Jump to content

Photo

Ajuda para aprender edição de imagens

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
14 replies to this topic

#1 Julio Giunti

Julio Giunti
  • Usuários
  • 206 posts

Posted 18 de September de 2013 - 12:34

Olá!

Recentemente comprei uma Canon T3i com lente 18-55.

Já tenho um mês tirando fotos e gostaria de começar a melhorá-las via PS no caso a versão CS5.

Gostaria que o pessoal desse dicas, links de tutoriais, vídeos e tudo o que eu puder para aprender a dar um upgrade nas minhas fotos!

Obrigado!

#2 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,397 posts

Posted 18 de September de 2013 - 16:43

Cara, o youtube  tem muita dica legal para edição no PS, eles ensinam muita coisa. Dá uma pesquisada lá...

Tem também um guia para edição de fotos no site airliners.net que te orienta muito bem. Para mim, este guia é acima de tudo uma base básica para vc ter uma foto de avião bacana, sem entrar no mérito de enviar a foto para o site ou não. É bem básico mais já é um start para quem não manja e está começando.

http://www.airliners...iting_guide.php

Tem também o rejection guide, que apesar de direcionar a foto para os padrões do A.net apresenta boas dicas para a fotografia. Aqui você descobre problemas que normalmente quem está começando nem vê.

http://www.airliners...ion_reasons.php

No mais, aprenda a usar o levels, o curves, unsharp, hi pass filter, selective color e o contraste.... basicamente, mas bem basicamente mesmo, estes são alguns dos ajustes que você usa para ajustar as fotos.

Faça também uma pesquisa no sub fórum sobre tratamento de imagem que há boas dicas lá também.

Ah, e sempre fotografe em RAW, nunca em JPEG porque o JPEG comprime a imagem e agrega defeitos à ela. Para isso você vai precisar do plugin para o PS poder abrir os arquivos RAW da sua câmera.

Não esqueça também de conhecer bem a sua câmera e saber operá-la. Isso é fundamental.

No mais, uma boa foto depende unicamente da sua criatividade. Uma boa luz costuma ajudar bastante, mas não é regra..... o resto é resto!!

Abraço!!

Edited by 3Setão, 18 de September de 2013 - 16:44 .

#3 Julio Giunti

Julio Giunti
  • Usuários
  • 206 posts

Posted 18 de September de 2013 - 19:44

Já fotografo em raw+jpg. Quando eu tiver craque na edição vou fotografar apenas em raw mesmo!

Vou olhar os sites e ler o fórum!

Obrigado!

#4 mvssr

mvssr
  • Usuários
  • 1,969 posts

Posted 20 de September de 2013 - 12:51

Júlio, tente usar o Lightroom.

Antes eu utilizava o CS5 para editar as fotos. Era resistente para mudar para o lightroom, mas depois que eu mudei, acho muuuuito mais fácil editar/organizar com o CS5.

Qlqr coisa, posso lhe dar os poucos "bizus" que sei...

Ah! A melhor coisa é tirar boas fotos para que precise de menos edições possíveis. O negócio é treinar, treinar e treinar!

#5 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,502 posts

Posted 22 de September de 2013 - 14:22

Quais são as principais diferenças do Lightroom para o CS5 / CS6 ?

#6 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 22 de September de 2013 - 15:00

Quais são as principais diferenças do Lightroom para o CS5 / CS6 ?

O Lightroom é um organizador de imagens, que possui um módulo de processamento, igual ao Camera Raw do PS.

A vantagem é você poder aplicar em várias fotos o mesmo processo, por exemplo. Mas pra mim, ele é matador mesmo na organização. Eu só uso o PS quando preciso editar uma foto específica e o LR não consegue resolver o problema. E o melhor: você seleciona a foto no LR, coloca pra editar e ele já joga direto no PS em TIF, quando você fecha, já tá prontinha no LR.

#7 Road Runner

Road Runner

In Memorian

• Fundador
  • 7,274 posts

Posted 22 de September de 2013 - 19:13

Tem também o rejection guide, que apesar de direcionar a foto para os padrões do A.net apresenta boas dicas para a fotografia. Aqui você descobre problemas que normalmente quem está começando nem vê.

Essa página é 110% voltada para foto de site. Regra do terço e uso de criatividade para arte são coisas que passam looooonge....

#8 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,502 posts

Posted 24 de September de 2013 - 15:44

Essa página é 110% voltada para foto de site. Regra do terço e uso de criatividade para arte são coisas que passam looooonge....

Mas não dá pra negar que, pra quem está começando e não tem noção nenhuma de fotografia, já é uma ajuda. O que não pode é a pessoa que já tem alguma prática ficar bitolada e usar o rejection guide como bíblia.

#9 nao12

nao12
  • Usuários
  • 135 posts

Posted 24 de September de 2013 - 21:00

Existe un video en youtube en donde explica como editar las fotos, solo que no tiene audio.... :anta:

http://www.youtube.c...h?v=JAhjlIqk_tI

#10 Road Runner

Road Runner

In Memorian

• Fundador
  • 7,274 posts

Posted 26 de September de 2013 - 09:53

Mas não dá pra negar que, pra quem está começando e não tem noção nenhuma de fotografia, já é uma ajuda. O que não pode é a pessoa que já tem alguma prática ficar bitolada e usar o rejection guide como bíblia.

Me desculpe, mas o que ele vai aprender não será fotografia mas sim padronização de processo de foto para sites como airliners e JP... 

Quer aprender a fotografar? 

Saia em campo. 

Quer teoria? 

Livros. Cursos. 

Uma dica (da qual sou consumidor há tempos)

http://kelbytraining...cts/photography

Agora basta escolher: ser hobista de foto, ou fotógrafo de sites de aviação. Se a segunda opção for a escolhida o guia do airliners basta. :)

#11 Julio Giunti

Julio Giunti
  • Usuários
  • 206 posts

Posted 30 de September de 2013 - 15:53

Valeu pessoal!

As dicas estão sendo importantes!

#12 Igor Pereira

Igor Pereira
  • Usuários
  • 1,766 posts

Posted 15 de October de 2013 - 00:19

Algumas dicas de um cara conhecido. Workflow.

http://www.youtube.c...h?v=sccx5Gcv3rc

#13 bruno lins

bruno lins
  • Usuários
  • 400 posts

Posted 17 de October de 2013 - 16:59

julio, no meu ponde de vista.

a melhor forma de tratar uma imagem vem antes a foto ser feita.

não quero ser arrogante, não leve para esse lado.

falo isso, porque já perdi muito tempo e foto achando que o photoshop iria me salvar.

o photoshop é muito bom para vc arrumar o foto das fotos e dar pequenos ajustes.

tente regular o balanço do branco na sua maquina, antes de fazer as fotos.

vc vai notar que a foto vai ficar muito melhor e não vai dar aquele afeito pesado de ps na foto.

como essa foto aqui.

5183739033_be72a6da5b_b.jpg

demora um tempo para vc chegar na regulagem correta e tem que treinar muito.

eu tenho uma nikon D50 e a maquina faz muita diferença também, na qualidade da imagem.

tem foto que da certo e efeito, mais com o passar do tempo.

vc vai ver que vc tem um monte de foto que vc achava que estavam boas, e vai perceber que só perdei tempo 

tentando cortar caminho no ps.

como essa foto aqui, quando fiz ela.

achei que estava 100% segui essa linha por um tempo ate eu ver que não era nada do que eu pensava.

5140469554_683714af59_b.jpg

dai voltei para as técnicas dos livros de fotografia e fui estudar mais um pouco sobre luz, foco, profundidade de campo e as fotos foram melhorando.

ate eu chegar na barreira da tecnologia. dai descobri que minha maquina não tinha a qualidade para muitos dos estilos de foto que gosto.

5115741634_6741ef933b_b.jpg

como eu não posso trocar de equipamento tão já, tive que me adaptar com o que eu tenho.

e com isso me fez fazer umas fotos um pouco melhores, já que não abusava do pensamento.

o pensamento que falo é, fazer foto já pensando no ps e não em tirar o máximo da minha maquina.

hoje em dia, consigo brincar melhor com minha maquina.

7306201834_201c65a21c_c.jpg

7216054726_9787dba4ee_c.jpg

e posso te falar que vale a pena saber fazer pequenos ajustes no ps.

mais a foto tem que ser feita na maquina.

já que vc vai acabar tendo que estudar alguma coisa, divida o estudo.

um pouco ps um pouco sua maquina.

vc não vai se arrepender.

7071670793_51d9b020d6_b.jpg

abs 

#14 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,502 posts

Posted 19 de October de 2013 - 15:23

Me desculpe, mas o que ele vai aprender não será fotografia mas sim padronização de processo de foto para sites como airliners e JP... 

Quer aprender a fotografar? 

Saia em campo. 

Quer teoria? 

Livros. Cursos. 

Uma dica (da qual sou consumidor há tempos)

http://kelbytraining...cts/photography

Agora basta escolher: ser hobista de foto, ou fotógrafo de sites de aviação. Se a segunda opção for a escolhida o guia do airliners basta. :)

Eu não falei que o cara vai aprender a ser fotógrafo com o tutorial do Airliners. Até porque nós dois sabemos que "fotografia" é bem diferente daquilo, né Mr. OTMAP!  :lol:

O que eu quis dizer é que lá tem um tutorial fácil e rápido pro cara dar o pontapé inicial. Airliners não ensina fotografia, assim como o "Manual de Jornalismo da Folha" (ou do Estadão) não ensina jornalismo a ninguém. Mas o cara vai ter o básico ali pra poder depois se aprofundar.

Fotografia se aprende realmente em campo, tanto que nós que somos da "geração pré-Airliners" temos um acervo que não é de todo ruim!

Abraço!

#15 sergiotucano

sergiotucano
  • Usuários
  • 1,888 posts

Posted 19 de October de 2013 - 16:01

Fotografia se aprende realmente em campo, tanto que nós que somos da "geração pré-Airliners" temos um acervo que não é de todo ruim!

Melhor um acervo que não serve para o Airlines, porém, com um portfólio de fotos incríveis e marcantes do que um portfólio à Airlines e similares...

ehehehehehe

Hoje o PS e o LR evoluíram muito. Mas pessoalmente não os utilizo, somente o Silkypix para corrigir o RAW e converter em lote. :)