Jump to content


Photo

Caças Gripen NG para a FAB: Notícias


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
161 replies to this topic

#161 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 27 de October de 2017 - 17:43

Meus prezados
Mais informações do voo supersônico do caça Saab Gripen E
A empresa de defesa e segurança Saab anunciou que o caça inteligente (Smart Fighter) Gripen E voou supersônico pela primeira vez. A aeronave quebrou a barreira de som sobre o Mar Báltico no dia 18 de outubro.
O caça inteligente Gripen E voou a velocidades superiores à velocidade do som, em mais de Mach 1, como parte do programa de testes em voo em curso. O objetivo foi coletar dados da aeronave à medida que alcançava e sustentava velocidade supersônica. O voo ocorreu no mar Báltico e a aeronave voou a uma velocidade supersônica durante vários minutos, enquanto realizava manobras, demonstrando a combinação bem-sucedida do design do caça e seu poderoso motor.
“Como pilotos do Gripen estamos acostumados a uma velocidade extrema, mas passar pela barreira do som pela primeira vez com a aeronave ainda é um momento para comemorar. É importante que a aeronave faça a transição suavemente através do que chamamos de zona transônica em torno da barreira do som e ela certamente o fez, foi muito suave”, disse Marcus Wandt, piloto de testes da Saab.
Congratulando-se com as notícias, Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe de área de negócios da Aeronáutica, disse: “marcos individuais, como esse voo supersônico, demonstram o rigor da nossa abordagem de engenharia e a validade da modelagem. É uma evidência adicional de que o programa de teste de voo do Gripen E está indo extremamente bem, enquanto o cronograma de entrega para nossos dois clientes continua sendo nosso foco principal”.
Este marco foi precedido por mais de 20 horas de voo desde o primeiro voo em 15 de junho de 2017.
Fonte: Saab via site Poder Aéreo 27 OUT 2017



#162 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 09 de November de 2017 - 08:51

Meus prezados

Conceito a partir do qual o Gripen foi desenvolvido pela Saab

O raciocínio revolucionário da Saab por trás do programa Gripen assegura a entrega de um dos caças mais avançados do mundo. O Gripen E é um caça não só apto para fins específicos da atualidade, mas pronto e adaptável para eventos além do futuro que vemos no horizonte.

Gripen, um sistema de caça avançado

O projeto Gripen, renomado em todo o mundo, foi criado inicialmente como resultado de uma sinergia entre a academia, a indústria e o governo. Chamado de “tripla hélice”, este modelo tem sido empregado pela Saab para garantir avanços tecnológicos altamente sofisticados.

A chefe de Cooperação Industrial da Saab, Eva Söderström, explica: “Isso existe há muitos anos na Suécia. Embora na época não fosse conhecida como “tripla hélice”, era um modelo que utilizávamos: a academia, a indústria e um órgão governamental. Fizemos isso para desenvolver o programa Gripen e também porque funcionava”. Certamente, a “tripla hélice” está longe de ser uma ideia conceitual na Saab, mas sim um método de trabalho.

A colaboração no Brasil

Quando o Brasil estabeleceu um contrato com a Saab para a entrega do Gripen NG, também firmou uma importante cooperação industrial, bem como transferência de tecnologia. Como resultado do contrato assinado em 2015, cerca de 150 engenheiros brasileiros estão na Suécia e mais de 30 já voltaram para o Brasil, após participarem de treinamentos teóricos e práticos. Essa colaboração continuará por vários anos e, no final, cerca de 350 brasileiros terão feito a mesma viagem. Essas cooperações ajudarão todas as partes envolvidas e contribuirão para a inovação.

No Brasil, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) trabalha para identificar, desenvolver e apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia avançada, em particular nas áreas de meio ambiente, defesa e transporte. A organização tem 17 membros e mais de 100 parceiros. “Compartilhar tecnologia e trabalhar em conjunto são características fundamentais dos negócios relacionados ao Gripen”, afirma Söderström. De fato, construir confiança e colocar o foco nos relacionamentos de longo prazo, certamente se tornaram características do modo como a Saab trabalha.

Parcerias premiadas de longo prazo

Söderström gosta de destacar outras histórias de sucesso, como, por exemplo, a Saab Grintek Defence (SGD), na África do Sul. “A SGD é uma empresa muito bem-sucedida que traz para a Saab conhecimentos especializados e, para a África do Sul, exportações que não teriam existido sem a Saab, especialmente nas áreas de guerra eletrônica e aviônica”, disse. Aliás, a empresa recebeu o prêmio Best Exporter Award pela SA Premier Business Awards em 2013 e 2014.

Olhando para o futuro, um número de países cada vez maior está se interessando em trabalhar com o Gripen. De acordo com Söderström, isso é muito positivo pois, embora os relacionamentos possam levar tempo para serem construídos, são feitos para durar. As parcerias colaborativas com a Saab são, frequentemente, de longo prazo e se caracterizam por uma troca mútua de ideias e inovação.

Fonte: site Defesa Aérea e Naval via CECOMSAER 9 NOV 2017


  • MR. STAR likes this