Jump to content

Photo

Status Match e Status Challenge : Minhas experiências.

upgrade de categoria sem voar

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
14 replies to this topic

#1 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,464 posts
  • Interests:Programas de milhagem
  • Cidade/UF/País:Berlin/Alemanha
  • Data de Nascimento:17/06/1981

Posted 14 de January de 2015 - 09:21

Acho que ainda não tinha um tópico específico aqui no CR sobre esses dois importantes mecanismos legais de conseguir upgrade de categoria em programas de fidelização sem precisar voar nas companhias.

Após a leitura de um tópico no site melhores destinos sobre esse assunto resolvi me inteirar mais e tentar fazer o upgrade de categorias em algumas cias aéreas e aproveitar os benefícios de ser cliente preferencial.

Como o meu intuito é apresentar os meus resultados, deixo o espaço aqui aberto para dúvidas e outras dicas de usuários. Acho interessante compartilhar essa informações porque pelo visto nem todo mundo conhece essas possibilidades. 

Então, para começar deixo aqui o link do melhores destinos com algumas informações bem úteis e um guia passo a passo para conseguir o status match. 

http://www.melhoresd...tion-dicas.html

além dele, tem um site específico sobre isso em inglês que também é muito interessante

http://www.statusmatcher.com/

recomendo a leitura de ambos.

A minha experiência.

Antes de mais nada para se conseguir um status match ou um status challenge é necessário ser membro preferencial em algum programa de milhas. Eu utilizei como base o Smiles da Gol. Nele, durante o processo eu era Gold e posteriormente Diamante. A partir dele é que pude me beneficiar dos outros programas.

Lembrando que é necessário mostrar o histórico de voos no pedido, normalmente upgrade de categorias feito por meio de pontos no cartão de crédito não dão direito ao benefício do status match. As cias aéreas querem o passageiro que voa, e não aquele que troca pontos.

1o passo: Como me tornar membro preferencial.

Para quem viaja muito mas só em tarifas promocionais, como eu, a fidelização em uma única companhia é impossível. Eu só viajo na tarifa mais barata, independente da cia. aérea.

No ano de 2014 eu tive muita sorte em conseguir voar muito, pagando pouco e fazer as escolhas certas nos programas para pontuar.

De zero status a Diamante na Gol.

Conseguir passar de nenhum status para Diamante em somente um ano. Me beneficiei da parceria entre o Smiles e a Delta para conseguir pular todas as categorias em somente um ano base.

Primeiramente voei alguns trechos nacionais, prioritariamente entre CNF e GRU e VIX, mas algo que não me levaria a lugar algum segundo as novas regras do Smiles.

Em março, fiz um voo triangular com a Delta. Sendo GRU/JFK/CDG//MAD/ATL/GRU. O que me rendeu mais de 17.000 milhas e mudança para categoria Prata.

Em maio peguei aquela tarifa promo da Executiva da Delta de 800 dólares e fiz GRU/DTW/LGA/JFK/GRU. Ganhando mais 10.000 milhas, bonus de categoria, bonus de classe tarifária e mudança para categoria ouro. Ficando a apenas mil e poucas milhas do diamante.  

No final do ano consegui virar diamante com dois trechos domésticos, CNF para GIG e VIX.

2o passo: Sou ouro na Gol e ai?

Após virar Ouro na Gol e ler o site dos melhores destinos vi que poderia também ser ouro em outros programas.

2A - Status Match: Smiles Ouro - Avianca Ouro

A minha primeira tentativa foi ser ouro na Avianca.

Apesar de nunca ter voado Avianca e não ter previsão de voá-la tão cedo (só há um BSB-CNF-BSB) resolvi tentar.

Mandei email com meu cartão ouro e o número amigo da Avianca e em menos de uma semana foi aprovado.

Espero que quando a Avianca Br se fundir com a Avianca Co tenha garantido o status gold na *A.

2B Status Match: Smiles Ouro - LanPass Comodoro

A segunda tentativa foi com a Lan. Mandei email e nunca obtive resposta.

2C Status Match: Smiles Diamante - LanPass Comodoro

A terceira tentativa mandei no mesmo email da tentativa anterior e em 5 dias úteis fui aprovado. 

Agora tenho o status Emerald na OneWorld. O que irá me beneficiar em conseguir upgrade de classe em voos Tam e Lan, além de acesso a check-in preferencial e entrada nas salas vip das cias membro dessa aliança. 

2D Status Challenge: Smiles Diamante - United Mileage Plus Premier Gold.

Como sou fã do programa da United e teria um voo com eles para o réveillon resolvi tentar a sorte e pedir o status challenge com o programa deles. Normalmente esse programa é feito para americano com status em cias americanas. Mas fui aprovado.

Nele o status match não é automático e precisava de uma espécie de desafio. Voar 12.500 de United ou Copa em 3 meses, para ter garantia de um ano de status gold. Entretanto nesses 3 meses já teria os benefícios de Gold em toda a rede *A, como check-in preferencial, prioridade nas bagagens, acesso às salas vip e upgrade de classe em voos domésticos nos EUA.

Como voaria para a Ásia com eles estava dentro da meta :)

3o passo: Como se beneficar

Sei que a validade dessas categorias preferencias é normalmente limitada por um ano, terei o ano de 2015 e início de 2016 para beneficiar das vantagens e lembrando que irei voltar a estaca zero logo depois. Uma pena, mas como não voo em classes caras e sempre com cias diferentes, voltarei a ser membro comum logo após expirarem os benefícios. Por esse motivo só solicitei em cias que realmente terei a chance de usar de verdade (ok, a avianca foi uma exceção).

Nos meus voos do Reveillon tive a felicidade de conseguir upgrade para a executiva com o UA Gold, pude conhecer um produto diferenciado muito por ser membro preferencial nesta cia. Fiz TPE-SFO na C. E SFO-IAH e IAH-GIG na Y+. Além de já pontuar como Gold e ter 50% milhas na conta a mais

Em Março irei para MEX de JJ e vou tentar upgrade para a C usando o Comodoro da Lan.

Em Julho irei para o Canada com a AC de milhas e terei os benefícios na *A Gold dos lounges na AC.

Na minha opinião já valeu a pena. O upgrade pago no voo TPE-SFO era USD999. Só por ter conseguido isso sem pagar nada já valeu e muito. 

Fico aqui a disposição para tirar dúvidas e quem tiver outras dicas interessantes podem me mandar por MP :)

Espero ter ajudado alguém a também tirar proveito desses benefícios.

• SimpleMan, Murundum, Vinícius Bartholdi and 3 others like this

#2 SQ-GRU

SQ-GRU
  • Usuários
  • 2,478 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:27/07/1988

Posted 14 de January de 2015 - 10:27

Interessante o tópico.

Acho que vale a pena apenas para aquelas Cias que você realmente voa bastante, pois os outros benefícios são marginais - bons, mas nada que revolucione a sua experiência.

Eu tive algo curioso acontecer comigo: eu voei tanto de SQ, que eles entraram em contato comigo para me inscrever no Krisflyer, e me promoveram (através de crédito retroativo dos meus itinerários) à categoria de PPS Club. Foi um "Status Match" que partiu da Cia Aérea.

Eu tenho dois Star Gold (LH, SQ), um One Emerald (BA) e um Sapphire (JJ) e um Skyteam Elite Plus (AF).

E de todos os programas, o que mais me surpreendeu foi o da SQ.

Como PPS eu tenho direito à assento preferencial, sala VIP, etc. não só na Star, mas também nas Virgins (Atlantic, America e Australia).

Mas leo_cnf quais desses status vc pretende, de fato, manter por um bom tempo? Ou só vai aproveitar enquanto durar o match que fizeram?

• leo_cnf likes this

#3 jose_g

jose_g
  • Usuários
  • 154 posts
  • Cidade/UF/País:Campinas
  • Data de Nascimento:24/11/1967

Posted 15 de January de 2015 - 13:53

Prezados,

A LanPass está aceitando status match correspondente ao Smiles OURO?

Abs

• leo_cnf likes this

#4 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,464 posts

Posted 16 de January de 2015 - 14:27

Interessante o tópico.

Acho que vale a pena apenas para aquelas Cias que você realmente voa bastante, pois os outros benefícios são marginais - bons, mas nada que revolucione a sua experiência.

Mas leo_cnf quais desses status vc pretende, de fato, manter por um bom tempo? Ou só vai aproveitar enquanto durar o match que fizeram?

SQ-GRU os benefícios, para mim, não não marginais, sou daquela máxima que o que vem de graça é bom. Para quem paga sempre a tarifa mais baixa, somente em promoção, ter acesso ao check-in preferencial, entrada na sala vip, e possibilidade de um upgrade, aumento na franquia de bagagem, bonificação nas milhas ganhas - aumentando percentualmente os ganhos,  é algo muito bom.

Infelizmente eu gostaria de continuar com todos, mas pelo visto nenhum vou conseguir alcançar o mínimo para 2016.

O Smiles pede 35.000 milhas voadas, até agora tenho 678milhas e não tenho nenhum voo marcado com a DL.

O UA pede 50.000 milhas para gold e 4 segmentos com a UA, até agora tenho 16.333 e 3,5 segmentos e não tenho nenhum voo marcado com a UA.

O LanPass nem verifiquei a quantidade para se manter no status, tenho um voo marcado com a JJ para MEX, irei pontuar algo aqui.

Como para o 2o semestre ainda não tenho nada marcado, quem sabe não surge algo bom. 

Prezados,

A LanPass está aceitando status match correspondente ao Smiles OURO?

Abs

Eu não consegui, mas não custa tentar. Consegui somente com o Diamante.

lancom_lanpass_pt@cc.lan.com

foto do cartão + extrato atualizado com voos na região que a JJ ou LA operam. (Am Sul, Am Central, Am Sul-> Am Norte, Am Sul-> Europa, Am Sul -> Oceania)

#5 abarbier

abarbier
  • Usuários
  • 752 posts
  • Cidade/UF/País:SBCampo / SP
  • Data de Nascimento:23/01/1980

Posted 16 de January de 2015 - 21:54

O Match também rola nos programas dos Hotéis.

Quando tinha status no IHG e AClub, consegui com o HHonors... ano passado usei meu HHonors Gold e pedi o match pro Club Carlson e consegui Gold com eles também. As redes também podem oferecer um status challenge no lugar do status match.

Eu só acho que tem que valer a pena pedir, já que muitos programas concedem isso apenas 1 vez. Ou seja, faça valer o match e voe / se hospede muito durante o ano e tente renovar o status, já que vc começou "na frente" dos demais.

• leo_cnf likes this

#6 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,464 posts

Posted 17 de January de 2015 - 18:19

O Match também rola nos programas dos Hotéis.

Quando tinha status no IHG e AClub, consegui com o HHonors... ano passado usei meu HHonors Gold e pedi o match pro Club Carlson e consegui Gold com eles também. As redes também podem oferecer um status challenge no lugar do status match.

Eu só acho que tem que valer a pena pedir, já que muitos programas concedem isso apenas 1 vez. Ou seja, faça valer o match e voe / se hospede muito durante o ano e tente renovar o status, já que vc começou "na frente" dos demais.

Também vale o status match de cias aéreas para programa de hotéis.

#7 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,464 posts

Posted 11 de December de 2015 - 17:10

Depois de um ano com o Smiles Diamante posso dizer o seguinte:

Consegui Status match/challenge nas seguintes empresas

United Airlines Mileage Plus Gold - *A Gold

Avianca Brasil Amigo Gold - *A Gold até 2017

Lan Lanpass Comodoros - OW Emerald

Alitalia Millemiglia Freccia Alata Plus - ST Sky Priority

Azul Tudo Azul Diamante

Com o UA Mileage Plus Gold consegui o Marriott Gold. 

Com o Marriott Gold consegui o Hyatt Diamond e o Hilton Honors Gold.

Resumindo os benefícios que tive nesse um ano somente com o status match:

UA *G 

- upgrade para C TPE-SFO e F LAX-IAH com a UA

- upgrade para C CNF-PTY, PTY-MIA, MIA-PTY com a CM

- assento conforto SFO-IAH, IAH-GIG, GRU-IAH, IAH-HNL, HNL-LAX, IAH-GRU com a UA

- acesso sala vip *A em GIG, IAH, SFO, TPE, PTY, YYZ, HNL, LAX, LIS, MUC, VIE, KRK, WAW, ZAG

- franquia extra de bagagem efetivamente utilizada

- prioridade em vários check-ins e embarques

LA Emerald

- acesso sala vip GRU, MIA

- franquia extra de bagagem efetivamente utilizada

- prioridade em vários check-ins e embarques

Marriott Gold

- Early check-in

Ainda pretendo utilizar nas próximas viagens até março os benefícios da

Lan OW*E (GRU, LAX, SYD, AKL, DFW, DOH, MIA)

Alitalia STSP (GRU?, MEX, LAS?)

Marriott (SYD)

Hyatt (LAX)

HHonors (WAS, DOH, AUH, DXB)

• Murundum and Corsair like this

#8 thor.rao

thor.rao
  • Usuários
  • 2,878 posts
  • Interests:Aviação Geral e Comercial; Instrução de Voo
  • Cidade/UF/País:SBRP
  • Data de Nascimento:21/05/1984

Posted 17 de February de 2017 - 15:13

Mais de um ano depois, reativando o tópico, os meios para solicitar Status Match ainda são os mesmos?

Na Azul sou Safira e queria tentar em outras companhias...

• Kal_Center likes this

#9 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 2,051 posts
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982

Posted 17 de February de 2017 - 17:53

Mais de um ano depois, reativando o tópico, os meios para solicitar Status Match ainda são os mesmos?

Na Azul sou Safira e queria tentar em outras companhias...

Pois é, nunca mais soube de nenhum Status Match. Tentei recentemente pela Air Berlin mas não aceitaram meu Smiles Ouro. O meu da Avianca Gold vai expirar mês que vem e volto pro limbo.

#10 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,741 posts
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972

Posted 17 de February de 2017 - 18:11

Interessante reavivar esse tópico. Vou me mexer por aqui pois sou Smiles Diamante e LifeMiles ouro. na Emirates, Azul, Ana e MileagePlus estou quase zerado e na LATAM também.

#11 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,464 posts

Posted 18 de February de 2017 - 19:30

minha atual situação

Smiles Ouro (soft landing)

AA Ruby

Avianca *G (até março)

UA *S

O resto zerado

#12 rabb

rabb
  • Usuários
  • 289 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:09/06/1966

Posted 13 de October de 2017 - 21:48

Reavivando o tópico, agora que me desiludi de vez com o Smiles. Sou Diamante há bastante tempo já e estou pensando em testar o AAdvantage. Alguém sabe se eles fazem status match? Só de pensar em começar do zero desanima...

#13 Geoshina

Geoshina
  • Usuários
  • 736 posts
  • Cidade/UF/País:SJP
  • Data de Nascimento:01/02/1984

Posted 14 de October de 2017 - 02:22

rabb, a American, Delta, United, Jetblue e Alaska fazem sim, viu? 

Só não sei se aceitam o Smiles. 

#14 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,741 posts
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972

Posted 14 de October de 2017 - 19:53

AAdvantage fez uma restruturacao e piorou bastante mas mesmo assim ainda é melhor que o Smiles.

#15 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,464 posts

Posted 23 de October de 2017 - 17:21

Reavivando o tópico, agora que me desiludi de vez com o Smiles. Sou Diamante há bastante tempo já e estou pensando em testar o AAdvantage. Alguém sabe se eles fazem status match? Só de pensar em começar do zero desanima...

Acho que não, mas se seguirem o que as outras americanas fazem é status challenge