Jump to content

Photo

[Dúvida] Mochilão rápido pela América do Sul - Objetivos

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
6 replies to this topic

#1 Nugget

Nugget
  • Usuários
  • 67 posts

Posted 05 de September de 2013 - 19:21

Senhores, boa noite.

Na última semana fui agraciado com férias repentinas em Outubro, que quebraram meu planejamento de férias para Dez.

Com isso em mente, fiquei pensando o que fazer para poder curtir esse tempinho da melhor forma possível.

Conversando com um amigo, surgiu a ideia de um rápido mochilão pela AS, porém sem muita noção de por onde começar o planejamento chegamos apenas aos objetivos da dada viagem, sendo eles:

- Sair do GIG

- Machu Picchu

- "Ver neve"

- "Ver calor" - Leia-se: Deserto do Atacama

- Montevidéu

- Voltar pro GIG

Não necessariamente nessa ordem.

O fato do mochilão é pra que a viagem seja o mais econômica possível. Teto de R$ 3.000 ... 3.500

2 ou 3 trechos aéreos são viáveis. Talvez até mais, uma vez que posso parcelar as passagens... ;)

Agora a "dúvida" deixada pra galera:

Qualquer sugestão é bem vinda, não tenho experiência nenhuma com mochilão, mas pelo que pesquisei, hostels valem a pena e existem alguns sites que ajudam com feedbacks sobre eles, bem como é possível fazer reservas e etc.

Vale a pena fazer trechos de ônibus, trem, pau de arara, caminhão de banana, jegue e etc? rs

É isso... vamos conversando com o desenrolar do tópico... 

Desde já, obrigado!

Abraços!!

#2 DpsTr

DpsTr
  • Usuários
  • 1,699 posts

Posted 06 de September de 2013 - 19:39

Então, Nugget, vc não falou quanto tempo tem de férias, mas, pela diversidade de destinos, imagino que seja algo perto de 30 dias.

Falando rapidamente, eu iria para Cusco, faria MP, desceria de ônibus até a Bolívia, passando por Copacabana e La Paz, e dali até Uyuni, cidade a partir da qual faria a travessia do Salar em 03 dias, terminando já no Chile, em San Pedro de Atacama. Dá pra fazer de avião Cusco-La Paz  e La Paz-Oruro (relativamente perto de Uyuni), mas eu particularmente preferiria, tendo tempo, a via rodoviária, para aproveitar e fazer pequenas paradas no caminho (conhecer a Ilha do Sol e quem sabe fazer uma descida de bike nos arredores de La Paz).

Feito o Salar, em San Pedro vc "vê calor" à vontade, hehe. Diga-se que se tem uma coisa que eu não abriria mão é justamente o Salar, pra mim é, na região do Atacama, a cereja do bolo, eu diria que, feito ele, dá até pra dispensar outros passeios a partir do Chile.

Daí, pegaria um vôo de Calama para Punta Arenas (escala em Santiago) e faria o Torres del Paine. Sou fã de trekkings, com tempo faria o W ou uma de suas versões curtas, mas se não é sua praia passeios "convencionais" curtos tb são uma ótima pedida. Feito isso, iria de bus para El Calafate, e faria o Perito Moreno. "ver neve" ok  :lol:

De El Calafate, avião para Buenos Aires e, de lá, Montevideo, e cumprido o seu roteiro. Aqui, digo que, no Uruguai, meu lugar preferido é Punta mesmo; se vc não conhece, talvez seja o caso de repensar sua estadia no "paisito", é uma cidade afude bagarai.

Custos? Peru e Bolívia são bem baratos; se não tiver frescura, vc fica em hotel com quarto privativo por menos de 50 reais a diária, até menos; é tão pouco que eu, particularmente, nunca fiquei em quarto compartilhado de hostel, mas imagino que seja menos da metade disso. Já fiquei em hostel mas em quarto privado, e era super de boa, cheio de europeu conversador, acredito que dê pra encarar tranquilamente, se a idéia for economizar mais. MP só que é meio carinho, pq tem a entrada (uns 100 reais) e tem que ir de trem, que custa uns 120 dólares ida-e-volta, contudo vale cada centavo.

Ônibus lá tb é um negócio ridiculamente barato comparando com o Brasil, é algo do tipo 60 reais uma viagem de 1000 km. Só tem que ficar esperto pra não pegar cia fuleira, uma que eu indico é a TourBus, que faz Cusco-La Paz (com "escalas"). De La Paz para Uyuni a coisa fica difícil, aí é a hora de viajar com emoção, hehehe, mas faz parte do caráter folclórico da coisa viajar naqueles ônibus bolivianos caindo aos pedaços (já fiz e é daquelas coisas que sempre lembro com um sorriso no canto da boca).

A travessia do Salar contratando na Bolívia sai uns 200 dólares, incluindo todo o serviço de transporte e guia, alimentação e "hospedagem" (abra a mente!).

A partir do Chile a coisa começa a encrespar, já é um país bem mais caro; hospedagem, por exemplo, se quiser não gastar muito necessariamente tem que ficar em quarto compartilhado de hostel. San Pedro em especial é uma cidade complicada, os passeios lá são bem carinhos. E a passagem aérea interna acho que não sairia mto barata não, mas isso é fácil de pesquisar no site da LAN. Mas também vale a pena o gasto,  tanto o norte quanto a Patagônia são mto bacanas, daquelas experiências únicas na vida. A Argentina está corroída pela inflação, então está relativamente cara tb, mas acho que ainda menos que o Chile. Pelo menos passagem na Aerolineas de El Calafate para Buenos Aires não custa tanto assim.

Mas, na real, pra planejar esse estilo de viagem existe basicamente uma dica que eu posso dar: visite o www.mochileiros.com. Lá realmente tem absolutamente qualquer informação que vc imaginar sobre destinos na América do Sul, especialmente esses mais "famosos", incluindo coisas muito específicas. Sempre que planejo alguma viagem passo um bom tempo lendo os relatos da galera por lá.

Bem, já falei demais. Se quiser perguntar algo, talvez eu saiba responder, volta e meia faço essas "indiadas" pelo nosso continente.

#3 DpsTr

DpsTr
  • Usuários
  • 1,699 posts

Posted 06 de September de 2013 - 19:46

Ahhh, uma coisa que esqueci de comentar: de repente vc consegue emitir todos os trechos aéreos com a LAN (para o meu gosto, RIO-LIM-CUZ, CJC-SCL-PUQ, FTE-BUE e BUE/MVD-RIO - qualquer coisa, faz BUE-MVD de buquebus) num só bilhete, e aí provavelmente vá ficar bem mais em conta que comprar tudo separado.

#4 Nugget

Nugget
  • Usuários
  • 67 posts

Posted 07 de September de 2013 - 00:32

Opa !

Excelente, DpsTr !

Já ajuda e muito com as idéias... noção de gastos...

Pois bem, eu terei 20 dias... Penso em gastar uns 15.

Pelo andar da coisa, acredito que preciso de mais tempo para me programar e organizar esse tour. 1 mês tornou-se pouco para organizar tanta coisa, ainda mais com as demandas do dia a dia... (Trabalho, coisas de casa, filho, etc, etc e etc...)

Tudo que andei lendo, me leva para a noção de que preciso de uns 3 meses de organização e concatenação de idéias. 

Por conta disso, e para evitar gastos desnecessários por falta de organização, talvez MP e Atacama fiquem para as próximas férias. 

Vamos ver o que mais a galera tem pra ajudar.

No mais, acho que pra essas férias, só vai rolar Uruguai e Argentina mesmo. Nesse caso, posso me estender mais por estes países e conhecer outras coisas e aprofundar-me mais na cultura local.

Mais uma vez, obrigado e um forte abraço!

#5 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,394 posts

Posted 08 de September de 2013 - 23:21

- "Ver calor" - Leia-se: Deserto do Atacama

Lá é bem frio à noite, esteja preparado para os dois.

Cara, sensacional a sua viagem. Depois posta aqui pra gente saber como foi!!

Abraço!

#6 ViniLeo

ViniLeo
  • Usuários
  • 497 posts

Posted 15 de September de 2013 - 14:19

Trecho interno no Chile tem que se pela Sky ou PAL. A LAN mete a mão nos preços para não-chilenos

#7 Nugget

Nugget
  • Usuários
  • 67 posts

Posted 08 de October de 2013 - 01:09

Senhores,

Muito obrigado pelos feedbacks...

Infelizmente, babou.

Me "agraciaram" com as férias... 3 semanas depois me "desagraciaram"...

No final das contas, mal programei as coisas... pq disseram que não ia rolar as férias...

E AGORA... Estou de férias...

Ô vontade de bater até sangrar o cabelo... hahahahahahahha

Bem... babou tudo, assim sendo, acho que vou ter que me programar para as próximas... infelizmente. :(

Fiquem com Deus!

Abraços!!