Jump to content

Photo

Como voar no Canadá

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
17 replies to this topic

#1 rgusso

rgusso
  • Usuários
  • 137 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR
  • Data de Nascimento:01/11/1985

Posted 02 de October de 2013 - 10:26

Olá amigos, 

tenho muito interesse em me mudar pro Canadá, e estou atras de informações de alguém que já tenha ido pra lá para voar.

Eu ainda não tenho experiencia de trabalho como piloto, mas ja tirei as carteiras, e queria saber como posso acumular horas lá, visto que as empresas sempre pedem mais de 1500h totais pra quase qualquer emprego.

aproveitando, quero repassar como validar sua carteira brasileira no canada:

http://www.air-hart....nationalcpl.php

detalhe pras 200h pós PP.

Abraços

• H4AT and Hugo Ribeiro like this

#2 H4AT

H4AT
  • Usuários
  • 731 posts
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:16/12/1988

Posted 02 de October de 2013 - 12:49

Pelo pouco que sei, primeiro você precisará convalidar suas habilitações para o FAA e ter o ATPL FAA, após, solicitar via consulado Canadense o Immigrant Status, que é um visto que te permite trabalhar e ter direitos como cidadão Canadense, você poderá convalidar suas habilitações FAA para as habilitações Canadenses, ouvi dizer que dessa forma o processo se torna mais fácil.

Não é simples conseguir esse visto, pois o consulado fará várias entrevistas e lhe pontuará de acordo com sua formação, idade, se levará esposa, se poderão ter filhos canadense e etc. Eles buscam por casais jovens, com formação acadêmica e que possam oferecer ou produzir algo bom para o país.

Em relação a aviação, tenho acompanhado no pprune e Avcanada que eles estão numa situação quase igual ao Brasil, muitos pilotos formados e poucos empregos.
  • rodsvin, Renato Vicente and raverbashing like this

#3 fw190ta152

fw190ta152
  • Usuários
  • 120 posts
  • Interests:German aces of WW II.
  • Cidade/UF/País:Hamburg/Germany
  • Data de Nascimento:14/04/1945

Posted 18 de October de 2013 - 11:14

Confere...

Pouco emprego mesmo.

#4 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,391 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:29/09/1959

Posted 18 de October de 2013 - 14:10

Essa semana fui a uma palestra sobre imigração para o Quebec, por ser uma das províncias que mais estimulam a ida de imigrantes.

Além do fator Francês, que exigem fluência, os custos não são pequenos, no total, para meu caso (casal + 1 filho pequeno) o processo custaria próximo a 10 mil dólares canadenses e demoraria no mínimo 1 ano (considerando que eu e minha esposa já tivéssemos boa fluência em francês).

Fiz uma breve pesquisa no site da Transport Canada, e o que entendi é que exigem cidadania canadense para trabalhar profissionalmente como piloto lá. Para isso, após conseguir o visto de trabalho permanente, a pessoa deve residir lá por no mínimo 2 anos em um período de 5 anos.

Todo o processo funciona por pontos, exigem uma formação técnica ou superior, e as pontuações vão de acordo com as áreas que eles precisam, por exemplo, enfermeiro leva 16 pontos, médico leva 0. Técnico em Pilotagem de Aviões leva 6, na última tabela. Outras coisas contam, como nível de francês (mínimo é B2, com certificado), certificação em inglês, se tem esposa, se tem filhos, etc..

Solteiro tem que somar 50 e poucos pontos, acho que 56. Casal tem que somar 63.

Parece ser um país muito receptivo, acostumado a receber gente de fora, mas, é um processo caro e tem que avaliar as especificidades da nossa área, que sempre tem suas diferenças.

Alguns sites:

http://www.immigrati...exico/index.php

www.quebecnacabeca.com

http://www.canadaint...sil/splash.aspx

http://www.form.serv...languageCode=fr

http://www.tc.gc.ca/eng/menu.htm

• SkyLiner likes this

#5 raverbashing

raverbashing
  • Usuários
  • 2,669 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba PR
  • Data de Nascimento:01/05/1981

Posted 18 de October de 2013 - 14:21

Além do fator Francês, que exigem fluência, os custos não são pequenos, no total, para meu caso (casal + 1 filho pequeno) o processo custaria próximo a 10 mil dólares canadenses e demoraria no mínimo 1 ano (considerando que eu e minha esposa já tivéssemos boa fluência em francês).

Pode colocar 3 anos de processo aí. 

As outras províncias também tem processos específicos delas que podem ser mais interessantes.

Pode-se tentar também ir voar no norte do Canadá, Yukon, Nunavut, parece que há uma aviação "interessante" por aqueles lados (mas não sei os detalhes)

#6 rgusso

rgusso
  • Usuários
  • 137 posts

Posted 18 de October de 2013 - 15:33

eu participei também de uma palestra dessas aqui em Curitiba. A vantagem de ir pra Quebec é que você pode ir sem emprego, e tentar arranjar lá, e pelo que me falaram, vc precisa ficar no minimo um ano lá.

Conversei com o palestrante ao final, e ele me disse que existe muitos empregos na área de manutenção de aeronaves lá, e que ganha excelentes vantagens se vc é formado em um curso como técnico em manu de aeronaves.

Já no caso dos pilotos, ele me disse que depende muito do numero de horas e a aeronave q vc voa( no caso, tem q ter no minimo um Tipo na carteira ), e que a empresa aqui de emigração já mandou 4 'azuis' pra lá que estão muito bem.

Pelo jeito se vc pretende ir pra lá como piloto com 300h, nem se de ao trabalho. O esquema é juntar umas 1500h de jato e aí começar a pensar no caso!

#7 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,391 posts

Posted 18 de October de 2013 - 16:26

Mas existem outras áreas, como Instrução, pequenos taxis, etc... minha ideia, se fosse para tentar ir, era convalidar as carteiras, chegar lá, terminar o que tivesse que terminar e tentar voar como INVA, lá tem muita aviação com anfíbio também, esse tipo de coisa, não ir direto para uma regional ou de bandeira não. Mas, também, não olhei detalhadamente o plano, uma vez que os custos básicos do processo já me complicam por um bom tempo.

#8 rgusso

rgusso
  • Usuários
  • 137 posts

Posted 18 de October de 2013 - 16:53

como tenho inva, mandei alguns email pra escolas de lá perguntando sobre emprego.

Algumas até disseram que tem vagas, mas buscam somente canadenses pra essa posição.

Agora as pequenas é de se pensar né, talvez até fazer o anfíbio por lá. Ou será que seria mais fácil fazer aqui e validar lá?

#9 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,391 posts

Posted 18 de October de 2013 - 18:01

Fazer anfíbio aqui é quase impossível. Melhor por lá mesmo.

#10 scrat

scrat
  • Usuários
  • 154 posts
  • Cidade/UF/País:Somewhere up north....
  • Data de Nascimento:17/02/1985

Posted 18 de October de 2013 - 18:03

Olá amigos, 

tenho muito interesse em me mudar pro Canadá, e estou atras de informações de alguém que já tenha ido pra lá para voar.

Eu ainda não tenho experiencia de trabalho como piloto, mas ja tirei as carteiras, e queria saber como posso acumular horas lá, visto que as empresas sempre pedem mais de 1500h totais pra quase qualquer emprego.

aproveitando, quero repassar como validar sua carteira brasileira no canada:

http://www.air-hart....nationalcpl.php

detalhe pras 200h pós PP.

Abraços

Ola rgusso,

Eu sou Canadense mas estou morando aqui no Brasil. Respondendo um pouco das suas duvidas. Para convalidar as licencas e habilitacoes voce nao precisa convalidar para o FAA pode convalidar diretamente para o Canada, voce tera que fazer duas provas teoricas que sao extramente dificeis (Commercial e Inrat) e depois fazer as horas necessarias e depois das horas um check de PC, um outro check de Multi, e por ultimo um check de IFR, ou seja 3 check. Para trabalhar LEGALMENTE no Canada voce precisa ou ser Canadense ou ser imigrante (permanent status) caso contrario ninguem te contrataria pois existe uma multa em empresas de qualquer area que empregar pessoas ilegais, para certas areas onde ha uma falta de "manpower" o governo da uma licenca temporaria de trabalho mas para a aviacao nao existe esta licensa pois seria ilegal dar uma licenca de trabalho para uma pessoa de fora quando existem pessoas que como eu que nao consegue trabalho la. Hoje em dia esta tao dificil de conseguir emprego la que para se ter uma ideia, para se trabalhar um taxi aereo pequeno no Canada voce tem que trabalhar uns 2 anos na rampa para ai sim conseguir um emprego para voar um cessna ou navajo. As seguradoras estao batendo duro nos taxi aereo para nao contratar os pilotos sem experiencia. Nas grandes empresas aereas eles dizem que o minimo e 1.500 hrs, mas na Air Canada ninguem esta entrando com menos de 4.000 hrs e sei disso pois tenho falado com meu sogro com bastante frequencia. Apesar do Canada ser um pais grande o mercado de aviacao la ainda e muito pequeno quando se comparado com USA, Asia, Oriente Medio e Europa. Eu terminei a universidade ano passado, e nao so eu sai do Canada para procurar emprego como quase todos os meus amigos, alguns estao na Asia, outros na Africa, um na Colombia, e os que ficaram ou estao desempregado ou estao trabalhando como inva, eu nao estou querendo te desencorajar, mas se voce nao e de la, a melhor coisa que voce pode fazer e estudar muito, conseguir juntar bastante horas, e ir voar um dia na Asia, no oriente medio lugares onde voce so precisa ser bom, e ter as horas, porem nao precisa ser imigrante ou cidadao.

abracos, 

• GLK and H4AT like this

#11 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,391 posts

Posted 18 de October de 2013 - 18:49

Desanimou... rs

#12 scrat

scrat
  • Usuários
  • 154 posts

Posted 18 de October de 2013 - 19:06

Desanimou... rs

Thales desanimou o que cara, voce e um dos caras mais expertos aqui neste forum na minha modesta opiniao. Mas como disse USA, Europa sao bons sao, porem, Asia, oriente medio, estes paises estao bombando, contratando pilotos, comprando mais e mais avioes esse e o caminho.

#13 rgusso

rgusso
  • Usuários
  • 137 posts

Posted 24 de October de 2013 - 10:17

Fala Scrat, valeu pela resposta!

Apesar de tudo, eu sempre encontro vagas como estas: http://westwindaviat.../jobs/5139.html

Jetstream First Officer - Saskatoon

800 Hours Total Flight Time
300 Hours Multi Engine
100   Hours PIC
os requisitos sao bem baixos, mas me pergunto será que eles aceitam a gente que é de fora?

abraços

#14 Jungle Pilot

Jungle Pilot
  • Usuários
  • 204 posts
  • Cidade/UF/País:Pará
  • Data de Nascimento:27/12/1976

Posted 24 de October de 2013 - 11:56

Dá uma lida nesse fórum.....Filtrando o mau-humor do cara, dá obter informações importantes.

Abs !

http://www.pprune.or...job-canada.html

#15 scrat

scrat
  • Usuários
  • 154 posts

Posted 24 de October de 2013 - 20:49

Fala Scrat, valeu pela resposta!

Apesar de tudo, eu sempre encontro vagas como estas: http://westwindaviat.../jobs/5139.html

Jetstream First Officer - Saskatoon

800 Hours Total Flight Time
300 Hours Multi Engine
100   Hours PIC
os requisitos sao bem baixos, mas me pergunto será que eles aceitam a gente que é de fora?

abraços

Ola rgusso tudo bom,

Eu vou ser sincero com voce, sem chances, primeiro voce tem que ser ou Canadense ou Imigrante, convalidacao apenas voce gastara uns Can$15.000 no minimo(este valar em Dollar 2.07) ja existem muitos pilotos no Canada desempregado, como disse no meu primeiro post, eu tenho amigos trabalhando ha mais de um ano na rampa em empresa de taxi aereo e outros trabalhando como inva, e esses que estao trabalhando como inva so terao uma chance quando tiverem umas 1.800 hrs ou mais. Cessna Caravan, King Air em taxi aereo la no Canada e apenas  1 piloto so, no Brasil sao 2 pilotos. Como disse no outro post, eu sou Canadense, falo Ingles fluentemente, fiz todo o curso la e nao consigo emprego, consigo emprego para trabalhar na rampa por uns 2 anos ou mais e dai poder ter a chance de comecar em um Seneca. O custo de vida no Canada e alto, o aluguel de 1 quarto, apenas 1 quarto e de $600 a $800, comida e caro, as empresas de taxi sao quase todas no extremo norte do Canada onde as temperatura chegam a -45 no meio do inverno (imagina tralhar na rampa o dia todo nesse frio e ganhando $800). Sobre os minimos na West Wind Aviation, sao de 800hrs parece que e facil de ser contratado mas nao e, e vou te dizer o porque, como disse anteriormente, os minimos na Air Canada sao 1.500hrs, porem, NINGUEM entra com no minimo 4.000hrs e digo isso porque estou por dentro do pessoal novo que esta entrando, a media de idade para entrar na Air Canada e de 39 anos. Outro fator que dificultaria a contratacao de alguem de fora, vamos supor que tenha uma vaga para voar Jetstream, voce tem 2.000 hrs sendo que dessas voce voou ATR, King Air, e Brasilia  e tem alguem la do Canada com 1.500 hrs (maior aviao voado e um Seneca) em uma entrevista voce deveria levar vantagem pois tem experiencia com turbo-prop, multi crew, linha aerea e mais de 500 hrs a mais que o outro candidato, porem eu posso te garantir que eles contratariam a pessoa de la pois a pessoa tem experiencia com o rigoroso inverno, voo em temperaturas frisantes, a pessoa por ser de la conhece o extremo norte do Canada e sabe onde esta se metendo,  amanha ou depois nao vai reclamar que e muito frio e ganha apenas $1.000 e por ultimo e o mais triste e que eles sao um pouco preconceituosos. Rgusso, a decisao final e sua, como disse anteriormente eu sou de la e nao consigo emprego, os meus amigos que se formaram comigo estao fora do Canada eu acho que tudo isso deveria pesar na sua decisao final.

abracos,

#16 scrat

scrat
  • Usuários
  • 154 posts

Posted 24 de October de 2013 - 20:51

P.S. desculpem o meu Portugues.

#17 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 255 posts
  • Cidade/UF/País:Nova Friburgo/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:06/04/1979

Posted 14 de April de 2017 - 13:50

Desculpem por desenterrar o tópico, mas como anda o mercado canadense relativo a aviação? Continua na mesma?

#18 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,391 posts

Posted 03 de January de 2018 - 22:07

O que ando lendo no AvCanada é que o mercado lá está bem aquecido. Um amigo foi perguntar sobre convalidação de carteiras em uma escola e já saiu de lá com proposta de emprego para quando fizesse o Flight Instructor, para ter idéia.