Jump to content

Photo

HDR, me sinto sem rumo, dicas?

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
23 replies to this topic

#1 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 02 de July de 2013 - 16:05

Primeiramente, optei por postar neste fórum pois o acho mais movimentado e o de edição e avaliação muito voltado à ajudas bem pontuais em determinadas fotos, enquanto pretendo abordar mais a técnica da criação do HDR, mas, como é de certa forma uma técnica de edição, se a moderação optar por mover, ok

A questão é que eu vejo HDRs SENSACIONAIS pela internet e não consigo nada igual

vejo 2 tipos de HDR muito bons: aqueles que buscam muitos efeitos (que precisam ser MUITO bem feitos, e não é o memu objetivo agora) e os que buscam apenas retratar a realidade de uma cena com muitas variações de luz: vejo imagens com lindo contraste, sem aquele tom esbranquiçado, porém ao mesmo tempo uma imagem muito suave, com detalhes nos claros e nos escuros, mas sem halos, sem a impressão de uma imagem com pouco contraste, e sem exagerar nos efeitos, por exemplo:
http://wallpapers.va...en-1280x800.jpg

http://larissaribas....resultado-1.jpg

http://larissaribas....-HDR-igreja.jpg

essas são imagens que buscaram exclusivamente valorizar os detalhes nas áreas escuras sem clarear demais as áreas claras, bem como deixaram áreas muito expostas como o céu com muitos detalhes, sem escureces os escuros e ainda assim mantendo os escuros com contraste, não se ve o abuso da técnica, cores extravagantes, contraste absurdo, halos pra todo lado

eu não consigo isso, quais os macetes pra editar isso?

depois de ter as 3 imagens unidas em uma só, como editar? se tento usar as opções de tone mapping dos softwares HDR, consigo os dois extremos: fotos exageradas demais, ou suaves demais, sem contraste algum, sem cor nenhuma, ou sem contraste e com muita cor, com muito contraste, com halos, muita cor...

e tentando editar no próprio photoshop eu não consegui nada além de uma imagem parecida com um JPG normal...

basicamente o problema maior é conseguir exibir os detalhes das áreas escuras sem perder o contraste.. como??

#2 Flagship

Flagship
  • Usuários
  • 2,397 posts

Posted 02 de July de 2013 - 18:30

Vou ser sincero, tentei utilizar a técnica HDR apenas uma vez e não ficou grandes coisas, mas acabei gostando do resultado.

Posted Image
Terminal - GRU 01/06/2013 por LU.FLAGSHIP, no Flickr

Eu tinha lido uma matéria em um site de fotografia com o tutorial para fazer o HDR, mas ia até um certo ponto e não ensinava a finalização da edição. Parecia que fizeram igual à uma receita, deram os ingredientes, o modo de preparo mas não contaram o segredinho.

Abs

Edited by Flagship, 02 de July de 2013 - 18:32 .

#3 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 02 de July de 2013 - 18:52

Vou ser sincero, tentei utilizar a técnica HDR apenas uma vez e não ficou grandes coisas, mas acabei gostando do resultado.

Posted Image
Terminal - GRU 01/06/2013 por LU.FLAGSHIP, no Flickr

Eu tinha lido uma matéria em um site de fotografia com o tutorial para fazer o HDR, mas ia até um certo ponto e não ensinava a finalização da edição. Parecia que fizeram igual à uma receita, deram os ingredientes, o modo de preparo mas não contaram o segredinho.

Abs

exatamente esse segredinho o problema.. todo mundo fala que tem que tirar 3 fotos com EV diferentes, juntar elas e depois editar

tá, mas editar como?? técnicas normais de edição de JPG ou RAW estão dando resultados de JPG pra mim! nem tenho nenhum salvo aqui porque sempre que tentei desisti antes de salvar

eu tinha visto esse seu HDR no facebook, é bem legal, é o que eu consigo fazer também, agora o segredinho pra fazer aquelas fotos mais suaves de interiores principalmente, aí o bixo pega

olha esse!
http://img.ibxk.com....70222123523.jpg

todas as cores naturais, as luminárias nas paredes não estão estouradas, áreas escuras bem clarinhas, contraste show de bola!

#4 sergiotucano

sergiotucano
  • Usuários
  • 1,888 posts

Posted 02 de July de 2013 - 18:58

O HDR vai depender muito da diferença de exposição das três fotos. Alguns usam 0,+1 e -1 ou 0,-2/3 e +2/3

Agora com a Lumix G2 eu costumo utilizar 0, +1/3 e -1/3.

E junto as fotos num por um site muito bom :
http://www.fotor.com/pt/hdr/index.html

Um HDR que fiz e achei que ficou bom foi esse:

Posted Image
HDR by sergiotucano, on Flickr

Particularmente, não gosto de HDRs forçados, prefiro os mais suaves !

#5 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,340 posts

Posted 02 de July de 2013 - 22:21

não se atenha a 3 exposições.
tente fazer duas exposições limites, a mais escura e a mais clara, e então adicione 1, 2, 3 entre os stops, além de uma "balanceada".
existem vários estilos de maping. tone map, exposure fusion e por ai vai.
além da intensidade entre cada um dos pontos.
o photoshop até aonde eu lembre é bem fraco em HDR. o photomatix é o canal do hdr.
agora o segredo que eu sempre vi hdr do pessoal comentar: experimentar, experimentar e experimentar...

#6 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 03 de July de 2013 - 14:54

Cara, HDR é um mundo e não existe manual... o jeito é experimentar. O que funciona pra uma foto não funciona pra outra.

O programa mais indicado é o Photomatix.

Existem muitas opções. A que deixa tudo com detalhes bem fortes é a structure, mas o uso dela exige uma boa redução de ruído prévia para não tornar o ruído uma textura.

HDR dependendo dá pra fazer com um RAW só. Mais exposições facilitam o trabalho - ou não. Enfim, só experimentando.

#7 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 03 de July de 2013 - 15:42

Talvez a primeira e mais importante dica o Omy já deu: HDR não é uma composição de três imagens apenas.

Vocês podem usar três assim como mais fotos, para chegar ao resultado que desejam.

Segue um video muito bom para quem quer aprender mais sobre o assunto:

https://www.youtube....h?v=-JT1b12BBHs

E pelo que entendi esse video explica exatamente o que você quer saber A320: como fazer HDRs realísticos, que cumprem a sua real função que é representar o dinamismo de uma imagem com áreas muito escuras e muito claras como nossos olhos conseguiriam.

Um abraço.

#8 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 07 de July de 2013 - 14:44

Resolvi, curioso que sou, dar uma pesquisada sobre HDR usando Photoshop e Lightroom, e descobri que há um jeito até bem prático de fazer uma edição com ambos.

Basta tirar quantas fotos quiserem, abrí-las no Lightroom e fazer o seguinte:

1- selecionar todas as fotos;

2- Clicar com o botão direito do mouse (PC) sobre qualquer uma delas ou clicar control + mouse (Mac);

3- Na janela que se abre seguir o caminho Edit in > Merge to HDR Pro in Photoshop;

4- Aguardar o Photoshop processar as fotos unindo-as e abrir a imagem em uma nova janela (isso pode demorar alguns segundos ou alguns minutos, dependendo da capacidade de processamento do seu computador e da quantidade de fotos sendo utilizadas);

5- Assim que o programa abrir a imagem, selecionar a opção "32 Bit" no canto superior direito e clicar em "Tone in ACR" (a foto será aberta no Camera RAW, já que desde o princípio esse é o formato arquivo que estava utilizando e aconselho todos a usarem);

6 - Edite a foto como quiser e depois clique em "Ok";

7- A imagem será aberta no Photoshop. Clique em "Save as" e salve como TIF mantendo os 32 bits;

8- Retorne ao Lightroom, pois como o processo foi iniciado por lá ele irá importar automaticamente a foto que acabou de ser salva no photoshop e abrí-la para que a edição possa ser concluída no programa.

9- Termine de editar a foto como achar melhor e salve em jpg.

Pronto! Você terá uma foto HDR feita usando os dois melhores softwares de edição de imagens disponíveis e utilizando arquivos e formatos que permitem trabalhar com a maior quantidade de informações possível, o que é importante considerando a idéia principal do HDR que é ter fotos com grande amplitude de informações entre as áreas escuras e claras.

E agora eu confesso que nunca havia me interessado por HDR (e provavelmente continuarei não me interessando muito até por preguiça de ficar fazendo várias fotos para depois combiná-las em uma só :lol: ), mas o assunto aqui no tópico me motivou a pesquisar sobre o assunto.

Mais do que isso, a fazer meus dois primeiros HDRs apenas para testar isso tudo que coloquei acima.

A seguir estão então dois exemplos, com as fotos de exposição única também postadas para efeito de comparação. Começando com uma foto que demanda mais pela câmera estar em um ambiente fechado e com menos luz, voltada para uma área externa com bastante luz.

Foto com a exposição para a área interna:

Posted Image

Foto com exposição para a área externa:

Posted Image

HDR utilizando nove fotos (-4,00 EV a + 4,00 EV):

Posted Image

Agora, só para mencionar, é claro que neste caso há uma solução mais natural (que eu prefiro), sem precisar recorrer ao HDR, que é fazer a exposição para a área externa e usar o flash para iluminar a área interna. Temos uma foto com menos informação, com a sombra do flash (se você estiver usando só o da câmera), porém mais natural:

Posted Image

Notem que no HDR existe muito mais informação do que na foto com o flash, justamente pela composição de várias imagens. O pó sobre a mesa ressalta bem isso, o que significa dizer que se estiver fazendo a foto para ressaltar a limpeza é melhor deixar o HDR de lado ou lembrar de passar um pano sobre a mesa! :D

Agora um outro exemplo, no qual a comodidade de se usar um flash para iluminar a sombra não existe. Neste caso até acho o HDR, sem exageros, bem válido.

Começando com a foto tradicional, com uma única exposição:

Posted Image

E o HDR feito com sete fotos (-3,00 EV a +3,00 EV):

Posted Image

Agora, se eu que nunca tinha feito um HDR e consegui, seguindo os passos postados mais acima, fazer esses dois mais ou menos, imaginem vocês que já estão mais acostumados?

Com certeza vão conseguir fazer fotos bem legais.

Fica então a dica.

E falando especificamente sobre a questão do contraste e cores levantada por você A320, o que notei é que o primeiro a se fazer vai contra o que queremos, com é contraste e cores, para que a foto não fique flat.

O que eu fiz foi começar colocando os highlights em -100 e shadows em +100, justamente para obter os dados das áreas muito claras e os das áreas muito escuras.

Ao fazer isso a imagem ficou totalmente flat, e então comecei a editar, sem mexer em highlights nem em shadows, para corrigir isso.

Fui então alterando contraste, através do próprio item contraste e dos blacks, acrescentei também clarity e vibrance, porém só um pouco de ambos já que os ajustes nos demais já ajudam a trazer de volta o contraste, e fui aumentando a saturação, com uma combinação do próprio recurso de saturação, que atua na foto como um todo, da temperatura e da alteração específica da saturação por canal de cor.

Fazendo isso acredito ser possível chegar a imagens com muitas informações tanto nas áreas escuras quanto nas claras, e ao mesmo tempo manter o contraste e as cores o mais natural possível.

Um abraço.

#9 sergiotucano

sergiotucano
  • Usuários
  • 1,888 posts

Posted 07 de July de 2013 - 23:14

Flávio, este último HDR dos prédios ficou bem maneiro. Quer dizer, o motivo original da técnica esta bem aplicada. Quando bem usada, quase não se percebe que foi utilizado HDR! :)

Não sei porque o pessoal inventou de usar o HDR com aquelas imagens forçadas demais!

#10 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 08 de July de 2013 - 17:29

pois então, eu consigo criar a imagem no photoshop, juntando todas as fotos, mas ele não tá salvando em TIFF pra editar no camera raw -_-

excelentes os posts, infelizmente não tem receita de bolo, mas vejo que o caminho é mesmo partir pro PS + LR mesmo e usar os controles que já estou acostumado editando minhas fotos em RAW pra ver se consigo algo

#11 areshandore

areshandore
  • Usuários
  • 311 posts

Posted 09 de July de 2013 - 20:55

me junto aos comentários, hdr não é para nada uma receita certa. 3 fotos com exposição lumínica (-1, 0, +1) é o passo fundamental... mas quantas mais variantes (fotos) você tiver de ingresso de luz (-1/2, +1/2, -2, +2, etc) maior possibilidade de processado você vai ter da imagem... PS é muito limitado nesse aspecto, apesar de oferecer a automatização do processo. A solução com Lightroom é assertiva, embora que confesso ter minhas situações em importar/exportar arquivos CR2 (raw) entre os dois softwares... especialmente considerando fotos em HDR.

tive um trabalhinho pra fazer uma panorâmica em HDR (360) para um cliente (gigantografia)... muita leitura, tutoriais e principalmente, muitos e muitos processados antes de entregar o produto final. paciência, fecha o chrome quando estiver editando (come uma memória absurda!) e vai preparando o café. :P

#12 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 13 de July de 2013 - 20:24

Eu faço normalmente com +/- 1 a 2. Mais do que isso acho que não adianta muito, até pq eu uso a função de bracketing da câmera, que são só 3 fotos.

Mas não tem receita MESMO. Às vezes acontece comigo de ficarem umas manchas na foto por conta das exposições diferentes para uma mesma região mais uniforme (como o pátio).

Acabei de fazer um HDR com apenas 1 RAW, vejam aí:

http://www.airplane-...boeing-747-400/

Edited by Lvcivs, 13 de July de 2013 - 20:25 .

#13 sergiotucano

sergiotucano
  • Usuários
  • 1,888 posts

Posted 14 de July de 2013 - 13:00

Belo HDR ! :)
Ruim foi o local da marca d'agua do site...

#14 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 14 de July de 2013 - 18:50

Obrigado!!

Infelizmente, é um mal necessário. Esta semana mesmo peguei uma foto minha sendo usada indevidamente. É de lascar, a gente investe, se dedica e aí um folgado vai lá, tira nosso nome da foto e posta na página do face...

Edited by Lvcivs, 14 de July de 2013 - 18:50 .

#15 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 19 de July de 2013 - 21:35

CONSEGUI! fiz um, 100% no photoshop (ia fazer no lightroom, mas não consigo fazer o TIFF abrir no LR, só no PS... aí fiz com as opções de tone mapping do próprio PS) e consegui o que eu queria, imagem natural, com contraste, sem efeitos!

Posted Image

Posted Image

Posted Image

RESULTADO
Posted Image

#16 sergiotucano

sergiotucano
  • Usuários
  • 1,888 posts

Posted 19 de July de 2013 - 23:46

Show Leandro!

Bastante tom roseado na imagem! :D

#17 Road Runner

Road Runner

In Memorian

• Fundador
  • 7,274 posts

Posted 20 de July de 2013 - 19:05

A marca d'agua estragou a imagem :( :(

Acho chato isso. Se tem medo que usem não posta, mas postar uma marca d'agua assim é de matar a foto...

Mas é só minha opinião. Respeito quem coloca um banner transparente. Acho que enfeia a foto.

Obrigado!!

Infelizmente, é um mal necessário. Esta semana mesmo peguei uma foto minha sendo usada indevidamente. É de lascar, a gente investe, se dedica e aí um folgado vai lá, tira nosso nome da foto e posta na página do face...

Jura que você se estressou por causa de uma foto no facebook???

Poxa, se fosse uso indevido com ganho financeiro. Quando era assim (minhas fotos graças a Deus não estão mais atualizadas nem no nível de post processing exigido hoje) e via algo do gênero eu mandava "bela foto que eu tirei. Ficou bonito". Ficava feio pra pessoa...

Mas me estressar? não... tenho coisas mais importantes pra ferrar meu coração kkkk

PS.: acho que sem querer te dei uns 3 ou 4 views :dente:

#18 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 24 de July de 2013 - 00:37

CONSEGUI! fiz um, 100% no photoshop (ia fazer no lightroom, mas não consigo fazer o TIFF abrir no LR, só no PS... aí fiz com as opções de tone mapping do próprio PS) e consegui o que eu queria, imagem natural, com contraste, sem efeitos!

Muito boa, ficou animal!! Parabéns!!

#19 Neto

Neto
  • Usuários
  • 568 posts

Posted 24 de July de 2013 - 09:58

Pilch,

Poste aquela foto em HDR que você fez do F-27 no Afonso Pena.

#20 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 24 de July de 2013 - 16:58

Pilch,

Poste aquela foto em HDR que você fez do F-27 no Afonso Pena.

não quis postar aqui porque ela é bem o posto do que eu falava no tópico, de imagem suave sem efeitos.. mas segue:

http://dra.draeronav...oto.php?id=5565

essa eu quis fazer aquelas mais forçadas mesmo

Sergio e Lucio, obrigado!

Edited by A320 PR-MAW, 24 de July de 2013 - 16:59 .