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NOAA Frio extraordinário e grande nevada no Sul do Brasil


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44 replies to this topic

#21 Cassio.Fernandes

Cassio.Fernandes
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Posted 23 de July de 2013 - 09:11

E como fica a situação dos aeroportos do sul?

Pois nenhum é preparado para esse tipo de fenômeno.

#22 Pessoa 1985

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Posted 23 de July de 2013 - 09:32

Amigos, alguém poderia "traduzir" este METAR???

Obrigado.

#23 Mastercaptain

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Posted 23 de July de 2013 - 09:40

Amigos, alguém poderia "traduzir" este METAR???

Obrigado.

Conditions at: SBCT (CURITIBA/AFONSO , BR) observed 1130 UTC 23 July 2013 Temperature: 1.0°C (34°F) Dewpoint: 0.0°C (32°F) [RH = 93%] Pressure (altimeter): 30.18 inches Hg (1022.0 mb) Winds: from the WSW (240 degrees) at 8 MPH (7 knots; 3.6 m/s) Visibility: 2.80 miles (4.51 km) Ceiling: 900 feet AGL Clouds: broken clouds at 900 feet AGL
overcast cloud deck at 2500 feet AGL Weather: -SN -RA (light snow, light rain)


Céu encoberto temperatura 1.0°C neve fraca com chuva fraca, visibilidade horizontal 4.5 Km altura das nuvens 300 m ,vento de Oeste com 13 Km por hora.
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#24 Floripa

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Posted 23 de July de 2013 - 10:03

E não é que acertaram.. nevou aqui em Curitiba mesmo!!

#25 raphael_ph

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Posted 23 de July de 2013 - 10:27

pousamos debaixo de neve agora a pouco no SBBI, bem diferente!
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#26 Pellegrini

Pellegrini
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Posted 23 de July de 2013 - 11:10

E se a neve piora, sem caminhão de degelo para toda a aviação no sul do país? É isso?

Quem operou na neve poste fotos para nós!!!

#27 Caravelle

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Posted 23 de July de 2013 - 16:16

Infraero já anunciou a compra de 10 caminhões de degelo para CWB ao custo de 1 Bilhão! :coolface:


Dizem que o Galeão tem deicing... Alguém deve ter ganhado muito $$$ com isso...
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#28 Cassio.Fernandes

Cassio.Fernandes
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Posted 23 de July de 2013 - 16:51

E vem mais frio por ai, com previsão de neve para a Serra da Mantiqueira
São Paulo registra a tarde mais fria de 2013; máxima foi de 13,6º hoje



A intensa massa de ar frio polar em conjunto com a alta umidade contribuíram para o acentuado declínio da temperatura e da sensação térmica na Grande São Paulo. A tarde segue com céu encoberto, garoa e termômetros em torno dos 10ºC. De acordo com a rede de estações meteorológicas, a sensação térmica oscila entre 7ºC e 9ºC. Para as próximas horas, a temperatura continua em queda. A mínima de 8ºC deve se confirmar durante a noite, segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da capital.

A temperatura máxima, que normalmente é aferida entre 14h e 16h, foi observada no início da madrugada, às 0h desta terça-feira (23). Os termômetros das estações do CGE situadas nos bairros de Jaçanã/Tremembé, na Zona Norte e Penha, na Zona Leste registraram 13,6ºC, estabelecendo assim a menor temperatura máxima de 2013 em São Paulo.

O mirante Santana do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou mínima de 9,2ºC na manhã desta terça. O menor valor até então era de 10,2°C registrado no dia 9 de maio. Foi a menor temperatura mínima desde 4 de agosto de 2011, que registrou 6ºC.

Tendência



O ar frio e úmido permanece atuando nos próximos dias. Na quarta-feira (24), o dia começa com céu nublado e com termômetros em torno dos 6ºC. Nos bairros mais afastados como Parelheiros, Capela do Socorro, as mínimas podem ser ainda menores, por volta dos 3ºC. A circulação dos ventos favorece a entrada de umidade e há condições para garoa e chuva leve entre a tarde e a noite. Por conta do tempo fechado, a amplitude térmica será pequena. A máxima não passa dos 11ºC.

Na quinta-feira (25), o dia será frio e chuvoso. Os ventos que sopram do quadrante sul vão manter a sensação térmica baixa. Os termômetros oscilam entre a mínima de 8ºC e a máxima de 13ºC. A partir da sexta-feira (26), o ar mais seco ganha força. O sol aparece e o frio diminui aos poucos.

Pode nevar na Serra na Mantiqueira



A intensa massa de ar polar que atinge o Brasil já provocou neve nos três Estados da região Sul e até em Mato Grosso do Sul. No Sudeste, os termômetros marcaram 5,4°C em Itapeva, 6,4°C em Presidente Prudente e 6,7°C em Rancharia, no Estado de São Paulo; 10,5° no Pico do Couto e 12,9°C em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Em Minas, a mínima foi de 8,9°C em Campina Verde e 9,1°C em Monte Verde.

Os moradores do Sudeste podem aumentar os casacos amanhã, pois a previsão é de mais frio e novos recordes, com mínimas próximas de 0°C no sul de São Paulo e em torno dos 6°C no oeste e sul de Minas Gerais. Como há condição para chuva, os meteorologistas da Somar não descartam o risco de neve nesta quarta-feira (24) na Serra da Mantiqueira, divisa entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O fenômeno pode ocorrer, por exemplo, nos pontos mais altos de Campos do Jordão-SP, Monte Verde-MG e do Parque Nacional do Itatiaia-RJ.

Segundo o Parque Nacional do Itatiaia, o último registro de neve na região ocorreu no Pico das Agulhas Negras, em julho de 2010. Funcionário há 35 anos da Furnas Centrais Elétricas, que fica dentro do Parque, ao lado do Pico, Adauto Ribeiro da Silva lembra da última vez que ocorreu o fenômeno, numa tarde gelada de julho três anos atrás. Adauto conta que viu neve na região em 7 anos diferentes e já enfrentou temperatura de -13°C.

Em Minas Gerais, o último registro de neve foi em julho de 1986, no município de Pedralva. Antes disso, a cidade turística de Monte Verde registrou o fenômeno em 31 de maio de 1986. Já o município de Campos do Jordão ficou coberto de neve 66 anos atrás. Segundo os registros, nevou por cerca de 3 horas na cidade em 11 de junho de 1947.

Após uma manhã gelada e com risco de neve nos pontos mais altos, a tarde segue com temperaturas baixas em todo o Sudeste e a máxima não passa dos 15°C em todo o Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A temperatura também entra em declínio no sul do Espírito Santo e os termômetros não passam dos 21°C.

Fonte:

http://noticias.uol....ria-de-2013.htm

Edited by Cassio.Fernandes, 23 de July de 2013 - 16:51 .


#29 Landing

Landing
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Posted 23 de July de 2013 - 18:42


Dizem que o Galeão tem deicing... Alguém deve ter ganhado muito $$$ com isso...

dizem... alguem tem uma foto?

#30 Omykron

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Posted 23 de July de 2013 - 19:04

O liquido que eles usam só pode ser água do mar, mas pagam como se fosse fluído tipo 4

#31 phenon100

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Posted 23 de July de 2013 - 20:34

alguem pegou formação de gelo em voo em FLs mais baixos?

#32 PTN4769

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Posted 23 de July de 2013 - 21:38

alguem pegou formação de gelo em voo em FLs mais baixos?

Hoje pela manhã peguei -5 graus no FL080, mas já estava CAVOK e não houve formação de gelo. Uns meses atrás no FL100 próximo a NVT estava com 0 graus, chuva leve e formação de gelo nos bordos de ataque.

Abraços

Edited by PTN4769, 23 de July de 2013 - 21:38 .

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#33 edu1802

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Posted 23 de July de 2013 - 21:45

Agora a Brava vai dizer: "Paramos de operar no aeroporto tal provisoriamente por que está nevando" :coolface: :coolface:

Agora falando sério, o problema do Brasil é que aqui o povo espera acontecer para só depois planejar alguma saída. Uma nevasca no sul é incomum, mas não impossível, lembro que tempos atras já houve em algumas cidades acumulo de até 2m de neve, se aconteceu no passado,o que impede de acontecer denovo? Ou não sendo tão "exagerado", houve um acumulo significante em Guarapuava.. Tá..ta.. certo que a cidade é elevada, mas se isso acontecesse em Curitiba, ou em algum outra cidade que possui um aeroporto funcionando regular? Toda a região iria parar? E se continuasse operando, quem iria se responsabilizar se caso ocorresse algum acidente? ora os vários avioes ja derrapam na pista em dias de sol. Nessas regioes, um carro pra retirada do gelo em ruas, avenidas e nos aeroporto é essencial. Afinal, não sabendo quando pode nevar tanto assim. No japão eles não esperam que haja um terremoto para poder construir um prédio à prova deles. Mas como aqui é o :Brazil: não há muito oquê esperar. Só espero que nada venha a acontecer essas semanas e nos anos vindouros. Só pra lembrar, ainda há previsão de neve e geada para os proximos dias no sul e pode chegar até -12ºC em algumas regioes

#34 Eduardo Mello

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Posted 23 de July de 2013 - 22:45

Agora a Brava vai dizer: "Paramos de operar no aeroporto tal provisoriamente por que está nevando" :coolface: :coolface:

Agora falando sério, o problema do Brasil é que aqui o povo espera acontecer para só depois planejar alguma saída. Uma nevasca no sul é incomum, mas não impossível, lembro que tempos atras já houve em algumas cidades acumulo de até 2m de neve, se aconteceu no passado,o que impede de acontecer denovo? Ou não sendo tão "exagerado", houve um acumulo significante em Guarapuava.. Tá..ta.. certo que a cidade é elevada, mas se isso acontecesse em Curitiba, ou em algum outra cidade que possui um aeroporto funcionando regular? Toda a região iria parar? E se continuasse operando, quem iria se responsabilizar se caso ocorresse algum acidente? ora os vários avioes ja derrapam na pista em dias de sol. Nessas regioes, um carro pra retirada do gelo em ruas, avenidas e nos aeroporto é essencial. Afinal, não sabendo quando pode nevar tanto assim. No japão eles não esperam que haja um terremoto para poder construir um prédio à prova deles. Mas como aqui é o :Brazil: não há muito oquê esperar. Só espero que nada venha a acontecer essas semanas e nos anos vindouros. Só pra lembrar, ainda há previsão de neve e geada para os proximos dias no sul e pode chegar até -12ºC em algumas regioes



É aquela questão. Manter sempre um caminhão próprio para isso em um fenômeno que nem sempre acontece é um certo desperdício de $$$. Exemplo em Curitiba fazia 38 anos que não tinha neve. Vale a pena comprar um caminhão próprio para isso, para ser usado uma vez e ficar parado mais 38 anos? No dimensionamento de galerias de águas pluviais, se leva em conta o período de retorno de determinadas chuvas, pois fica muito caro construir uma galeria de águas pluviais para uma quantidade de água em que só tem a chance de ocorrer a cada 50-100 anos. Mas por exemplo em SC, nos últimos anos aconteceu de essas chuvas que tem chance de acontecer a cada 50-100 anos acontecerem em anos quase seguidos como 2008 e 2011.

Quanto aos terremotos no Japão, lá é um local com muita chance de ocorrer, e por esse motivo se investe em construções que resistam. No Brasil, o mesmo se diz quanto construções com isolamento térmico. Dá para fazer, mas o negócio é quem esteja disposto a pagar por elas.

Edited by Eduardo Mello, 23 de July de 2013 - 22:48 .

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#35 edu1802

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Posted 24 de July de 2013 - 14:30



É aquela questão. Manter sempre um caminhão próprio para isso em um fenômeno que nem sempre acontece é um certo desperdício de $$$. Exemplo em Curitiba fazia 38 anos que não tinha neve. Vale a pena comprar um caminhão próprio para isso, para ser usado uma vez e ficar parado mais 38 anos? No dimensionamento de galerias de águas pluviais, se leva em conta o período de retorno de determinadas chuvas, pois fica muito caro construir uma galeria de águas pluviais para uma quantidade de água em que só tem a chance de ocorrer a cada 50-100 anos. Mas por exemplo em SC, nos últimos anos aconteceu de essas chuvas que tem chance de acontecer a cada 50-100 anos acontecerem em anos quase seguidos como 2008 e 2011.

Quanto aos terremotos no Japão, lá é um local com muita chance de ocorrer, e por esse motivo se investe em construções que resistam. No Brasil, o mesmo se diz quanto construções com isolamento térmico. Dá para fazer, mas o negócio é quem esteja disposto a pagar por elas.


Ó por exemplo, o aeroporto de São joaqui SC, n sei se ja foi entregue,mas parece q tem 1300m de pista.E quase q certeza vais er usado msmo com voos sazonais nessas epocas, e lá neva todo ano com um pequeno acumulo todos os anos, msmo sendo pouco a pista fica bem mais escorregadia. Eae, o aeroporto vai ficar fechado nessa epoca por falta de um veiculo para limpar a pista?

Bom esse eh meu ponto de vista

Edited by edu1802, 24 de July de 2013 - 14:34 .


#36 Omykron

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Posted 24 de July de 2013 - 15:35

planejamento para emergencias desse tipo fazem desnecessário o uso desse equipamento.
uma equipe para manter limpa a pista e manter ela livre de gelo (com aplicação de sal e areia) é o suficiente.

#37 Jack Daniels

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Posted 24 de July de 2013 - 19:32

Norte do Paraná é conhecido pelas altas temperaturas e clima agradável, mas desta vez surpreendeu.

SBMG 241000Z 14006KT CAVOK M01/M01 Q1025=




E dizem que a população do Acre foi dizimada :P

SBRB 241200Z 18006KT 4000 BR BKN006 08/06 Q1021=

Edited by RenatoRG, 24 de July de 2013 - 19:33 .

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#38 Lucas Gabardo

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Posted 24 de July de 2013 - 21:28

E dizem que a população do Acre foi dizimada :P


População?!?!?!?! :coolface:
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#39 Eduardo Mello

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Posted 25 de July de 2013 - 01:07


Ó por exemplo, o aeroporto de São joaqui SC, n sei se ja foi entregue,mas parece q tem 1300m de pista.E quase q certeza vais er usado msmo com voos sazonais nessas epocas, e lá neva todo ano com um pequeno acumulo todos os anos, msmo sendo pouco a pista fica bem mais escorregadia. Eae, o aeroporto vai ficar fechado nessa epoca por falta de um veiculo para limpar a pista?

Bom esse eh meu ponto de vista

Neste caso sim, principalmente que o principal atrativo de São Joaquim é o frio e a neve (que cai em todo o inverno). Eu me referia especialmente a SBCT, onde teve poucos registros. Mas nas regiões com incidência provável de neve e que recebe voos é claro que deve-se ter um caminhão para isso, ou por exemplo adaptar uma lâmina de limpa neve em um caminhão contra incêndio.

#40 Sydy

Sydy
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Posted 25 de July de 2013 - 06:48


População?!?!?!?! :coolface:


Sim, parece que morreram todos os seis...



:coolface: