Jump to content


Photo

Fumaça reinicia atividades de olho no retorno das apresentações, em 2014


This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
87 replies to this topic

#81 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,129 posts

Posted 10 de September de 2015 - 13:48

Meus prezados

Vídeo da participação da Fumaça no desfile de 7 set 2015, em Brasília

https://youtu.be/0pjxrglK1tI

 

 



#82 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,129 posts

Posted 05 de October de 2015 - 11:38

Meus prezados

São Paulo tem `Domingo Aéreo´ sob céu nublado com ausência da Esquadrilha da Fumaça

Apesar do tempo encoberto, uma exposição de veículos militares e aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) levou moradores de São Paulo ao Pama (Parque de Material Aeronáutico), no Campo de Marte (zona norte), neste domingo (4).

No entanto, a Esquadrilha da Fumaça, uma das estrelas da FAB, não se apresentou na capital paulista. Ela foi vista apenas no evento realizado neste fim de semana em São José dos Campos.

Com o tempo fechado, demonstrações aéreas previstas foram canceladas em São Paulo.

Na tarde deste domingo havia fila para entrar no Pama. Lá dentro, interessados em conhecer por dentro alguns dos aviões expostos também precisaram enfrentar espera.

O "Domingo Aéreo" é tradicionalmente realizado em outubro, para marcar o Dia do Aviador. Ainda não foi divulgado o número de visitantes neste ano —em 2014 foram mais de 100 mil pessoas, segundo a FAB. 

Fonte: jornal Folha de São Paulo via CECOMSAER 5 OUT 2015



#83 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,129 posts

Posted 08 de October de 2015 - 10:13

Meus prezados
Base Aérea realiza atividades em comemoração ao Dia da Força Aérea Brasileira
Banda da BASM se apresenta na noite de quarta-feira no Colégio Marista Santa Maria. No sábado, acontece mais uma edição da Expoaer

Para comemorar o Dia da Força Aérea Brasileira e o Dia do Aviador, a Base Aérea de Santa Maria (BASM) organizou duas atividades. Uma delas é uma apresentação musical que acontece na noite desta quarta-feira, no Colégio Marista Santa Maria.

O concerto, organizado pela Banda de Música da Basm, ocorre a partir das 20h, no Salão de Eventos Ir. Gelásio, no Colégio Marista, que fica na Rua Floriano Peixoto, 1.217, e a entrada é de graça. Por se tratar de um evento em local fechado, a atividade vai acontecer mesmo em caso de chuva.

Já a Expoaer, que está na 44ª edição, vai ser realizada no sábado, das 9h às 17h, na BASM. A participação nas atividades é mediante 1kg de alimento não perecível. A praça de alimentação ficará a cargo da Vila Gastronônica, com a tradicional culinária gourmet a preços populares.

Neste ano, a feira traz exposições de aeronaves militares e de veículos de combate do Exército, além de show aéreo com a Esquadrilha da Fumaça, espetáculos circenses do Teatro VagaMundo, apresentações do Canil Vento Divino e exposição da Associação Cultural Museu Militar de Panambi. O Sesc Santa Maria também estará participando da feira, com o espaço infantil e o Grupo Maturidade Ativa.

A expectativa desta edição da feira é trazer cultura e entretenimento às cerca de 20 mil pessoas que participam do evento, anualmente, e estimular a solidariedade, arrecadando alimentos não perecíveis, em benefício de entidades carentes de Santa Maria.

Fonte: jornal DIÁRIO DE SANTA MARIA (RS)/ via CECOMSAER 8 OUT 2015



#84 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 09 de October de 2015 - 17:28

Infelizmente as fortes chuvas no Sul do País acabaram por adiar as demonstrações do EDA na região:

http://www2.fab.mil....-maria-e-canoas

Nosso Esquadrão estava bastante empolgado, pois um C105 nosso iria dar o apoio logístico nestes deslocamentos. Uma pena.

Abraços

DEL

#85 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,129 posts

Posted 09 de October de 2015 - 20:42

Prezado DEL

Lamentável! Teremos que esperar mais um ano para ver a Fumaça com os novos A-29 aqui no Rio Grande do Sul.



#86 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,129 posts

Posted 21 de November de 2015 - 01:04

Meus prezados

Ten. Cel. Líbero Onoda Luiz Caldas e Capitão Gasparelo finalizaram curso de piloto de demonstração aérea

 

http://www2.fab.mil....onstracao-aerea



#87 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 748 posts

Posted 04 de December de 2015 - 10:58

Amanhã é a vez de Maceió...

 

DEMONSTRAÇÃO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA INTEGRA COMEMORAÇÃO DE 200 ANOS DE MACEIÓ

141104BAT7454cBruno_Batista.jpgAlagoas será o primeiro estado do Nordeste a assistir a uma demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça com as aeronaves A-29 Super Tucano. Com treze apresentações já realizadas pelo Brasil, agora é a vez da capital Maceió comemorar seus 200 anos com as acrobacias da Fumaça no sábado, 5 de dezembro, às 15h30, na orla da praia de Pajuçara. O evento irá acontecer da Avenida Dr. Antônio Gouveia, no bairro da Pajuçara, até a Avenida da Paz, em Jaraguá.

Segundo o Prefeito de Maceió, Rui Palmeira: "é muito bacana contar com a Esquadrilha da Fumaça na comemoração pelos 200 Anos da nossa cidade. São pilotos extremamente talentosos que fazem shows acrobáticos por todo o Brasil. Certamente a população de Maceió vai lotar a enseada de Pajuçara para ver a apresentação da Esquadrilha na paisagem mais bonita desse país." A assessora de Comunicação da Fundação Municipal de Ação Cultural da Prefeitura de Maceió, Clarissa Veiga, também comentou: “a Esquadrilha da Fumaça irá engrandecer a festa. Maceió merecia esse presente para abrilhantar ainda mais o aniversário da cidade. As pessoas estão muito alegres e ansiosas desde que a 141103BAT4288cBruno_Batista.jpgvinda da Fumaça foi confirmada”.

O público poderá acompanhar um show aéreo de 50 acrobacias durante 35 minutos. As mais esperadas são a Lancevaque e a Chumboide, duas manobras que voltam a ser exibidas pelo Esquadrão, já que o Super Tucano - quinta aeronave adotada na história da Esquadrilha - oferece mais potência e capacidade operacional. A pintura dos aviões apresenta as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.

As atrações do dia 5 de dezembro irão começar com a demonstração da Fumaça às 15h30 e seguirá com desfile cívico de estudantes, “Vídeo Mapping” em que imagens serão projetadas no edifício histórico da Associação Comercial de Maceió, em Jaguará, e show “Maceió Meu Xodó” às 20h, com espetáculo de artes cênicas, reunindo mais de 300 artistas alagoanos. O encerramento irá acontecer às 22h com show pirotécnico. Veja a programação completa no link da Prefeitura de Maceió:http://www.maceio.al.gov.br/200anos.

*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.

 

http://www2.fab.mil....-anos-de-maceio



#88 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,129 posts

Posted 25 de December de 2015 - 08:58

Meus prezados

Botucatuense assume comando da Esquadrilha da Fumaça

Tenente-coronel Onoda Luiz Caldas, filho do vice-prefeito Caldas, realizou sonho antigo

O tenente-coronel Onoda Luiz Caldas, 39 anos, natural de Botucatu, é o novo comandante da prestigiada Esquadrilha da Fumaça. A passagem de liderança foi realizada em pleno voo, na última sexta-feira (18), na Academia da Força Aérea, em Pirassununga. As seis aeronaves A-29 Super Tucano decolaram guiadas pelo avião #01 em dorso, comandado pelo coronel Marcelo Gobett. Logo, o líder cedeu seu lugar na formação para a aeronave pilotada pelo tenente-coronel líbero, que tomou a posição de liderança no grupo para guiar a dispersão e o pouso. No chão, o público acompanhou o momento pela fonia. Caldas é filho do atual vice-prefeito de Botucatu, Professor Caldas (Antonio Luiz Caldas Junior).

Presente ao evento, o ministro da Defesa brasileiro, Aldo Rebelo, destacou o papel institucional da Esquadrilha da Fumaça (Esquadrão de Demonstração Aérea - EDA) na divulgação do trabalho das Forças Armadas. “É uma maneira de projetar para a sociedade o que significa e o que há de melhor nas nossas Forças Armadas, que é exatamente a disciplina, a hierarquia, a capacidade, a perícia e que a Esquadrilha da Fumaça demonstra em larga escala. Temos isso nas Forças Armadas e muitas vezes essas qualidades ficam no anonimato”, afirmou Rebelo, que acompanhou a cerimônia ao lado do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Desde o retorno da Esquadrilha com o avião A-29 Super Tucano, em julho passado, foram realizadas 15 demonstrações aéreas pelo Brasil. Segundo o novo comandante, os próximos dois anos serão dedicados para sedimentar o trabalho desenvolvido durante a implantação e buscar desenvolver as potencialidades da aeronave. Para os fãs do EDA que aguardam para ver as acrobacias do grupo, o tenente-coronel Caldas mandou um recado: “Espero que possamos realizar demonstrações por todo o Brasil e o público que tanto aguardou possa rever a Fumaça”, afirma.

Currículo

O tenente-coronel líbero Onoda Luiz Caldas acumula 5,3 mil horas de voo, tendo pilotado as aeronaves Super Blanick, U-42, P-95, C-95, T-25 Universal, T-27 Tucano, Extra 300, G-120TP, A-29 Super Tucano. Formou-se aspirante-a-oficial na Academia da Força Aérea (AFA) em 1997. Foi promovido ao atual posto em agosto deste ano. É instrutor de voo da AFA, ala de aviação de ataque, primeiro piloto de patrulha.

Antes de assumir o comando da Esquadrilha da Fumaça, foi comandante do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA), responsável pela formação dos cadetes no segundo ano de curso na AFA, o primeiro contato dos alunos com a aviação a bordo do T-25. Também na Academia foi chefe do setor operações da Divisão de Instrução de Voo, e chefe da subseção de doutrina do primeiro Esquadrão de Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), quando os cadetes do quarto ano voam a aeronave T-27 Tucano.

Foi piloto das aeronaves das posições #6 e #7 da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 2008 e 2011. Também foi chefe de doutrina do Esquadrão Cardeal (4º/7º GAV), extinto em 2011 pela FAB. A unidade operava o P-95 Bandeirulha e estava localizada na Base Aérea de Santa Cruz (RJ). (Fonte Força Aérea Brasileira - Esquadrão de Demonstração Aérea -Gabinete do Comandante da Aeronáutica).

Sonho de infância

O tenente-coronel Caldas conta que quando criança sonhava em ser aviador. Muito do incentivo veio da cidade onde morava. Na época, Botucatu (100 quilômetros de Bauru) era sede da fabricante de aviões Neiva. Hoje, a planta industrial é propriedade da Embraer e produz o avião Ipanema, muito usado na aviação agrícola.
Quando ingressou na Academia da Força Aérea (AFA), mesmo sabendo que a sede da Esquadrilha ficava ali, o sentimento do jovem Caldas era que a Fumaça parecia ser algo distante.

Só quando passou a ser instrutor na AFA, muitos anos depois de formado, é que a possibilidade de ingressar neste seleto grupo começou a parecer mais próxima. Essa possibilidade tornou-se real em 2008, quando ingressou como piloto. Agora, retorna como comandante.

Fonte: Site JC NET (SP) via CECOMSAER 23 DEZ 2015