Jump to content

Photo

vale a pena comprar um avião?

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
57 replies to this topic

#1 rgusso

rgusso
  • Usuários
  • 135 posts

Posted 05 de November de 2013 - 14:48

Qual o limite para uma empresa deixar de voar seus funcionários pela linha aérea e comprar um avião ?

Será que vale a pena?

#2 Rlabreu

Rlabreu
  • Usuários
  • 535 posts

Posted 05 de November de 2013 - 15:25

Para funcionários "normais" que voam em Y eu acho que não vale a pena.

Talvez se tiver um bom número de altos executivos que voam mais de 2  vezes por mes de C e F.

#3 Pintassilgo

Pintassilgo
  • Desligados
  • 441 posts

Posted 05 de November de 2013 - 15:57

Gusso, acho que não tem como dar uma resposta generalizada para esta pergunta.

Acredito que seria muito especifico de cada empresa: Para onde quer voar, quanto quer voar, com qual rapidez/disponibilidade, qual o custo de não chegar no destino, qual a previsibilidade de cada viagem para que possa comprar passagem antes, etc.

#4 rgusso

rgusso
  • Usuários
  • 135 posts

Posted 05 de November de 2013 - 16:16

esses dados eu estou levantando, a principio seriam voos somente regiao sul do brasil, normalmente 2 pax com uma frequencia de no min 2x por semana, sendo esses decididos em cima da hora, ou seja, um dia antes. Aí as passagens ficam caras! E também sao regioes onde as linhas nao vooam, fazendo com que ainda tenha q alugar um carro, etc

Tirando o preço da compra da aeronave, queria saber os custos de manutenção, taxas, hangaragem, piloto, etc para poder por no papel e ver o que é melhor

#5 rgusso

rgusso
  • Usuários
  • 135 posts

Posted 05 de November de 2013 - 16:18

postei aqui pq me fizeram esta pergunta e estao esperando uma resposta  :gira:

#6 Pintassilgo

Pintassilgo
  • Desligados
  • 441 posts

Posted 05 de November de 2013 - 16:19

esses dados eu estou levantando, a principio seriam voos somente regiao sul do brasil, normalmente 2 pax com uma frequencia de no min 2x por semana, sendo esses decididos em cima da hora, ou seja, um dia antes. Aí as passagens ficam caras! E também sao regioes onde as linhas nao vooam, fazendo com que ainda tenha q alugar um carro, etc

Tirando o preço da compra da aeronave, queria saber os custos de manutenção, taxas, hangaragem, piloto, etc para poder por no papel e ver o que é melhor

Bom, eu não tenho os dados, mas pela utilização que você coloca, não teria muito como não ter este avião.

Talvez um Cirrus dê conta do recado, mas geralmente executivos não gostam nem do bimotor convencional, quanto mais um monomotor.

Uma saída boa é ter a propriedade compartilhada.

Conheço casos de empresários que compraram RV-10 e Cirrus em 8 pessoas, e repartem a manutenção e utilização.

#7 Pintassilgo

Pintassilgo
  • Desligados
  • 441 posts

Posted 05 de November de 2013 - 16:28

postei aqui pq me fizeram esta pergunta e estao esperando uma resposta  :gira:

Se quem te perguntou é um empresário que queira uma resposta pra tomar uma decisão de compra, acredito que aqui não seja o melhor lugar para esta resposta, apesar de que com certeza tenha alguém que possa lhe indicar um bom consultor da área.

Eu ajudei um amigo empresário uma vez numa decisão destas, mas minha atuação limitou-se a opiniões técnicas e operacionais de cada aeronave. O levantamento de custos, taxas, etc, partiu dele mesmo.

Veja bem que nesta escolha, até mesmo a opinião do seguro deste executivo (falo de seguro pessoal, não da aeronave), conta pra escolha.

Uma sugestão de empresa que pode ajudar (não conheço ninguém de lá, mas sei que fazem este serviço,e até podem achar o avião)

http://www.gruposwa.com/

https://www.facebook...ruposwa?fref=ts

abç

#8 rgusso

rgusso
  • Usuários
  • 135 posts

Posted 05 de November de 2013 - 16:42

Se quem te perguntou é um empresário que queira uma resposta pra tomar uma decisão de compra, acredito que aqui não seja o melhor lugar para esta resposta, apesar de que com certeza tenha alguém que possa lhe indicar um bom consultor da área.

Eu ajudei um amigo empresário uma vez numa decisão destas, mas minha atuação limitou-se a opiniões técnicas e operacionais de cada aeronave. O levantamento de custos, taxas, etc, partiu dele mesmo.

Veja bem que nesta escolha, até mesmo a opinião do seguro deste executivo (falo de seguro pessoal, não da aeronave), conta pra escolha.

Uma sugestão de empresa que pode ajudar (não conheço ninguém de lá, mas sei que fazem este serviço,e até podem achar o avião)

http://www.gruposwa.com/

https://www.facebook...ruposwa?fref=ts

abç

Cara valeu pela ajuda,

nao acredito que ele esteja esperando uma resposta para tomar uma decisao, apenas me perguntou pq sabe q eu sou piloto.

pelo menos agora tenho no que me basear qndo falar com ele.

abs

#9 PR-JJV

PR-JJV
  • Usuários
  • 6,962 posts

Posted 05 de November de 2013 - 17:02

A Vale é um bom exemplo de que vale a pena tanto para o pessoal normal como para o pessoal que voa nos Global's.

#10 Pintassilgo

Pintassilgo
  • Desligados
  • 441 posts

Posted 05 de November de 2013 - 17:07

A Vale é um bom exemplo de que vale a pena tanto para o pessoal normal como para o pessoal que voa nos Global's.

Dá uma olhada lá. Já venderam o Legacy e pararam o E135.

Até lá, varia de acordo com o momento econômico, bem como os projetos em andamento.

O E135, por exemplo, foi usado no começo do projeto Angola. Hoje já não mais.

#11 monks

monks
  • Usuários
  • 276 posts

Posted 05 de November de 2013 - 17:43

Olha achei uma planilha de um King A

#12 PR-JJV

PR-JJV
  • Usuários
  • 6,962 posts

Posted 05 de November de 2013 - 18:00

Dá uma olhada lá. Já venderam o Legacy e pararam o E135.

Até lá, varia de acordo com o momento econômico, bem como os projetos em andamento.

O E135, por exemplo, foi usado no começo do projeto Angola. Hoje já não mais.

Sim! Exatamente... Varia de acordo com o momento econômico e projetos. PERFEITA colocação... Mas citei a vale por que é um exemplo claro da rentabilidade de ter aeronaves tanto pros funcionários como para os executivos. Só mesmo para exemplificar.

#13 monks

monks
  • Usuários
  • 276 posts

Posted 05 de November de 2013 - 18:13

Olha achei uma planilha de um King

Ops! digitei errado.

Tenho uma planilha aqui com custos operacionais de um King B200 , em resumo mostra um gasto médio de 25 mil por mês para manter a aeronave.

Imagina para manter um falcon 900.

Tem que ter muita pica($$).

#14 CaioPici

CaioPici
  • Usuários
  • 89 posts

Posted 05 de November de 2013 - 18:14

Uma vez me perguntaram a mesma coisa e eu não soube responder, mesmo com 2 anos de Administração e bom conhecimento sobre valores de aviões.

O legal mesmo seria conseguir planilhas de aeronaves, monomotor, bimotor e turbo hélice. Elas responderiam bem, se os números forem comparados num gráfico de curvas QUAL O PONTO EXATO de se comprar um avião e QUE AVIÃO utilizar nas operações.

Será que algum colega tem?

Sent from my iPad using Tapatalk

#15 rgusso

rgusso
  • Usuários
  • 135 posts

Posted 05 de November de 2013 - 18:25

Uma vez me perguntaram a mesma coisa e eu não soube responder, mesmo com 2 anos de Administração e bom conhecimento sobre valores de aviões.

O legal mesmo seria conseguir planilhas de aeronaves, monomotor, bimotor e turbo hélice. Elas responderiam bem, se os números forem comparados num gráfico de curvas QUAL O PONTO EXATO de se comprar um avião e QUE AVIÃO utilizar nas operações.

Será que algum colega tem?

Sent from my iPad using Tapatalk

era exatamente o que eu queria.

até acho que um king é muito no meu caso, acho q um baron já daria conta. 

se eu conseguisse esses valores, eu montaria uma tabela sem dificuldade, e até da pra postar aqui. Só precisaria levantar quais dados sao relevantes.

Alguém topa compartilhar essas ideias pra montar uma?

abs

#16 monks

monks
  • Usuários
  • 276 posts

Posted 05 de November de 2013 - 19:37

http://www.arquivosa...-aeronaves.html

Planilhas de custo do Sêneca II, Coriscos e Sertanejo.

Créditos: Fred Mesquita do blog arquivos aeronáuticos.

:joinha:

#17 rodsvin

rodsvin
  • Usuários
  • 524 posts

Posted 05 de November de 2013 - 20:49

http://www.arquivosa...-aeronaves.html

Planilhas de custo do Sêneca II, Coriscos e Sertanejo.

Créditos: Fred Mesquita do blog arquivos aeronáuticos.

:joinha:

é uma planilha meio grosseira so para ter uma leve ideia de gastos, nao considera seguro e nao considera um valor de taxa mais compativel com a operação da aeronave, mas da pra ter uma ideia....

Eu acho que no caso de uma nova aquisição vale a pena investir em uma empresa de consultoria para nao fazer caca... mas por essa tabela da pra ter uma ideia de leve de gastos...

;)

#18 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,340 posts

Posted 05 de November de 2013 - 23:16

Se ele está pensando em ter um avião para a empresa, o custo já passou o limite do aceitavel.

O problema é o quanto ele está disposto a pagar (e seu custo de operação).

Monomotor tem seus problemas, bi motores tem seus gastos.

aproximadamente o custo por km voado para um seneca vai variar entre 5-6 reais por km voado.

quase ctza que um c90 vai para a casa dos 10 á 15 reais o km.

O problema é hoje um cirrus tem um custo perto de 4km e uma velocidade maior que a do seneca e quase igual a do baron.

O contra do cirrus hoje é a falta de um wx radar. se não ia ser cirrus para todo o lado.

por fim esbarrei nessa tabela de comparação

http://www.jetprop.c...comparativa.pdf

eu adicionaria ai no minimo 1 real a mais para os valores da tabela porque não sei de quando é essa tabela.

#19 rgusso

rgusso
  • Usuários
  • 135 posts

Posted 06 de November de 2013 - 07:12

essa tabela é de 2 anos atras.

Será que muda tanto assim?

#20 rodsvin

rodsvin
  • Usuários
  • 524 posts

Posted 06 de November de 2013 - 09:21

O dolar de 2 anos atrás era 1,80 hoje ta 2,30 ,, o combustivel ele considerou 3,80 , 3,85 ta dentro da media ainda... seguro pode ter aumentado um pouco, considerando a inflação média de 6,5% ao ano com certeza aumentou entre 0,50 a 1 real por KM voado mas também é uma estimativa de gastos, pq não considera tarifas aéreas que deve ser em torno de 5 a 10% do custo + - dependendo de onde vc opera....

Mas uma tabela muito melhor que a anterior mais realista ;D