Jump to content


Photo

Embraer KC-390



  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
878 replies to this topic

#861 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 15 de September de 2017 - 16:19

Meus prezados
BRASIL: Parlamentares conhecem o projeto KC-390
Dezoito deputados federais e um senador estiveram na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) nesta quinta-feira (14/09), onde está sendo desenvolvido e fabricado o futuro avião de transporte da Força Aérea Brasileira, o KC-390. Os parlamentares conheceram detalhes do projeto, visitaram a linha de montagem e debateram sobre questões orçamentárias.
Segundo o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o objetivo é que os parlamentares, responsáveis por definir o destino da nação e a forma como os recursos orçamentários serão investidos no país, possam conhecer a complexidade e importância do projeto. "Dá orgulho de ser brasileiro ao ver um produto como o KC-390", disse.
Durante uma apresentação feita aos parlamentares, alguns dados foram apresentados: o avião, mesmo como protótipo, já apresenta 98% de disponibilidade; deverá render royalties ao Brasil por unidade vendida e, até o momento, 94,5% do desenvolvimento do KC-390 foi concluído.
Segundo o Chefe da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, existe uma janela de oportunidade para comercialização do KC-390, que está aberta nesse momento. Ou seja, muitos países estão precisando atualizar suas aeronaves militares nesse segmento e, portanto, o cronograma do KC-390 precisa ser mantido. Atrasos significariam a perda desse filão de mercado. Ele atenta para o fato de que o projeto já teve um atraso de dois anos em relação às previsões iniciais por questões orçamentárias e reafirma que o País não pode perder essa oportunidade. "O projeto não pode ser somente da Força Aérea ou de governo. Precisa ser um programa de Estado", disse o Brigadeiro Bonotto.
Os parlamentares reforçaram seu compromisso com o desenvolvimento do avião. Segundo o Deputado Édio Lopes (PR/RR), a visita foi importante para conhecer a grandiosidade do projeto KC-390, que coloca o Brasil em posição de respeito frente a outras nações. Ele afirma que boa parte dos congressistas não conhece o trabalho das Forças Armadas e ainda há a ideia de que orçamento para a área de Defesa é gasto e não investimento. "Como cidadão, fico muito orgulhoso de ver um projeto como esse sendo desenvolvido em nosso País. Como parlamentar, sinto-me responsável por ajudar a conseguir os recursos necessários à sua finalização".
Já o Deputado Celso Pansera (PMDB/RJ), que já conhecia o KC-390, disse estar satisfeito em verificar que o projeto está progredindo e que é fruto da capacidade tecnológica da engenharia brasileira. Também destacou a parceria entre o Estado e iniciativa privada, como acontece entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer, quebrando paradigmas empresariais em prol do País. "Agora que sabemos que o projeto é viável e tem futuro, não podemos engessá-lo do ponto de vista orçamentário", disse.
Para o representante do Senado Federal, Senador Airton Sandoval (PMDB/SP), o projeto KC-390 é uma grande conquista do País. Afirma que esse é o momento oportuno para comercialização da aeronave e, portanto, deve ser aproveitado. "Se houver alguma dificuldade, estamos aqui para ajudar a saná-la", disse o parlamentar.
Cronograma: Atualmente, existem dois protótipos do KC-390 cumprindo agenda de ensaios em voo para desenvolvimento e certificação. Um deles está na Ala 5, em Campo Grande (MS), realizando campanha de lançamento de paraquedistas.
Para este ano, ainda estão previstos testes em que o KC-390 funcionará como "tanker" (transferindo combustível para caças A-1 e F-5) e como "receiver" (ele receberá combustível).
A primeira aeronave de série já está em linha de montagem.
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Gabriélli Dala Vechia via Fernando Valduga – Portal CAVOK 15 SET 2017



#862 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 16 de September de 2017 - 12:35

Meus prezados

KC-390 realiza testes em conjunto com o Exército Brasileiro
Campanha visa aprimorar o emprego no lançamento de cargas e paraquedistas

Um dos protótipos da aeronave militar multimissão Embraer KC-390, maior avião produzido no Brasil, está na Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), para a realização de uma campanha que visa aprimorar o lançamento de cargas e paraquedistas, como parte dos testes necessários para a certificação da aeronave. A missão, que iniciou no dia 11 e vai até o dia 23 de setembro, está sendo realizada em conjunto com a Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro.

Este mesmo tipo de teste já foi realizado em julho do ano passado, também em Campo Grande, e após os ajustes necessários, o avião retornou para verificar se os requisitos foram cumpridos. Os dois protótipos da aeronave já atingiram, juntos, uma média de 1.330 horas voadas, onde foram analisadas a performance e o desempenho em diversas configurações.

"Estamos numa fase bem avançada da campanha e devemos atingir uma média de 2.400 horas de voo com esses protótipos. Esta etapa é muito importante tanto para o ajustes do projeto, quanto para a certificação. O avião foi projetado para desempenhar o que chamamos de multimissão, o que inclui o lançamento de cargas ou paraquedistas e, também, o transporte de tropas militares", afirma o diretor do projeto na Embraer, Paulo Gastão.

Para o Coronel Samir Mustafá, gerente do projeto KC-390 pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a nova aeronave se traduz para a Força Aérea como um grande incremento de capacidade operacional. "Vai realizar operações humanitárias, de transporte aerologístico, de reabastecimento em vôo, entre outras. Continuaremos a realizar estas mesmas missões, porém, com um ganho de velocidade e de capacidade de carga muito maior", ressaltou o coronel.

Fonte: FAB via Thiago  Vinholes para site Airway 16 SET 2017



#863 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 26 de September de 2017 - 11:03

Meus prezados
Campanha de testes do KC-390 emprega NVG
A campanha de testes de um dos protótipos da aeronave multimissão KC-390, que está sendo realizada na Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), tem uma característica inédita que é o emprego do Óculos de Visão Noturna (Night Vision Goggles – NVG).
Os Óculos de Visão Noturna têm a capacidade de aumentar em até 50 mil vezes a percepção de luminosidade do ambiente, o que significa que qualquer ponto de luz se torna extremamente sensível aos olhos de quem está operando com os NVGs. Sendo assim, a aeronave foi concebida para que as luzes, tanto internas quanto externas ao KC-390, sejam compatíveis para a realização de voos noturnos.
“Nestes testes verifica-se se há alguma luz da aeronave que possa dificultar o uso do Óculos de Visão Noturna. Isso tanto pelos pilotos quanto pelos demais tripulantes que o empregam, além de analisar também a luminosidade interna, para que os paraquedistas consigam se localizar dentro da aeronave, a fim de realizar o salto noturno”, explica a Engenheira da Embraer, Patrícia Boher, responsável pelos ensaios em voo.
Testes
Nesta fase de testes da campanha do KC-390, que se iniciou no dia 16 e vai até sábado (23/09), estão sendo realizados lançamentos de paraquedistas para averiguar as condições necessárias, a fim de obter a certificação da aeronave. Para isso, a missão conta com o apoio em conjunto da Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro; do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) da Força Aérea Brasileira; e do Batalhão Tonelero e Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil.
Fonte: Força Aérea Brasileira via site Poder Aéreo 24 SET 2017



#864 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 29 de September de 2017 - 15:42

Meus prezados

KC-390 em demonstração aérea  no Paris Air Show 2017

https://youtu.be/XiMNl-dYk10?t=95



#865 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 10 de October de 2017 - 22:12

Meus prezados

Ministro da Defesa da Grécia visitando o KC-390, na corrente data.

DLz5aFDX4AAy7mZ.jpg

A glamourosa e atraente Ajudante de Ordens, parece ser uma Capitã-de-Corveta mas, em verdade, é uma Tenente. Haja divisa na platina... 


Edited by jambock, 10 de October de 2017 - 22:13 .


#866 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 25 de October de 2017 - 05:25

Meus prezados
FlightGlobal: KC-390 retorna à base mais cedo após teste de estol
A tripulação em um Embraer KC-390 solicitou um retorno antecipado à base após a aeronave completar um teste de estol (stall) no início deste mês, diz o fabricante brasileiro.
Como parte dos esforços de certificação de voo da Embraer, um protótipo da aeronave de transporte KC-390 realizou um teste de velocidade de estol em 12 de outubro. Mas a diminuição de força de sustentação causou uma perda de altitude que levou prematuramente a tripulação do KC-390 de volta à base, disse a Embraer ao FlightGlobal em um email de 23 de outubro.
A tripulação aterrissou com segurança no centro de fabricação e testes de voo da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil, diz um porta-voz da Embraer.
A Embraer declina responder a perguntas adicionais sobre as circunstâncias do voo de teste em 12 de outubro ou o status da aeronave desde então. O site de rastreamento de voos Planefinder.net não registrou um novo voo pelo protótipo KC-390, PT-ZNF, desde 12 de outubro.
Incluindo a aeronave PT-ZNF, a Embraer voou dois protótipos do KC-390.
As aeronaves de transporte tático e de reabastecimento em voo estão programadas para entrar em serviço em 2018 com planos para entregar as duas primeiras aeronaves de produção à Força Aérea Brasileira naquele ano. A Força Aérea planeja receber o total de 28 aeronaves, com duas entregas em 2019 e três entregas nos anos subseqüentes.
Fonte: FlightGlobal via site Poder Aéreo 23 OUT 2017



#867 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 30 de October de 2017 - 01:00

Meus prezados

Clube Naval visita o KC-390

 

https://youtu.be/ay7Ktm9mn7I



#868 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 02 de November de 2017 - 18:01

Meus prezados

Paraquedistas do Exército testam o KC-390

 

https://youtu.be/V4E26WQZN_M

 

https://youtu.be/L3vc0RdE_Tk

(a reportagem finaliza aos 2:24)

 

 

 

 


Edited by jambock, 04 de November de 2017 - 01:51 .


#869 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 03 de November de 2017 - 12:23

Meus prezados

Embraer já está fabricando três aeronaves KC-390 de série

Pouco antes de finalizar as certificações iniciais do KC-390, a Embraer declarou na divulgação dos resultados financeiros do 3º trimestre deste ano que já está avançando com a produção em série de três aviões da linha KC-390, os S/N 003, 004 e 005.

Os KC-390 de série são as aeronaves destinadas para o Governo Brasileiro, e futuramente também para os outros clientes, como o Governo de Portugal, que neste ano comprou 5 aviões deste tipo.

A Embraer também aproveitou para ressaltar que os dois protótipos de testes já completaram 1350 horas de voo, e já fizeram testes de atividades militares recentemente, como o lançamento de paraquedistas em altitude elevada pela porta traseira, além de usar equipamentos de visão noturna.

O KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte de carga, tropa ou paraquedistas, reabastecimento aéreo, além de apoio a missões humanitárias, busca e resgate, evacuação médica e combate aéreo a incêndios.

O KC-390 transporta até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade para operar em ambientes hostis, incluindo pistas não-preparadas ou danificadas.

Trata-se de um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave. De acordo com a Embraer, a campanha de testes do KC-390 está avançando de forma extremamente satisfatória, atendendo todos os requisitos da aeronave e validando os objetivos de desempenho e capacidade previstos por meio do uso de avançadas ferramentas de engenharia.

A Capacidade Operacional Inicial deve ser atingida até o final deste ano e as entregas estão programadas para começar no primeiro semestre de 2018.

Fonte: AEROFLAP via CECOMSAER 3 nov 2017



#870 juliodias

juliodias
  • Usuários
  • 151 posts
  • Cidade/UF/País:sorocaba/sp/brasil
  • Data de Nascimento:30/05/1983

Posted 04 de November de 2017 - 09:24

Alguma nova informação sobre o incidente ocorrido?
Não li mais nada a respeito.

#871 PR-FHI

PR-FHI
  • Usuários
  • 4,739 posts
  • Gender:Male
  • Location:Sao Jose do Rio Preto
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:12/04/1994

Posted 04 de November de 2017 - 14:03

Desde o dia 27.10 nenhum dos 2 KCs voaram...



#872 Loloalkmim

Loloalkmim
  • Usuários
  • 69 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Por aí...
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 08 de November de 2017 - 14:23

Novo avião militar da Embraer quase se envolve em tragédia durante testes em voo

Maior jato fabricado no Brasil, KC-390 teve um deslocamento do centro de gravidade e os pilotos só conseguiram controlar a aeronave a 300 metros do solo

 

http://aeromagazine....c-390_3704.html



#873 Ozires

Ozires
  • Usuários
  • 1,499 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/02/1974

Posted 12 de November de 2017 - 07:25

A coisa não teve nada a ver com deslocamento de carga. A empresa já desmentiu isso. E afirmou que o protótipo voltará a voar em breve.

#874 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 12 de November de 2017 - 23:10

Meus prezados

Embraer informa que o protótipo S/N 001 voltará a voar

http://www.cavok.com...voltara-a-voar/



#875 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 14 de November de 2017 - 09:26

Meus prezados

DUBAI: Embraer KC-390 set to resume flight testing after minor repairs

The Embraer KC-390 protoype involved in a stall speed incident on 12 October has not been significantly damaged and is set to return to flight testing following minor repairs.

The Brazilian airframer says in a statement provided to FlightGlobal that the aircraft, 001, “experienced an event beyond the planned limit” during a simulated icing test, which took the aircraft beyond its airspeed and load factor operating limitations.

That forced the crew to apply recovery procedures, and the aircraft returned to Embraer’s test base at Gavião Peixoto. It has not flown for more than a month since the incident.

Embraer now says that a detailed inspection of the aircraft showed that there was no damage to the primary aircraft structure, although some external fairings and access hatches will be replaced before the aircraft can resume flight testing.

“The Embraer KC-390 certification schedule is not affected and entry into service is confirmed for 2018 with the delivery of the first production aircraft to the Brazilian air force,” Embraer adds.

Based on the last announced schedule, the first two of 28 KC-390s on order for the Brazilian air force are expected to be delivered next year, another two in 2019 and three annually in subsequent years.

Flight Fleets Analyzer shows that there are 30 firm orders for the KC-390 and letters of intent for a further 32 from seven nations, including Chile, Colombia, the Czech Republic and Portugal.

Fonte: FlightGlobal (UK) via CECOMSAER 14 nov 2017



#876 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 18 de November de 2017 - 10:48

Meus prezados
https://youtu.be/Em3EazEk1fI
O cargueiro militar Embraer KC-390 concluiu com sucesso um dos testes mais incríveis da indústria aeronáutica. Está comprovado, paraquedistas podem realizar saltos sequenciais, em alta altitude e usando equipamento de visão noturna (NVIS) com segurança e eficiência da aeronave.
Apesar do incidente ocorrido no dia 12 de outubro com o protótipo PT-ZNF, o cronograma de certificação do Embraer KC-390 não foi afetado e a entrada em serviço está confirmada para 2018 com a entrega da primeira aeronave de produção para a Força Aérea Brasileira.
O maior e mais moderno avião brasileiro deve substituir os antigos C-130 Hércules. A expectativa é exportar até 700 unidades nos próximos 20 anos.
Em julho deste ano, o governo de Portugal tinha autorizado o início de negociações com a Embraer para a compra de cinco cargueiros militares KC-390 (com opção para mais um) e um simulador de voo. Os aviões poderão ser usados também para combate a incêndios florestais.
Fonte: site Poder Aéreo 17 nov 2017


  • MR. STAR and raverbashing like this

#877 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 21 de November de 2017 - 01:24

Meus prezados

Arte sobre o incidente ocorrido com o PT-ZNF

http://nsa39.casimag...43821780737.jpg



#878 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 21 de November de 2017 - 01:35

Meus prezados
Embraer KC-390 chega aos Estados Unidos para uma série de testes em voo
38535_resize_620_380_true_false_null.jpg

Jacksonville, Flórida, 20 de novembro de 2017 - O novo jato de transporte militar e reabastecimento Embraer KC-390 iniciará uma série de testes em voo nos Estados Unidos como parte de sua campanha de ensaios para certificação. A aeronave deixou o Brasil no último sábado e hoje chegou às instalações da Embraer em Jacksonville, Flórida.

Durante as próximas duas a três semanas, a aeronave realizará testes nos sistemas de aviônicos, de medição de ruído externo e operações com vento cruzado.

“O KC-390 estabelece novos padrões no mercado e a campanha de testes em voo está progredindo extremamente bem, comprovando o desempenho e as capacidades da aeronave”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defense & Security. “Estamos muito satisfeitos com a maturidade que este produto já alcançou e totalmente confiantes de que sua certificação será alcançada conforme previsto”.

O KC-390 é capaz de executar diversas missões, como transporte de carga, lançamento de tropas ou de paraquedistas, reabastecimento aéreo, busca e salvamento, evacuação aeromédica e combate a incêndios, além de apoio a missões humanitárias. A aeronave pode transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), além de operar em ambientes hostis, inclusive a partir de pistas não preparadas ou danificadas.

Desde o início da campanha de testes em voo, em outubro de 2015, os dois protótipos do KC-390 demonstraram altas taxas de disponibilidade, acumulando mais de 1.450 horas de voo. A Capacidade Operacional Inicial (IOC) deve ser atingida até o final deste ano e a primeira entrega está programada para acontecer em 2018.

Sobre a Embraer Defesa e Segurança

Líder na indústria aeroespacial e de defesa da América Latina, a Embraer Defesa & Segurança oferece uma linha completa de soluções integradas como C4I (Centro de Comando, Controle, Comunicação, Computação e Inteligência), tecnologias de ponta na produção de radares, sistemas avançados de informação e comunicação, sistemas integrados de monitoramento e vigilância de fronteiras, bem como aeronaves militares e de transporte de autoridades. Com crescente presença no mercado global, os produtos da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países.

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
Fonte: Defesanet 20 nov 2017


Edited by jambock, 21 de November de 2017 - 01:37 .

  • MR. STAR likes this

#879 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted Yesterday, 09:13

Meus prezados
Embraer envia KC-390 para testes nos EUA
Aeronave ficará até três semanas realizando testes no país; capacidade operacional inicial do projeto deve ser alcançada ainda neste ano, aponta a fabricante

Um protótipo do cargueiro KC-390 chegou nesse domingo (20) às instalações da Embraer em Jacksonville, na Florida, nos Estados Unidos. Segundo a fabricante, a aeronave ficará nos EUA durante as próximas duas a três semanas realizando testes para a campanha de certificação.
Como explicou a Embraer, o avião que foi para a Florida será submetido a testes nos sistemas de aviônicos (comandos de voo), medição de ruído externo e operações com vento cruzado.
“O KC-390 estabelece novos padrões no mercado e a campanha de testes em voo está progredindo extremamente bem, comprovando o desempenho e as capacidades da aeronave”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Estamos muito satisfeitos com a maturidade que este produto já alcançou e totalmente confiantes de que sua certificação será alcançada conforme previsto”.
De acordo com a Embraer, os dois protótipos do KC-390 acumulam mais de 1.450 horas e voo e a empresa ainda afirma que a aeronave demonstra “altas taxas de disponibilidade”, o que significa em outras palavras que o cargueiro militar está sempre pronto para voar. A campanha de testes de voo do projeto foi iniciada em outubro de 2015.
A Embraer ainda adiantou que a Capacidade Operacional Inicial (IOC) do KC-390 deve ser atingida até o final deste ano. Esse certificado libera a fabricante para transferir o produto para a equipe de transição, no caso a Força Aérea Brasileira (FAB), primeiro cliente da aeronave.
As primeiras entregas do KC-390 para a FAB estão programadas acontecer até o final de 2018. Ao todo, a Aeronáutica vai receber 28 exemplares da aeronave em 12 anos. Outro cliente que confirmou pedidos pelo novo jato militar da Embraer é a força aérea de Portugal, com uma encomenda firme por cinco unidades e opção para mais uma aeronave.
Teste normais após “susto”
O comunicado da Embraer sobre o envio do KC-390 aos EUA foi o primeiro da empresa informando sobre o andamento do programa de testes do projeto após um incidente ocorrido com a aeronave em outubro e que ganhou notoriedade no início deste mês.
Na ocasião, o protótipo número 1 do KC-390 passou por uma queda brusca de altitude enquanto realizava um voo de teste em perfil crítico, em situação de pré-estol, prestes a perder a sustentação. A fabricante não esclareceu as causas do incidente, mas confirmou que componentes da aeronave ficaram danificados após a descida repentina.
Os danos no protótipo foram causados pelas fortes forças G que o avião suportou durante o rápido momento de perda de altitude. Em contrapartida, a Embraer confirmou que o incidente não danificou a estrutura da aeronave e que a mesma voltará a voar assim que receber que as peças de reposição, que ainda não são produzidas em série.
O incidente com o KC-390 causou mais danos no mercado de ações da Embraer do que na aeronave de teste. Quando mais informações sobre o incidente foram divulgadas pela imprensa, as ações da empresa caíram quase 1%, justamente no dia em que a Ibovespa teve a maior alta de novembro.
Fonte: Thiago Vinholes site Airway via CECOMSAER 22 nov 2017