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Aeroporto de Vitória (ES) já pode operar por instrumentos de precisão

Eurico de Aguiar Salles

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#1 jambock

jambock
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Posted 06 de September de 2014 - 01:29

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Aeroporto de Vitória já pode operar por instrumentos de precisão
Sistema de auxílio ao pouso começou a funcionar em agosto e deve reduzir tempo de fechamento por chuva e neblina em até 87%

O aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES), já está apto a operar por instrumentos de precisão, o que deve reduzir seu tempo de fechamento por neblina e chuva em até 87%.

O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) Categoria 1 está funcionando desde o dia 27 de agosto na capital capixaba.
O sistema, instalado pelo Comando da Aeronáutica, consiste de antenas em solo que emitem sinais de rádio e ajudam o piloto a localizar a pista.

Ele permite que aviões façam aproximações com mau tempo a uma altura mínima de 200 pés (cerca de 60 metros) e com uma visibilidade mínima de 800 metros a partir da cabine.
Segundo a Infraero, que administra o aeroporto, para receber o equipamento foram realizadas obras de adequação, como pintura de instrução obrigatória nas pistas, recuo dos pontos de espera das vias de manobra, adequações da área de segurança de fim de pista na cabeceira 23 e instalação de mais balizas de luz na cabeceira.
Em 2013, o aeroporto de Vitória ficou fechado por 51 horas por motivos meteorológicos. “Com esse novo equipamento em funcionamento deverá haver um ganho operacional expressivo, que se traduz em maior acesso de aeronaves, menos tempo de espera e menos desvios de voos para aeroportos alternativos”, afirmou o coordenador-geral de Gestão da Secretaria de Navegação Aérea da SAC (Secretaria de Aviação Civil), Max Carvalho Dias.
“Não tenho dúvida de que o ILS de Vitória representa excepcional ganho para a sociedade capixaba, ao se ampliarem as possibilidades de continuidade das operações aéreas no aeroporto, naquelas condições meteorológicas mais adversas”, declarou o superintendente do aeroporto, Autemar Lopes de Souza.
Fonte: Portal Brasil via CECOMSAER 5 set 2014



#2 jambock

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Posted 25 de May de 2017 - 11:22

Meus prezados
Aparelho que auxilia pouso no Aeroporto de Vitória está com defeito
Instrumento, conhecido como ILS, auxilia a visibilidade de pilotos durante mau tempo. Em menos de uma semana, aeroporto fechou duas vezes por causa das chuvas.

O sistema de pouso por instrumento do Aeroporto de Vitória, conhecido como ILS, está há quatro meses com defeito, de acordo com o capitão da Força Aérea Brasileira (FAB) Mário Marques Pereira. O funcionamento correto do equipamento poderia ter evitado o cancelamento de grande número de voos nos últimos dias por causa do mau tempo em Vitória. A Infraero disse que vai comprar uma nova peça para reparar o equipamento.
O ILS possui dois transmissores, o vertical e o horizontal. De acordo com o capitão da FAB, há quatro meses o transmissor que funciona no plano vertical está quebrado. Segundo ele, se o transmissor não estivesse com defeito, mais aviões conseguiriam pousar no Aeroporto de Vitória mesmo com mau tempo.
“Com o sistema todo operando, a aeronave consegue aproximar até 60 metros da pista. Sem esse sistema, apenas com o transmissor horizontal, ele só opera até 590 pés, em torno de 200 metros”, explicou.
O capitão da FAB acrescentou que apesar do ILS não estar funcionando em sua totalidade, isso não coloca em risco os voos que chegam na Capital. Porém, impede que um número maior de aviões consigam pousar no Aeroporto de Vitória quando a visibilidade está ruim.
Ele também frisou que o Aeroporto de Vitória possui dois outros métodos de navegação por instrumento, que é o GPS e o equipamento VOR. Entretanto, eles não têm a eficiência do ILS.
Capitão Mário destacou que o VOR ajuda na operação por instrumento, mas o ideal é que o ILS esteja funcionando corretamente.
“Esse VOR não tem a precisão do equipamento ILS, mas ele permite ainda a manutenção da operação do aeroporto, não em condições de visibilidade tão restrita, mas não deixa o aeroporto indisponível de procedimentos de navegação”, disse.
A assessoria de imprensa da Infraero informou que a peça do ILS que está com defeito será substituída. Ela será comprada no exterior. Disse também que o Aeroporto de Vitória tem condições de receber pousos em situação de mau tempo porque no local existem outros equipamentos que auxiliam a operação por instrumento.
Fonte: Patrícia Scalzer, Cbn Vitória via CECOMSAER 25 MAI 2017



#3 jambock

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Posted 08 de June de 2017 - 13:49

Meus prezados

Aeroporto de Vitória passa a ter controle do tráfego aéreo por radar em vez de comando de voz

Antes, para saber a localização das aeronaves, os controladores de voo precisavam de informações passadas pelos pilotos. Equipamento `Sagitario´ foi inaugurado nesta quarta-feira (7).

O Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, passou a controlar os voos com o uso de radar por meio do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações e Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO), inaugurado nesta quarta-feira (7).

O diretor do departamento de espaço aéreo, Ten Brig do Ar Carlos Vuyk de Aquino, explica o que acontece com a mudança. “Nós saímos do patamar do controle convencional para o controle radar. O controle convencional é aquela condição em que o controlador sabe onde a aeronave se encontra em função do que o piloto informa para ele”, explicou.

A Aeronáutica informou que o aeroporto já operava com radares e por instrumentos de pouso de precisão. Nesse sentido, a instalação do sistema proporcionou a modernização do gerenciamento de tráfego aéreo.

O SAGITARIO vai permitir:

Maior precisão da localização das aeronaves
Mais segurança nos pousos e decolagens
Maior aproveitamento do espaço aéreo
Menor distância entre as aeronaves
Possibilidade de redução do tempo de voo

O diretor esclarece que as regras anteriores garantiam a segurança nos voos.

“O radar é um dos elementos tecnológicos que produzem um incremento da segurança nas operações do tráfego aéreo. Não que existissem riscos antes. O que há é uma operação segura como antes, no entanto, com uma possibilidade de redução de distância entre as aeronaves. Evidentemente que, quando você está enxergando o que você está controlando, facilita”, disse.

A ampliação do aeroporto e o novo sistema vão fazer com que os passageiros possam contar com a garantir da pontualidade dos voos.

“O controle de fluxo, na medida em que ele é bem feito, a previsibilidade das aeronaves aumenta muito. Ou seja, um voo previsto para às 10h deverá acontecer às 10h”, explicou Aquino.

O sistema

O SAGITARIO foi desenvolvido com a participação dos controladores, profissionais que atuam na linha de frente do controle das aeronaves.

No Brasil, com a inauguração em Vitória, já são 15 centros de controle de voo operando com o sistema.

Copa

Esse sistema foi usado durante a Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos no Rio em 2016. Durante os dois eventos mundiais houve um grande aumento do fluxo de aeronaves no espaço aéreo.

Fonte: G1 Es via CECOMSAER 8 JUN 2017



#4 Bonotto

Bonotto
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Posted 26 de June de 2017 - 00:32

Vitória ha alguns meses já tem REA em virtude disto. 

 

Demorô mas chegô :dente: