Jump to content


Photo

Oportunidades Embraer e 737 na COPA AIR


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
160 replies to this topic

#21 Stabilizer Motion

Stabilizer Motion
  • Usuários
  • 1,028 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Ciudad de Mexico/Mexico
  • Data de Nascimento:21/04/1956

Posted 06 de August de 2013 - 19:27

Ops, desculpem. Não vi que tinham postado.

#22 VREF+5

VREF+5
  • Usuários
  • 75 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1981

Posted 10 de August de 2013 - 20:21

Alguem ja sabe se confirmou a selecao da copa ? aonde vai ser ?

#23 Rafael Melhado

Rafael Melhado
  • Usuários
  • 10 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP
  • Data de Nascimento:06/02/1982

Posted 10 de August de 2013 - 21:56

Tem questões de ATPL??
Obrigado pelas dicas.

#24 VEEONE!

VEEONE!
  • Desligados
  • 1,484 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 13 de August de 2013 - 17:58

Sobre salário de copiloto lá e o tal do PLA tirado no Panamá...

Evidente que vale a pena pagar os $1500 para ter o PLA no Panamá e em dois meses ter essa grana de volta pelo salário maior.

Mas como é para tirar o PLA lá? Os mínimos são os mesmos daqui? Depois é possível convalidar ANAC?

E o salário divulgado no post da página anterior é já contando as diárias correto?

Grato!

#25 boeing733

boeing733
  • Usuários
  • 504 posts
  • Cidade/UF/País:rio de janeiro
  • Data de Nascimento:15/10/1971

Posted 13 de August de 2013 - 21:23

Os mínimos são os mesmos faa. O salário é incluso diárias. Acho q pode convalidar na anac sim.

#26 boeing733

boeing733
  • Usuários
  • 504 posts
  • Cidade/UF/País:rio de janeiro
  • Data de Nascimento:15/10/1971

Posted 13 de August de 2013 - 22:36

Nos dias 15 e 16/8, das 9h às 17h, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e a Copa Airlines realizam a apresentação Job Fair, no Bristol International Airport Hotel (Rua Soldado José de Andrade, 63 - Jardim Santa Francisca), centro de Guarulhos/SP.

Serviço:

Datas: 15 e 16/8.

Horários: das 9h às 17h.

Local: Bristol International Airport Hotel - Rua Soldado José de Andrade, 63 - Jardim Santa Francisca, centro de Guarulhos/SP.

Cordialmente,

A diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas

#27 VEEONE!

VEEONE!
  • Desligados
  • 1,484 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 14 de August de 2013 - 07:51

Os mínimos são os mesmos faa. O salário é incluso diárias. Acho q pode convalidar na anac sim.


Obrigado!

Sabe confirmar os mínimos do FAA? snme agora são 1500hrs e pode ser de F/O em airliner... não tenho certeza.

O pessoal que era F/O no brasil que foi pra COPA fez isso?

E nessa de tirar a licença panamenha, fazer o cheque e voo no seneca, pagar $3000 pra isso... a empresa dá uma mão nisso também? e incentiva o PLA?


Abraço e muito grato pelas respostas!

#28 endefael

endefael
  • Usuários
  • 44 posts
  • Cidade/UF/País:Guarulhos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:26/08/1980

Posted 14 de August de 2013 - 17:55

Minimo FAA pra ATPL: 1500TT, 500PIC. Confirma?

#29 ATPCS

ATPCS
  • Usuários
  • 14 posts
  • Gender:Male
  • Location:SAO
  • Interests:amigos,cultura aeronáutica,empregos,etc
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:02/04/1970

Posted 27 de August de 2013 - 18:06

Para o pessoal que está querendo fazer seleção na Copa Airlines





1- Após a inscrição no site com o application, o 1 email é um email de solicitação de documentos, o meu demorou cerca de 1 mês depois que apliquei, vc tem q scanear e mandar os documentos na respota do email, ela pede que se mande os doc com no max 5MB por email, ela tb fala pra vc perguntar qq coisa, porém não conheço ninguém que tenha recebido resposta dela por email sobre qq coisa, ela nunca responde, portanto, não se assuste com isso. Os documentos são os documentos para qq seleção lá fora: Declaração de hs, certificado de não acidente da Anac (gpel@anac.gov.br), últimas páginas civ, cht, icao, carta de referência, carta com último simulador e cheque em rota, etc....

2- Depois de 20 dias no meu caso recebi um email com a aprovação de doc e envio das datas a escolher, no meu caso ela mandou 3 datas, escolhi uma, 48hs antes e tão somente isso, ela me mandou um email com as passagens e um schedule de todo o processo seletivo. (tudo é pago pela Copa, absolutamente td).

3- 2hs antes no aero, td ok, vôo no horário, chegada ao Panamá as 6:50 pegue sua mala e na saída terá um cara de nome Chachito com uma placa da copa airlines, ele te pegará e te levará talvez com outro candidato para o hotel, muito bom e muito bem localizado! Ele mesmo vai combinar com vc o horário q te pegará no dia seguinte.

4- Chegando no hotel é só dar o nome e falar q é da copa, eles te darão tickets para o café, e no almoço e janta é só ir no restaurante pedir o q quiser e assinar a nota, leve o adaptador de tomada para entrada redonda, pois lá e só entrada quadrada. O hotel tem wireless muito boa, o hotel em td é muito bom.

5- No outro dia tome um café muiiiiiiito reforçado até não aguentar mais, pois talvez seja sua única refeição até voltar para o hotel. Chegamos na Copa a psicotécnica nos recebeu muiiiiiiito bem! E lá fomos para os testes: 1- psicotécnico com 225 questões afirmativas com duas opções cada, onde não há preparação anterior, ou melhor e pior, vc tem que marcar uma afirmação da questão e pronto, passa para a próxima, faça sem pensar muito, tente ser vc mesmo, vc terá 40min para fazer isso, faça relax q em 30 min vc acaba! Ex: primeira- eu gosto muito de sair a noite. segunda- eu gosto de ficar em casa sempre. 2- skytest ( http://www.skytest.com/category_28.htm )- Advanced control test, Memory test, Orientatio test, Task management test e math. Faça eles no modo Medium do skytest, pq lá será muito mais fácil, se vc estiver confortável no modo medium na sua casa lá vai ser passeio, pode acreditar em mim. Math faça no modo easy pois o de lá basicamente são contas de somar números grandes, dividir, diminuir, questões de gráfico de vôo iguais a do skytest, fórmula de conversão de temperatura C para F e vice versa, soma de minutos, e uma ou duas questões mais fodas com grandes contas. O lance é gerenciar o tempo, são 24 questões em 20 min, portanto, não perca muito tempo, se não souber responde qq coisa e vai para próxima, senão vc empaca e acaba o tempo. Vc terá 2 hs para fazer todo o skytest e math, éramos 4 e todos acabaram antes, um com 1h30 e o último com 1h50, não precisa correr, faça com calma q dá tempo só não pense na morte da bizerra durante a prova.

6- Entrevista com a psicóloga e o piloto chefe. Td em inglês, porém o inglês dela e dele são bons e eles falam bem devagar, tranquilo não esquente com isso, perguntas do tipo: Pq a copa? Já aplicou para o middle east? pq panamá? o q vc conhece daqui? conte sobre vc, sua vida e aviação? vai lhe fazer perguntas checando se o q vc mandou pra lá é o q vc está falando, vai ver seus doc originais e talvez te pergunte algo, pq vc saiu dessa empresa X aqui? Depois se uma surubinha de uns 20min passa a bola para o cmte. Aí ele vai bater um papo contigo basicamente sobre CRM e postura de cabine, vai te dar situações e pedir que vc dê a solução, pq, com q, pra q, de q etc....Comigo ele tb pediu para descrever uma situação que o caos estava instalado e eu fiz algo que resolveu ou ajudou a resolver aquilo, pq fiz, como fiz, qual foi a recepção das pessoas, etc....Para um colega pediu para descrever uma frente fria, antes, durante e depois, se vc chega aos mínimos e não avista e o cmte fala que vai furar mais 100ft o que vc faz. Coisas assim.

7- Acabam as entrevistas e ela chama o pessoal na sala para falar da empresa e beneficios e depois libera todo mundo, isso já eram 16hs e saímos do hotel às 8, por isso falei para comer bem no café. Todo mundo de terno, eu e alguns de mochila com os documentos e se possível leve uma comidinha tipo barra de cereal com vc é bom e vc vai precisar.

8- Volta ao hotel 17hs, janta e cama! Dia seguinte a mesma coisa com saída as 8hs

9- Chegada no simulador (king air), o próprio grupo decide a escolha da ida ao simulador, a vez de cada um. O cara vai lhe dar um leve briefing do simulador coisa de 30seg, ele quer ver seu vôo instrumento, taca as manetes pra frente e não se esquente com parametros de motor. Td vai depender do cmte q vai fazer com vc, já ouvi várias histórias de uns q pedem briefing de td, cartas, checklists e etc... O meu foi assim: Sentei na esq pois ele falou para ser assim, sentou do meu lado e falou q poderia fazer td sozinho ou usa-lo como 2p e assim o fiz, só voei com a mão no manche e manete, não meti a mão em nada, trem, flap, courses, freq, etc... td eu pedia e ele fazia. Estude as cartas de el salvador e guatemala, principalmente o arco dme ils é o q mais pedem, eu havia feito várias vezes, sabia td de cabaeça, mas claro q na hora ele trocou e fiz um ils com afastamento da guatemala MGGT. Decolei fiz a saída MGGT CANAL 2 trans. Okami inteira, depois mandou reaproar o vor, perguntou qual entrada, fiz uma paralela, mandou eu fazer a entrada e afastar direto, fiz o ils relax e pousei, nem arremeti, outros colegas arremeteram, outros fizeram o arco dme ils e etc... Uns 30min de sessão e depois ele só fala q acabou e vc sai sem feddback algum, eu achei q fui bem pois não errei nada, fiz td conforme ele pediu. Depois vc pede para menina da recepção ligar para o Chachito e te pegar para levar no laboratório, colhe urina e sangue sem mistério.

10- Sai do Lab e vai a pé para o polígrafo, se vc estiver com mala tem q arrastar na rua, é quase em frente uns 100mts relax tb, o cara vai chamar pela ordem q ele quiser, entra na sala ele pluga aquelas paradas em vc na mão, peito, braço e etc...Vc fica sentado numa cadeira de frente para parede, não pode olhar pra ele, ele te faz 2 perguntas para calibrar a máquina e depois começa a te fazer as perguntas, depois finaliza te fala q acabou e q vai começar de novo, não se assuste são 2 vezes mesmo, não sei pq. Vc não pode falar nada a não ser Sim ou Não, se não entender tem q ficar calado e esperar ele repetir a perg. Acaba isso sem feedback e depois liga para o Chachito te pegar e levar para o hotel ou aero, td isso sem almoço tb.

11- A resposta da empresa varia muito, pra mim chegou em quase um mês, mas teve gente que recebeu em 1 semana, depende da necessidade deles.

OBS: O simulador de cmtes é feito no 737-800 com uma sessão de 50min onde se pede o de sempre, rejeição, monomotor na V1, fogo após a dep, arremetida mono, pouso mono e etc... Nada muito diferente do usual.

12- Para copiloto existe um custo da carteira panamenha, pois eles não convalidam direto, tem que fazer umas provinhas e um vôo de seneca com custo de uns U$2500 a U$3000 não reembolsáveis pela empresa, saia daqui já sabendo que vai perder esse dinheiro.

13- Salários: Cmte uns U$7500 líquido no bolso, voando 90hs mês. Copiloto sem Pla checado lá- U$3500 a U$4000 voando 90, 95hs mês. Copiloto com PLA tirado lá (custo de uns U$1500) - U$4500 a U$5000 líquido mês. Durante o treinamento, até começar a vôo em instrução, salário de cmte- U$5000 e Copiloto- U$1500 líquidos. A empresa te dá um apartamento full mobiliado para no máximo 2 pilotos, ou te paga hotel durante o período de treinamento, até 1 mês depois que vc começa a voar, quando vc tem que sair do ap. Todas as conduções durante o treinamento a empresa paga tb e durante o vôo existe o serviço de pick up casa-aeroporto, porém é uma van para toda a tripulação, se vc for o último a ser enregue ou o primeiro a ser pego, vai demorar muito mais tempo do que de costume. Plano de saúde para toda família, benefício de passagem interessante. EX GIG-PTY valor U$109 econ. e U$159 Exec ida e volta. Passagens ilimitadas.

14- Tempo de curso completo, solo, vpt, simulador, loft e etc.... cerca de 3 meses.

Bem é isso aí, se esqueci de algo ou vc tiver alguma dúvida pergunta aí.

abcs e boa sorte.




 

o colega saberia dizer onde consigo o skytest sem ser em euro? pois está salgado p/ está desempregado, agradeço...



#30 Maverickk

Maverickk
  • Usuários
  • 5 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brazil
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 27 de August de 2013 - 21:12

Alguém que foi na job fair da copa em GRU recebeu algum email?? 



#31 solomo

solomo
  • Usuários
  • 539 posts
  • Gender:Not Telling
  • Location:Americas
  • Interests:Aviation
  • Cidade/UF/País:Lofty Heights
  • Data de Nascimento:22/10/1976

Posted 14 de September de 2013 - 10:52

Ouvi dizer que estao pedindo Espanhol agora, procede a informacao?



#32 AGPILOT

AGPILOT
  • Usuários
  • 1,044 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 14 de September de 2013 - 15:53

Ouvi dizer que estao pedindo Espanhol agora, procede a informacao?


Q eu saiba quem pede espanhol é a LAN Chile.

#33 Airbus Driver

Airbus Driver
  • Usuários
  • 207 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo / SP / Brasil
  • Data de Nascimento:10/06/1580

Posted 14 de September de 2013 - 16:48

Ouvi que vai começar ser exigido um nível mínimo de espanhol. Essa semana teve gente que foi pra PTY fazer a entrevista.


  • !4lexandr3! likes this

#34 boeing733

boeing733
  • Usuários
  • 504 posts
  • Cidade/UF/País:rio de janeiro
  • Data de Nascimento:15/10/1971

Posted 14 de September de 2013 - 23:34

Isso mesmo! Agora a primeira etapa é uma entrevista via skype para saber se o candidato tem uma noção de ao menos 40% de espanhol, coisa não muito difícil para os brasileiros. Esta exigência foi feita pela AAC orgão do Panamá.



#35 AGPILOT

AGPILOT
  • Usuários
  • 1,044 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 15 de September de 2013 - 10:07

Não muito difícil desde q o cara tenha uma noção.
Tem muita gente q enrola a língua pra "fazer" sotaque e acha q está falando espanhol.
Se não tiver base bastam duas frases pro cara ficar com cara de bobo sem entender nada.
  • Caravelle likes this

#36 solomo

solomo
  • Usuários
  • 539 posts
  • Gender:Not Telling
  • Location:Americas
  • Interests:Aviation
  • Cidade/UF/País:Lofty Heights
  • Data de Nascimento:22/10/1976

Posted 16 de September de 2013 - 15:27

Cueca cuela y sorviete de moriangos...



#37 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 3,918 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, República Rio-Grandense, Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1976

Posted 17 de September de 2013 - 12:46

Não muito difícil desde q o cara tenha uma noção.
Tem muita gente q enrola a língua pra "fazer" sotaque e acha q está falando espanhol.
Se não tiver base bastam duas frases pro cara ficar com cara de bobo sem entender nada.

 

O espanhol e o português, apesar de ser muito próximos, não são a mesma língua! São da mesma "família", mas o português está mais pro galego que pro castelhano.

 

Não adianta enrolar "portunhol" e dizer que fala espanhol.

 

Tem muita gente que diz que fala castelhano e quando um nativo ouve percebe-se que sabe apenas enrolar no "portunhol", misturando palavras e "fazendo sotaque". Até podem se comunicar, mas fica uma coisa um tanto grotesca.

 

Tem muita "pegadinha", ou falsos cognatos.

 

Não adianta, pra dizer que fala espanhol ou faz curso ou convive com nativos/fluentes, não adianta enrolar no "portunhol".

 

A propósito, castelhano e espanhol são a mesma coisa. O castelhano é um dialeto românico nascido em "Castilla la Vieja", do qual teve a sua origem a língua espanhola. Também se usa para diferenciar o espanhol gramatical das outras línguas faladas na Espanha, como o galego, catalão, basco etc.

 

Cueca cuela y sorviete de moriangos...

 

Horbete de pêhego e catchorro caliente.


  • cjfc and solomo like this

#38 VEEONE!

VEEONE!
  • Desligados
  • 1,484 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 24 de November de 2013 - 12:43

Nos dias 15 e 16/8, das 9h às 17h, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e a Copa Airlines realizam a apresentação Job Fair, no Bristol International Airport Hotel (Rua Soldado José de Andrade, 63 - Jardim Santa Francisca), centro de Guarulhos/SP.

Serviço:

Datas: 15 e 16/8.

Horários: das 9h às 17h.

Local: Bristol International Airport Hotel - Rua Soldado José de Andrade, 63 - Jardim Santa Francisca, centro de Guarulhos/SP.

Cordialmente,

A diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas



boeing733!

Enviei uma MP para você! Por favor, quando puder me responder eu agradeceria muito!


Um abraço!

#39 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 3,918 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, República Rio-Grandense, Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1976

Posted 29 de November de 2013 - 15:48

boeing733!
Enviei uma MP para você! Por favor, quando puder me responder eu agradeceria muito!
Um abraço!


Caro Boeing733, também lhe enviei uma MP. :)

Mais notícias sobre o assunto do tópico? :uhm:

#40 Full IFR

Full IFR
  • Usuários
  • 589 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Céus do Brasil
  • Data de Nascimento:23/10/1906

Posted 12 de December de 2013 - 20:40

Pessoal seguinte, a COPA esta pedindo hs na CIV ou declaração homologada pelo orgão (ANAC) no caso de quem voou taxi aereo por ex. , mas a ANAC não esta querendo emitir tal declaração de horas, alguem ja passou por isso? Alguma luz?