Jump to content

Photo

Cessna 172

Custo hora voada

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
14 replies to this topic

#1 Thales Coelho

Thales Coelho
  • Moderador
  • 4,964 posts
  • Interests:Aviação real e virtual, amigos, fotografia...
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/04/1989

Posted 09 de December de 2013 - 21:13

Prezados,

Um amigo está querendo comprar um Cessna 172, e precisa ter uma ideia básica do custo de manter a máquina.

É um Cessna 172P, coma motor 160HP, faz 35L/H de AVGAS.

Ele é piloto e a aeronave ficará hangarada sem custos, fora da Terminal Belo Horizonte. Basicamente, os custos dele serão o combustível, óleo, os serviços de manutenção, e as taxas que incorrem na propriedade de uma pequena aeronave.

Queria ter uma noção desses custos, quanto fica, numa média, uma IAM, uma 50 horas, uma 100 horas, um TBO, e uma base das taxas a serem pagas regularmente. Sei que, por exemplo, o RETA fechou em R$703,00.

O avião está com muita hora disponível, IAM recente (Agosto), RETA fez semana passada.

Queria uma ajuda ai do pessoal, para determinar quanto vai custar essa brincadeira.

Abraços a todos!

#2 rodsvin

rodsvin
  • Usuários
  • 521 posts
  • Cidade/UF/País:Br
  • Data de Nascimento:01/01/1800

Posted 10 de December de 2013 - 14:49

Reduzindo a mistura dentro da performance do avião da pra gastar 8 a 10 gal/hora , media de 30L/H a 35L/H

Avgas por hora = 4,00rs/litro media = 120 a 140 por hora

Óleo - 1L = 25,00 ( vai usar 1L a cada 2 ou 4 horas depende de como esta o motor as vezes nao queima nada de óleo... ) de 6,25 a 12,50 por hora de v

25h   - media de 500 reais       20 reais por hora       

50h   - media de 800 reais     16 reais por hora 

100h - media de 1500 reais     15 reais por hora

IAM    - 1000 reais media...

Licença de se estação (FISTEL) anualmente = 50 reais (( inicial 334,08 ))

a cada 5 anos se não me engano CA, CM 56+56 = 112 reais

seguro de casco.. ai vai variar mesmo de acordo com perfil e experiencia... melhor ligar na seguradora =)

custo por hora de voo = de 300 a 325 reais :D  + a IAM dependendo da sua media de voo... 

(( preços de manutenção pode variar bastante de região pra região de mecânica pra mecânica, procure se informar bem as vezes vale a pena levar o aviao longe em lugar caro gastar mais pra ter o aviao bom e antes ! muito cuidado com manutenção !

Taxas de navegação e rádio , depende de que aeroporto você vai operar, se vc sempre operar em aerodromo não controlado não chamar controle não chamar torre não passar plano de voo vai vir uma mixaria de taxas se vier algo... se vc for operar em aerodromo controlado, pense que quanto mais auxilios tiver no aeroporto mais caro vai ser a brincadeira rsrs... no site do decea tem a tabela de preços por PMD (peso maximo de decolagem), tarifas de pouso e de auxilio navegação e radio etc...

http://servicos.dece...fm?i=legislacao

:) Divirta-se

Se quiser os valores exatos ligue em uma oficina autorizada de manutenção... :)

Eu sei que em pará de minas tem uma que dizem ser boa... não faço ideia... 

Em americana SP tem a baburich que dizem ser boa... tb não sei na prática..

Motores tem uma boa em salvador !

Da uma pesquisada com as oficinas que os valores ficam mais reais ... é uma média ai só ;)

#3 rodsvin

rodsvin
  • Usuários
  • 521 posts

Posted 10 de December de 2013 - 15:00

I caraca 50 - 800 rsrs 16 por hora nao 160... nao da pra editar :D auhauhauhauh

250 a 300 de custo por hora...

vlw rrsrsrsrs

#4 Thales Coelho

Thales Coelho
  • Moderador
  • 4,964 posts

Posted 10 de December de 2013 - 15:27

Maravilha comando!

Só na parte de manutenção que agora fiquei na dúvida. O pessoal da TBA lá de Pará de Minas me passou os valores de mão de obra para 50, 100 e IAM:

50 horas - R$1750.00

100 horas - R$3080.00

IAM - R$1980.00

Achei caro esses valores, ainda mais que são só de mão de obra, ainda tem as peças, fluidos, etc...

Aproveitando o tópico, é possível fazer panorâmicos com esse avião? Como funciona esse serviço, qual a regulação para ele?

#5 rodsvin

rodsvin
  • Usuários
  • 521 posts

Posted 10 de December de 2013 - 16:11

è meus preços estão um pouco desatualizados rsrs...

Essa segunda pergunta é uma duvida minha também, pois creio que a aeronave tem que estar registrada como taxi aéreo ou instrução ou transporte aereo não regular, e deve ter uma empresa aberta especifica para tal deve ter cnpj recolher impostos e tudo...

Deve ser bem complicado,,,,  mas a maioria das pessoas que fazem voo panoramico não são nada regularizadas para tal, sendo cobrado o custo da hora de voo as vezes até um lucro... rsrs

O correto sempre é mais dificil e mais custoso e nesse caso nao vale a pena nem ficar correto e nem fazer da forma incorreta pq se alguem pega ai o prejuizo é maior :D 

Uma das formas de ganhar dinheiro com uma aeronave dessas é arrendar a um aeroclube... mas se o objetivo é fazer horas... ai negão pra ficar dentro da lei é caro, mas nada impede de uma vez ou outra você levar alguem para um passeio e a pessoa pagar, só caracteriza negocio se o fiscal quiser sabe como é né brasil hauhauhauhuahuha 

;D vamos ver se alguem tem mais ideias rsrs 

abraço !

#6 Thales Coelho

Thales Coelho
  • Moderador
  • 4,964 posts

Posted 10 de December de 2013 - 16:24

Pois e, complicado. Acaba que legal inviabiliza, e ilegal nao e a nossa praia, nem deke como proprietario nem minha como amigo. Sem contar que eu sou cagao, toda vez que sai da regra, rodei. Vamos vendo!

A questao nesmo e a manutencao. Eu achei Muito caro!

#7 AGPILOT

AGPILOT
  • Usuários
  • 1,037 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 11 de December de 2013 - 12:12

Esses preços da oficina já devem estar com as taxas da ANAC, por isso dos valores.

#8 Thales Coelho

Thales Coelho
  • Moderador
  • 4,964 posts

Posted 11 de December de 2013 - 20:36

E para tudo, tem uma taxa (salgada) da ANAC. Ohh beleza!

#9 Thales Coelho

Thales Coelho
  • Moderador
  • 4,964 posts

Posted 14 de February de 2017 - 00:23

Não querendo concorrer ao prêmio mas já desenterrando...

igyrk2.jpg

Surgiu novamente o assunto de um 172 ou Tupi por aqui.

Alguém poderia dar uma luz aos custos de manter uma aeronave desse tipo, principalmente no que tange a manutenção e as taxas/impostos.

Preço de compra, consumo de combustível e hangaragem eu tenho uma boa noção, mas manutenção e taxas, não entendo nada.

Obrigado.

#10 Cmt Eduardo Pqd

Cmt Eduardo Pqd
  • Usuários
  • 157 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP
  • Data de Nascimento:03/02/1977

Posted 14 de February de 2017 - 09:41

Cessna 172 1980 com umas 1600 horas para voar está em torno de 270.000, consome em media 35 litros, onde abasteço o preco está R$ 6,75 reais o litro. revisão de 50 horas sai uns 1100 reais, a IAM uns 2500 e a revisao de 100horas uns 3000. Sem falar que existem varios componentes que vencem por horas as famosas revisoes de 500 horas de magnetos, alternador, starter, transponder, modo C, e e outros. A revisao de magnetos sai por volta de 6000 reais os dois, de starter e alternador, modo C, e transponder sai 500 reais cada.

A overhall sai por volta 80.000 reais a dollar de hoje.

Quando voce verifica esses custos chega a conclusao do por que as escolas cobram caro na hora de voo, principalmente eixo Rio- Sao paulo. Aí um camarada fala mas onde voo é muito mais barato os valores, sim voce consegue, mas quem voa em sampa nao vai levar o aviao para para de minas ou cucui de las palomas para fazer a revisao de 50 horas, ou para abastecer.

#11 Thales Coelho

Thales Coelho
  • Moderador
  • 4,964 posts

Posted 14 de February de 2017 - 10:34

Eduardo Pqd, obrigado pelas informações. Overhall que o sr. fala, é o que o pessoal chama de TBO, correto? Normalmente vence com 2000h, não é isso? Mesmo um 172 não sai barato não, mas também não é impossível...

Complicado são os imprevistos.

#12 Cmt Eduardo Pqd

Cmt Eduardo Pqd
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 14 de February de 2017 - 15:10

isso para o motor do 172 sao 2000 horas, sem falar dos custos que falei tem o que voce citou os imprevistos de queima de farol, pneu, magneto que queima a bobina e dreno que começa a vazar do nada , e esses gastos imprevistos tambem são dispendiosos, quando se começa a fazer as contas verifica-se que o valor da hora somando custos de manutenção previstos e imprevistos e combustível se tornam altos mesmo pra um cessninha 152 ou 172.

Para quem na é de aeroclube soma-se o pagamento do hangar, taxas aeroportuárias, esqueci de falar do seguro RETA.

#13 Cmt Eduardo Pqd

Cmt Eduardo Pqd
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 14 de February de 2017 - 15:12

Quando se raciocina com expectativa de manutenção somente em relação ao overhall de motor e helice já se tem um custo de R$ 47,5 reais por hora, sem agregar nesse valor a expectativa de revisoes.

• Peterson Ramos likes this

#14 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 8,041 posts
  • Cidade/UF/País:SBCF
  • Data de Nascimento:04/11/1933

Posted 13 de March de 2017 - 17:09

Resumindo, avião e mulher loira (original) tem quem pode!

#15 Cmt Eduardo Pqd

Cmt Eduardo Pqd
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 14 de March de 2017 - 13:09

Resumindo, avião e mulher loira (original) tem quem pode!

É por aí..

• Thales Coelho likes this