Jump to content

Photo

Como ir do zero ao PC-Piloto Comercial

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
383 replies to this topic

#1 Rodrigo Nogueira Mota

Rodrigo Nogueira Mota
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 29 de January de 2007 - 17:33

Decidi fazer este Tópico com o intúito de ajudar os Iniciantes sobre as horas de vôo etc...

Vamos começar. E me corrinjam se eu estiver errado.

Você no início deve se perguntar se você realmente gosta de voar. Muitos gostam de Avião mas não entraram em um e não voaram nunca, o que não quer dizer que seja um obstáculo. entretanto muita gente se decepciona e abandona a carreira bem no início. então vale a pena antes de mais nada fazer 4 perguntas para si antes de continuar...

1) Estou ciente das dificuldades que irei enfrentar, que serão muitas?
2) Estou preparado ou estou disposto a fazer isso para enfrentar desafios que vão ir além da minha imaginação?
3) Estou ciente de que essa atividade vai tomar no mínimo 85% da minha vida?
4) Estou disposto a sacrificar uma grande quantia de dinheiro em prol desse objetivo?

Uma vez de acordo com isso vamos ao passo seguinte...

Ântes de sair com um B737 céu afora você precisa de 1 licença básica. que é a sua inicial. A de Piloto Privado/VFR. essa licença tem 3 normas básicas...

1) você pode voar, mas não pode ser remunerado...
2) Teoricamente você só pode voar em tempo bom. (mas sabe-se que tem muita gente que desobedece essa norma)
3) Você não pode executar total ou parcialmente procedimentos IFR. A menos que seja extritamente necessário...

Mas para isso você precisa de 3 coisas primeiro...

1) Ter um CCF-Certificado de Capacitação Física. Atestando que você está fisica e mentalmente aprovado para o vôo. O exame é chato e demorado mas é o menor dos seus problemas...
2) Fazer o curso Teórico e passar na Banca(prova) de PP. Exige estudo e dedicação, tendo isso não precisam se preocupar tanto...
3) obter o dinheiro para fazer as horas do PP. Essa é a parte difícil...

CCF
você precisa saber que em cada capital de cada estado existe um hospital da Aeronáutica e alguns médicos privados. esse pessoal aí fazem os exames para que você tire seu CCF. Existem 2 classes de CCF.

2ªClasse- Válida por 2 anos
1ªClasse-Valida por 1 ano.

dIFERENÇAS:
2Classe: Somente para vôo VFR-PP e PC/VFR
1Classe: Para vôo IFR. PP/IFR e PC/IFR

Prepare seu bolso porque inicialmente você vai ter de gastar 1200 reais para tirar esse negócio aí. fora os exames que você vai ter que fazer, na revalidação você vai pagar 600 reais+exames. E não, ELES O CCF NÃO É FEITO DE OURO...

Uma vez com isso ai´ você vai fazer o teórico. São 5 matérias para o PP

Navegação
Meteorologia
Regulamentos de tráfego Aereo
Motores
Teoria de Vôo-Aerodinâmica

a prova da ANAC são 5 provas, das 5 matérias, com 20 questões cada matéria, logo cada questão vale 0,5. Você para passar tem de tirar 7 ou acertar 14 questões. Existe a segunda época. basta passar em 3 ou 4 das 5 matérias que você poderá fazer as outras 2/1 na prova seguinte.

Atualmente as bancas ocorrem em Abril/Agosto e novembro. e a iscrução é 50 reais por matéria. NÃO A PROVA NÃO É FEITA DE OURO...

Uma vez com as 5 matérias no bolso chegou a hora do vôo. E aí e´bom suas economias ou seu relacionamento com seu pai estar bom porque você vai precisar...

Para se ter a licença do PP/VFR você precisa no mínimo de 40 horas. É no mínimo porque você pode precisar voar mais, dependendo do seu desempenho.

Para que você não tenha problemas dessas 40 horas você vai ter de fazer o seguinte.

25horas de vôo local...
1 hora de vôo solo (Você voa sozinho, sem o instrutor)
7horas de navegação (vá a uma cidade e volte, viagem)
7horas de repasse.
+ o churrasco que você vai ter de pagar depois do vôo solo hehehe

Aí você vai para o vôo de cheque/Avaliação. E NÃO SE PREOCUPE, NÃO É COMO NO DETRAN!!!! O AVALIADOR NORMALMENTE É LEGAL E TEM A INTENÇÃO DE TE APROVAR...

uma vez com a licença na mão você toma 2 rumos distintos. Hobby ou profissão...

Se o seu negócio for só Hobby você pode parar por aí. junte uma grana e compre seu Avião...

Agora se você quiser seguir carreira vamos a próxima etapa. o PC...

Novamente você terá de tirar um novo CCF, mas de Primeira Classe, a taxa é a mesma. Depois disso você vai ter de fazer as mesmas 5 matérias de novo. Mas aí tem uma diferença.

PC/VFR ou PC/IFR

PC/VFR- Você quer voar remuneradamente mas sua intenção é Aviação Agrícola ou você mora em uma área onde durante os 365 dias do ano só faz tempo bom? Então esse é o seu caso.
PC/IFR- Seu negócio é voar em tudo que é condição. então faça esse aqui...

Se você escolher o PC/VFR sua banca vai ficar mais fácil visto que basicamente será um PP mais aprimorado...
agora. Se você vai fazer o PC/IFR pegue o CD dos raimundos e toque a música "eu tô chapado" no último volume enquanto lê isso aqui...

Você gosta de matemática entrando nos seus sonhos? Pois é. a parte IFR vai fazer isso com você. Divertido, emocionante, bom para impressionar leigos e as garotas sexy do seu prédio que vivem se mostrado para você. O IFR vai fazer você decorar folhas de procedimentos, decifrar números e tagarelhar feito um cientista e sonhar com o seu cronômetro...

As matérias.

Meteorologia: Mesma coisa que no PP, mas mais elaborada...
Regulamentos de Tráfego Aéreo: Revisão do PP mais a parte IFR...
Teoria de Vôo: Parte do PP mais detalhada e Teoria de Vôo de alta Velocidade.
Motores: um PP mais detalhado mais a parte de motores a reação...
Navegação: TOTALMENTE DIFERENTE DO PP, Você vai ficar viciado em cálculos. Matéria divertida, exije estudo e dedicação acima das demais. E continue tocando a música dos raimundos quando for estudar essa matéria hehehe suicide_anim.gif stirthepot.gif

Uma vez feito a banca de PC, seja VFR ou IFR e ter passado vamos as horas.

para checar o PC você precisa de mais 110 no mínimo. totalizando 150 horas totais. Porém novamente PC/VFR não vale para PC/IFR

no PC/VFR das 150 totais que você vai ter no final...

50 horas no mínimo terão de ser em Navegação.
5 horas mínimas de vôo Noturno...
5 horas mínimas de vôo IFR para te dar algum conhecimento básico...
e as restantes você usa como quiser...

OBS: + 5 horas de simulador homologado pela ANAC

no PC/IFR

50 horas no mínimo terão de ser em Navegação.
5 horas mínimas de vôo Noturno...
20 horas no mínimo de vôo IFR para treinamento total...
e o resto você usa como quiser...

OBS:+25 horas de simulador homologado pela ANAC.

Uma vez com tudo isso aí vem outro vôo de avaliação.

no PC/VFR: igual ao de PP/VFR só que mais aprimorado e exigido. AQUI SIM O CARA COMEÇA A SE PARECER COM O EXAINADOR DO DETRAN EM TERMOS DE EXIGÊNCIA.
no PC/IFR: Você vai ser avaliado em um procedimento IFR. O Checador vai te ajudar no que ELE ACHAR CONVENIENTE TE AJUDAR.

E FEITO!!!! LICENÇA DE PILOTO COMERCIAL NA MÃO!!!!!

Qualquer coisa pergunte...

#2 Felipe Letnar

Felipe Letnar
  • Usuários
  • 213 posts

Posted 29 de January de 2007 - 17:40

Fala Rodrigão!
Cara, muito bacana essa sua síntese do caminho para o piloto comercial.
Valeu, tirou várias dúvidas!
Grande abraço

#3 Rodrigo Nogueira Mota

Rodrigo Nogueira Mota
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 29 de January de 2007 - 17:47

se precisar:

mcdonnelldouglasmd11@yahoo.com.br

#4 Red Angry Bird

Red Angry Bird
  • Moderador
  • 6,828 posts

Posted 29 de January de 2007 - 18:40

Opa, e ae Rodrigo!

Valeu pelo tópico!

Pergunta ( e desculpa pela pergunta): Até chegar lá (PC), quanto ($$$) morreu??

Abçs!

#5 Zicão

Zicão
  • Usuários
  • 10 posts

Posted 29 de January de 2007 - 18:52

Fala Rodrigo! Ia perguntar umas coisinhas naquele tópico q postei, mas parece q vc respondeu td antes, hehehe.

Só uma coisa q talvez tenha ficado faltando é sobre o INVA (instrutor), vc poderia fornecer informações sobre esse curso tb?!

Obrigadão mesmo cara!!

#6 Rodrigo Nogueira Mota

Rodrigo Nogueira Mota
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 29 de January de 2007 - 20:28

Beleza. Vamos responder.

767:

Cara. até agora, com minhas 101 horas de vôo eu devo ter tirado dos meus pais algo em torno de 50.000 ou 55.000 reais, incluso horas de vôo, CCFs com revalidações, exames e deslocamentos para o RS (eu moro em Curitiba), acessórios (WAC´s,GPS,ERC etc..)

Resumindo. Eu estou tendo pais bastante generosos e amigos muito experientes no ramo e muito convincentes. Pois são eles que incentivam meus pais a pararem de reclamar toda vez que preenchem o cheque. Mas eu estudo feito um doido e isso os deixa satisfeitos...

Zicão:

Beleza. Vamos ao INVA.

Normalmente o INVA é feito por pessoas que checam o PC/VFR, fazem horas dando instrução e vão ganhando o dinheiro necessário para pagar o IFR depois. É claro que esse nem sempre esse é o caminho...

para se ter o INVA é preciso ter a licença (Brevê) de PC. uma vez com esse e seu CCF em dia basta se inscrever no curso. a duração é de 1/3 do PP e PC e a banca da ANAC so´tem 20 questões então NÃO HÁ SEGUNDA ÉPOCA...

Você aprende várias matérias no teórico do INVA. mas a banca resume tudo e cobra um pouco de cada dentro das 20 questões. Segundo meus amgios que fizeram o INVA a matéria de Psicologia é a mais difícil da Banca...

Depois disso você vai fazer as horas, no Avião mais básico da Escola/Aeroclube e onde todos começam a voar (aqui em Curitiba no Aeroclube, você começa no Aero-Boero AB-115). Você no início vai voando feito aluno, na frente no caso do Aero-Boero, depois você faz um vôo solo de umas 2 horas sobre a cidade e aí vai começar a voar no lugar do instrutor.

Nessa etapa o instrutor banca você começando. Ou seja, faz todas as besteiras possíveis para te ensinar a corrigir elas e como lidar com um aluno em várias situações. Inclusive no Debriefing (Conversa que se tem após o vôo sobre como foi o vôo) é o aluno que avalia o instrutor:)

eu não me recordo quantas horas são, acho que são entre 30 e 50 horas (eu preciso verificar isso) e depois vem o vôo de cheque. Segundo meus amigos é um cheque de PP levado ao extremo, você vai no lugar do instrutor e o checador banca o aluno mais manco do mundo. para ver como você se sai. Se você não fizer besteira vai sair com o Brevê de INVA na mão.

Seleção...

Normalmente a maioria dos Aeroclubes/Escolas formam seus INVAs já para assumir um lugar na entidade, devido a rotatividade. Um sai e você entra e assim sucessivamente. Alguns utilizam a seleção mesmo, com testes teóricos e práticos e outros é na base da indicação ou da politicagem. O que importa é que se você quiser fazer o INVA seja um sujeito de amizade muito fácil e muito confiável. Voe bem e saiba passar tranquilidade para quem vai voar com você...

Eu vejo amigos meus muito esforçados, com um currículo elegante mas não conseguem sair do desemprego pela falta de flexibilidade de ir morar lá na casa do chapéu e ir dar instrução em um Paulistinha porque querem ficar na cidade em que ele nasceu (ou seja, o cara é bairrista). enquanto outros com um currículo mais simples conseguiram de cara uma vaga de instrutor porque sabem se relacionar com os donos das entidades, assim se não tem vaga aqui o diretor te coloca em outra entidade, por indicação...

E podem mandar mais...

#7 Rodrigo Nogueira Mota

Rodrigo Nogueira Mota
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 29 de January de 2007 - 20:31

Ia me esquecendo...

PAREM DE PEDIR DESCULPAS POR PERGUNTAREM ALGO!!!!!!!!

SE EU COLOQUEI ESSE TÓPICO COM ESSE OBJETIVO O QUE ACHAM QUE EU ESPERO?

PERGUNTEM MESMO. MESMO AQUELAS COISAS QUE VOCÊS CONSIDERAM ESTÚPIDAS.

Eu responderei sem discriminação...

#8 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,579 posts

Posted 29 de January de 2007 - 20:58

Muito bom o tópico, parabéns! Aproveitando, segue uma dúvida:

É verdade, que no PC/IFR, se voar aeronave particular o mínimo passa para 200h em vez dos 150 em acft de aeroclube ?

#9 Rodrigo Nogueira Mota

Rodrigo Nogueira Mota
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 29 de January de 2007 - 21:10

Sim. é verdade João.

Você checo com no mínimo 150 Horas voando em escola homologada e com 200 horas voando Aeronave particular.

Tem muito amigo meu que conseguiu isso e se deu bem!

#10 Merki

Merki
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 30 de January de 2007 - 11:53

QUOTE(Rodrigo Nogueira Mota @ Jan 29 2007, 06:33 PM) <{POST_SNAPBACK}>
3) Você não pode executar total ou parcialmente procedimentos IFR. A menos que seja extritamente necessário...

Essa é a maldição do Flight Simulator! O povo voa no FS e acha que vai ser a mesma coisa no avião!
Não entrem nessa roubada!! IFR só com aeronave homologada e tripulação habilitada!!

O FS sem dúvida ajuda MUITO.... mas não habilita ninguém a voar em condições IMC!

QUOTE(Rodrigo Nogueira Mota @ Jan 29 2007, 06:33 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Prepare seu bolso porque inicialmente você vai ter de gastar 1200 reais para tirar esse negócio aí. fora os exames que você vai ter que fazer, na revalidação você vai pagar 600 reais+exames. E não, ELES O CCF NÃO É FEITO DE OURO...

Rodrigo, quando mudou esses valores??

#11 Rodrigo Nogueira Mota

Rodrigo Nogueira Mota
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 30 de January de 2007 - 12:07

recentemente. bom ,pelo menos foi o que eu fiquei sabendo recentemente com relação aos CCFs. essa ANAC f-d-p...

com relação as bancas já está valendo desde Abril de 2006.

Com relação ao FS isso é verdade verdadeira. Tem muita gente que acha que por saber jogar o FS a parte real não vai ser diferente. ENGANO TOTAL. Na vida real o Avião treme, chacoalha e tem um instrutor (ou Comandante) berrando e te combrando o tempo todo.

"voar" no FS ajuda muito no treinamento e aperfeiçoamento IFR MAS NÃO ENSINA A VOAR AVIÃO DE VERDADE, APENAS TE ENSINA A FAZER PROCEDIMENTO IFR!!!

Eu estou aprendendo a voar IMC e digo. DE VERDADE É MUITO MAIS DIFÍCIL E DESAFIADOR DO QUE VOCÊ PENSA! Sigam o conselho do pessoal que voa e primeiro aprenda voar VFR, DEPOIS DE TREINADO E HABILITADO. Aí sim voe em IMC/IFR.

#12 Merki

Merki
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 30 de January de 2007 - 12:25

QUOTE(Rodrigo Nogueira Mota @ Jan 30 2007, 01:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
recentemente. bom ,pelo menos foi o que eu fiquei sabendo recentemente com relação aos CCFs. essa ANAC f-d-p...

com relação as bancas já está valendo desde Abril de 2006.

Com relação ao FS isso é verdade verdadeira. Tem muita gente que acha que por saber jogar o FS a parte real não vai ser diferente. ENGANO TOTAL. Na vida real o Avião treme, chacoalha e tem um instrutor (ou Comandante) berrando e te combrando o tempo todo.

"voar" no FS ajuda muito no treinamento e aperfeiçoamento IFR MAS NÃO ENSINA A VOAR AVIÃO DE VERDADE, APENAS TE ENSINA A FAZER PROCEDIMENTO IFR!!!

Eu estou aprendendo a voar IMC e digo. DE VERDADE É MUITO MAIS DIFÍCIL E DESAFIADOR DO QUE VOCÊ PENSA! Sigam o conselho do pessoal que voa e primeiro aprenda voar VFR, DEPOIS DE TREINADO E HABILITADO. Aí sim voe em IMC/IFR.

Então... esse papo de alteração do valor da CCF já rola a muito tempo e até então nada foi alterado.
Um amigo foi revalidar a de 1ª classe na semana passada e pagou o mesmo valor!

Não vejo o vôo IFR como um bicho de 7 cabeças... tem que praticar, estudar, mas não é tão dificil quanto parece.
Contudo, tudo o que dizem sobre desorientação espacial é a mais pura verdade! Entrar em condições IMC sem o devido treinamento é arriscar desnecessariamente.

Sei que durante o curso a ansiedade é maior que a prudência. Mas lembrem-se, nenhum vôo de instrução DEVE ser realizado naquela hora, naquele dia. Você está aprendendo a voar, ou até mesmo voando por lazer, não precisa enfrentar riscos desnecessários, não precisa voar com tempo ruim! A instrução de hoje pode ser realizada amanhã, ou semana que vem. Forçar a barra em vôo de instrução é arriscar a vida e perder dinheiro!!! Pensem nisso!!

Céu azul para todos!

Merki

#13 Stelios4K

Stelios4K
  • Usuários
  • 7,415 posts

Posted 07 de February de 2007 - 09:44

a 2o capitulo de PC em diante não vai ter?

#14 Red Angry Bird

Red Angry Bird
  • Moderador
  • 6,828 posts

Posted 10 de February de 2007 - 20:03

Uma dúvida: Se eu tiver o teórico de PP, em quanto tempo tenho que fazer as horas de vôo? Ou seja, o teórico tem "validade"?

Aliás, parabéns por chegar onde chegou!

Até!

#15 Rodrigo Nogueira Mota

Rodrigo Nogueira Mota
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 11 de February de 2007 - 22:34

Com relação ao CCF.

GRAÇAS AO BOM DEUS PAI O VALOR DOS CCFs é o antigo. ou seja...

Primeira via: 300 reais

Revalidação: 164 reais

Com relação ao Capítulo 2 eu vou fazer sim. Deixa eu voltar da revalidação do meu CCF dia 15 deste mês que eu faço...

Com relação ao teórico do PP.

Cara, a partir do momento em que voc~e passar nas 5 matérias da Banca da ANAC você tem 2 anos para checar o PP sem ter de fazer uma banca de "revalidação" que é basicamente uma prova de regulamentos com 20 questões e tem de acertar 14...

E com relação a eu ter chegado onde cheguei. Bom, eu tenho muito pra avançar, mas me esforço bastante.

Mas o grande segredo mesmo é...

QUE EU SOU UM TREMENDO PUXA-SACO DOS MEUS PAIS E ELES SÃO BEM GENEROSOS. cobram no estudo mas dão a recompensa...

E vai se preparando que um dia você chega também. Vai ser mais cedo do que vocês pensam...

Abraços.

#16 konan

konan
  • Usuários
  • 64 posts

Posted 13 de February de 2007 - 17:54

Rodrigo, parabens pelo texto, muito esclarecedor.
Voce saberia me dizer como seria o caminho para se chegar a aviação comercial, isto, para alguem que inicia na aviação militar ( Academia da Força Aerea).

#17 Rodrigo Nogueira Mota

Rodrigo Nogueira Mota
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 13 de February de 2007 - 18:04

Konan. Olha o nome hein? Bravo guerreiro nórdico!!! hehehe

Para o pessoal da Força Aérea acontece muito do cara já ingressar na Aviação Comercial após a aposentadoria da FAB.

Entretanto comenta-se de a ANAC quer acabar com isso. O Piloto Militar teria validados o PP ou PC/IFR apenas, conforme o curso feito na FAB. Assim acabaria o privilégio do cara que vôou Tucano sair com carteira de EMB-120 só porque o motor é praticamente o mesmo...

Entretanto isso ainda tá rolando. mas enquanto isso o cara que sai da FAB tem plenas condições de entrar em uma Cia Aérea de Grande porte. É o que acontece muito...

#18 Robertosch3

Robertosch3
  • Usuários
  • 268 posts

Posted 14 de February de 2007 - 00:10

Otimo Topico Zara!

#19 Robertosch3

Robertosch3
  • Usuários
  • 268 posts

Posted 14 de February de 2007 - 00:13

55.000???? Esse valor ai pode afugentar muita gente!

Claro que se voando em aeronaves mais caras pode-se chegar a esse valor!
Digamos que utilizando-se aeronaves mais baratas o valor pode chegar no maximo em

R$ 40.000,00

é uma boa diferenca.

Abcs
Roberto

#20 comissarioeverton

comissarioeverton
  • Usuários
  • 133 posts

Posted 21 de February de 2007 - 21:18

Olá, amigos

O valor de R$40.000 ou R$50.000 continua sendo alto pra quem é ferrado de grana como eu...rsrs... E também pra quem não tem papai ou mamãe pra pagar tudo isso...
Sejamos realistas... Ou o cara nasce com a bunda virada pra lua, ou junta dinheiro a vida inteira, vende o almoço pra comer a janta, acerta na mega-sena, etc.. pra poder pagar por tudo isso.
No meu caso, eu teria como fazer se eu vendesse a minha casa... mas eu iria morar aonde?!?!
E tenho certeza que o meu caso não é um caso isolado...

Abraços... thumbsup.gif