Jump to content

Photo

Oportunidades Embraer e 737 na COPA AIR

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
160 replies to this topic

#1 Stabilizer Motion

Stabilizer Motion
  • Usuários
  • 1,028 posts
  • Cidade/UF/País:Ciudad de Mexico/Mexico
  • Data de Nascimento:21/04/1956

Posted 02 de August de 2013 - 10:57

A Copa Airlines está contratando pilotos para o Boeing 737-800 e Embraer 190!

A Copa Airlines é uma companhia aérea de passageiros e de carga líder da América Latina com mais de 60 anos no mercado de transporte aéreo. Desde 2005, através da Copa Holdings, S. A a companhia aérea está listada na Bolsa de Valores de Nova York se tornou a terceira companhia aérea latino-americana a ser listada neste mercado importante. Atualmete oferece serviço para destinos na América do Norte, Central e América do Sul e no Caribe através de seu Hub das Américas no Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá. Ela conta com com uma das frotas mais novas e modernas do setor, composta por aeronaves Boeing 737 NB e Embraer-190.

Por que escolher a Copa Airlines
Hub líder na região latino-americana
Excelência operacional
Uma das frotas mais jovens do mundo
Pontualidade acima de 91% (uma das melhores na indústria)
Taxa de cumprimento de 99.5%
Relatórios de bagagem abaixo de 1.8

Faça parte da equipe
Copa Airlines oferece a você a oportunidade de fazer parte da equipe líder que conecta a América Latina através do nosso Hub das Américas com conexões em múltiplas cidades e destinos.

Como colaborador da Copa Airlines você terá experiências enriquecedoras num ambiente diverso que vivencia os valores do trabalho em equipe e o aperfeiçoamento contínuo, inspirando você a chegar longe em sua carreira profissional.

Saiba como se candidatar para:

Capitão
Copiloto/Primeiro Oficial
Escola de aviação (ALAS) para residentes no Panamá
Tripulante de cabine
Agentes de Serviços aos Passageiros
Profissionais especializadao e executivos (posições especializadas: engenharia, administrativas, comercial, finanças, marketing)
Práticas universitárias no Panamá

Recrutamento e seleção
Tão logo submeta sua aplicação, a equipe de recrutamento e seleção estará avaliando as aplicações recebidas. Os candidatos que tiverem a maior quantidade de requisitos para o cargo serão incluídos no processo seguinte (a entrevista). A equipe de recrutamento e seleção contatará os candidatos selecionados para uma breve entrevista telefônica ou presencial. A entrevista é a oportunidade para conhecer os candidatos e para que eles conheçam mais sobre Copa Airlines e o fascinante mundo da aviação comercial.

O tempo para a seleção e o processo da entrevista dependerá do número de inscritos.

Email da seleção: seleccionpilotos@copaair.com

URL: http://www.copaair.c...os-humanos.aspx

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Eles pegam inclusive quem não voou jato pelo que me parece, ou seja, essa oportunidade pode atender bastante gente.
  • FlávioBHZ, ATPCS, lopes and 2 others like this

#2 VEEONE!

VEEONE!
  • Desligados
  • 1,484 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 02 de August de 2013 - 12:44

Tendo carteira do E190 necessariamente vai pro Embraer ou é possível ir para o Boeing? Alguem sabe? Grato!

#3 Stabilizer Motion

Stabilizer Motion
  • Usuários
  • 1,028 posts

Posted 02 de August de 2013 - 15:12

Tendo carteira do E190 necessariamente vai pro Embraer ou é possível ir para o Boeing? Alguem sabe? Grato!

Não faço idéia VEEONE, mas pela lógica tendem a dar preferência pro E190, isso é o que eu penso...

#4 endefael

endefael
  • Usuários
  • 44 posts
  • Cidade/UF/País:Guarulhos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:26/08/1980

Posted 03 de August de 2013 - 16:38

Pra expat, 1000h. Aih que complica.

#5 alfavitor

alfavitor
  • Usuários
  • 78 posts
  • Cidade/UF/País:Recife/PE/Brasil
  • Data de Nascimento:11/03/1981

Posted 03 de August de 2013 - 20:17

alguém sabe quanto tempo de antecedência eles chamam pra entrevista e processo seletivo? tenho 750 horas mas chegando a 1000 em outubro/novembro... mas moro na Ásia, o que dificulta um pouco a locomoção. e eles oferecem transporte entre o Brasil e Panamá para as entrevistas?

#6 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,379 posts
  • Data de Nascimento:01/01/1986

Posted 05 de August de 2013 - 20:18

As seleções são sempre para o 737. O Embraer fica na Colômbia e faz vôos menores, e os pilotos são mandados para lá em caso de necessidade. Agora, na MINHA opinião, acredito que devem ir para a Copa "Colômbia" apenas os pilotos que querem ir, pois as chances de ir pra casa (para o caso dos pilotos da América Central) são maiores.

Existem poucos E190 e não planejam adquirir mais.

#7 boeing733

boeing733
  • Usuários
  • 504 posts
  • Cidade/UF/País:rio de janeiro
  • Data de Nascimento:15/10/1971

Posted 05 de August de 2013 - 22:04

Pessoal, atenção!!! Favor repassar. Dias 15 e 16 de Agosto deste ano, a Copa Airlines estará recrutando TODOS PILOTOS BRASILEIROS possíveis em São Paulo(local a confirmar). Requer experiencia em Linha Aérea, horas de jato. Cmtes requisito ICAO 5 e F/O 4. Favor repassar para todos possivel. Levar nos dias TODA documentaçao padrao de processo seletivo para ja sair selecionado. Caso nao tenha experiencia em jatos de linha aerea ou nao tenha inglês. FAVOR NAO ENVIAR DOCUMENTAÇÃO.
  • Bandeirante, Thales Coelho, Full IFR and 1 other like this

#8 boeing733

boeing733
  • Usuários
  • 504 posts

Posted 06 de August de 2013 - 09:47

Para o pessoal que está querendo fazer seleção na Copa Airlines

1- Após a inscrição no site com o application, o 1 email é um email de solicitação de documentos, o meu demorou cerca de 1 mês depois que apliquei, vc tem q scanear e mandar os documentos na respota do email, ela pede que se mande os doc com no max 5MB por email, ela tb fala pra vc perguntar qq coisa, porém não conheço ninguém que tenha recebido resposta dela por email sobre qq coisa, ela nunca responde, portanto, não se assuste com isso. Os documentos são os documentos para qq seleção lá fora: Declaração de hs, certificado de não acidente da Anac (gpel@anac.gov.br), últimas páginas civ, cht, icao, carta de referência, carta com último simulador e cheque em rota, etc....

2- Depois de 20 dias no meu caso recebi um email com a aprovação de doc e envio das datas a escolher, no meu caso ela mandou 3 datas, escolhi uma, 48hs antes e tão somente isso, ela me mandou um email com as passagens e um schedule de todo o processo seletivo. (tudo é pago pela Copa, absolutamente td).

3- 2hs antes no aero, td ok, vôo no horário, chegada ao Panamá as 6:50 pegue sua mala e na saída terá um cara de nome Chachito com uma placa da copa airlines, ele te pegará e te levará talvez com outro candidato para o hotel, muito bom e muito bem localizado! Ele mesmo vai combinar com vc o horário q te pegará no dia seguinte.

4- Chegando no hotel é só dar o nome e falar q é da copa, eles te darão tickets para o café, e no almoço e janta é só ir no restaurante pedir o q quiser e assinar a nota, leve o adaptador de tomada para entrada redonda, pois lá e só entrada quadrada. O hotel tem wireless muito boa, o hotel em td é muito bom.

5- No outro dia tome um café muiiiiiiito reforçado até não aguentar mais, pois talvez seja sua única refeição até voltar para o hotel. Chegamos na Copa a psicotécnica nos recebeu muiiiiiiito bem! E lá fomos para os testes: 1- psicotécnico com 225 questões afirmativas com duas opções cada, onde não há preparação anterior, ou melhor e pior, vc tem que marcar uma afirmação da questão e pronto, passa para a próxima, faça sem pensar muito, tente ser vc mesmo, vc terá 40min para fazer isso, faça relax q em 30 min vc acaba! Ex: primeira- eu gosto muito de sair a noite. segunda- eu gosto de ficar em casa sempre. 2- skytest ( http://www.skytest.com/category_28.htm )- Advanced control test, Memory test, Orientatio test, Task management test e math. Faça eles no modo Medium do skytest, pq lá será muito mais fácil, se vc estiver confortável no modo medium na sua casa lá vai ser passeio, pode acreditar em mim. Math faça no modo easy pois o de lá basicamente são contas de somar números grandes, dividir, diminuir, questões de gráfico de vôo iguais a do skytest, fórmula de conversão de temperatura C para F e vice versa, soma de minutos, e uma ou duas questões mais fodas com grandes contas. O lance é gerenciar o tempo, são 24 questões em 20 min, portanto, não perca muito tempo, se não souber responde qq coisa e vai para próxima, senão vc empaca e acaba o tempo. Vc terá 2 hs para fazer todo o skytest e math, éramos 4 e todos acabaram antes, um com 1h30 e o último com 1h50, não precisa correr, faça com calma q dá tempo só não pense na morte da bizerra durante a prova.

6- Entrevista com a psicóloga e o piloto chefe. Td em inglês, porém o inglês dela e dele são bons e eles falam bem devagar, tranquilo não esquente com isso, perguntas do tipo: Pq a copa? Já aplicou para o middle east? pq panamá? o q vc conhece daqui? conte sobre vc, sua vida e aviação? vai lhe fazer perguntas checando se o q vc mandou pra lá é o q vc está falando, vai ver seus doc originais e talvez te pergunte algo, pq vc saiu dessa empresa X aqui? Depois se uma surubinha de uns 20min passa a bola para o cmte. Aí ele vai bater um papo contigo basicamente sobre CRM e postura de cabine, vai te dar situações e pedir que vc dê a solução, pq, com q, pra q, de q etc....Comigo ele tb pediu para descrever uma situação que o caos estava instalado e eu fiz algo que resolveu ou ajudou a resolver aquilo, pq fiz, como fiz, qual foi a recepção das pessoas, etc....Para um colega pediu para descrever uma frente fria, antes, durante e depois, se vc chega aos mínimos e não avista e o cmte fala que vai furar mais 100ft o que vc faz. Coisas assim.

7- Acabam as entrevistas e ela chama o pessoal na sala para falar da empresa e beneficios e depois libera todo mundo, isso já eram 16hs e saímos do hotel às 8, por isso falei para comer bem no café. Todo mundo de terno, eu e alguns de mochila com os documentos e se possível leve uma comidinha tipo barra de cereal com vc é bom e vc vai precisar.

8- Volta ao hotel 17hs, janta e cama! Dia seguinte a mesma coisa com saída as 8hs

9- Chegada no simulador (king air), o próprio grupo decide a escolha da ida ao simulador, a vez de cada um. O cara vai lhe dar um leve briefing do simulador coisa de 30seg, ele quer ver seu vôo instrumento, taca as manetes pra frente e não se esquente com parametros de motor. Td vai depender do cmte q vai fazer com vc, já ouvi várias histórias de uns q pedem briefing de td, cartas, checklists e etc... O meu foi assim: Sentei na esq pois ele falou para ser assim, sentou do meu lado e falou q poderia fazer td sozinho ou usa-lo como 2p e assim o fiz, só voei com a mão no manche e manete, não meti a mão em nada, trem, flap, courses, freq, etc... td eu pedia e ele fazia. Estude as cartas de el salvador e guatemala, principalmente o arco dme ils é o q mais pedem, eu havia feito várias vezes, sabia td de cabaeça, mas claro q na hora ele trocou e fiz um ils com afastamento da guatemala MGGT. Decolei fiz a saída MGGT CANAL 2 trans. Okami inteira, depois mandou reaproar o vor, perguntou qual entrada, fiz uma paralela, mandou eu fazer a entrada e afastar direto, fiz o ils relax e pousei, nem arremeti, outros colegas arremeteram, outros fizeram o arco dme ils e etc... Uns 30min de sessão e depois ele só fala q acabou e vc sai sem feddback algum, eu achei q fui bem pois não errei nada, fiz td conforme ele pediu. Depois vc pede para menina da recepção ligar para o Chachito e te pegar para levar no laboratório, colhe urina e sangue sem mistério.

10- Sai do Lab e vai a pé para o polígrafo, se vc estiver com mala tem q arrastar na rua, é quase em frente uns 100mts relax tb, o cara vai chamar pela ordem q ele quiser, entra na sala ele pluga aquelas paradas em vc na mão, peito, braço e etc...Vc fica sentado numa cadeira de frente para parede, não pode olhar pra ele, ele te faz 2 perguntas para calibrar a máquina e depois começa a te fazer as perguntas, depois finaliza te fala q acabou e q vai começar de novo, não se assuste são 2 vezes mesmo, não sei pq. Vc não pode falar nada a não ser Sim ou Não, se não entender tem q ficar calado e esperar ele repetir a perg. Acaba isso sem feedback e depois liga para o Chachito te pegar e levar para o hotel ou aero, td isso sem almoço tb.

11- A resposta da empresa varia muito, pra mim chegou em quase um mês, mas teve gente que recebeu em 1 semana, depende da necessidade deles.

OBS: O simulador de cmtes é feito no 737-800 com uma sessão de 50min onde se pede o de sempre, rejeição, monomotor na V1, fogo após a dep, arremetida mono, pouso mono e etc... Nada muito diferente do usual.

12- Para copiloto existe um custo da carteira panamenha, pois eles não convalidam direto, tem que fazer umas provinhas e um vôo de seneca com custo de uns U$2500 a U$3000 não reembolsáveis pela empresa, saia daqui já sabendo que vai perder esse dinheiro.

13- Salários: Cmte uns U$7500 líquido no bolso, voando 90hs mês. Copiloto sem Pla checado lá- U$3500 a U$4000 voando 90, 95hs mês. Copiloto com PLA tirado lá (custo de uns U$1500) - U$4500 a U$5000 líquido mês. Durante o treinamento, até começar a vôo em instrução, salário de cmte- U$5000 e Copiloto- U$1500 líquidos. A empresa te dá um apartamento full mobiliado para no máximo 2 pilotos, ou te paga hotel durante o período de treinamento, até 1 mês depois que vc começa a voar, quando vc tem que sair do ap. Todas as conduções durante o treinamento a empresa paga tb e durante o vôo existe o serviço de pick up casa-aeroporto, porém é uma van para toda a tripulação, se vc for o último a ser enregue ou o primeiro a ser pego, vai demorar muito mais tempo do que de costume. Plano de saúde para toda família, benefício de passagem interessante. EX GIG-PTY valor U$109 econ. e U$159 Exec ida e volta. Passagens ilimitadas.

14- Tempo de curso completo, solo, vpt, simulador, loft e etc.... cerca de 3 meses.

Bem é isso aí, se esqueci de algo ou vc tiver alguma dúvida pergunta aí.

abcs e boa sorte.

• Caravelle, Baron, Bandeirante and 12 others like this

#9 Thales Coelho

Thales Coelho
  • Moderador
  • 5,143 posts
  • Interests:Aviação real e virtual, amigos, fotografia...
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/04/1989

Posted 06 de August de 2013 - 11:19

Estive no Panamá e gostei muito da cidade, apesar de seus contrastes. Inveja boa dos que têm os requisitos para voar na Copa!

#10 Go Around

Go Around
  • Usuários
  • 229 posts
  • Cidade/UF/País:Algum lugar
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 06 de August de 2013 - 12:34

Boeing 733, obrigado por compartilhar sua experiência. Se não for pedir muito, conte sobre sua carreira... já havia trabalhado em linha aérea? Quantas horas de voo?

E vc sabe se tem gente entrando com os mínimos dos mínimos? Por exemplo, piloto com 1000h de voo, que no máximo trabalhou como INVA. Teve isso?

Pergunto por curiosidade, até pq eu vou começar no fim do mês a voar o PP prático, então ainda tenho um longo caminho, e vou fazer 31 anos. Então queria saber se eu teria chance caso tivesse as 1000h, com ICAO 4 e checado PC/MLTE/IFR.

Obrigado e boa sorte!

#11 Thales Coelho

Thales Coelho
  • Moderador
  • 5,143 posts
  • Interests:Aviação real e virtual, amigos, fotografia...
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/04/1989

Posted 06 de August de 2013 - 12:47

Só adiantando, o Boeing733 voava na WebJet e, pelo que entendi logo acima, estão pedindo experiência em linha aérea como mínimo aos participantes (também, o que tem de gente com experiência em linha aérea dando sopa, e ainda virá mais uma quantidade)...

#12 Go Around

Go Around
  • Usuários
  • 229 posts
  • Cidade/UF/País:Algum lugar
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 06 de August de 2013 - 13:11

É verdade, Thales... A dúvida surgiu pq, segundo o site da Copa, os mínimos para pilotos estrangeiros são:
  • Idade mínima 21 anos.
  • Experiência operacional de pelo menos 1.000 horas de voo como piloto.
  • Licença monomotor, multimotor e instrumentos.
  • Nível de inglês 4 (OACI).

Por isso queria saber se, desde que começaram todas as seleções, teve gente sem experiência em linha aérea entrando...

#13 boeing733

boeing733
  • Usuários
  • 504 posts

Posted 06 de August de 2013 - 14:24

Entra gente sem exp. de linha aérea sim. Com 1000hs de aecb.
  • MarquinhosD likes this

#14 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 3,918 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, República Rio-Grandense, Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1976

Posted 06 de August de 2013 - 16:32

Caro boeing733, muito obrigado e parabéns pela sua postagem!

Gostaria de te perguntar, não sei se terias as respostas:

1. Há alguma espécie de fast track para co-pilotos com muitas horas de jato e ICAO 5?

2. Há alguma diferença nesse processo que descreveste para quem é fluente em espanhol?

Muito obrigado!

#15 CRJ

CRJ
  • Usuários
  • 1,046 posts

Posted 06 de August de 2013 - 17:19

Pessoal, atenção!!! Favor repassar. Dias 15 e 16 de Agosto deste ano, a Copa Airlines estará recrutando TODOS PILOTOS BRASILEIROS possíveis em São Paulo(local a confirmar). Requer experiencia em Linha Aérea, horas de jato. Cmtes requisito ICAO 5 e F/O 4. Favor repassar para todos possivel. Levar nos dias TODA documentaçao padrao de processo seletivo para ja sair selecionado. Caso nao tenha experiencia em jatos de linha aerea ou nao tenha inglês. FAVOR NAO ENVIAR DOCUMENTAÇÃO.

Comandante,

O senhor saberia dizer quais são os documentos que devem ser levados na seleção brasileira? Obrigado!

#16 boeing733

boeing733
  • Usuários
  • 504 posts

Posted 06 de August de 2013 - 18:32

Caro boeing733, muito obrigado e parabéns pela sua postagem!

Gostaria de te perguntar, não sei se terias as respostas:

1. Há alguma espécie de fast track para co-pilotos com muitas horas de jato e ICAO 5?

2. Há alguma diferença nesse processo que descreveste para quem é fluente em espanhol?

Muito obrigado!

A resposta para suas duas perguntas é: Não!

#17 boeing733

boeing733
  • Usuários
  • 504 posts

Posted 06 de August de 2013 - 18:36

Comandante,

O senhor saberia dizer quais são os documentos que devem ser levados na seleção brasileira? Obrigado!

Required Documentation

Please send the required information in order to be evaluated
(In separately emails No more than 5MB per email. One document per sheet)

1. Curriculum Vitae
2. Copy of license (authenticated by aeronautical authority, must have the English level printed on it)
3. Medical Certificate updated (valid for 6 months for pilots over 40 years old, one year for pilots under 40 years)
4. Copy of the last page of log book (authenticated by aeronautical authority or current or former employers)
5. No accidents/incidents report issued by aeronautical authority (Not from companies)
6. Two recommendation letters from present or former employers (must come from chief pilot department or Human resources, with the letterhead from the company. Not coworkers, friends or family)
7. Copy of Passport
8. USA visa
9. Copy of your yellow fever vaccination card

-------------------------

*Note: In order to be hired by the company you will need to send a Background Criminal Report from your country (for USA citizens FBI Criminal Report) if you pass all your application process, when you receive an offer letter. The offer won’t be valid if your Background Criminal Report is Not clean.

,
  • maleco likes this

#18 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,379 posts
  • Data de Nascimento:01/01/1986

Posted 06 de August de 2013 - 18:53

Alguém sabe qual será o horário e local que a Copa fará o screening em SP??

Aproveitando.... Quem foi aprovado em seleção anterior, poderá aproveitar a seleção??.... Quanto tempo a mesma tem validade??

Obrigado.

#19 boeing733

boeing733
  • Usuários
  • 504 posts

Posted 06 de August de 2013 - 19:16

Alguém sabe qual será o horário e local que a Copa fará o screening em SP??

Aproveitando.... Quem foi aprovado em seleção anterior, poderá aproveitar a seleção??.... Quanto tempo a mesma tem validade??

Obrigado.

Ainda a ser confirmado.

Segunda pergunta, não sei!

#20 Stabilizer Motion

Stabilizer Motion
  • Usuários
  • 1,028 posts

Posted 06 de August de 2013 - 19:25

Recebi isso do pessoal do SNA:

"
Pessoal, atenção!!! Favor repassar. Dias 15 e 16 de Agosto deste ano, a Copa Airlines estará recrutando TODOS PILOTOS BRASILEIROS possíveis em São Paulo(local a confirmar). Requer experiencia em Linha Aérea, horas de jato, será dada preferencia a piltos demitidos da TAM. Cmtes requisito ICAO 5 e F/O 4. Favor repassar para todos possivel. Levar nos dias TODA documentaçao padrao de processo seletivo para ja sair selecionado. Caso nao tenha experiencia em jatos de linha aerea ou nao tenha inglês. FAVOR NAO ENVIAR DOCUMENTAÇÃO.
"