Jump to content

Photo

Sint Marteen e Saint Barthelemy

SXM SBH

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
13 replies to this topic

#1 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 21 de May de 2013 - 00:29

Boa noite caros colegas do Contato Radar,

Após alguns anos economizando, pude realizar um sonho de criança: conhecer o Caribe.

Como era um sonho de longa data, eu queria que fosse algo "mágico". Para isso, desde 2010, comecei a guardar algumas economias para, quando eu me casasse, passasse a lua de mel em águas caribenhas. Desta forma, no ano passado, após definida a data do meu casório, comecei a planejar A viagem, que eu faria.

Bom, escolhi Sint Marteen, por ser um lugar mágico para nós, os amantes da aviação, mas como o objetivo da viagem era aproveitar um tempo a sós com minha esposa não vou falar muito sobre aviões, mas sim compartilhar as experiências que vivemos para que sirva de ajuda àqueles que desejam viajar para lá. Vamos começar?

Planejamento

A primeira coisa que definimos foi a data da viagem, que foi em virtude da data do casório (lógico né...). Depois de pesquisar um pouco na Internet, pude perceber que viajar para SXM e SBH na baixa estação faria minha viagem bem mais econômica, logo precisávamos chegar em SXM do mês de Abril em diante. Como eu precisei me casar em um feriado longo (por motivos pessoais) marquei a data para a Semana Santa deste ano e a viagem, por sua vez, para o início de Abril.

Pesquisei na CVC, preço absurdo, muito fora da realidade, então deixei de lado e fui por conta (se eu tivesse feito o pacote deles, gastaria R$ 3.000,00 a mais)

Após isso, passei a procurar as passagens mais conveniente$, e nesse ponto a Copa é imbatível (bom, pelo menos era quando eu pesquisei). Comprei GRU-PTY-SXM, ida e volta. GRU-PTY é diário (não sei exatamente quantas vezes ao dia) mas PTY-SXM é duas vezes na semana. Desta forma, saí do Brasil no início de uma madrugada de Quinta e voltei no final da noite de Domingo da outra semana, por volta de dez dias, sendo que como os voos casaram tive apenas 40 minutos de conexão em PTY, tanto na ida como na volta. Comprei as passagens no final de Outubro do ano passado, e devido a esta antecedência, paguei R$ 1700,00 por pessoa, ida e volta. Achei muito barato, já que, por duas vezes, tive que comprar MAO-CGR em cima da hora e pagar mais de mil reais.

Definido as datas da passagem, parti para a reserva do hotel. Nesta parte eu "penei". Não tinha muitas indicações e acabei reservando um quarto no Sonesta Maho Beach, o hotel que fica de frente para a Final da "Princesa Juliana". Comprando com 120 dias de antecedência eles anunciam um desconto de 25%, que sinceramente não sei se foi real.

Também já deixei reservado as passagens SXM-SBH-SXM, pois preferi sair do Brasil com tudo bem adiantado. Fomos de avião, não quisemos pegar o barco pois passaríamos mal com o balanço (minha esposa enjoa viajando de carro, que dirá saculejando num barco por 40 minutos?). Reservei uma pousada bem simples em SBH, mas que foi muito agradável a mim e a minha esposa. Passamos três dias nesta ilha.

Para ambas as ilhas somente o passaporte é suficiente, não precisando de visto, cartão de vacinação internacional ou qualquer outra "burocra".

Malas prontas, casório encerrado, partimos...

Voos

Como já comentei, fomos de Copa nos trechos GRU-PTY-SXM-PTY-GRU e creio que já é de conhecimento da maioria aqui a boa qualidade do atendimento prestado. B738 com Sky Interior, PTV (ou PVT, perdão pela falta de conhecimento técnico), uma colcha e travesseiro. Como comprei com bastante antecedência, escolhi a segunda fileira de emergência. Minha esposa tem 1,82m e eu 1,83, desta forma fomos muito confortáveis com um espaço agradável para esticar as pernas, e sem pagar mais por isso.

No trecho SXM-SBH-SXM fomos de St Brth Commuter. O preço foi um pouco mais acessível do que a Winnair e uma diferença importante é que, como não estávamos em conexão tivemos que embarcar/desembarcar em Grand Case, o aeroporto regional de Saint Martin.

Hotéis

Muitos, muitos mesmo, principalmente no lado holandês. Na parte holandesa de SXM estão a maioria, bem como o Sonesta Maho Beach, onde ficamos. O hotel é grande, tem uma área muito legal e espaçosa, duas piscinas, uma mais badalada com música e bar, e a outra mais discreta. Três restaurantes, sendo que um deles somente abre para a janta. Cardápio bem variado, padrão internacional. De uma maneira geral eu gostei da comida, ao contrário da minha esposa. Café da manhã no padrão americano: bacon, ovos, panquecas, cereais e sucos. Para o padrão do hotel, e do preço, o quarto poderia ter agradado mais: um armário muito pequeno para guardar as roupas, TV antiga com meia-dúzia de canais e um sistema de ar-condicionado bem antigo. Esperamos voltar um dia e optaremos por um hotel mais simple$.

Em SBH ficamos muito bem, muito bem mesmo. Seguindo as dicas do Blog do Ricardo Freire, ficamos em uma pousada bem íntima, num quarto com kitnet, onde cozinhamos e almoçamos os três dias que passamos na ilha. A noite saíamos para fazer um lanche, algo mais simples. St Barths é uma ilha cara, então fizemos compras para termos almoço e lanchinhos sempre a mão, tudo no padrão francês, com muitos queijos e vinhos. Recomendo esta pousada, espero inclusive poder voltar lá em breve.

Carro

Imprescindível. Nas duas ilhas o carro é indispensável para conhecer e explorar toda a ilha. Especialmente as ladeiras de SBH. Inesquecível!

Compras

SBH é tudo muito caro. SXM é toda duty-free, mas "free" de verdade e não essa baixaria que encontramos nos aeroportos brasileños. Inclusive mais barato que Pedro Juan Caballero (na fronteira do Brasil com o Paraguai). O forte da ilha são as jóias. Agora uma dica: muitos vão até Phillipsburg para comprar, porém TODA a ilha é duty-free, então pesquisei e acabei comprando um whisky no supermercado em frente ao hotel: estava 5 dólares mais barato do que nas lojas "especializadas". Dólar e Travel Money aceito nas duas ilhas, porém em SBH, por ser território francês, o Euro é mais comum. Para quem gosta de fazer compras no exterior, sugiro levar uma "reserva" especial para as compras em SXM.

Praias

Tentamos conhecer o máximo de praias possíveis, em ambas as ilhas. Em SXM a melhor praia, na nossa opinião, foi a Maho mesmo: bem frequentada e com dois bares, um em cada extremidade, além da água numa temperatura ideal, porém sempre agitada. Se você vai lá para ver os aviões o melhor horário é na hora do almoço: por volta das 11 chega o 747 da KLM e entre 13 e 14 o A343 da Air France. Tem um MD-83 também, mas não me lembro o horário Fora isso só os particulares e os demais das empresas que ligam as ilhas pelo ar.

Em SBH encontrei as praias mais lindas que já vi (tudo bem que não conheço muitas, mas eu achava que Jericoacoara e Canoa Quebrada eram imbatíveis). Água ora azul-turquesa, ora cristalina, sempre calma, em uma temperatura perfeita. Areia branca e praias vazias, talvez porque eu tenha ido na baixa estação, mas de qualquer forma adoramos St Barth. É recomendável você pegar um guarda-sol emprestado e levar uma bolsa térmica com lanchinhos, a estrutura é zero nas praias de SBH. Estando lá você tem que conhecer as seguintes praias: Colombier (uma pequena trilha lindíssima para chegar até lá), Grand Salines, St Jean (do aeroporto) e Gouverneur. As demais são bonitas também, mas estas são muito lindas, muito mesmo.

Clima

Pegamos temperaturas agradáveis: 35°C de dia e 26°C a noite, sempre com muito vento (parecia até Fortaleza!)

Vários

Nas duas ilhas dá para se virar bem com o inglês, sendo que em SXM muitos falam espanhol. Ainda em SXM existe uma joalheria em Phillipsburg com uma bandeirinha do Brasil escrito "Seja bem vindo". Lá trabalha um brasileiro muito gente boa, que dá boas dicas. Adaptadores de tomada são importante, especialmente se seus carregadores estiverem nesse nosso novo padrão de tomada, no lado holandês é 110V, no lado francês e em SBH 220V.

Bom se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto aqui. Espero que este meu relato possa ajudar em uma viagem de alguém. Qualquer dúvida é só falar,

Abraços e boa viagem a todos.

DEL

#2 Fantinel

Fantinel
  • Desligados
  • 1,079 posts

Posted 21 de May de 2013 - 06:57

Boas dicas.

#3 raverbashing

raverbashing
  • Usuários
  • 2,691 posts

Posted 21 de May de 2013 - 07:20

E nada de fotos?

Gostei das dicas!

#4 Renan - SAO

Renan - SAO
  • Usuários
  • 3,024 posts

Posted 23 de May de 2013 - 12:04

Valeu pelas dicas!
Estou planejando ir pra SXM em outubro e com certeza seu TR ajudou bastante. :joinha:

#5 daaloIL18

daaloIL18
  • Usuários
  • 497 posts

Posted 23 de May de 2013 - 20:17

DEL,
Muito bom seu relato.
Fui pra lá esse ano (SXM) e confirmo tudo oq vc disse (ou quase :P)
Por mais que eu goste de aviões, não achei a Maho Beach essas coisas.... tem o bar que é muito bom, porém a praia em si não é muito boa para se banhar.. o terreno é bem caído.
Não sei se vc chegou a ir na parte francesa da ilha, tem uma praia chamada Orient Beach. É bem difícil de chegar, porém vale muito a pena!
É muito boa, bem confortável, tranquila e com uma estrutura razoável!
Outra praia que curti bastante foi a que fica do outro lado do Hotel Sonesta (tbm fiquei lá). Snme ela se chama Mullet Beach, é bem agradável tbm.

#6 trevisan26

trevisan26
  • Usuários
  • 1,058 posts

Posted 10 de June de 2013 - 20:17

DEL,
Muito bom seu relato.
Fui pra lá esse ano (SXM) e confirmo tudo oq vc disse (ou quase :P)
Por mais que eu goste de aviões, não achei a Maho Beach essas coisas.... tem o bar que é muito bom, porém a praia em si não é muito boa para se banhar.. o terreno é bem caído.
Não sei se vc chegou a ir na parte francesa da ilha, tem uma praia chamada Orient Beach. É bem difícil de chegar, porém vale muito a pena!
É muito boa, bem confortável, tranquila e com uma estrutura razoável!
Outra praia que curti bastante foi a que fica do outro lado do Hotel Sonesta (tbm fiquei lá). Snme ela se chama Mullet Beach, é bem agradável tbm.

Como assim não achou Maho Beach "essas coisas" ??? La é o paraíso :D
A praia que fica do outro lado do Sonesta achei bem forte o mar, mas ótima igual.

#7 daaloIL18

daaloIL18
  • Usuários
  • 497 posts

Posted 18 de June de 2013 - 20:51

Como assim não achou Maho Beach "essas coisas" ??? La é o paraíso :D
A praia que fica do outro lado do Sonesta achei bem forte o mar, mas ótima igual.

Hahaha... realmente é o paraíso por causa da movimentação das aeronaves..
Maas a praia não achei lá essas coisas, bem tombada

#8 sergiotucano

sergiotucano
  • Usuários
  • 1,900 posts

Posted 18 de June de 2013 - 21:42

Dicas excelentes !
Ja já eu lhe envio uma MP DEL !
Mas...

:postpics:

:lol:

#9 Tio Rogerio

Tio Rogerio
  • Usuários
  • 828 posts

Posted 29 de June de 2013 - 20:45

Quem vier pra SBH e gostar de vinho, precisa passar no Cellier du Governeur, uma lojinha de vinho no canto de Gustavia, na frente do supermercado da rua principal. Os preços são sensacionais, e só tem coisa top !

Ao sair de lá, vale a caminhada até a American Gourmet, 2 ruas acima. Em SBH a praia de Les Coulumiers tem uma entrada super charmosa, por dentro de um cemitério que faz qualquer vivo querer ser enterrado ali ( macabro, mas se você andar por ali vai enteder ).

Grande Abraço e bons passeios,

Tio Rogério

#10 Rafa Engenheiro

Rafa Engenheiro
  • Usuários
  • 374 posts

Posted 05 de July de 2013 - 13:40

Fui pra SXM em 2010, fiquei no Sonesta Maho beach, fui na orient beach (precisa alugar carro pra chegar) na mullet beach da pra ir a pé fica do outro lado do sonesta maho beach. Mas fui mesmo pra ver os aviões, valeu cada centavo ver os 747 (da Corsair) e o md 11 da klm. Fiz GRU-MIA-SXM pela AA. Quem gosta de avião e a mulher enche o saco pra ir pro caribe é a melhor pedida.

#11 Julio Giunti

Julio Giunti
  • Usuários
  • 206 posts

Posted 26 de August de 2014 - 12:00

Estou querendo fazer essa viagem também em breve!

E questão de vistos, passaporte indo pela Copa...o que é preciso?

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

#12 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 06 de September de 2014 - 12:02

Boa noite caros colegas do Contato Radar,

(...)

Para ambas as ilhas somente o passaporte é suficiente, não precisando de visto, cartão de vacinação internacional ou qualquer outra "burocra".

(...)

Abraços e boa viagem a todos.

DEL

Caro Julio,

Você somente precisará do passaporte, caso realize conexão em PTY. Não sei se o Panamá exige visto para você entrar no País.

Abraços

DEL

#13 Julio Giunti

Julio Giunti
  • Usuários
  • 206 posts

Posted 28 de December de 2014 - 01:35

Caro Julio,

Você somente precisará do passaporte, caso realize conexão em PTY. Não sei se o Panamá exige visto para você entrar no País.

Abraços

DEL

Minha esposa quer conhecer o Panamá e eu quero dar a esticada até Saint Marteen....

Valeu a dica!!!!

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

#14 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,742 posts

Posted 28 de December de 2014 - 22:13

Fui lá em julho passado. O ponto alto de minha viagem foi o voo de Cesna Caravan da Barthelemy Airways de St. Maarteen para ST. Barth. Que pouso alucinante!