Jump to content

Photo

Correios...

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
85 replies to this topic

#41 Pedrinhomx

Pedrinhomx
  • Usuários
  • 48 posts

Posted 14 de September de 2014 - 22:37

Por que a gente não dá um "migué" (enganada, aqui em SP) nos Correios? Aos que compram a partir de estados que cobram essa cacetada de impostos, informa-se um destinatário (parente, amigo) de um estado onde a entrega seja rápida, isenta de impostos - como ICMS/armazenagem antes de vencer prazo, etc - e com Receita Federal mais rápida, e este receptador envia ao verdadeiro comprador via sedex nacional. Não sairia mais barato assim?

Alguns estados tem ICMS, que seria a única cobrança extra da sua encomenda.. vc só estaria trocando por um frete de estado por estado.

Taxa de armazenagem (R$12) é obrigatório para qualquer encomenda taxada. 

E a questão de enviar para um local onde a receita seja mais rápida, vai depender de que tipo de frente vc está enviando. O frete mais barato vai parar em Curitiba que junto com SP é o local mais enrolado no momento. E de qualquer forma, isso tudo deve durar pouco tempo.

Os correios já estão com o sistema em fase de testes, onde todas as encomendas serão taxadas automaticamente e se espera que tudo seja liberado mais rápido. Aliás, deveria ser assim por lei. Nós é que damos sorte de várias encomendas passarem batidas, sem taxas. Mas pela lei, teriam que ser taxadas.

#42 alferreira

alferreira
  • Usuários
  • 618 posts

Posted 15 de September de 2014 - 08:14

Pedrinhomx: bom dia.

Já li algumas coisas aqui no blog tipo:

- o ICMS é uma cobrança ilegal;

- há controvérsias sobre a partir de quanto um produto (de pessoa física para física) deve ser taxado: US$ 50, por uma portaria da Receita ou US $100, por uma lei federal;

- já li que alguns colegas de Brasília, Manaus e Rio Branco receberam seus modelos a partir de outro centro de distribuição sem ser Curitiba e foram extremamente rápidos se comparados com Curitiba.

Eu mesmo já recebi - mesmo com o frete mais simples - modelos indo diretamente para São Paulo para o Rio de Janeiro. Não me perguntem o por que pois já faz tempo. Pelo que me lembre vagamente, começaram a ir para Curitiba - e demorar - há cerca de 2 anos.

E nunca me cobraram a taxa de armazenagem de R$ 12, mesmo em encomendas taxadas: parece que vira algo pessoal de agência para agência, pois em Santos (SP) nunca cobraram isso, mesmo quando o prazo estourou porque pedi revisão do imposto - umas 3 vezes e sempre recalcularam correto por eu ter apresentado o print-screen do site, da compra e o extrato do cartão (certa vez quiseram taxar em US$ 500, um modelo que tinha pago cerca de US$ 50 + 20 de frete).

E como vão "taxar todas as encomendas automaticamente" se, no mínimo, a portaria regulamenta isenção até US$ 50,?

E gostaria de ser tão otimista como você: este "deve durar pouco tempo" já está durando uns 2 anos. Como sou servidor público federal já estou acostumado a ver coisas do tipo "daqui há alguns meses" saírem em 6 anos... (quando saem)! No governo federal nada é tão ruim que não possa ser piorado (pelo menos dentro do Ministério da Educação).

Se realmente este sistema do Correio acelerar, ser justo e o(s) imposto(s) recolhido(s) ser(em) destinado(s) à utilidade pública, fico orgulhosos em pagar!

#43 Sydy

Sydy
  • Expulsos
  • 7,065 posts

Posted 15 de September de 2014 - 13:47

Em suma...

Eu odeio os correios...

#44 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,620 posts

Posted 15 de September de 2014 - 14:12

Grande Sydy, tirastes as palavras de minha boca!

#45 Pedrinhomx

Pedrinhomx
  • Usuários
  • 48 posts

Posted 15 de September de 2014 - 16:27

Pedrinhomx: bom dia.

Já li algumas coisas aqui no blog tipo:

- o ICMS é uma cobrança ilegal;

- há controvérsias sobre a partir de quanto um produto (de pessoa física para física) deve ser taxado: US$ 50, por uma portaria da Receita ou US $100, por uma lei federal;

- já li que alguns colegas de Brasília, Manaus e Rio Branco receberam seus modelos a partir de outro centro de distribuição sem ser Curitiba e foram extremamente rápidos se comparados com Curitiba.

Eu mesmo já recebi - mesmo com o frete mais simples - modelos indo diretamente para São Paulo para o Rio de Janeiro. Não me perguntem o por que pois já faz tempo. Pelo que me lembre vagamente, começaram a ir para Curitiba - e demorar - há cerca de 2 anos.

E nunca me cobraram a taxa de armazenagem de R$ 12, mesmo em encomendas taxadas: parece que vira algo pessoal de agência para agência, pois em Santos (SP) nunca cobraram isso, mesmo quando o prazo estourou porque pedi revisão do imposto - umas 3 vezes e sempre recalcularam correto por eu ter apresentado o print-screen do site, da compra e o extrato do cartão (certa vez quiseram taxar em US$ 500, um modelo que tinha pago cerca de US$ 50 + 20 de frete).

E como vão "taxar todas as encomendas automaticamente" se, no mínimo, a portaria regulamenta isenção até US$ 50,?

E gostaria de ser tão otimista como você: este "deve durar pouco tempo" já está durando uns 2 anos. Como sou servidor público federal já estou acostumado a ver coisas do tipo "daqui há alguns meses" saírem em 6 anos... (quando saem)! No governo federal nada é tão ruim que não possa ser piorado (pelo menos dentro do Ministério da Educação).

Se realmente este sistema do Correio acelerar, ser justo e o(s) imposto(s) recolhido(s) ser(em) destinado(s) à utilidade pública, fico orgulhosos em pagar!

Bom dia! (ou boa tarde)

A questão do imposto só vale de pessoa física para pessoa física mesmo. O mais correto seria de até $50, mas existem dois casos recentes na justiça que conseguiram isenção até $100. Mas outros também tiveram o pedido negado. É complicado mesmo. E taxação errada existe também. O problema é que muita gente tenta passar a perna na receita, pedindo para loja enviar como se fosse presente de parente, etc etc.

Lembrando também que o valor de $50 não é apenas do produto. É do produto + frete. 

Sobre ICMS ser ou não uma cobrança ilegal, vou ficar te devendo. Não tenho conhecimento nenhum nessa área, então prefiro não opinar, pois estaria correndo o risco de falar uma besteira sobre um assunto que realmente desconheço. Certamente outra pessoa no fórum vai saber responder melhor esse ponto.

Sobre os destinos de encomendas. Eu vou procurar pra você uma tabelinha do local de tratamento de cada tipo de frete. Os que lembro de cabeça agora são:

PMI = Rio de Janeiro 

EMS (expresso) = São Paulo

FC = Curitiba

Eu vou procurar a lista completinha e te passo. O que acontece é que o rastreio dos correios em 99% das vezes é incompleto. Então nossa encomenda passa por caminhos que não são atualizados no rastreio. Então as vezes o pessoal toma susto. Quando por exemplo, mora em SP, a encomenda aparece no rastreio que chegou no Brasil por SP, mas depois é atualizada a caminho de Curitiba. Pois aquele tipo de encomenda não é tratada pela receita de SP. Mas é muito raro o rastreio aparecer completo para as pessoas. Então nada disso é visualizado. 

Sobre a taxa de armazenagem dos correios. É uma portaria que saiu em julho desse ano. Então não seria algo pessoal de agência para agência. Passou a ser algo obrigatório. Esse ano mesmo já fui buscar duas encomendas e tive que pagara  taxa. 

Se você recebeu alguma encomenda taxada a partir de agosto desse ano e não cobraram os R$12, acredito ser o caso de uma agência terceirizada, que existe aos montes no Brasil, principalmente longe das capitais. Mas é estranho, pois geralmente agências terceirizadas não aceitam encomendas internacionais. Aqui em casa mesmo, tenho duas agências terceirizadas coladas na minha rua. Mas encomenda internacional tenho que buscar num local mais longe. Não sei também a distância das outras agências por aí.

Um grande abraço!

#46 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 8,645 posts

Posted 15 de September de 2014 - 16:32

Em suma...

Eu odeio os correios...

Ehtois! rsssssss

#47 Leonardo PoA

Leonardo PoA
  • Usuários
  • 1,368 posts

Posted 17 de September de 2014 - 11:12

Não dá pra entender...  você vai olhando o codigo todo santo dia, o status nao muda, até que de repente...  

16/09/2014  18:18 GRAVATAI / RS

Objeto entregue ao destinatário

16/09/2014 14:26 GRAVATAI / RS

Objeto saiu para entrega ao destinatário

04/08/2014 10:51 HONG KONG / 

Objeto encaminhado de País em HONG KONG / para País em BRASIL /

01/08/2014 16:18HONG KONG /  Objeto postado

Vai entender isso... 

#48 Pedrinhomx

Pedrinhomx
  • Usuários
  • 48 posts

Posted 17 de September de 2014 - 13:07

É o que eu falei ali. Na grande maioria dos casos, não vemos todas as atualizações do rastreio. Eles devem ter preguiça de atualizar todos os passos sempre.

#49 alferreira

alferreira
  • Usuários
  • 618 posts

Posted 17 de September de 2014 - 13:32

Oi Pedrinomx, Obrigado pelos comentários: isso enriquece a conversa, detalha e creio que todos acabam ganhando.

Quanto ao "passar a perna na Receita" eu, em algumas vezes, enviei e-mail para lojas (a Diecast Airplane é uma delas) após a compra pedindo para

colocar um preço fictício. Responderam que não faziam isso que era ilegal. Fiquei com vergonha e nunca mais pedi nada assim e continuo comprando - quando necessário - desta loja. A mesma coisa para alguns vendedores no Ebay (principalmente europeus). Dizem que é ilegal, desonesto e não fazem. Novamente, morri de vergonha e nunca mais pedi (e são pessoas físicas). Agora, chinês nem precisa pedir: eles colocam automaticamente valores ultra baixos, as vezes, imorais (tipo US$ 1,). E produto vindo da China parece - pelo menos para SP e região - que vem muiiito mais rápido (principalmente AliExpress). Agora, compro e o preço que o cara mandar, eu assumo o imposto, se der.

Quanto ao ICMS eu nunca fui taxado neste imposto (desde 2009 que coleciono). Como ICMS tem algumas diferenças de estado para estado (a chamada "guerra fiscal") pode ser isso ai. Quanto a legalidade, vou procurar, mas creio que foi aqui mesmo no fórum (talvez 1:400) que li algo (inclusive com as leis). 

E de não passar por Curitiba, Rio ou São Paulo se não me engano foi um colega aqui do fórum, de Rio Branco (que aliás, se estiver correto, recebeu em tempo recorde). Será que para o Norte/Nordeste funciona de forma diferente? Não faz sentido (aliás, para o governo faz) enviar do norte para o sul e depois para o norte!

Da taxa de R$ 12, de armazenagem, nada até agora. E eu sempre recebo da Agência Central (não é terceirizada, conheço o pessoal da terceirizada e já me explicaram que em Santos é tudo pela Central). De julho para cá já chegaram 6 encomendas (nem todas modelos) e nada de cobrança disto. Hoje que vi pelo rastreamento dos Correios que uma encomenda bem simples, leve e barata (não é modelo) irão pedir (ainda não recebi o aviso oficial) para retirar na Agência Central. Como no site não falou nada de cobrança de IPI (eles avisam lá) creio que seja essa taxa que enfim chegou... Mais uma coisa para onerar...

Das atualizações, no próprio site avisa que é na hora do lançamento do evento, que nem sempre é online (por várias razões). Já tive casos que dois dias depois é que saiu no site: saiu para entregue e entregue...

Quanto ao que o povo fala de odiar os Correios, claro, eu também fico frustrado as vezes. Mas como em todo lugar, tem gente boa e tem gente má. O que eu realmente odeio é quem faz as leis imbecis, de interesse próprio, coloca incompetentes nos correios e não gerencia a empresa e não faz a destinação própria deste monte de impostos que pagamos(ou seja, alguns políticos).

Um abraço.

#50 alferreira

alferreira
  • Usuários
  • 618 posts

Posted 17 de September de 2014 - 13:37

Outra coisa que lembrei: tem algumas lojas (2 nos USA que eu tentei, como a Just Plane Fun) que não enviam para o Brasil.

Motivo (segundo eles, que me responderam via e-mail): os Correios (Brazilian Mail) não são confiáveis

e ocorrem muitos extravios, resultando em reclamações de clientes.

Outros países da África (aqueles que estão sempre em guerra) e outros da América do Sul as lojas também não enviam a estes.

Também há vendedores no EBay que não enviam para o Brasil...

Edited by alferreira, 17 de September de 2014 - 13:38 .

#51 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 8,645 posts

Posted 17 de September de 2014 - 19:08

Alferreira,

Odeio os Correios sim, pois claro que tem gente boa, mas a maioria são aqueles típicos concursados que pensam que VOCÊ cliente é um grande problema na vida deles... só esquecem que além de cliente, somos contribuintes e mantemos estatais com os pesados impostos...

#52 asilveira

asilveira
  • Usuários
  • 154 posts

Posted 17 de September de 2014 - 23:45

Eu ainda (três batidas na madeira) não tive experiência ruim nos correios, coleciono há anos e nunca tive um modelo extraviado. Os últimos seis que recebi também não paguei imposto, passaram direto. Eles foram comprados em diferentes vendedores, eztoys, airplane réplicas e adamjets. Vieram com valor pouco aquém de 50 obamas. Agora o Avianca e o Tam -MUE estão parados na alfândega, faz dias já, acho que não escapo dessa.

#53 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 17,011 posts

Posted 18 de September de 2014 - 00:00

Eu ainda (três batidas na madeira) não tive experiência ruim nos correios, coleciono há anos e nunca tive um modelo extraviado. Os últimos seis que recebi também não paguei imposto, passaram direto. Eles foram comprados em diferentes vendedores, eztoys, airplane réplicas e adamjets. Vieram com valor pouco aquém de 50 obamas. Agora o Avianca e o Tam -MUE estão parados na alfândega, faz dias já, acho que não escapo dessa.

Ou não, o meu ficou mais de dois meses parados na Receita em Curitiba e não aconteceu nada.

#54 Sydy

Sydy
  • Expulsos
  • 7,065 posts

Posted 18 de September de 2014 - 06:21

Quanto ao que o povo fala de odiar os Correios, claro, eu também fico frustrado as vezes. Mas como em todo lugar, tem gente boa e tem gente má. O que eu realmente odeio é quem faz as leis imbecis, de interesse próprio, coloca incompetentes nos correios e não gerencia a empresa e não faz a destinação própria deste monte de impostos que pagamos(ou seja, alguns políticos).

Oi alferreira,

Não confunda... Eu não odeio as pessoas que trabalham nos Correios. Eu odeio a instituição Correios. Acho literalmente uma porcaria.

Se me dessem a opção de fedex ou ups, eu usaria, mesmo que fosse mais caro e todas fossem taxadas. O que me aborrece é o "triângulo das bermudas" que é a triagem. Teu objeto? Ninguém sabe, ninguém viu... Data de entrega? Previsão? Esqueça!!!

Abcs,

Sydy

#55 Leonardo PoA

Leonardo PoA
  • Usuários
  • 1,368 posts

Posted 18 de September de 2014 - 07:31

18/09/2014 06h58 - Atualizado em 18/09/2014 07h07

Funcionários dos Correios entram em greve por tempo indeterminado no RS Paralisação foi decidida após assembleia da categoria na quarta-feira (17).
Servidores rejeitaram por ampla maioria a proposta oferecida pela empresa.

Os trabalhadores dos Correios estão em greve por tempo indeterminado no Rio Grande do Sul desde a meia-noite desta quinta-feira (18). A paralisação foi decidida após assembleia da categoria em Porto Alegre na quarta (17), em que os servidores rejeitaram por ampla maioria a proposta da empresa.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do estado (Sintect/RS), as principais reivindicações da categoria são reposição da inflação de 6,40%, aumento real de 8%, reposição das perdas de 11,93, contratação imediata e melhores condições de trabalho, luta contra a privatização, luta contra o Postal Saúde, além das entregas pela manhã.

Os Correios ofereceram aos servidores reajuste salarial de R$ 200,00 ou 6,5%, o que for mais vantajoso para cada trabalhador, com Gratificação de Incentivo à Produtividade, que não incorpora ao salário e não tem reflexos sobre outras vantagens. Também poderá ser incorporado 50% em 2015 e 50% em 2016. Além disso, a cada R$ 100 milhões de lucro líquido, a empresa incorporaria  R$ 10,00. Os R$ 100 só seriam incorporados totalmente no salário base quando a empresa atingisse lucro de R$ 1 bilhão.

A paralisação não atinge funcionários de Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo e Região das Missões, Santa Rosa e Panambi, representados por outro sindicato, que aceitou a proposta da estatal.

http://g1.globo.com/...nado-no-rs.html

Ahh ta... baita palhaçada... e ainda tem gente que defende esses caras!!! São todos, eu disse todos, funcionarios PUBLICOS que deveriam servir o publico da melhor forma possivel... e agora inventam greve?!? É sempre assim, PALHAÇADA!!!!

PRIVATIZAÇÃO JÁ dessa estatal que não funciona!!!

Edited by Leonardo PoA, 18 de September de 2014 - 07:34 .

#56 alferreira

alferreira
  • Usuários
  • 618 posts

Posted 18 de September de 2014 - 08:40

Cobrança de ICMS vendas web:

stf determina que icms em vendas online deve ser cobrado no estado de origem.

Não consegui copiar a noticia e creio que pelas regras do fórum não podemos publicar só o link. Mas procurem no estadao.com.br do dia 17

sobre esta notícia. Não fala de encomendas internacionais.

E gente, volto a me impressionar com os comentários aqui falando mal do povo dos Correios: olha, na agência aqui de Santos tem uma senhora que trabalhava na copa que fazia um café muito bom. Tem um senhor que limpa a agência que é super prestativo, limpa muito bem. Tem um camarada que faz a comunicação visual, olha, sujeito extremamente competente. Tem um carteiro, gente fina, que conversa, conta histórias de vida muito bonitas. Viu como tem gente competente e profissional nos Correios?

Nos USA por exemplo, fiz uma compra para entregar lá mesmo, de L.A. para Boston, e demorou só 2 dias... muito rápido, perda a graça, aquele gostinho de esperar "quando chegará minha encomenda?", não existe aquela torcida, aquela ansiedade que nós colecionadores temos, aquela festa quando o produto chega intacto.

Quanto a privatizar, já pensou que horror: estariamos contribuindo para aumentar a burguesia capitalista que explora o povo brasileiro, criando as tais oportunidades de mercado e tudo de ruim que isto trás... E os impostos, quem ajudaria este pais a crescer, a sustentar a máquina pública?

Será que ninguém pensa no Governo Federal? Lembrem-se do lema do nosso amado governo, liderado pelo fiel partido dos trabalhadores: Brasil, um país de todos!

Pessoal: antes de conclusões apressadas, lógico que estou sendo irônico. Apesar de ter gente boa lá (ou será que foram extraviadas ou devolvidas ao local de origem?) a moderação aqui do fórum me impede de colocar em palavras o que sinto pelos Correios e outros órgãos estatais.

Hoje vou pegar uma encomenda e pela primeira vez, vou pagar a taxa de R$ 12 por um produto de R$ 32,... fora ir até o centro da cidade (gasolina, estacionamento, etc). Por essas que amo esse governo!!!

Abraços pessoal e tenhamos fé que ainda terminaremos nossas coleções!

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.esta...-origem,1561815

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.esta...-origem,1561815

#57 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,620 posts

Posted 18 de September de 2014 - 09:20

Todo ano é a mesma coisa...greve! acho que assim que acaba uma greve já deixam a do ano subsequente agendada. É nessas épocas de greve e pós -greve que a incidência de extravio de encomendas dispara. Ano passado perdi duas! Os Correios já foram um exemplo positivo para nosso país mas atualmente são o oposto. Tenho vergonha de nossos Correios. E o pior é que o governo não abre pra iniciativa privada.

#58 alferreira

alferreira
  • Usuários
  • 618 posts

Posted 18 de September de 2014 - 14:14

Jornal A Tribuna de Santos:

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014 - 13h38

Pente fino

Compras feitas no exterior  serão monitoradas pela Receita e pelos Correios  
José Claudio Pimentel

Toda e qualquer mercadoria comprada no exterior, via internet, será monitorada e taxada, dentro das normas, a partir do primeiro semestre do próximo ano. Essa é a promessa da Receita Federal e dos Correios, que, até novembro, deverão integrar os novos sistemas informatizados de fiscalização e controle aduaneiro, com o intuito de coibir abusos e agilizar processos.

A operação conjunta começou a ser estruturada depois que um levantamento da própria estatal de postagens identificou que, nos últimos quatro anos, o volume de encomendas internacionais aumentou em 389%. Apenas no primeiro semestre de 2014, o fluxo cresceu 70%, quando comparado com o mesmo período anterior.

O sistema, totalmente informatizado, possibilitará ao Fisco ter conhecimento da chegado do produto em uma das três bases internacionais dos Correios, em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. São dessas unidades que esse tipo de encomenda é despachado para o restante do País.

“Com a antecipação dessas informações, será possível estabelecer linhas de produção mais ágeis”, explica a gerente corporativa de Negócios Internacionais, do Departamento Internacional dos Correios, Natália Querido Hissa. Ela se refere à declaração digital do bem, que será apresentada ao órgão e ao Fisco na chegada ao País.

Atualmente, a taxação ocorre de maneira semelhante ao passageiro quando chega do exterior a algum aeroporto: por sistema de amostragem, com a documentação em papel.

Ou seja, nem todos acabam cumprindo com a fiscalização, ficando, consequentemente, livres do imposto obrigatório – calculado a partir de 60% do valor do bem adquirido.

O inspetor da Alfândega de São Paulo, João de Figueiredo Cruz, ressalta que as informações eletrônicas farão com que a remessa seja rapidamente tributada, quando assim for necessário. “O novo sistema possibilitará melhor controle e gerenciamento, diminuindo consideravelmente o tempo de importação”.

A Receita Federal deve concluir a integração do sistema até o final deste mês; os Correios acreditam que até novembro já será possível ter uma plataforma capaz de convergir os dados. A expectativa dos órgãos é de que até dezembro todo o sistema possa ser testado para, então, entrar em vigor.

Em vigor

Com exceção dos Correios, todas as demais empresas de transporte expresso internacional (como a Fedex Express ou a UPS, disponíveis nas compras de sites dos Estados Unidos), autorizadas a funcionar no Brasil, já possuem seu sistema de remessa interligado ao da Receita Federal. Todo e qualquer produto comprado no exterior, via internet, é fiscalizado e taxado quando chega ao Brasil.

#59 dodomaha

dodomaha
  • Usuários
  • 1,265 posts

Posted 18 de September de 2014 - 14:30

Eu pago. Desde que chegue em 4 dias na minha casa, como acontece com a DHL quando compro na Inglaterra.
Hoje uma encomenda demora, em média, 2 meses via Correios.

#60 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 17,011 posts

Posted 18 de September de 2014 - 14:41

A Amazon falou uma vez que o grande problema de estabelecer no país é a logística.

Uma vez comprei algumas maquetes da Waffle e pedi para entregar para minha ex- do outro lado do EUA, levou 2 dias. Na Amazon, se você é Prime, leva 1 dia ou, no mesmo dia, se compra de manhã.

Muitos (e não alguns) vendedores do Ebay não vendem para o Brasil, pois a mercadoria some e ele é obrigado a reembolsar (ou então perde pontos).

É nessas horas que a solução é alugar o Brasil...