Jump to content

Photo

Montenegro

Montenegro ex-Jugoslávia Europa

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
3 replies to this topic

#1 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 740 posts

Posted 26 de July de 2014 - 06:12

Montenegro

Um novo país e um desconhecido destino turístico.

Preparação da viagem:

Na viagem que programei aos Balcãs quis colocar o Montenegro no roteiro por, entre outras, estas razões:
- Um país que ainda não conhecia.
- Tinha boas referências acerca da beleza da sua costa 
- Um país onde o custo de vida ainda é baixo para os padrões portugueses. 
- Visitar este país antes que o "turismo de massas", nomeadamente o mercado russo, e uma possível adesão à UE tornem as coisas mais "descaracterizadas". 

Achei que estava na altura correta de visitar o Montenegro, mais a mais, estaria "ali ao lado" ...

Começando a viagem por Sarajevo tinha de encontrar uma forma de deslocar-me até à costa montenegrina. Depois de consultar a internet, principalmente o site BalcanViator ( http://www.balkanviator.com/en/ ) – uma preciosa ajuda no planeamento da viagem – cheguei a conclusão que o melhor seria viajar de autocarro entre Sarajevo e Herceg Novi. O trajeto até era curto, pouco mais de 280km, mas a viagem duraria das 11h00 às 18h50, ou seja, praticamente "um dia perdido". 

Uma vez estando em Herceg Novi deslocar-me-ia de autocarro pela costa do país. Visitaria Tivat e Kotor, cidade património da humanidade pela UNESCO. 

A saída seria pela capital Podgorica, ficando assim a conhecer mais uma capital, com destino a Belgrado. Atendendo à distância, aos preços e à necessidade de "acelerar a viagem" este trajecto seria feito de avião. 

------ 1º dia - 29/06/2014 ------

Depois de passar praticamente o dia dentro de um mini-autocarro cheguei ao final da tarde a Herceg Novi. A viagem foi um pouco cansativa, nas subidas o condutor desligava o ar condicionado e o calor era imenso. No verão é fácil a temperatura ultrapassar os 30º nesta zona, especialmente no interior. 

O percurso inciado em Sarajevo é muito bonito até Mostar, quando acompenha as águas verdes do Neretva. Depois de entrarmos na República Srpska – a parte sérvia da confederação Bósnia – entramos numa zona montanhosa. É no meio de montanhas que chegamos à fronteira do Montenegro, ou na língua local: Crna Gora, que significa "montanha negra". 

Foi na fronteira de Trebinje, a escassas centenas de metros da Croácia, que carimbaram o meu passaporte e entrei naquele que é um dos mais recentes estados europeus, ou mesmo o mais recente se esquecermos a questão do Kosovo, ainda não reconhecido por vários países. 

A chegada ao Montenegro, o mar ...:

IMG_2605_zps856534fe.jpg

À hora programada cheguei a Herceg Novi. Não tinha grandes referências desta cidade, mas depois de uma tão grande viagem de autocarro optei por não ter de apanhar mais um transporte para Kotor, ou qualquer outro destino na costa. Desta forma ficava a conhecer mais uma localidade.

Como não dei facilmente com o hotel, apanhei um táxi que custou 3€. A moeda oficial do Montenegro é o Euro, apesar de não fazer parte da UE ou da zona Euro. Depois de deixar as coisas no alojamento, fui até à beira mar.  

A marginal de Herceg Novi:

IMG_2616_zps9be83f8d.jpg

A marginal de Herceg Novi conta com vários restaurantes, pelo que há varias opções para as refeições, e lojas que vendem roupa, artigos de praia e artesanato. É uma localidade com mais de 12000 habitantes e acostumada a receber turistas. Em termos de praias, não existem as nossas conhecidas praias de areia, pelo que a solução passa por alugar cadeiras/colchões no paredão e depois mergulhar nas quentes águas do Adriático. 

A refeição naquela noite:

IMG_2621_zps002e2c58.jpg

------ 2º dia - 30/06/2014 ------

Fui tomar o pequeno almoço na marginal de Herceg Novi, mas como começou a cair uns pingos de chuva, decidi abreviar o meu passeio matinal e fui de autocarro para o próximo destino: Tivat. 

Herceg Novi:

IMG_2626_zps25902a85.jpg

IMG_2627_zps3e2c761a.jpg

O trajeto de 21km é bonito, sempre com o mar como companhia, e às tantas o autocarro entra num ferry que permite poupar muitos quilómetros à viagem. A rede de autocarros no Montenegro funciona bem e permite conhecer as cidades mais importantes.

Foi neste percurso que comecei a ver o fiorde de Kotor, um daqueles fiordes como podemos ver na Noruega mas em pleno Sul da Europa. 

A bonita costa do Montenegro:

IMG_2767_zps7d50a880.jpg

O ferry entre Kamenari e Lapetane:
IMG_2762_zps018a7f6b.jpg

Estive indeciso, já que o meu conhecimento do Montenegro era escasso, entre pernoitar em Kotor ou Tivat. Escolhi Tivat que está longe de ter o encanto de Kotor, não tendo sequer um centro histórico digno desse nome. Mas a escolha de Tivat teve algumas vantagens. É uma localidade bem menos turística que Kotor o que permite alojamento mais barato, refeições mais económicas e é mais genuína. Aqui partilhamos as praias e os espaços com famílias locais e não com turistas vindos um pouco de todo o mundo. 

Uma praia em Tivat:

IMG_2681_zps8d46bd96.jpg

O centro da cidade:
IMG_2682_zps832b9d4a.jpg

O mar sempre presente ...:
IMG_2684_zps64fa4147.jpg

Tivat, onde se situa um dos dois aeroportos internacionais do Montenegro, dista de Kotor apenas 10km pelo túnel ou 18km pela costa. A primeira opção é rapidíssima, mas a segunda permite conhecer toda aquela extensão de costa, pelo que recomendo a quem tem tempo e está de passeio. O bonito percurso atravessa pequenas aldeias piscatórias, num ambiente descontraído e onde podemos ver os locais a desfrutar dos pequenos prazeres da vida. Os bilhetes de autocarro custam menos de 2€ e estes circulam de hora a hora. 

Depois de um curto passeio por Tivat, onde vi a grande e luxuosa marina que está em fase final de construção (Porto Montenegro – http://www.portomontenegro.com ), fui passar o final de tarde e jantar a Kotor. Depois, e para acabar a noite, fui a um bar no centro de Tivat beber uma cerveja e ver um jogo do mundial na televisão. 

A marina de Tivat:

IMG_2686_zps93a5eea4.jpg

A caminho de Kotor:
IMG_2700_zps7c83928f.jpg

------ 3º Dia - 01/07/2014 ------

Foi o dia mais forte da minha visita ao Montenegro. Apanhei o autocarro para Kotor junto à costa e parei antes da localidade de Stoliv para poder fotografar as ilhas de St. George e a Igreja de Nossa Senhora do Lago, os "bilhetes postais" da baía de Boka Kotorska. 

As ilhas na baía de Kotor:

IMG_2770_zpscb4cbd11.jpg

O passeio pela costa (percurso Tivat - Kotor):
IMG_2776_zpsb52648d2.jpg

IMG_2789_zpsfde65a94.jpg

IMG_2800_zps9024e29b.jpg

O fiorde e braços de mar com jeitos de lago:
IMG_2790_zpsa5ab9c9e.jpg

Depois apanhei o autocarro seguinte (+ 1h) e fui até ao centro de Kotor onde comprei um passeio de barco que custou 15€ e que levar-me-ia a ver a partir do mar o fiorde de Kotor e as duas ilhas situadas no meio da baía. 

O passeio de barco:

IMG_2807_zps44ffd197.jpg

IMG_2815_zps005bd14d.jpg

IMG_2822_zpsc3739754.jpg

Foi um bom passeio, o tom escuro das "paredes cruas" da montanha que cerca Kotor é de uma grande beleza, assim como as duas ilhas. Ainda paramos na aprazível localidade de Perast. Esta zona é de grande beleza com as quentes e calmas águas da baía mesmo junto à estrada, com igrejas, com restaurantes e a imponência da montanha sempre presente. 

A montanha negra em Kotor:

IMG_2905_zpseadcf2a9.jpg

A ilha da Igreja de Nossa Senhora do Lago:
IMG_2844_zps754f4142.jpg

IMG_2852_zps66c78273.jpg

A igreja:
IMG_2855_zps5b21e007.jpg

O interior da igreja:
IMG_2865_zpse50ff702.jpg

O teto ricamente decorado:
IMG_2870_zps3a5856ef.jpg

A ilha de St. George:
IMG_2872_zpsbf909c35.jpg

Águas calmas e dias calmos na baía Boka Kotorska:
IMG_2857_zps9437ff3c.jpg

A localidade de Perast:
IMG_2878_zpsb2812831.jpg

A igreja em Perast:
IMG_2893_zps756cef9e.jpg

Restaurantes mesmo junto ao mar, um enorme bem estar ...:
IMG_2899_zpsdc924135.jpg

Na baía de Kotor e as suas belas águas:
IMG_2904_zpse993f04b.jpg

Depois do passeio de barco fui conhecer mais um pouco do centro de Kotor, património mundial da humanidade pela UNESCO. As ruas são bastante bonitas, com construções interessantes e o chão em pedra. É bastante agradável andar pelas ruas de Kotor, apesar da cidade já receber um número elevado do turistas. 

A entrada em Kotor:

IMG_2949_zps2ae35212.jpg

Um centro histórico dentro de muralhas:
IMG_2707_zps5a580d07.jpg

Muralhas encosta acima e que proporcionam uma bela vista da cidade:
IMG_2810_zps7cdfb66e.jpg

A praça do relógio junto à entrada:
IMG_2947_zpsd8ccadd1.jpg

A igreja ortodoxa de S. Lucas:
IMG_2912_zps28cdb211.jpg

O seu interior:
IMG_2917_zps07582d45.jpg

Catedral Svetog Tripuna:
IMG_2730_zps8f071c20.jpg

IMG_2734_zpsebe992c3.jpg

Ruas, casas e praças da bonita e aprazível Kotor:
IMG_2915_zps52b6ad92.jpg

IMG_2911_zps8588d1d8.jpg

IMG_2923_zps4c4608e2.jpg

IMG_2736_zps480647b9.jpg

IMG_2932_zps15cb3705.jpg

IMG_2930_zps894d8196.jpg

IMG_2939_zpsdd370c27.jpg

IMG_2936_zpsc9f68e9a.jpg

IMG_2942_zpsd72b1cd7.jpg

Quem pensar em visitar esta zona, também o pode fazer se estiver alojado na vizinha localidade croata de Dubrovnik, situada a apenas 80km (utilizando o ferry e o túnel de Tivat) e com vários autocarros diários para Kotor, num percurso que pode durar menos de 2h. 

Depois do passeio a Kotor rumei a Tivat, onde jantei e voltei ao mesmo bar para mais umas cervejas e ver o Bélgica-EUA do campeonato mundial de futebol. 

------ 4º Dia - 02/07/2014 ------

Neste que seria o último dia de visita ao Montenegro decidi alterar os meus planos iniciais. Como Tivat estava vista, decidi apanhar um autocarro cedo para Budva num percurso de apenas 24km e a caminho de Podgorica. Aqui fiz uma paragem de modo a visitar esta conhecida cidade montenegrina. Cheguei ao terminal rodoviário e ai deixei a minha bagagem, já que são vários os terminais que contam com este serviço. 

A praia de Jaz, junto a Budva:

IMG_2966_zpsceaab02e.jpg

Fui a pé até ao centro de Budva, o maior destino de veraneio do Montenegro, conhecido pelas suas loucas noites e que conta com um centro histórico bem preservado. Visitei o charmoso centro amuralhado, a fazer lembrar Kotor e Dubrovnik embora de menores dimensões, e a marina contigua. Voltei ao terminal rodoviário para o almoço e prosseguir viagem. 

Budva, a Riviera do Adriático:

IMG_3017_zps38dfc2c6.jpg

As muralhas da cidade montenegrina:
IMG_3015_zpsa4b7df21.jpg

As ruas do centro (Stari Grad) de Budva:
IMG_2993_zps4b0eac7f.jpg

IMG_2996_zps422d037e.jpg

IMG_2999_zps25a74cb5.jpg

A praia junto ao centro histórico:
IMG_2984_zpsca2cddb8.jpg

Sempre transparente e quente a água do Montenegro:
IMG_2991_zpse0507715.jpg

Igrejas no centro de Bubva:
IMG_3001_zps051f4168.jpg

Artesanato:
IMG_3012_zpsb1ae1499.jpg

IMG_3014_zps1fac3f43.jpg

A ilha Sveti Nikola:
IMG_3005_zpse2cef191.jpg

A zona do Stari Grad de Bubva vista da estrada:
IMG_3026_zps56cde595.jpg

A luxuosa Sveti Stefan:
IMG_3034_zps761e1af6.jpg

O último destino no Montenegro seria a sua capital Podgorica, em tempos chamada de Titogrado em homenagem ao Marechal Tito, o grande obreiro da Jugoslávia. Gosto sempre de conhecer as capitais mas Podgorica, lamentavelmente, tem muito pouco para um turista ver. 

Com cerca de 136000 habitantes, a maior cidade do Montenegro "aqui ou ali" mais parece uma "vila grande" que uma capital de um país europeu. Destaque para a ponte do Milénio, que a vi a partir do avião, uma ou outra praça e alguns templos religiosos. Talvez das capitais mais desinteressantes da Europa. 

Prédios sem grande beleza são uma constante em Podgorica:

IMG_3036_zpsf2b35c8f.jpg

Uma mesquita, vestígios da ocupação pelo Império Otomano:
IMG_3037_zpse69aae30.jpg

O rio Moraca:
IMG_3038_zps0edcfb15.jpg

Sem grande aspeto de ser uma capital europeia ...:
IMG_3041_zps68fa29fb.jpg

A abandonar a pequena capital do Montenegro:
IMG_3069_zps007269d2.jpg

Como não há transportes públicos entre o centro da cidade e o aeroporto, tive de recorrer a um táxi (8€) para aqui chegar. O terminal, embora pequeno, é muito agradável e eficiente. Aqui descansei um pouco, usei o wifi gratuito e parti ao final da tarde rumo a Belgrado, deixando o Montenegro para trás.  

Por ver ficou, entre outras coisas, o Parque Natural de Durmitor (património mundial da UNESCO) e o mosteiro ortodoxo de Ostrog esculpido numa escarpa ... quem sabe se motivos para um possível regresso. 

Crna Gora, o Montenegro ... um belo país:

IMG_2908_zpsd161d0f8.jpg

Links:

Em resumo:
Um país a descobrir o quanto antes. Fácil de viajar, seguro, com um nível de vida ainda barato para padrões portugueses, uma costa de grande beleza e ainda conta com uma certa autenticidade. Uma boa escolha isoladamente ou para quem está de visita à região dos Balcãs. Eu gostei e aconselho !

Cumps,

Jopeg

#2 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,238 posts

Posted 27 de July de 2014 - 09:13

Sempre interessantes e completos seus Trip Reports. 

Linda a região, vale uma rápida visita, sem dúvida.

O litoral da Croácia e da Albânia são interessantes? Uma viagem de carro pela costa do Adriático, seria bacana?

Um dia vou alugar um carro e fazer um giro grande pela Europa. Quero conhecer esses pequenos lugares, não ficar restrito apenas às principais metrópoles.

#3 navegador

navegador
  • Usuários
  • 1,128 posts

Posted 27 de July de 2014 - 15:01

Ô Nobre Jopeg, ‘ocê’ tá de brincadeira; que registro fascinante, fotos esplêndidas, um relato objetivo e consistente sobre a região e os melhores pontos a serem visitados. E ainda, que lugar louco!!!!

Em tempo, você sabe a condição da pista de lá, se pousa ‘grande porte’?  

Parabéns, e muito obrigado!

Navegador.

#4 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 740 posts

Posted 27 de July de 2014 - 18:11

...

O litoral da Croácia e da Albânia são interessantes? Uma viagem de carro pela costa do Adriático, seria bacana?

Um dia vou alugar um carro e fazer um giro grande pela Europa. Quero conhecer esses pequenos lugares, não ficar restrito apenas às principais metrópoles.

Olá Thales Coelho,

A costa da Albânia ainda não conheço mas já vi fotos de praias de grande beleza. A costa da Croácia, onde já estive, é muito interessante. Destaco a região da Istria e as cidades de Split, Zadar e Dubrovnik. Mas a grande beleza da Croácia está, quanto a mim, nos Lagos de Plitvice:  http://www.np-plitvicka-jezera.hr/en/

Acho que faz muito bem alugar um carro e percorrer a Europa, vai encontrar muito para ver. 

Ô Nobre Jopeg, ‘ocê’ tá de brincadeira; que registro fascinante, fotos esplêndidas, um relato objetivo e consistente sobre a região e os melhores pontos a serem visitados. E ainda, que lugar louco!!!!

Em tempo, você sabe a condição da pista de lá, se pousa ‘grande porte’?  

Parabéns, e muito obrigado!

Navegador.

O Montenegro tem dois aeroportos internacionais, um em Tivat e o outro na capital Podgorica. As pistas estão em bom estado e recebem aviões, essencialmente, de médio curso do tipo B737 e A320. Há várias companhias russas a voar para Tivat mas já apresentam "aviões ocidentais" como aqueles que citei anteriormente. 

A frota da companhia local, Montenegro Airlines, é composta por F100 e uns recentes E190 de fabrico brasileiro. 

Abraço,

Jopeg