Jump to content

Photo

Como ir do zero ao PC-Piloto Comercial

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
383 replies to this topic

#21 737driver

737driver
  • Usuários
  • 1,297 posts

Posted 28 de February de 2007 - 20:14

Não precisa chegar ao extremo, conheço alguns comandantes da comercial que começaram do nada sem pai ajudando. Tem Master de A330 que começou varrendo chão de fábrica e foi ajudado por outros pilotos solidários, o cara fazia 1 hora de vôo render 4, outro Copila de 737 na VASP que começou lavando aviões e por ai vai, quem tem um sonho e persiste até o fim chega lá.

#22 Rodrigo Nogueira Mota

Rodrigo Nogueira Mota
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 03 de March de 2007 - 21:42

CAPITULO-2
FLIGHT SIMULATOR> O QUE É REAL E O QUE NÃO É...
-----------------------------------------------------

Hoje em dia parece que os "NERDS" de plantão andam querendo fazer simulador de tudo. alguns com motivos profissionais que fazem um jogo tão bom que rende fortunas, outros fazem jogos gratuitos bons pra caramba e extremamente profissionais, mas que não rendem lucro. E existem outros que fazem simuladores sem muita utilidade e que não redem muito lucro.

Hoje em dia graças a Microsoft e outras empresas do setor voar ficou popular. mas não do jeito que você pensa, são os "Simuladores de Vôo". Eles simulam as cabines das Aeronaves, simulam tempestades, ventos, condições IFR e até os Aeroportos são reproduzidos em detalhes impressionantes. podem ser encontrados em CD/DVD ou no fliperama mais próximo de você...

Entretanto isso tem causado um novo tipo de problema. trata-se do viciado em simulador de vôo que acha que na Aviação real a coisa é exatamente igual ao jogo. resultado? novos e inesperados acidentes...

Algum tempo atrás eu fui testemunha deste tipo de absurdo...

Estava eu no Aeroclube recém chegado de uma navegação quando eu vi um sujeito de uns 15/16 anos entrando na secretaria com uma CIV (carteira que registra as horas voadas) indo em direção a secretaria, o garoto estava todo confiante e se comportando como se fosse o ás...

Quando chegou na secretaria o garoto soltou a proesa:

"-Bom dia, eu tenho 10.000 horas de Flight Simulator e gostaria de saber aonde eu posso pegar o meu brevê de Piloto e sair voando com o Avião do Aeroclube"

Risadas gerais, o garoto tinha além de registrado tudo errado cometeu um erro estúpido. confundiu simulação com realidade.

E o pior é que isso não é muito raro não. Alguns dias atrás um colega meu me informou que no RS um sujeito "Simuleteiro" chegou em um aeroclube do interior querendo voar um PA-18 porque tinha 4.000 horas no FS2004 em 737-300 e queria pegar uma Aeronave real.

Em vôo o instrutor resolveu deixar o "esperto" mostrar o que sabia. Resultado? FRACASSO TOTAL.

O garoto não mantinha a reta, variava altitude, coeteu estóis seguidos e na aproximação quase entra em parafuso. o instrutor porém não deixou e colocou ordem na coisa e pousou em segurança...

Estes exemplos mostram algo que os iniciantes devem aprender: FLIGHT SIMULATOR NÃO HOMOLOGA NINGUÉM A VOAR O AVIÃO REAL SEM FAZER CURSO PRÓPRIO.
Então vamos lá.

O QUE O FLIGHT SIMULATOR TEM DE REAL QUE PODE SER USADO NA PRÁTICA?

-Se você estiver fazendo o curso IFR ou simplesmente quer se "afinar" no IFR realmente o FS ajuda bastante, se você praticar bem os procedimentos no simulador vai mentalizar as fases e sequências. na prática é a mesma coisa. Uma órbita sempre será uma órbita, um ILS sempre será um ILS e uma MDA será MDA no seu PC ou na Aviação Real...

-Para os novatos, ele ajuda a entender as manobras. ou seja, você pode ver o que é um STALL/ESTOL. um parafuso chato, um pouso de 3 pontos e um pouso de pista. na realidade existem os efeitos físicos sobre o Piloto mas o importante é o aluno ver o que acontece COM O AVIÃO Nessas manobras...

-Novamente no IFR, ele pode ser útil como fonte de aprimoramento, você pode descobrir fraquesas em procedimentos que na prática não descobriria facilmente. e melhor, em casa e sem arriscar sua vida. por exemplo, eu sou muito bom nos procedimentos VOR, VOR/DME e ILS. mediano nos NDB tipo "hipódromo" mas tenho alguma dificuldade nos procedimentos NDB convencionais. acerto eles mas não com a mesma precisão que os demais procedimentos. então eu dou ênfase no treinamento deste tipo de procedimento em que eu não vou tão bem...

-É muito útil para você fazer coisas do tipo " o que acontece se..." ou seja, se você quiser saber o que aconteceria se você estolar seu Avião muito baixo você vai ver sem se matar, se você quiser ver o que aconteceria se sua Aeronave varar a MDA e você ficar "catando" a pista em condições baixo do IFR você vai ver sem destruir você se seu Avião. E assim sucessivamente...

-Para relaxar e fazer aquelas besteiras que nem em sonho você faria em uma Aeronave real. aliás aonde mais você poderia fazer um raso no GIG ou no Santos Dumont com um 737 da GOL sem ir para a cadeia?

O QUE O FLIGHT SIMULATOR NÃO É REAL E NÃO PODE SER USADO NA PRÁTICA?

-Muito "inteligente" acha que a física do Avião no simulador e a física do Avião na realidade são a mesma coisa. ledo engano. o simulador reproduz variáveis que foram inseridas no programa dele. na realidade as coisas são muito mais complexas. a física envolve O AVIÃO E O PILOTO enquanto que no simulador a física só envolve o Avião...

-Se você acha que voa bem uma Aeronave no FS então nem pense que fará o mesmo em um Avião real sem praticar primeiro. Na verdade eu acho muito mais fácil voar o Avião de verdade do que os do Flight Simulator. Motivo? as mesmas coisas ditas no conceito anterior. no Avião de verdade você "veste" e "sente" o Avião. no FS você se baseia em dados que lhe são passados visualmente. ou seja, você acredita no que o jogo está lhe dizendo que está acontecendo. E NÃO SE VOA AVIÃO DE VERDADE SÓ USANDO A VISÃO!!!

-Alguns "engraçados" metidos a sabe tudo andam querendo fazer vôos IFR em Aviões reais porque fazem o mesmo no FS e acabam se matando. Explico:
O sujeito passa o tempo todo voando com GPS no Flight simulator, bota o tempo mais fechado que existe, mas com GPS na mão e Piloto Automático ligado qualquer um faz isso.

Acontece que um belo dia o sujeito, já com o seu PP checado e com um GPS na mão tenta fazer o mesmo que faz em casa. Resultado? MORTE. No Simulador Doméstico não são reproduzidos os efeitos de tontura que ocorrem de verdade em uma curva com muito "G", no FS basta olhar para o horiznote artificial que você saberá como está, só que diferente do FS o Avião de verdade está sujeito a panes sem que você as comande. coisa que no FS você pode fazer, se quiser....

Existem muitos sujeitos metidos a "expert" em Flight Simulator que dizem "voar IFR" mas quando perguntados nem sabem o que é um NDB, um VOR ou um DME. e quando mostrado cartas de aproximação IFR e executadas perante os "expert" em condições IFR sem o GPS do lado estes sujeitos ficam abobalhados. motivo. pensavam saber voar IFR, e sabem, mas o IFR de "amador" e não o IFR de verdade.

RESUMINDO:

SÓ VOE EM IFR COM AERONAVE HOMOLOGADA E SE VOCÊ TIVER LICENÇA IFR. E SE FOR FAZER ISSO DÊ PRIORIDADE AOS MÉTODOS TRADICIONAIS DE NAVEGAÇÃO, USE O GPS COMO AUXÍLIO E SOMENTE SE NECESSÁRIO COMO EQUIPAMENTO BASE. EM CASO DE PROCEDIMENTO GPS PREVISTO EM CARTA "IAC".

Depois eu passo o resto. por hora é só...

#23 Joao_Marini

Joao_Marini
  • Usuários
  • 26 posts

Posted 07 de March de 2007 - 15:46

pessoal, uma duvida com relação as horas de voo PC/IFR..... as horas no simulador (25 hrs) contam entre as 150 ou a parte?
seriam 150 hrs + 25 hrs ou 150 tudo???

abraços a todos!!!!

#24 Eric

Eric
  • Usuários
  • 1 posts

Posted 17 de March de 2007 - 22:21

QUOTE(Rodrigo Nogueira Mota @ Jan 30 2007, 12:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
recentemente. bom ,pelo menos foi o que eu fiquei sabendo recentemente com relação aos CCFs. essa ANAC f-d-p...

Quase tenho uma ataque do coração agora. Ja to R$ 300 guardado pro CCF, imagina ter que por mais de 700 reais. suicide_anim.gif

Edited by Eric, 17 de March de 2007 - 22:22 .

#25 Rodrigo Nogueira Mota

Rodrigo Nogueira Mota
  • Usuários
  • 736 posts

Posted 20 de March de 2007 - 19:11

pessoal, uma duvida com relação as horas de voo PC/IFR..... as horas no simulador (25 hrs) contam entre as 150 ou a parte?
seriam 150 hrs + 25 hrs ou 150 tudo???

abraços a todos!!!!

não cara. as 150 horas correspondem as horas voadas, as do simulador são a parte. no caso 150+25...

pode-se porém baratear as horas (150) fazendo uma boa parte delas em Planador...

e as vias do CCF são:

Primeira via: 300 reais
Revalidações: 164 reais

#26 737driver

737driver
  • Usuários
  • 1,297 posts

Posted 20 de March de 2007 - 22:33

Se você for checar o PC/IFR, das 150 totais, você tem que fazer 40 horas de IFR, sendo que 20 horas de vôo podem ser substituidas por 25 horas de instrução em simulador de vôo. Isso que diz o RBHA mas confunde muita gente, na verdade você vai ter que voar realmente as 150, caso substitua as 25 de simulador por 20 de IFR reais, o restante você abate voando VFR. Isso compensa em aeroclubes que a hora do vôo IFR é mais cara que a do visual.

Abraços

#27 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,879 posts

Posted 21 de March de 2007 - 00:02

Sugiro o seguinte

Pra tirar o IFR

Fazer 20 horas de avião instrução IFR + 20 horas de simulador = 40h necessárias de instrução IFR.
Toda e qualquer oportunidade de acumular hora em comando , faça-a NAVEGANDO! Não ficar que nem mosca de padaria. Isso contará muito no futuro, até pro PLA.

Se alguem quiser macete de brecha em RBHA, me dá um toque, porque o que eu li o 61 quando precisava pra tirar o PC nao foi brincadeira.

Abraco.

#28 Joao_Marini

Joao_Marini
  • Usuários
  • 26 posts

Posted 21 de March de 2007 - 08:51

Duvida sanada!!! hehehe

Obrigado a todos!!!

#29 Joseph

Joseph
  • Usuários
  • 1,985 posts

Posted 26 de March de 2007 - 16:25

Pessoal,

Como funciona o sistema de bolsa de estudos? Dá pra bancar os 40.000reais?? Vou estudar nos EUA, mas acho q é a mesma coisa, so q em dolar.....

PS: Parabéns pelo maravilhoso artigo, me tirou milhares de duvidas!!!

#30 Joao_Marini

Joao_Marini
  • Usuários
  • 26 posts

Posted 28 de March de 2007 - 14:50

QUOTE(Joseph @ Mar 26 2007, 04:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pessoal,

Como funciona o sistema de bolsa de estudos? Dá pra bancar os 40.000reais?? Vou estudar nos EUA, mas acho q é a mesma coisa, so q em dolar.....

PS: Parabéns pelo maravilhoso artigo, me tirou milhares de duvidas!!!

Bolsa de estudos??? interessante.... não sabia que existem bolsas de estudos para cursos como de pilotos... Mas englobam tudo? Teorico e pratico? se alguem suber... ficarei grato tb!

abraços a todos!!!!

#31 Alex330

Alex330
  • Usuários
  • 13 posts

Posted 17 de May de 2007 - 02:39

Tenho umas duvidas . Ja que a grana n estica , quantas horas minimas por mes e aconselhado fazer por mes , tanto para PP quanto PC?
Existe algum prazo para completar as horas de voo quer de PP ou PC? Ou seja se eu fizer umas horas quanto tempo posso ficar "parado" ate recomeçar?

Quem tem a grana na mão pode terminar o curso de PC em 1 ano e pouco ne...mas alguem ja fez em , 3 ou mais anos?

Por ultimo , trabalhando comercialmente como piloto , a carga horaria permite frequentar um curso na faculdade? Estou no 3 periodo de psicologia e gostaria de terminar o curso um dia , se o meu caminhi for pela aviação.

bons voos

Edited by Alex330, 17 de May de 2007 - 02:41 .

#32 Mike November

Mike November
  • Usuários
  • 264 posts

Posted 19 de May de 2007 - 12:18

Para fazer as horas de PP depois da realização e aprovação na banca da ANAC, você terá dois anos para checar o seu PP, mas me parece que caso você não consiga, poderá prorrogar o prazo para mais um ano. Deve ser a mesma coisa para PC.
Se você tiver grana pronta para fazer tudo, não existe tempo mínimo para isso. Só não poderá lançar vôo com duração de 24 horas, né ?! hehehehe...seria algo absurdo!
As recomendações são das mais variadas e vai depender de cada pessoa e suas possibilidades. Uns vão falar para se voar no máximo duas horas por dia, outros vão falar três, outro somente uma e por aí vai. Faça o que você achar melhor e de acordo com o que foi falado anteriormente.
Recomendaria que continuasse fazendo a sua universidade e correndo atrás da aviação por fora, já que está no 3º período. Mas, se a grana não o permite levar os dois ao mesmo tempo, a decisão de tomar uma das direções será totalmente sua.
Leve em consideração o tempo de conclusão dos cursos, gastos e suas possíbilidades. Reflita bastante e busque o máximo de informações possíveis.
Não a caminho mais certo ou mais errado na aviação ! Cada um teve tomar suas próprias decisões e preparar seu vôo de acordo com elas.

Desejo sucesso !

Mike November
eagle-rj@hotmail.com

#33 Baron

Baron
  • Usuários
  • 633 posts

Posted 25 de September de 2007 - 15:15

Uma boa pedida para quem almeja a carteira de PC evitando o uso da BIC é fazer horas em planador. É possível se abater até 30 horas(vôo solo). thumbsup.gif

#34 Baron

Baron
  • Usuários
  • 633 posts

Posted 25 de September de 2007 - 15:27

QUOTE(Bruno Morano @ Sep 25 2007, 03:15 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Uma boa pedida para quem almeja a carteira de PC evitando o uso da BIC é fazer horas em planador. É possível se abater até 30 horas(vôo solo). thumbsup.gif

Só esqueci de fundamentar.. rolleyes.gif

in verbis

RBHA 61

61.95 - Requisitos para concessão de licença de piloto comercial.Experiência:

a) Experiência para a categoria avião

(3) O solicitante pode,ainda,atender ao requisito de experiência nas seguintes condições:

(i) se for detentor de uma licença de piloto de planador,o total de horas pode incluir até 30horas de
vôo em tais aeronaves que tenham sido realizadas em vôo solo;

#35 Ronaldo Pereira

Ronaldo Pereira
  • Usuários
  • 25 posts

Posted 26 de September de 2007 - 11:02

Apos conseguir a carteira de INVA, quao dificil sera obter um emprego de instrutor?
E verdade que tambem sera preciso um grande QI para isso?
Tem alguma ideia de quantas horas um instrutor consegue fazer no ano no aeroclube de Sao Paulo?

Obrigado.

#36 Lucas Baj

Lucas Baj
  • Usuários
  • 1,276 posts

Posted 02 de October de 2007 - 19:38

Caro Rodrigo Nogueira, tenho apenas 14, mas, já estou me preparando para ser uma grande piloto comercial ( se Deus quiser ). Aí vão algumas perguntas para você me responder:
Depois de feito todo o precedimento para ser piloto comercial, poderei trabalhar em qualquer empresa aérea, em qualquer rota e em qualquer aeronave?
Ouvi dizer que as empresas aéreas ajudam os "cursantes" a ter mais horas de vôo, verdade?
O que os exames para tirar o CCF mais cobram de nós?
Com qual idade seria ideal para começar o PP?
Demora muito pra chegar nos A330, 767 e etc?
Por enquanto são somente essas, quando vierem mais perguntas na minha cabeça perguntarei de novo, ok?
Abraços e aguardo respostas!

Edited by Lucas Baj, 02 de October de 2007 - 19:39 .

#37 Lucas Baj

Lucas Baj
  • Usuários
  • 1,276 posts

Posted 02 de October de 2007 - 19:46

Ahhhh, só mais uma pergunta que me interessa muito, quanto ganha um piloto comercial?
Grato!

#38 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,583 posts

Posted 02 de October de 2007 - 20:16

QUOTE(Lucas Baj @ Oct 2 2007, 08:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Caro Rodrigo Nogueira, tenho apenas 14, mas, já estou me preparando para ser uma grande piloto comercial ( se Deus quiser ). Aí vão algumas perguntas para você me responder:
Depois de feito todo o precedimento para ser piloto comercial, poderei trabalhar em qualquer empresa aérea, em qualquer rota e em qualquer aeronave?
Ouvi dizer que as empresas aéreas ajudam os "cursantes" a ter mais horas de vôo, verdade?
O que os exames para tirar o CCF mais cobram de nós?
Com qual idade seria ideal para começar o PP?
Demora muito pra chegar nos A330, 767 e etc?
Por enquanto são somente essas, quando vierem mais perguntas na minha cabeça perguntarei de novo, ok?
Abraços e aguardo respostas!

Sobre o PP, comece o quanto antes, lembrando que só podera solar e checar depois dos 18 anos, se puder começar a voar com 17 é o ideal, acho que o mínimo para o prático do PP é 17. Aqui em Bauru o prático do planador dá para fazer com 16 (igual eu), mas só poderá solar depois de 18 também, abate horas no PP e PC também. thumbsup.gif

Nas exigências para o CCF, os requisítos estão no RBHA 67, link direto no site da ANAC: http://www.anac.gov.br/biblioteca/rbha/rbha067.pdf

#39 cmte.kamide

cmte.kamide
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 16 de October de 2007 - 16:48

no PC/IFR

50 horas no mínimo terão de ser em Navegação.
5 horas mínimas de vôo Noturno...
20 horas no mínimo de vôo IFR para treinamento total...
e o resto você usa como quiser...

Olá,pessoal!Já chequei PP e agora estou fazendo as horas do PC.Comecei fazendo as horas de navegação e deixarei aquelas q são as q eu posso usar como quiser para o final.Gostaria de saber a opinião de vcs sobre como melhor usá-las.Estou voando num cessna e tô querendo fazer algumas dessas hs em cherokee e depois em boero...O q acham?É melhor experimentar outras aeronaves ou me aprimorar no cessna mesmo?
Grande abraço a todos

#40 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,345 posts

Posted 17 de October de 2007 - 11:46

aprimore-se no cessna.