Jump to content

Photo

Como ir do zero ao PC-Piloto Comercial

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
383 replies to this topic

#41 Roberto Minkoski

Roberto Minkoski
  • Usuários
  • 238 posts

Posted 17 de October de 2007 - 13:30

não voe só cessna...

voe cessna, voe cherokee, voe tupi, voe corisco... são aviões q vc poderá voar depois de tirar a carteira e então vc ja saberá operar estes.

não voe boero ao menos que vc pretenda fazer o inva na sequencia...

#42 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,885 posts

Posted 24 de October de 2007 - 04:08

Não voe só cessna, cherokee, tupi, corisco.
Voe o boero também.
Toda e qualquer experiência pode e deve ser considerada.
Cuidado com uns KOzinhos aí dizendo a célebre frase que " não temos DC-3 mais na linha aérea"...

Argumento mais raso que prato de sopa e com a abrangência que não passa da ponta do nariz.

Voe tudo o que tiver oportunidade. Cessna e Boero ( ou paulistinha).

#43 Juan Leles

Juan Leles
  • Usuários
  • 574 posts

Posted 01 de November de 2007 - 18:09

pra alcançar as horas de vôo pra checar p PC/IFR, eu tenho que pagar todas, ou as horas de vôo com um amigo piloto também conta?!

pra quem fala inglês e tem fluência em francês tem mais chances de emprego?!

se eu checar PP teórico e prático, e formar em CA com 20 anos é uma idade boa que eu saiba, e daí pra frente geralmente se demora muito pra checar um PC/IFR?

#44 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 6,024 posts

Posted 02 de November de 2007 - 11:20

QUOTE(Juan Leles @ Nov 1 2007, 06:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
pra alcançar as horas de vôo pra checar p PC/IFR, eu tenho que pagar todas, ou as horas de vôo com um amigo piloto também conta?!

pra quem fala inglês e tem fluência em francês tem mais chances de emprego?!

se eu checar PP teórico e prático, e formar em CA com 20 anos é uma idade boa que eu saiba, e daí pra frente geralmente se demora muito pra checar um PC/IFR?

Você pode voar no avião de um amigo seu, mas tem que considerar as restrições que existem nessas horas de vôo necessárias para tirar o PC.
Primeiro de tudo: se você voar em avião particular vai ter que ter no mínimo 200h de vôo pra checar o PC, ao invés de 150h se fizer tudo em Aeroclube ou escolas homologadas.
Além disso, não adianta só fazer vôo local, existe um mínimo de horas em navegação, existe um mínimo de horas que você precisar ser o piloto em comando, tem um mínimo de horas pra fazer o IFR e por aí vai.

Quanto às linguas, quanto mais você falar, melhor. Mas lembrando sempre que o Inglês é a principal.

O tempo pra checar o PC/IFR depende do seu dinheiro e da sua disponibilidade pra voar.
Se você tem dinheiro na mão e tempo disponível pra voar, em poucos meses (2 ou 3 no máximo) você termina seu PC/IFR.

#45 AlessandroFazenda

AlessandroFazenda
  • Usuários
  • 3 posts

Posted 12 de November de 2007 - 00:17

olá pessoas!
tenho uma duvida: quando se alcança o 'grau' de PP, que tipo de nave a pessoa pode pilotar? huh.gif

abraços!

#46 Kuznetsov

Kuznetsov
  • Usuários
  • 702 posts

Posted 12 de November de 2007 - 07:11

Monomotor (ou tipo, obviamente), em vôo VFR.

#47 Jester

Jester
  • Usuários
  • 345 posts

Posted 12 de November de 2007 - 12:58

QUOTE(Kuznetsov @ Nov 12 2007, 07:11 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Monomotor (ou tipo, obviamente), em vôo VFR.

E sem exercer atividade remunerada.

#48 Kuznetsov

Kuznetsov
  • Usuários
  • 702 posts

Posted 12 de November de 2007 - 16:19

Opa, isso aí!
Remunerado não dá!

#49 AlessandroFazenda

AlessandroFazenda
  • Usuários
  • 3 posts

Posted 13 de November de 2007 - 22:06

obrigado pelas respostas!!
minha intenção é hobby mesmo!! wink.gif

#50 Roberto

Roberto
  • Usuários
  • 2 posts

Posted 18 de January de 2008 - 00:13

e ae pessoal ,,,
bom estou numa sinuca de bico ...
se uma pessoa tem $$$ para se formar como PC/IFR , e seu inglês anda sendo treinado ultimamente , qual a possíbilidade de trampo ?
como está o mercado hj em dia , para essa área ?
compensa se especializar apenas como PP ?
OBRIGADO PELA ATENÇÃO .
E LEMBRE-SE ESTARÁ ME AJUDANDO A ESQUECER ODONTOLOGIA , QUE MES PAIS TANTO AMAM ,,,
TIPO AVIAÇÃO É VIDA .
SÓ QUEM JÁ ESTEVE LÁ EM CIMA SABE DISSO ...
ABRAÇO A TODOS ... unsure.gif suicide_anim.gif

#51 MD-11F

MD-11F
  • Usuários
  • 2,039 posts

Posted 18 de January de 2008 - 07:35

Apenas PP? Só pra hobby (leia os posts logo acima).
É proibido trabalho remunerado de piloto privado
O mercado está aquecido para empregos. Vale a pena tentar agora.

#52 Roberto

Roberto
  • Usuários
  • 2 posts

Posted 20 de January de 2008 - 02:00

obrigado, mas compensa fazer o que primeiramente , faculdade ou entrar em um aéro clube ?
sendo que o $$ da para um dos 2 com as horas práticas e teóricas .
se fizer os 2 pesa no bolso , mas o que manda mais no currículo ???
inglês sei que é esencial , mas precisa de outra lingua para dar uma ajuda a mais ???
20 anos é uma idade boa para iniciar em um aéro clube ou na faculdade de aviação civil ?
desde já agradeço .
fica com Deus ,,,
thumbsup.gif

#53 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,428 posts

Posted 20 de January de 2008 - 11:54

Se o $$ não permite os 2 juntos, faça primeiro o PP/PC/IFR/Multi mas não tire a faculdade do seu horizonte. Além dela formar um profissional completamente diferente daquele que tem apenas o aeroclube, com conhecimentos muito mais aprofundados e abrangentes, a formação superior, a cada dia que passa, é mais e mais uma regra do mercado. Quem fala que não é, insiste com isso, em breve ficará a ver navios (ou aviões). Vejo vários pilotos já experientes e empregados, fazendo CA, para se manterem atualizados com o mercado.

Mas, como disse, se o $$ não permite, faça as horas antes, assim, voando, você poderá pagar sua faculdade.

Edited by Thales Coelho, 20 de January de 2008 - 11:55 .

#54 Kuznetsov

Kuznetsov
  • Usuários
  • 702 posts

Posted 20 de January de 2008 - 14:57

QUOTE(Thales Coelho @ Jan 20 2008, 12:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Se o $$ não permite os 2 juntos, faça primeiro o PP/PC/IFR/Multi mas não tire a faculdade do seu horizonte. Além dela formar um profissional completamente diferente daquele que tem apenas o aeroclube, com conhecimentos muito mais aprofundados e abrangentes, a formação superior, a cada dia que passa, é mais e mais uma regra do mercado. Quem fala que não é, insiste com isso, em breve ficará a ver navios (ou aviões). Vejo vários pilotos já experientes e empregados, fazendo CA, para se manterem atualizados com o mercado.

Mas, como disse, se o $$ não permite, faça as horas antes, assim, voando, você poderá pagar sua faculdade.

Pergunta rápida: Você fez/faz CA?

#55 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,428 posts

Posted 20 de January de 2008 - 15:33

Eu estou fazendo CA na FUMEC, aqui em Belo Horizonte, e estou começando agora o meu PP também.

Edited by Thales Coelho, 20 de January de 2008 - 15:33 .

#56 lukasBSB

lukasBSB
  • Usuários
  • 26 posts

Posted 20 de January de 2008 - 16:36

eai pessoal blz

eu tenhu umas duvidas ai
1)com 16 anos eu posso fazer o curso teorico de PP no aeroclube de brasilia??
2)futuramente eu sendo piloto, eu vou conseguir conseguir viver direito com a minha familia ou eu vou tipow, trabalhar o tempo todo sem ter nenhum tempo pra familia??
3)eu sendo piloto, tipow, eu so faço a msm rota todos os dias, ow faço rotas diferentes?
4)E sobre o tempo de trabalho, qto tempo um piloto trabalha e qto tempo de folga por semana??
5) c eu trabalhar numa cia, a maiorias das vzs eu vou dormir em outras cidades ow a cia favorece eu passar a noite na minha cidade natal??

muito obrigado!!!

#57 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,348 posts

Posted 20 de January de 2008 - 17:16

1)com 16 anos eu posso fazer o curso teorico de PP no aeroclube de brasilia??

sim
2)futuramente eu sendo piloto, eu vou conseguir conseguir viver direito com a minha familia ou eu vou tipow, trabalhar o tempo todo sem ter nenhum tempo pra familia??

depende. você provavelmente vai passar mais tempo longe da sua família do que você imagina.
3)eu sendo piloto, tipow, eu so faço a msm rota todos os dias, ow faço rotas diferentes?

depende da escala da cia.
4)E sobre o tempo de trabalho, qto tempo um piloto trabalha e qto tempo de folga por semana??

um piloto tem em média 8 folgas por mês, variando para mais ou para menos, dependendo dos pernoites na cidade aonde você mora.
5) c eu trabalhar numa cia, a maiorias das vzs eu vou dormir em outras cidades ow a cia favorece eu passar a noite na minha cidade natal??

longe de casa.

#58 PP-KBJ

PP-KBJ
  • Usuários
  • 581 posts

Posted 20 de January de 2008 - 17:58

Uma dica pro pessoal, que me valeu muito...

Comecei a voar com 17 anos aqui no Rio, em avião triciclo... Quando faltava 1 mês pra completar 18 anos saiu o resultado de aprovação na banca de PP da ANAC e um mês depois do meu aniversário eu fiz o primeiro solo... Dali até o check inicial de PP foram mais 6 meses (não tinha muita grana pra bancar mais de 3h de vôo por mês...) e chequei o PP...

Isso foi em 2005. Logo depois do cheque eu resolvi fazer conhecimento em outras áreas... Resolvi ir para um aeroclube do interior de SP pra aprender a navegar de fato, afinal no litoral não tem como se perder facilmente como no interior... Fora a questão de navegar bastante pelo interior, o principal motivo pra eu sair do Rio foi pra aprender a voar aeronaves convencionais!
Praticamente aprendi a decolar e pousar de novo... Meu 'pé e mão' melhorou substancialmente.
Naquela época muita gente me falava que não havia muita necessidade de saber voar aeronave convencional, pois para um futuro emprego eu teria de voar mesmo aviões triciclo, a não ser no caso de ser instrutor de um aeroclube que disponha dos convencionais...

Enfim, comecei a voar em 2004, em 2005 aprendi a voar convencional e o restante das minhas horas, até o IFR e o MLTE, a maioria foram em aviões convencionais. Chequei PC/MLTE/IFR no ano passado e hoje sou empregado voando aeronaves convencionais... Sendo que dois anos antes todo mundo me dizia que eu nao teria necessidade de ter esse conhecimento...

Resumindo, minha dica:

PP - faça o curso prático de PP todo em aeronave convencional! A transição para o triciclo depois é MUITO tranquila... O contrário é mais complicado.

Todo tipo de conhecimento é válido, pois você não sabe o que pode te aguardar no futuro... No meu caso, se não soubesse voar convencional, provavelmente ainda estaria desempregado até hoje...

Valeu thumbsup.gif

Edited by PP-KBJ, 20 de January de 2008 - 17:59 .

#59 Jester

Jester
  • Usuários
  • 345 posts

Posted 22 de January de 2008 - 10:07

QUOTE(Omykron @ Jan 20 2008, 05:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
um piloto tem em média 8 folgas por mês, variando para mais ou para menos, dependendo dos pernoites na cidade aonde você mora.

longe de casa.

Em média não. No MÍNIMO 8 folgas. Nenhuma a menos. Sobre dormir fora de casa, já há empresas com escala direcionada, o que acaba diminuindo um pouco o número de noites fora de casa, mesmo para quem não mora na base da companhia.

#60 Kuznetsov

Kuznetsov
  • Usuários
  • 702 posts

Posted 22 de January de 2008 - 12:06

QUOTE(PP-KBJ @ Jan 20 2008, 06:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
(...)
Resumindo, minha dica:

PP - faça o curso prático de PP todo em aeronave convencional! A transição para o triciclo depois é MUITO tranquila... O contrário é mais complicado.

Todo tipo de conhecimento é válido, pois você não sabe o que pode te aguardar no futuro... No meu caso, se não soubesse voar convencional, provavelmente ainda estaria desempregado até hoje...

Valeu thumbsup.gif

Concordo. Estou fazendo o PP no Paulistinha.
Comecei no BOERO, mas este foi pra manutenção, então troquei.

Convensional é fundamental.

É outros 500, não adianta falar que não, mas é o que você aprende mesmo. A transição de convensional pra triciclo é, COM CERTEZA, mais fácil que o do triciclo para o convencional.

Levo isso comigo, no meu caminho pra tirar PP.