Jump to content

Photo

Oportunidades Embraer e 737 na COPA AIR

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
160 replies to this topic

#41 VEEONE!

VEEONE!
  • Desligados
  • 1,484 posts

Posted 12 de December de 2013 - 21:14

Cara, se eu fosse tu botava as horas na CIV logo! No que depender da ANAC vai enrolar tudo!

#42 JosueCarillo

JosueCarillo
  • Usuários
  • 58 posts

Posted 13 de December de 2013 - 09:57

Sim, ouvi dizer essa semana de um comandante de 20 anos de aviação em SP que um amigo dele está perdendo oportunidades lá fora porque a ANAC não consegue fazer um relátório das horas de voo dele, que não são poucas.

Horas de voo tem que ser controladas ao máximo, é o mínimo que o piloto deve fazer, voando no Brasil...

#43 VEEONE!

VEEONE!
  • Desligados
  • 1,484 posts

Posted 28 de January de 2014 - 09:46

Alguém aplicou na COPA? Alguém iniciou o processo?

Sabem dizer se ainda está rolando a prova de espanhol via skype?

Ouvi dizer que não tem mais...

Valeu, abraço!

#44 JulioBorella

JulioBorella
  • Usuários
  • 2 posts

Posted 28 de January de 2014 - 13:52

Os mínimos são os mesmos faa. O salário é incluso diárias. Acho q pode convalidar na anac sim.

Boeing733,

Te mandei PM. Se puder responder agradeço muito! :)

Abraço!

#45 VEEONE!

VEEONE!
  • Desligados
  • 1,484 posts

Posted 28 de January de 2014 - 14:49

E eu também enviei MP!

Abraço!

#46 Pagr

Pagr
  • Usuários
  • 15 posts

Posted 13 de February de 2014 - 12:29

No detector de mentiras, quais as perguntas que são feitas.

Grato.

#47 andrepavin

andrepavin
  • Usuários
  • 211 posts

Posted 13 de February de 2014 - 13:43

Alguém aplicou na COPA? Alguém iniciou o processo?

Sabem dizer se ainda está rolando a prova de espanhol via skype?

Ouvi dizer que não tem mais...

Valeu, abraço!

Um amigo meu aplicou início de Janeiro, pediram uma série de documentos e ele enviou. Alguns dias depois ele recebeu e-mail com a aprovação dos docs e foi chamado para entrevista lá no Panamá, enviaram para ele 3 datas para escolher, inclusive passagem aérea. Ele tem pouco mais de 1000 horas.

Os mínimos não são o mesmo que a FAA está pedindo para airline. Para cidadão do Panamá são 250 horas totais e não cidadão são 1000 horas.

O processo de seleção parece que será feito todo lá, nada via Skype.

#48 squawk 1200

squawk 1200
  • Usuários
  • 1,178 posts

Posted 16 de February de 2014 - 00:02

Ta no site deles, na sessão trabalhe conosco!
Tao pedindo 5 mil horas!? Caragoles!

First Officer

Reference:
003235
Mandatory
The company reserves the right to modify the selection criteria to their own discretion and without prior notice.

If you meet these requirements, please complete this form and you should send the following documentation to a seleccionpilotos@copaair.com:

• A copy of your Curriculum Vitae
• A copy of your flight licenses and medical certificate
• A copy of the last page of your Flight Log
• A certificate of no incidents/accidents issued by the qualified Aeronautical Authority
• Two letters of recommendation
• A photocopy of your passport and American visa (if applicable)
Pay,Benefits, & Work Schedule
- Minimum age: 26 years.
- Minimum operational experience: 5,000 total flight hours and 1,000 flight hours commanding a jet (50+ Pax).
- ATP license
- English level 4 (OACI)
Other Information
Technical skills (aptitude and skills)

• Information processing capacity (above average)
• Numerical skills (average)
• Verbal skills (average)

Attitude (personality traits)

• Emotional stability (above average)
• Work under pressure (above average)
• Self-confidence (average)
• Team work (average)
• Customer orientated (above average)
• Leadership (average)
• Problem-solving and decision-making skills (average)
• Adherence to regulations and procedures (above average)
• Planning and organization (above average)
• Social skills (average)

#49 squawk 1200

squawk 1200
  • Usuários
  • 1,178 posts

Posted 16 de February de 2014 - 00:10

Inicialmente na página de abertura dizem 1000 horas, mas quando você clica em candidatar-se a primeiro oficial é obrigado a criar um user e senha, depois que entra na próxima tela, aparece a opçao job search e a vaga para first officer tem essa descrição ai acima! Meu coração deu umas 2 falhadas quando li ali 5 mil horas!

#50 FlyerJokker

FlyerJokker
  • Usuários
  • 2,029 posts

Posted 16 de February de 2014 - 00:24

Tá errado isso aí, moçada...

Lugar nenhum do planeta vai pedir 5000 horas pra FO de 737 + 1000 as PIC. 

Alguém copiou e colou os mínimos de CPT na descrição da vaga.

Boa sorte  :joinha:

Edited by FlyerJokker, 16 de February de 2014 - 00:24 .

#51 alfavitor

alfavitor
  • Usuários
  • 78 posts

Posted 22 de April de 2014 - 11:54

Bom dia galera,

Alguém que entrou pra Copa pode me dar uma luz sobre como "apostille" dos documentos? Principalmente o CMA (medical certificate) pois o da ANAC é no portal da ANAC na internet, então não tem como tirar cópia autenticada disso.

Valeu pessoal!

#52 alfavitor

alfavitor
  • Usuários
  • 78 posts

Posted 09 de May de 2014 - 18:11

um resuminho da minha experiencia com a Copa que publiquei no latestpilotjobs.com ... espero que ajude!

Interviewed as Non Rated First Officer on April 2014
Applied thorugh the website, and got an email with docs requested about a week later. A week after everything ready, as they were changing recruiters,I called them up, and they send me an email with only 1 date available, so I had to say yes for that.
FIRST DAY- pick up at hotel to do simulator assesment and poligraph later. 5 guys for the sim, and a very nice Copa captain with us. He briefed us on all it was expected. The sim was a light twin piston, like a Seneca, and everything single pilot. SID was a PALEN rwy 01 departure intersection LAGOX. After take off he gave me some vectors, then an intercept course to the 150 radial out of RAB VOR, after a while he told me to track towads AUR and hold in a radial, and asked what entry I would do. After one hold, he froze the sim and repositioned me for a VOR DME Arc rwy 19. I had to find out where I was and intercept the arc for the approach. He told me to do all the altitude restrictions, but as he put me quite high before, was almost perfect for a constant descend approach. At minimas not visual, so published missed approach and then he asked me which entry for the hold at COSTA. Them he put me on a 6Nm final stablished on the ILS for rwy 01 full stop landing.
After that me ant other 2 guys went to the poligraph, which was quite annoying. Apparently they can do in 2 labs, and we got the bad one... we spent 4 hours over there, with a 4 page form to fill, and the ladies explaining everything about the test, it made all of us scared. I finished in one go, but the other 2 guys had to repeat because it was not going well.
Then back to hotel, dinner and bed.

SECOND DAY we got picked up for the blood and urine test, and after for the Copa headquarters. I first did the psichological test, then interview, which was quite quick (tell me about your family. Why Copa? What is CRM and an example? What if captain wants to go bellow minimuns with 0 visibility?). After i had to do the compass and that was it for the day... driver took us to the Airport.

2 weeks later some of us got emails with all the follow up procedures and information about training, and we went back to Panama to do a AAC psichological test, which was super easy. Then again 2 weeks after, got an email asking for references and to do an English evaluation over skype.

I hope this was helpfull, and good luck to all!

#53 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 3,975 posts

Posted 11 de May de 2014 - 10:53

Legal alfavitor! :thumbsup:

Mas seria interessante alguém explicar o processo dos documentos, que parece um tanto burocrático.

#54 alfavitor

alfavitor
  • Usuários
  • 78 posts

Posted 11 de May de 2014 - 13:28

documentação é mais fácil ligar pro consulado do Panama em São Paulo e se informar direitinho! eles sabem o que fazer por lá!
e prepare o bolso por que é caro...minha conta deu mais de 1000 dilmas...

#55 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 3,975 posts

Posted 11 de May de 2014 - 15:33

Caro alfavitor, quanto às apostilações eu sei que dói no bolso.

Mas em relação ao que a empresa pede? Uma dúvida é se todas horas do logbook tem que ser assinadas por alguém da empresa aérea ou não. Tem empresa que já faliu!

Para copiloto com experiência, qual a perspectiva de ir para comando?

E alguém que já esteve no Panamá, quais são as impressões do lugar?

Edited by Caravelle, 11 de May de 2014 - 15:35 .

#56 Voe

Voe
  • Usuários
  • 657 posts

Posted 11 de May de 2014 - 18:06

Estou indo esse mês fazer a seleção, ajudou bastante, obrigado.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

#57 guisant

guisant
  • Usuários
  • 343 posts

Posted 11 de May de 2014 - 18:31

Sem type eles aceitam aplicaçao?

#58 Voe

Voe
  • Usuários
  • 657 posts

Posted 11 de May de 2014 - 19:14

A chance de ser chamado é bem menor mas chamam sim.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

#59 alfavitor

alfavitor
  • Usuários
  • 78 posts

Posted 12 de May de 2014 - 00:25

entao, soh mostrei ultimas paginas do logbook e declaracao de horas da empresa q trabalho. mas td q voei antes eh bem assinadinho pelas escolas de voo e talz...

eu voo caravan e tenho 1160 horas totais, e fui chamado e to quase dentro. de um grupo de 11 ou 12 q foram pra selecao no mesmo dia, soh 4 foram chamados e soh 1 tem type, e eh de 737-300

entao chance eles dao pra todo mundo1!! e fiquei sabendo de uns copilas da gol q tentaram entrar lah mas num conseguiram por causa do ingles!!!

por lah falam q em 4 anos vc pega comando... acho q o minimo sao 4000 horas na copa...

Panama eh terceiro mundo, mas bem mais limpo e organizado q o brasil. mais seguro tambem, logico... fiquei pouco tempo mas curti bastante. a cidade eh pequena mas eh uma metropole... lah reclamam do transito, mas nem se compara com as cidades grandes daki...

#60 guisant

guisant
  • Usuários
  • 343 posts

Posted 12 de May de 2014 - 10:25

entao, soh mostrei ultimas paginas do logbook e declaracao de horas da empresa q trabalho. mas td q voei antes eh bem assinadinho pelas escolas de voo e talz...
eu voo caravan e tenho 1160 horas totais, e fui chamado e to quase dentro. de um grupo de 11 ou 12 q foram pra selecao no mesmo dia, soh 4 foram chamados e soh 1 tem type, e eh de 737-300
entao chance eles dao pra todo mundo1!! e fiquei sabendo de uns copilas da gol q tentaram entrar lah mas num conseguiram por causa do ingles!!!

por lah falam q em 4 anos vc pega comando... acho q o minimo sao 4000 horas na copa...

Panama eh terceiro mundo, mas bem mais limpo e organizado q o brasil. mais seguro tambem, logico... fiquei pouco tempo mas curti bastante. a cidade eh pequena mas eh uma metropole... lah reclamam do transito, mas nem se compara com as cidades grandes daki...

Minimo 1000 horas neh?!?
Menos que isso impossivel tentar algo