais "consistente", com talheres de metal e pratos de cerâmica igual os voos mais longos. O 8027 continua sendo operado pelo 777 e veio bem cheio. No mais, a Austrália é realmente um país incrível, seguro e lindísimo!! Não fui à Melbourne, mas tive a oportunidade de conhecer a ilha norte da NZ, igualmente incrível! Espero um dia poder voltar aos dois países!

Abs!