Jump to content

Photo

Uso modo manual Canon t3i

Lente 55/250mm

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
4 replies to this topic

#1 avelino

avelino
  • Usuários
  • 259 posts
  • Cidade/UF/País:foz do iguacu/pr/BR
  • Data de Nascimento:14/08/1969

Posted 17 de April de 2014 - 00:42

Gostaria de dicas para se fotografar usando modo manual da T3i, tenho perdido muitas fotos pois estouram em sua maioria e aqui em Igu em sua maioria na contra luz, antes quando tinha a S3i  olhava o modo automatico e no manual tentava aproximar os numeros é por aí mesmo ou nao vai funcionar com a T3i e esta minha lente?

#2 Joni

Joni
  • Usuários
  • 44 posts
  • Cidade/UF/País:Sumaré/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:21/02/1989

Posted 27 de April de 2014 - 14:29

Olá, adquiri a pouco tempo uma T3i e agora estou começando a fotografar melhor, o que eu fiz foi usar um pouco primeiro o modo P, agora estou usando o TV e o AV e já consigo usar um pouco o modo M, o fotometro da pra ter uma noção legal da claridade da foto,mais acho que o melhor foi aprender sobre obturador e diafragma para melhorar a qualidade nas imagens. Espero que tenha ajudado e qualquer coisa estamos aí!!! 

#3 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,375 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1986

Posted 27 de April de 2014 - 21:37

Meu amigo, não tem muito segredo... a grosso modo, é ajustar a abertura e a velocidade, mantendo o fotômetro centralizado, o que vai garantir a exposição correta e evitar que a foto fique estourada ou escura. Agora, dependendo do resultado desejado, o uso mais "focado" em abertura ou velocidade pode resultar em efeitos diferentes. Quanto ao ISO, eu normalmente mantenho baixo, em 200.

http://www.peachpit....721158&seqNum=7

#4 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:30/12/1979

Posted 29 de April de 2014 - 11:17

A primeira coisa é entender o triângulo abertura x velocidade x iso.

Na internet você encontrará vários tutoriais em texto e em video sobre esse assunto, que é a base para entender e fazer a exposição.

A questão é que não existe fórmula pronta. Ninguém vai chegar e te dizer algo em relação a regulagens que você possa usar sempre para ter fotos perfeitamente expostas. Mas entendendo essa relação presente no triângulo tudo vai se clarear, e você vai poder relacionar cada um de acordo com o tipo de foto que quer fazer.

Não tem mágica, é procurar estudar a respeito (e não é complicado, na verdade é uma lógica bem simples) e a partir disso usar a câmera. Errar mesmo, para então entender onde está errando e fazer as correções ou ajustes necessários.

Outro ponto importante é entender e perceber a luz. Algo também simples que você pode fazer para começar a percebê-la melhor é, sem olhar para o fotômetro, buscar acertar a exposição em três tentativas.

Ou seja, olhando apenas para o ambiente em que você está fotografando tente imaginar o que você acha que seria a regulagem correta. Insira essa regulagem e faça uma foto.

Normalmente você vai errar a primeira, e a idéia é essa mesmo justamente para aprender. O que você vai fazer então é ver se ficou clara demais ou escura demais, e inserir uma nova regulagem a partir disso, ou deixando entrar mais luz ou menos luz. Faça a segunda foto e veja como ficou. Se já estiver ideal ótimo, senão parta para a terceira tentativa.

O objetivo é chegar na exposição ideal no máximo na terceira tentativa, e sem o auxílio do fotômetro.

Isso funciona viu, e funciona bem para aprender. Com o tempo você vai começar a ficar mais próximo da exposição ideal logo na primeira tentativa, ou seja, vai começar a entender melhor a luz e qual seria a regulagem para aquela situação.

Lembrando que o que se quer não é acertar logo de cara, o que dificilmente vai acontecer mesmo quando você já estiver com bastante prática, mas sim chegar o mais próximo possível, percebendo qual é mais ou menos a regulagem ideal para cada condição de luz.

Depois que se acostumar a ter essa percepção e quiser voltar a se basear sempre no fotômetro antes de regular tudo bem, ele está lá para te auxiliar mesmo. E esse é um ponto importante, para auxiliar e não para ensinar, porque ele não ensina nada, só mostra o que a câmera acha, e nem sempre ela acerta.

Ou seja, fotômetro ajuda mas não quer dizer que você tem que sempre seguir o que ele te diz que é uma exposição perfeita. Só para dar um exemplo, raramente eu fotografo com o o ponteiro cravado no meio.

E isso faz parte de ir descobrindo também o seu jeito de fotografar, que normalmente não vai ser igual ao das outras pessoas.

Então, vá praticando aí e depois conte pra gente o resultado!

Um abraço.

#5 Julio Giunti

Julio Giunti
  • Usuários
  • 206 posts
  • Cidade/UF/País:Teresina / PI / Brasil
  • Data de Nascimento:19/08/1977

Posted 05 de May de 2014 - 01:28

Eu comecei fixando o ISO em 100 e mexendo apenas em velocidade e abertura. Agora estou colocando o ISO em auto e vendo como ele se comporta nas mais variadas condições de luminosidade e configurações de velocidade e abertura.

Ademais, leia bastante, tem diversos sites falando sobre a teoria básica sobre fotografia que é super importante e no que precisar da gente, só perguntar!!!

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk