Jump to content


Photo

Fumaça reinicia atividades de olho no retorno das apresentações, em 2014


This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
87 replies to this topic

#41 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,902 posts

Posted 18 de January de 2015 - 18:44

Na verdade, esses números não são fixos.

Dependem muito do desempenho dos aviões, com o passar das demonstrações, entre outros fatores.

É possível, por exemplo, o #4, virar o #1, e por aí vai.



#42 GILMACACO

GILMACACO
  • Usuários
  • 775 posts

Posted 21 de January de 2015 - 13:09

Alguem sabe me informar se e quais os DVDs ou BDs que o EDA já lançou? Tenho o DVD "Asas e Coração", existe algum outro? Obrigado.



#43 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,098 posts

Posted 21 de January de 2015 - 15:35

Alguem sabe me informar se e quais os DVDs ou BDs que o EDA já lançou? Tenho o DVD "Asas e Coração", existe algum outro? Obrigado.

Prezado GILMACACO

"Esquadrilha da Fumaça 97" edição comemorativa aos 45 anos.  

DVD duplo " No céu do Brasil"

 

Veja: http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/

 


Edited by jambock, 21 de January de 2015 - 15:52 .


#44 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,098 posts

Posted 17 de May de 2015 - 11:11

Meus prezados
Esquadrilha da Fumaça completa 63 anos
Oficialmente designada como Esquadrão de Demonstração Aérea, a esquadrilha já realizou quase quatro mil apresentações

Há 63 anos, a Esquadrilha da Fumaça (EDA) realizava sua primeira demonstração aérea, liderada pelo Capitão Mário Sobrinho Domenech. O momento histórico aconteceu na Escola de Aeronáutica no Rio de Janeiro, durante uma solenidade militar que contou com a presença de diversas delegações estrangeiras.
Depois de atingir quase quatro mil apresentações aéreas e visitar mais de vinte países, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) é uma das instituições que mais representam a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) em âmbitos nacional e internacional, sempre incentivando o sentimento de patriotismo e estimulando a vocação aeronáutica nas pessoas.
Reunidos em torno da aeronave A-29 Super Tucano e sobre o símbolo da Esquadrilha pintado no chão do hangar, a equipe participou, na manhã do dia 14 de maio, da “Benção das Aeronaves”. O Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Academia da Força Aérea (AFA), Tenente-Coronel Capelão Paulo de Anchieta Lopes, conduziu o culto ecumênico e abençoou a aeronave, símbolo do trabalho de toda a equipe. “A benção é uma manifestação de fé, um desejo de os militares construírem a história do esquadrão com a proteção divina, de acordo com a crença de cada um”, disse.
Após o momento religioso, o Comandante do EDA, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso, frisou a importância da data. "Devemos celebrar o dia do aniversário em nome de todas as gerações que merecem ser lembradas pela dedicação abnegada ao esquadrão por mais de seis décadas de história. Parabéns, Fumaça", ressaltou.
i155158511153431.jpg
i1551585112118915.jpg
i1551585113145135.jpg
Fonte: EDA via CECOMSAER 15 MAI 2015

Parabéns! Vida longa à Fumaça!



#45 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 747 posts

Posted 18 de May de 2015 - 08:53

Será que reiniciam as apresentações nesse ano de 2015?



#46 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,098 posts

Posted 28 de May de 2015 - 13:21

Meus prezados

Vídeo conta histórias e bastidores do Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB
O documentário estreiou nesta terça (26/05), às 19h30, no Canal Brasil
Cena da Esquadrilha da Fumaça  Arquivo EDA Grandes viagens, histórias inesquecíveis e shows aéreos internacionais serão alguns dos temas do documentário “Asas e Coração - Revelando A Esquadrilha da Fumaça”. Os telespectadores puderam conhecer um pouco mais sobre os bastidores e o dia a dia do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira, localizado em Pirassununga, interior de São Paulo. O vídeo estreiou nesta terça-feira (26/05), às 19h30, no Canal Brasil.

O registro acompanha a esquadrilha em algumas das principais demonstrações e viagens no Brasil e no exterior durante um ano. “O resultado é um documentário que revela detalhes inéditos do cotidiano do esquadrão, humanizando os profissionais que se dedicam ao cumprimento de sua missão”, revela um dos diretores da produção, Fabio Modena.

O documentário mostra imagens durante os voos e revela ângulos diferentes que convidam o espectador a acompanhar de perto as acrobacias do esquadrão. A produção traz cenas memoráveis, como o sobrevoo sobre o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ou junto à Estátua da Liberdade, em Nova Yorque. Entre os shows aéreos, destacam-se as participações em eventos com os “Blue Angels” e os “Thunderbirds”, esquadrões de demonstração aérea norte-americanos.

Filme: Asas e Coração - Revelando A Esquadrilha da Fumaça

Direção: Fabio Modena, Nereu Cerdeira e Paulo Viana

Estreia: Terça (26/05), às 19h30

Confira mais informações nos endereços eletrônicos: www.canalbrasil.globo.com e https://pt-br.facebo...om/canal.brasil

Fonte: EDA  26/05/2015 15:19h



#47 Leonardo PoA

Leonardo PoA
  • Usuários
  • 1,689 posts

Posted 28 de May de 2015 - 15:35

Será que reiniciam as apresentações nesse ano de 2015?

 

Essa é a pergunta que vale 1 milhão!!! 

 

Minha opinião é que só no 2o semestre de 2016...



#48 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,902 posts

Posted 08 de June de 2015 - 01:07

Antes.

Talvez esse ano, segundo semestre.

Mas ainda sem previsão.

Já houve 3 treinamentos full demo na vertical da AFA. Está maravilhoso. Encaixes perfeitos, manobras bonitas, o urro do A-29 combinando muito com o perfil da demo, e o Lancevak.....ah o Lancevak....

 

Em breve.

 



#49 MLN-SJP

MLN-SJP
  • Moderador
  • 4,260 posts

Posted 10 de June de 2015 - 18:49

Antes.

Talvez esse ano, segundo semestre.

Mas ainda sem previsão.
Já houve 3 treinamentos full demo na vertical da AFA. Está maravilhoso. Encaixes perfeitos, manobras bonitas, o urro do A-29 combinando muito com o perfil da demo, e o Lancevak.....ah o Lancevak....
 
Em breve.

 


Qual era a previsao antes? esta no tempo, atrasado, adiantado, etc...

Me parece um tempo muito longo, mas tenho certeza da competencia e profissionalismo da halera do EDA

#50 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,902 posts

Posted 19 de June de 2015 - 12:00

MLN

 

O EDA não colocou prazo específico para voltar. Existe um cronograma operacional que foi atingido, e agora, há a necessidade de ajustar à nova logística.

A demonstração em si já está pronta. Conforme lhes disse, o EDA já voa com 7 aeronaves.

Haverá a necessidade de uma aeronave de apoio, pelo fato dos mecânicos não irem mais a bordo das aeronaves em deslocamento, bem como também a necessidade de instalação/retirada constante dos tanques suplementares, e por aí vai.

 

Tá tudo pronto. 

Em breve, em breve ..... 



#51 Ariomester

Ariomester
  • Usuários
  • 62 posts

Posted 01 de July de 2015 - 10:41

Uma dúvida - o EDA mudou os displays de bom tempo/mau tempo que faziam com os T27 para voar com os A29? Ou serão os mesmos displays acrescidos do Lancevaque?



#52 Lucas Gabardo

Lucas Gabardo
  • Usuários
  • 2,066 posts

Posted 02 de July de 2015 - 20:46

Boatos que sábado tem a primeira apresentação do EDA com A-29 na EAB,



#53 Lucas Gabardo

Lucas Gabardo
  • Usuários
  • 2,066 posts

Posted 03 de July de 2015 - 10:12

Corrigindo a info anterior, o sábado seria da semana que vem, a feira vai de 09 a 12/07. A apresentação poderá ser no Domingo também, várias fontes estão comentando, então eu acho que já está tudo certo.

 

Já era hora.



#54 Ariomester

Ariomester
  • Usuários
  • 62 posts

Posted 03 de July de 2015 - 12:43

Na página do EDA no Facebook postaram algo sobre um voo realizado agora há pouco que marcou a conclusão da implantação do A-29. Alguém sabe mais detalhes?



#55 Lucas Gabardo

Lucas Gabardo
  • Usuários
  • 2,066 posts

Posted 03 de July de 2015 - 14:04

Foi hoje no espadim da AFA pelo que fiquei sabendo. Rolou lancevak.


Edited by Lucas Gabardo, 03 de July de 2015 - 14:04 .


#56 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,098 posts

Posted 03 de July de 2015 - 16:39

Meus prezados

A FUMAÇA VOLTOU

14982576129_5c9aea9630_b.jpg

Esquadrão faz primeira demonstração com A-29 Super Tucano
Apresentação foi realizada na manhã desta sexta-feira (03/07) durante cerimônia na AFA
 

A Esquadrilha da Fumaça realizou, na manhã desta sexta-feira (03/07), sua primeira apresentação após a substituição da aeronave T-27 Tucano pelo A-29 Super Tucano. A demonstração aconteceu durante a cerimônia de entrega de espadim aos cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
O comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou como foi retomar as atividades com o novo avião. “Foi uma honra porque foram dois anos de implantação da nova aeronave. Foram muitos treinamentos, muitos voos para conhecer a aeronave e adaptar o display de demonstração. Poder concluir, fazer um fecho desse trabalho todo, é muito gratificante, um motivo de muito orgulho”, disse o militar.
O público, segundo o Tenente-Coronel Gobett, pôde notar várias diferenças nessa primeira apresentação. “Certamente mais velocidade e mais emoção. Retomamos manobras que não eram mais feitas na época do T-27 Tucano, já que o desempenho desse avião proporciona algumas capacidades a mais em relação à aeronave anterior”, avaliou.
A apresentação das sete aeronaves teve duração de trinta minutos e emocionou o público e os pilotos. "Só tenho a agradecer ao público que nos entendeu e nos esperou. Sei que toda a nação está vibrando com esse retorno. Estamos prontos para voltar a percorrer os rincões do Brasil”, afirmou o piloto da aeronave número três, Major Ubirajara Pereira Costa Júnior.
Treinamento com o A-29 - A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça com o T-27 Tucano ocorreu no dia 31 de março de 2013 sobre o Lago Paranoá, em Brasília (DF).  Após a despedida da aeronave, a Esquadrilha começou a implementar o A-29 Super Tucano com o objetivo de garantir mais potência na realização das acrobacias. A aeronave ganhou nova pintura baseada nas cores da Bandeira Nacional.
Os pilotos treinaram no simulador do A-29 e realizaram voos em praticamente todas as regiões do Brasil por dois anos e três meses. Novos pilotos também chegaram à unidade. As novas aeronaves participaram, ainda, de exposições estáticas em diversos eventos, como o “Portões Abertos”.
“Nós nos preparamos com muito treinamento e muito estudo sobre o avião, as manobras e as capacidades. Foi um período longo, intenso, mas que valeu muito a pena. É o fecho de um trabalho e da implantação de uma aeronave bem diferente mas que consegue trazer a mesma emoção ao público, como foi em todas as gerações da Fumaça”, complementou o comandante da Esquadrilha da Fumaça.
Além do treinamento de acrobacias e aperfeiçoamento dos pilotos, as equipes de manutenção e logística também se aprimoraram durante o período de pausa das apresentações.
O EDA recebeu ainda aeronaves equipadas com o sistema de geração de fumaça que utiliza óleo ecologicamente correto. O novo produto usado para as aeronaves “escreverem” nos céus com fumaça branca não agride a camada de ozônio e não gera poluição.
EDA – No dia 14 de maio de 2015, a Esquadrilha completou 63 anos. Neste período, quase quatro mil apresentações aéreas foram realizadas no Brasil e em mais de 20 países. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) é uma das instituições que mais representam a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) em âmbitos nacional e internacional.
Próximas apresentações - A agenda da Esquadrilha da Fumaça já tem apresentações confirmadas. A primeira demonstração pública será em Maringá (PR) em 12/07. Os fumaceiros também estarão no evento Portões Abertos da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no dia 16 de agosto.
Ouça aqui a entrevista do Comandante da Esquadrilha da Fumaça:

Fonte: Agência Força Aérea/EDA Publicado: 03/07/2015 12:30h

:ohyes:  :bumbo:  :drinks:  :rev:  :Brazil:  :fui:      FUMAÇA JÁ!


Edited by jambock, 03 de July de 2015 - 17:00 .


#57 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 747 posts

Posted 07 de July de 2015 - 09:59

Enfim... Fumaça JÁ!  :bumbo:



#58 borrachasaovento

borrachasaovento
  • Usuários
  • 1,256 posts

Posted 09 de July de 2015 - 01:28

:rulez:



#59 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,098 posts

Posted 11 de July de 2015 - 15:52

Meus prezados

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em feira de aviação em Maringá

Acontece neste final de semana, em Maringá, a 18ª edição da Feira Internacional de Aviação. O evento, que será realizado até domingo (12), no aeroporto Silvio Name Junior , reúne diversas empresas do setor aeronáutico.

Para o público em geral, um dos principais atrativos é a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que irá participar da feira no sábado, das 15h05 até ás 16h35; e no domingo, no mesmo horário.

A feira acontece das 10 até às 18 horas. A entrada custa R$ 20,00 e a meia sai por R$ 10,00. No domingo, a entrada é de graça, mas a organização do evento pede que as pessoas colaborem doando um quilo de alimento, que será destinado a instituições de caridade.

Fonte: PORTAL RIC MAIS (PR) via CECOMSAER 10 JUL 2015

Obs.: A EDA só se apresenta em eventos gratuitos para a população. Ocorre que dia 11 (sábado) o evento terá ingresso pago. Sòmente dia 12 (domingo) o mesmo será gratuito. Como fica?



#60 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,098 posts

Posted 13 de July de 2015 - 12:10

Meus prezados
Implantação do A-29 contou com seis fases em 27 meses de trabalho
Foram mais de dois anos de intenso trabalho para a Esquadrilha da Fumaça retornar suas apresentações
Do início do trabalho em abril 2013 à primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça foram 27 meses de trabalho, incluindo 765 missões de perfil acrobático dedicadas exclusivamente ao programa de implantação do A-29 Super Tucano.
O período foi dividido em fases, desde a instrução teórica sobre o novo avião até os testes da execução das manobras em diferentes regiões do país.

A substituição do T-27 Tucano envolveu 18 pilotos e também impôs capacitação dos mecânicos e preparação da parte de logística.
“Dentro dos métodos disponíveis, da cultura organizacional, da mentalidade operacional de segurança de voo e do próprio grupo envolvido, fizemos o melhor que pudemos”, avalia o Oficial de Operações da Esquadrilha, Major Álvaro Escobar Veríssimo.
Etapas – A primeira fase de trabalho foi o estudo teórico do avião. Depois os pilotos realizaram a capacitação prática na aeronave, com treinamento em simulador e instrução de voo.
Para o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, “os processos desenvolvidos e a metodologia aplicada nos estudos e na atividade aérea foram fatores muito importantes durante todo o programa”.
Paralelo a isso, todos os mecânicos participaram de cursos de logística e manutenção da nova aeronave. Eles também passaram por adaptação para o trabalho de pista, atividades que envolvem a verificação do óleo para a produção de fumaça, abastecimento de combustível, checagem dos sistemas, além da conferência de saída e assistência à amarração do piloto.
A terceira fase de preparação foi o desenvolvimento e o reconhecimento e controle de parâmetros críticos, como altura, velocidade, ângulo e potência. “É o momento em que o avião é levado aos seus limites”, explica o major.
O grupo contou com a ajuda do piloto de ensaios em voo do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA) e do piloto de testes da Embraer, fabricante do A-29, para compartilhar as técnicas de pilotagem em condições críticas de voo.
Um dos desafios do grupo foi desenvolver a arena de demonstração adequada ao novo avião A-29 Super Tucano. Quanto menor a arena, melhor será a visão do público, pois as manobras ficam concentradas. Porém, o Super Tucano com mais potência e mais velocidade pedia um espaço maior.
Nos 45 minutos de apresentação, incluindo as passagens de reconhecimento dos pontos, são realizadas cerca de 50 manobras no ar.
Para cada uma delas há uma faixa de velocidade que varia entre 160 km/h até 540 km/h, ou seja, de velocidade considerada baixa para o avião até aproximar-se da máxima. “A condição para mudar de fase foi dominar o avião em toda a sua plenitude”, sintetiza o piloto número seis, na posição de ala direita.
O quarto estágio envolveu o desenvolvimento das manobras e do display. “Foi o que mais deu trabalho”, avisa o Major Escobar. Usado na defesa da fronteira continental, o A-29 não foi desenvolvido com o foco acrobático. Ele foi adaptado para este perfil de voo, assim como a maior parte das aeronaves usadas pelas equipes militares de demonstração.
As manobras começaram a ser testadas a 5 mil pés de altura (1.524m) até serem executadas a 300 pés (91 m), como são realizadas nas demonstrações. “Foi um ano e meio só para isso”, ressalta.

No período do treinamento foram realizadas 765 missões de perfil acrobático dedicadas exclusivamente ao programa.
A quinta parte da preparação levou os aviões pintados com as cores da bandeira do Brasil para extremos do território. Os voos experimentais fora de sede testaram a execução das manobras em extremos de temperatura e variações de pressão em Anápolis (GO), Natal (RN) e Santa Maria (RS).
O grupo ainda avaliou a logística e o apoio com deslocamentos para Brasília (DF) e no circuito Rio de Janeiro – Minas Gerais – São Paulo.
A passagem na abertura da corrida Le Mans em São Paulo também serviu para avaliar as coordenações de apoio de pátio e de tráfego aéreo, além das missões precursoras.
“É importante destacar que cada fase foi uma soma das anteriores e elas necessariamente precisavam ser nessa ordem. Toda implantação de uma nova aeronave exige cumprimento de todas essas fases”, finaliza.
Fonte: Agência Força Aérea via CECOMSAER 13 JUL 2015