Jump to content

Photo

Custo/Beneficio de uma lente Nikkor 18-105mm

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
12 replies to this topic

#1 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts
  • Interests:Fotografia, Aviação, and... unlimited interests.
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:26/03/1969

Posted 30 de April de 2014 - 00:50

Olá senhores,

em minha viagem a Manaus, comprei por lá, uma lente DX 18-105mm f3.5-5.6. Me custou redondos R$1.000,00. Não é exatamente a lente mais endiabrada da Nikon, especialmente se comparada com a que eu realmente queria que era a ... bem... a cara 18-200mm.

Na minha mochila de fotos eu tinha só uma 50mm fixa, uma 20mm e uma 70-300mm e para falar a verdade, em uma viagem como essa, onde voce ve passaros ao longe e vitorias régias logo ao lado, eu nao podia me dar ao luxo de ficar trocando lente e investi os $1.000 contos de réis na 18-105mm.

Eu pesquisei e pensei bem antes, mas concluí que era isso ou nada, e mandei ver.

Bom, aqui estao minhas impressoes:

A lente é muito melhor do que a fama que a precede. O auto-focus é rapido, fácil de focar tb manualmente.

Eh uma lente é clara e com pouca aberracao cromática - pelo menos eu nao vi nada digno de mencionar. Tem algum vigneting ou distorção qdo usamos 18mm? Bom, dizem que sim, mas usei a grande angular feito louca e adorei o resultado. Eu nao fico por ai tirando foto de parede de tijolo, entao qqer distorcao em 18mm só fez minhas fotos ficarem mais interessantes. 

Em 105mm ela tb é otima, sem características que ache que valha a pena mencionar.

Enfim, o que eu vi foi que, se vc tem uma maquina que nao é AAAAquela Brastemp (que eh meu caso), esta lente atende super bem, por um custo relativamente baixo.

Acabei usando praticamente só ela por toda a viagem e os resultados em termos de cores, definição e resoluçao me deixaram bastante contente. 

Enfim, valeu a pena ter a versatilidade de uma grande angular, ainda que a zoom só chegue a 105 (afinal, para mais do que isso tenho a 70-300mm).

Espero que meu parecer ajude aqueles que estejam pensando em comprar alguma zoom versátil e affordable.

Abraços :)

Keka

• Thiagovskie likes this

#2 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 30 de April de 2014 - 12:28

Errata

onde le-se:

... bem... a cara 18-200mm.

Leia-se:

... bem... a cara 28-300mm.

#3 T-6D

T-6D
  • Usuários
  • 2,419 posts
  • Cidade/UF/País:Lagoa Santa/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:31/07/1970

Posted 30 de April de 2014 - 12:41

Keka , na minha opinião fez uma excelente escolha . Pois o espectro de 18 a 105 cobre a maioria dos eventos  com tranquilidade .

Poderia postar alguns dos registros para nossa apreciação ( está fazendo falta).

#4 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 30 de April de 2014 - 13:49

Keka , na minha opinião fez uma excelente escolha . Pois o espectro de 18 a 105 cobre a maioria dos eventos  com tranquilidade .

Poderia postar alguns dos registros para nossa apreciação ( está fazendo falta).

Ei T6-D, seu pedido é uma ordem e seguem alguns registros nas mais variadas configurações. Eu nao corrigi nada (exceto em agumas ter corrigido o alinhamento e claro sempre é bom um unsharp mask), mas no geral deixei como saiu da máquina.

em 105mm (sem edicao)

DSC_0328_zpsd1976891.jpg

DSC_0228_zps1b19ca15.jpg

em 105 com Unsharp. Aqui a foto foi meio de surpresa pq o barco estava em lento movimento qdo vi a libelula azul. mesmo assim veja a nitidez :)

DSC_0649_zps1c67992e.jpg

Em 42mm (tb sem edicao)

DSC_0199copy_zpsdbdabc26.jpg

em 35mm 

DSC_0256_zps0e13a925.jpg

e finalmente em 108mm (a primeira eu tive que realinhar, pq tenho a terrivel mania de inclinar a máquina para a esquerda :D)

DSC_0626_zpse56f4376.jpg

e esse totalmente sem edicao - dá pra notar um pouco a distorcao, mas nada que torne a foto inaceitavel e totalmente corrigivel na pos edicao.

DSC_0225copy_zps329fe33f.jpg

Enfim, se há algum problema nas fotos, seguramente nao vem da lente, mas da fotógrafa ;)

Espero que isto tenha atendido o pedido :)

abc

Keka

• T-6D likes this

#5 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 30 de April de 2014 - 13:58

olha essa, soh com contraste e pq USM, sem crop sem nada, em 108mm (as cores se perdem no photobucket, mas da pra sentir a nitidez e qualidade da lente!!)

DSC_0134_zps0c1e38ec.jpg

• T-6D likes this

#6 T-6D

T-6D
  • Usuários
  • 2,419 posts
  • Cidade/UF/País:Lagoa Santa/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:31/07/1970

Posted 01 de May de 2014 - 18:17

Que isso . :ohyes:  :jawdrop: . Sensacionais . Surpreendente a qualidade . Creio que fizeste uma excelente aquisição . Um dia ainda vou tirar fotos assim. :ohyes:

• Kekarady likes this

#7 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 01 de May de 2014 - 20:29

Que isso . :ohyes:  :jawdrop: . Sensacionais . Surpreendente a qualidade . Creio que fizeste uma excelente aquisição . Um dia ainda vou tirar fotos assim. :ohyes:

Obrigada, amigo. Mas os méritos das fotos são mais daquilo que está na frente da máquina do que aquilo que está atras ;) :D 

A lente realmente valeu a pena.

Abcs

#8 trevisan26

trevisan26
  • Usuários
  • 1,024 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, RS Brasil
  • Data de Nascimento:26/08/1996

Posted 01 de May de 2014 - 23:50

Estou quase certo de que vou comprar essa lente, pois preenche o vão que tenho entre 55-105mm. Único problema é vender a 18-55, deve ser difícil levando em conta que é a lente do kit de quase todas câmeras.

#9 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 02 de May de 2014 - 08:28

Estou quase certo de que vou comprar essa lente, pois preenche o vão que tenho entre 55-105mm. Único problema é vender a 18-55, deve ser difícil levando em conta que é a lente do kit de quase todas câmeras.

Trevisan,

se voce conseguir economizar o suficiente, vá mais longe do que a 18-105mm. Eu comprei essa porque ja tenho muitas lentes otimas e nao quis investir muita grana em outra lente cara, assim a 18-105mm preencheu minhas necessidades para fotos em viagens, mas para spotting voce precisa mais do que 105mm. Entao, se voce só tiver a 18-55mm padrao e quer fazer spotting, minha sugestao seria de investir um pouco mais e comprar ou a 18-200mm ou a 18-300mm (+/- 1.000 dolares nos EUA). Sao as lentes "faz tudo" e muito boas para Nikons DX.

Mas se a 18-105mm te der a versatilidade que vc precisa pois vc já tem uma boa zoom - assim como foi para mim - recomendo essa lente em um piscar de olhos.

:)

#10 Cougar_PH

Cougar_PH
  • Usuários
  • 619 posts
  • Cidade/UF/País:Parnamirim/RN/Brasil
  • Data de Nascimento:07/06/1971

Posted 02 de May de 2014 - 10:21

Para não abrir um outro tópico...

Todavia antes de mais nada, parabéns Keka pela aquisição e pelas belas composição.

Voltando agora, eu pergunto a 18-140 mm, não é boa. Alguém pode falar algo ou conhece.

Excelente fds a todos.

:-)))

#11 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 02 de May de 2014 - 13:31

Para não abrir um outro tópico...

Todavia antes de mais nada, parabéns Keka pela aquisição e pelas belas composição.

Voltando agora, eu pergunto a 18-140 mm, não é boa. Alguém pode falar algo ou conhece.

Excelente fds a todos.

Ei Cougar,

nao tenho a lente e nao posso palpitar, a unica maneira em que posso te ajudar eh mostrando como eu escolho se compro ou nao uma lente da qual nao sei nada ;)

Eu vou neste site (ja ta no link da lente que vc perguntou)

http://www.kenrockwe...on/18-140mm.htm

As vezes dou uma navegada em outros sites para ouvir outras opinioes, especialmente pq minha camera nao é muito nova, entao fico pesando se o que eu quero nao é igual colocar motor de porsche em fusca ou vice-versa.

Mas se esse site do kenrockwell fala que vale a pena, entao nem discuto :D Ele eh fera e analisa pros e cons muito bem. O site dele elogia o desempenho da lente que vc mencionou. 

Entao, se eh o que vc quer, parece que vale a pena :)

espero que ajude

abc

#12 Cougar_PH

Cougar_PH
  • Usuários
  • 619 posts
  • Cidade/UF/País:Parnamirim/RN/Brasil
  • Data de Nascimento:07/06/1971

Posted 02 de May de 2014 - 17:43

Opa,

Keka

Obrigadão,

é pq estou querendo até o fim do ano, comprar uma câmera e ter como lente do kit essa pois já me falaram bem dela,

para no futuro com uma 200 ou 300.

vou dar uma olhada sim, nesse link.

#13 trevisan26

trevisan26
  • Usuários
  • 1,024 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, RS Brasil
  • Data de Nascimento:26/08/1996

Posted 03 de May de 2014 - 23:51

Trevisan,

se voce conseguir economizar o suficiente, vá mais longe do que a 18-105mm. Eu comprei essa porque ja tenho muitas lentes otimas e nao quis investir muita grana em outra lente cara, assim a 18-105mm preencheu minhas necessidades para fotos em viagens, mas para spotting voce precisa mais do que 105mm. Entao, se voce só tiver a 18-55mm padrao e quer fazer spotting, minha sugestao seria de investir um pouco mais e comprar ou a 18-200mm ou a 18-300mm (+/- 1.000 dolares nos EUA). Sao as lentes "faz tudo" e muito boas para Nikons DX.

Mas se a 18-105mm te der a versatilidade que vc precisa pois vc já tem uma boa zoom - assim como foi para mim - recomendo essa lente em um piscar de olhos.

:)

Keka,

Atualmente estou com a 18-55 e uma 70-300 FX, que com o crop factor de 1.5x acaba que tenho um vazio entre 55-105mm, logo a 18-105 me preenche o vazio e posso vender a 18-55. Porém, como tu mencionou a cima, costumo sempre entrar naquele site, e a revisão sobre a 18-105 não é tão positiva como a tua, então continuo um pouco na duvida. Se alguém tiver outra experiência com a 18-105, por favor comentar.