Jump to content

Photo

Aluguel de Carros - Dicas - Devo contratar seguro?

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
13 replies to this topic

#1 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,414 posts

Posted 23 de January de 2015 - 23:36

Olá pessoal!!

Estive pensando em alugar um carro em Vancouver.

Gostaria de saber de vocês algumas dicas de onde alugar um carro por um bom preço e também dicas sobre qual seguro devo pegar, pois normalmente é isso que acaba todo o aluguel mais caro.

Já vi ofertas com o seguro incluído. Alguma recomendação?? O seguro é realmente necessário?

Com a carteira de motorista Brasileira é possível dirigir no Canadá ou é necessário a carteira internacional?

Desde já muito obrigado pela atenção.

Abraço!!

Edited by 3Setão, 23 de January de 2015 - 23:38 .

#2 MarceloF

MarceloF
  • Usuários
  • 794 posts

Posted 24 de January de 2015 - 09:27

3Setão, 

É tudo uma questão de: "Onde, quem, como".

1 - Vai dirigir em trânsito e estrada que não conhece? Ou, ainda, vai se aventurar a alugar carro com configuração diferente da que está acostumado a dirigir (RWD com muito motor)?

- Se sim, considere imprescindível o seguro, ainda mais em Inverno, estrada com gelo, etc... Buuuut:

2 - Seu cartão de crédito conta com algum benefício do tipo? (Muito comum!!) Se sim, tudo certo!

Do contrário: Normalmente são três categorias: LDW (sem franquia, pode dar PT no carro que tá tudo certo), PAI (seguro pessoal) e LIS (seguro para terceiros, muito importante se tratando de EUA e Canadá). Vai da tua análise de risco.

3 - Sim! Pode usar a CNH no Canadá, sem problemas.

Por mero acaso, sempre aluguei na Hertz. Já ouvi boas referências da Avis, mas o preço nunca me agradou.

#3 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,414 posts

Posted 29 de January de 2015 - 14:22

Opa, obrigado pelas excelentes dicas!!

Aproveitando, alguém aqui já usou o seguro de aluguel de carros oferecido pela Visa ou MasterCard?

#4 Nielson

Nielson
  • Usuários
  • 7 posts

Posted 29 de January de 2015 - 15:13

Prezado 3 setāo

Eu já usei, porém não tive nunhum incidente para acionar o seguro do cartāo, vc só sabe se é bom quando precisa!
Minha dica é, faça o aluguel em agencia de turismo no Brasil e inclua o seguro total, é um valor bem menor que vc paga pela diária e ainda tem a opção de parcelar sem juros caso deseje, alugando direto vc não consegue esta opção e ainda paga mais caro.
Se vc é uma pessoa que está preocupado com isto, com certeza só vai ficar tranquilo nas suas ferias tendo seguro, pode ter certeza que vai aproveitar mais ficando tranquilo sabendo que tem seguro total.
Boa Viagem

#5 Beier

Beier
  • Usuários
  • 214 posts

Posted 29 de January de 2015 - 15:14

Um boa forma de alugar carro é usando as empresas que fazem captação para as locadoras. Nos valores apresentados por eles já vem inclusos todos os impostos e taxas locais, seguros, quilometragem livre e motorista adicional.  Eu normalmente uso a Happytours ou a Rentacar. Estes são os links destas empresas:

http://www.happytoursusa.com/

http://www.rentcars.com.br/

Outra empresa que tem ótimas taxas é a I-Book a Car - http://www.ibookacar...os/Default.aspx  

#6 Pellegrini

Pellegrini
  • Usuários
  • 665 posts

Posted 04 de February de 2015 - 23:00

Minha sugestão é alugar pela Sixt, site brasileiro, o seguro fica bem em conta! Não sei no Canadá mas nos EUA eles adoram entubar um monte de coisa incluindo vários tipos de seguro que no fim custam mais que o aluguel! A Sixt reservando pelo site brasileiro é de longe a mais em conta!

#7 Beier

Beier
  • Usuários
  • 214 posts

Posted 05 de February de 2015 - 15:49

Minha sugestão é alugar pela Sixt, site brasileiro, o seguro fica bem em conta! Não sei no Canadá mas nos EUA eles adoram entubar um monte de coisa incluindo vários tipos de seguro que no fim custam mais que o aluguel! A Sixt reservando pelo site brasileiro é de longe a mais em conta!

Nem sempre Pellegrini, estou indo para Florida no próximo dia 16/02 e o preço da Sixt não foi o mais em conta, pelo contrario, ficou bem acima das demais na categoria SUV que cotei.

Na Sixt para o período de 16/02 a 28/02 o aluguel da SUV com seguros, taxas e motorista adicional ficou em USD 1.140,84

Nas demais locadoras, via HappyTours, nas mesmas condições ficou:

- Alamo, Dollar e Thriftty: USD 786,00

- National: USD 946,00

#8 Flyerx

Flyerx
  • Usuários
  • 814 posts

Posted 05 de February de 2015 - 20:10

Happy tours sempre mais barata. Sempre!

#9 MR. STAR

MR. STAR
  • Usuários
  • 1,049 posts

Posted 06 de February de 2015 - 11:35

Use o do cartão:

Aqui sobre o VISA:

Seguro de locação de veículos

O PORTADOR deve recusar todo e qualquer seguro parcial ou integral de danos por colisão ou outros danos similares e perdas e danos – Collision Damage Waiver / Loss Damage Waiver (CDW/LDW) – ou cobertura similar oferecida pela LOCADORA DE VEÍCULOS.

NÃO cobre Danos materiais, corporais e morais causados a terceiros (tem de aceitar este seguro).

NÃO cobre Danos materiais, corporais e morais causados ao motorista e aos passageiros (tem de aceitar este seguro).

Para Obter Cobertura:

- Inicie a transação sob seu nome e pague todo o depósito de garantia da Locadora de Automóveis usando o seu cartão e assine o Contrato de Locação.

- Também estarão cobertos os Motoristas Autorizados cujos nomes aparecem no Contrato de Locação como um motorista;

- Pague por toda a transação de locação (imposto, gasolina e taxas de aeroporto não são consideradas despesas de aluguel) com seu cartão e/ou pontos ganhos através de um Programa de Recompensas associado ao seu cartão, antes de você receber ou imediatamente após a devolução do Veículo Alugado; e

- Você deve Recusar todo e qualquer seguro parcial ou integral de danos por colisão ou outros danos similares e perdas e danos (CDW/LDW) oferecidos pela Locadora de Automóveis.

- A cobertura também deverá estender-se à perda causada ou resultante de Atos de Terrorismo.

O que acontece se a LOCADORA DE VEÍCULOS insistir para que o PORTADOR compre o seguro dela?

O PORTADOR deve pedir ao representante da LOCADORA DE VEÍCULOS para ligar para a CENTRAL DE ATENDIMENTO no número de discage m gratuita designado para o país ou a cobrar de qualquer país do mundo. A CENTRAL DE ATENDIMENTO poderá fornecer uma confirmação da cobertura ou um “certificado de cobertura”.

NÃO está Coberto:

(...)

6. desgaste, congelamento, falha mecânica, a menos que seja causada por outra perda coberta por este programa;

7. lesões a qualquer pessoa ou dano a qualquer objeto dentro ou fora do Automóvel Alugado;

8. perda ou roubo de bens pessoais e/ou qualquer item roubado ou perdido: de dentro, sobre, em volta ou fora do Automóvel Alugado (isto é, incluindo, mas não limitado aos sistemas de GPS, rádio/estéreo, assentos);

9. danos de responsabilidade pessoal;

15. estouro ou dano aos pneus/aros que ocorrer independentemente do dano/roubo do veículo ou de vandalismo no Automóvel Alugado e/ou aos pneus, ou que tenha sido comprovadamente considerado como causa de maiores danos ao Automóvel Alugado;

Como dar entrada em uma Reivindicação Visa

Se o PORTADOR se envolver em um acidente ou o veículo alugado for roubado, a CENTRAL DE ATENDIMENTO deverá ser contatada imediatamente. Um representante responderá a perguntas do PORTADOR ou do representante da LOCADORA DE VEÍCULOS e enviará ao PORTADOR o FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO.

A LOCADORA DE VEÍCULOS poderá exigir que o PORTADOR pague o s danos utilizando o cartão Visa. Se isso acontecer, a SEGURADORA reembolsará o PORTADOR diretamente pelo valor coberto após a reclamação ter sido processada.

Ocorrendo um acidente ou devolução do veículo alugado objeto do sinistro, o PORTADOR deverá solicitar o seguinte da LOCADORA DE VEÍCULOS:

¾           Nome, CPF, cédula de identidade, CNH (carteira de motorista) e comprovante de endereço do Segurado ;

¾           Causa do sinistro (ex.: Colisão);

¾           Estimativa dos prejuízos;

¾           Data, hora e local exato que ocorreu o sinistro, bem como circunstâncias do acidente;

¾           Nome e endereço de possíveis testemunhas, quando existirem;

¾           Existência de outros seguros sobre os mesmos bens segurados.

¾           Cópia de recibo ou documento que comprove que o aluguel do veículo foi integralmente reservado e pago com o Cartão Visa Infinite do Portador;

¾           Cópia do contrato de aluguel do veículo;

¾           Comprovante do pagamento à locadora dos prejuízos decorrentes de riscos cobertos.

#10 MR. STAR

MR. STAR
  • Usuários
  • 1,049 posts

Posted 06 de February de 2015 - 11:37

Use o do cartão:

Aqui sobre o MASTER:

Seguro de locação de veículos

O PORTADOR deve recusar todo e qualquer seguro parcial ou integral de danos por colisão ou outros danos similares e perdas e danos – Collision Damage Waiver / Loss Damage Waiver (CDW/LDW) – ou cobertura similar oferecida pela LOCADORA DE VEÍCULOS.

NÃO cobre Danos materiais, corporais e morais causados a terceiros (tem de aceitar este seguro).

NÃO cobre Danos materiais, corporais e morais causados ao motorista e aos passageiros (tem de aceitar este seguro).

Para Obter Cobertura:

- Inicie a transação sob seu nome e pague todo o depósito de garantia da Locadora de Automóveis usando o seu cartão e assine o Contrato de Locação.

- Também estarão cobertos os Motoristas Autorizados cujos nomes aparecem no Contrato de Locação como um motorista;

- Pague por toda a transação de locação (imposto, gasolina e taxas de aeroporto não são consideradas despesas de aluguel) com seu cartão e/ou pontos ganhos através de um Programa de Recompensas associado ao seu cartão, antes de você receber ou imediatamente após a devolução do Veículo Alugado; e

- Você deve Recusar todo e qualquer seguro parcial ou integral de danos por colisão ou outros danos similares e perdas e danos (CDW/LDW) oferecidos pela Locadora de Automóveis.

- A cobertura também deverá estender-se à perda causada ou resultante de Atos de Terrorismo.

NÃO está Coberto:

(...)

6. desgaste, congelamento, falha mecânica, a menos que seja causada por outra perda coberta por este programa;

7. lesões a qualquer pessoa ou dano a qualquer objeto dentro ou fora do Automóvel Alugado;

8. perda ou roubo de bens pessoais e/ou qualquer item roubado ou perdido: de dentro, sobre, em volta ou fora do Automóvel Alugado (isto é, incluindo, mas não limitado aos sistemas de GPS, rádio/estéreo, assentos);

9. danos de responsabilidade pessoal;

15. estouro ou dano aos pneus/aros que ocorrer independentemente do dano/roubo do veículo ou de vandalismo no Automóvel Alugado e/ou aos pneus, ou que tenha sido comprovadamente considerado como causa de maiores danos ao Automóvel Alugado;

Como dar entrada em uma Reivindicação Mastercard

Prazo de Notificação da Reivindicação: Dentro de trinta (30) dias da data da ocorrência.

Prazo de Envio: Até cento e oitenta (180) dias da data de Notificação da Reivindicação.

Informações Exigidas (comprovante de perdas):

a) Formulário de reivindicação preenchido, assinado e datado;

b) Um recibo original mostrando que o pagamento da Locadora foi feito integralmente com o cartão qualificado;

c) Cópias do contrato de locação original (frente e verso);

d) Cópias de relatórios policiais certificados, se aplicável (mediante solicitação);

e) Um documento interno de danos, como um “Relatório de Incidente/Acidente” da Locadora de Automóveis, uma fatura detalhada ou orçamento;

f) Outras documentações, tais como o material promocional do Programa de Recompensas da MasterCard e da Locadora de Automóveis, etc., se aplicável;

g) Cópias do registro de Utilização da Frota da Locadora de Veículos, caso estejam sendo reivindicados encargos por “Privação de Uso”.

h) Seu extrato mensal de portador do cartão mostrando que a conta estava aberta e em boa situação no momento em que a reivindicação foi apresentada.

Apresente todas as informações necessárias, como indicado acima. Para assistência ou para solicitar ajuda com uma reivindicação entre em contato: 0800-725-2025 e selecione a Opção 4 ou fora do seu país 1-636-722-8881..

#11 MR. STAR

MR. STAR
  • Usuários
  • 1,049 posts

Posted 06 de February de 2015 - 11:38

Eu sempre fico na dúvida...

Sempre contratava todos os seguros quando augava carro no exterior.

Das últimas vezes passei a recusar os seguros que não o de danos a terceiros, ficando com o do cartão de crédito.

Mas nunca tive sinistro precisando usar o seguro do cartão.

A seguir um relato de quem teve de usar o seguro do cartão:

Aqui um relato de quem teve sinistro usando o seguro do cartão de crédito no aluguel de carro no exterior.

Experiência no uso do seguro de carro oferecido pelo MasterCard Platinum

http://www.falandode...hp?f=251&t=5298

O Falando de Viagem procura sempre mostrar os inúmeros benefícios oferecidos pelos cartões de crédito durante as viagens. Eles são ótimos companheiros de viagem, pois a tornam mais confortável.

Uma das formas de economizar ao alugar um carro nos Estados Unidos é usar o seguro oferecido pelo cartão de crédito. Ele cobre qualquer dano que aconteça com seu carro. Na teoria é ótimo, mas felizmente nunca precisamos usar para descobrir como ele funciona na prática.

Um de nossos leitores precisou acionar o seguro e fez um relato completo e detalhado de todos os procedimentos, que reproduzimos na íntegra abaixo.

Citação:

Olá,

Vou tentar fazer um relato sobre o que aconteceu comigo, para servir de experiência para todos que viajam e alugam carro.

Já fui umas 7 vezes para Orlando e Miami e em todas as vezes que viajei aluguei um carro com a Alamo. Nas primeiras vezes pedia todos os tipos de seguros, depois fui contratando somente o EP (contra terceiros), visto que de tanta propaganda sobre as coberturas que os cartões de crédito cobrem, eu passei a recusar cobertura LDW (sobre o carro alugado).

Viajei dia 6 setembro de 2012 com minha esposa, meu filho de 7 anos e um casal de amigos com um filho de 3 anos. Aluguei uma perua Town Country da Chrysler que se encaixava na categoria minivan.

O acidente aconteceu volta de Orlando pra Miami, em Davie, perto de Fort Lauderdale. A rodovia estava em obras e das 4 pistas só 2 estavam disponíveis. O trânsito vinha fluindo, todo mundo andando a pelo menos 70/80 milhas, quando de repente o trânsito parou. Eu, por estar um pouco desatento, fui olhar para o lado para falar com meu amigo e quando olhei pra frente o trânsito estava completamente parado e só deu tempo de falar: Vai bater.

Consegui frear, mas o carro arrastou por uns 8 metros e não conseguiu parar. Bati na traseira do carro da frente e o da frente em mais dois. Foi um susto enorme, meu carro abriu todos os airbags, mas graças a Deus ninguém sofreu um arranhão, nem no meu carro nem nos outros.

Foram só danos materiais. Quando desci do meu carro e vi que ninguém tinha se machucado me acalmei um pouco. Rapidamente a polícia estava encostando atrás, pois acho que ele estava parado por ali ou estava na rodovia bem atrás de mim, pois não deu nem 10 segundos pra ele chegar depois da batida.

O policial viu que todo mundo estava bem, pediu os documentos de todos, entrou em seu carro e começou a fazer o relatório policial (nosso B.O.). Que diferença! No carro da polícia tem um notebook com Internet e impressora. Ele preencheu os dados de todo mundo e imprimiu. Cada um já saiu com sua cópia na hora.

Enquanto ele preenchia os papéis liguei para a Alamo para ver os procedimentos. Consegui pedir um atendente que falasse português com a ajuda da pessoa do carro da frente em que eu bati. Apesar do prejuízo que causei todos foram prestativos comigo.

O atendente da Alamo disse que era pra eu ficar sossegado com os danos a terceiros, pois eu tinha o seguro, mas que precisava entrar em contato com a central do cartão de crédito para abrir um chamado. Com esse número de chamado do cartão me dirigir até uma loja Alamo para seguir os procedimentos.

Liguei na central do cartão MasterCard Platinum e fui muito bem atendido em português. Demorou um pouco para passar todos os dados que eles precisam, mas consegui abrir o chamado e pegar esse número que a Alamo precisava. Enquanto isso chegaram os quatro guinchos para rebocar os carros. O policial ainda me deu uma multa de US$165 por eu ter dirigido mal. Ele explicou como eu poderia pagá-la (Internet ou telefone). Não falo inglês, mas o policial falava espanhol e deu pra entender tudo. O guincho nos levou junto com o carro batido para o pátio. Chegando lá tiramos tudo do carro e fomos pedir um táxi para nos levar até Miami.

Fui à Alamo do aeroporto de Miami e ao explicar ao atendente o ocorrido ele fez uma cara de poucos amigos comigo. Ficou meio bravo, mas nem liguei.

Ele pegou os papéis que eu tinha (relatório, multa e contrato locação) e me disse que não poderia me dar outro carro, pois na multa constava que eu estava dirigindo mal e pelas normas da Alamo eu não tinha direito a outro carro. Meu contrato se encerrava ali naquele momento. Como eu tinha mais uma semana de aluguel ele estornou os valores correspondentes ao que eu não usei e me disse que eu não poderia mais alugar carro na locadora (lista negra, algo assim). Falou ainda que talvez quando tudo estivesse resolvido eles poderiam me aceitar de volta.

Depois de uma hora esperando o preenchimento de papéis tudo terminou. Fui então alugar carro em outra locadora, pois ainda tinha uma semana de viagem pela frente e precisava de um carro. Aluguei na Hertz, onde nunca havia alugado. Ela é um pouco mais cara, mas não tenho do que reclamar.

Chegamos ao Brasil e fui correr atrás pra resolver as pendências. Paguei a multa pela Internet (muito fácil) e comecei a entrar em contato com o cartão. Sempre fui muito bem atendido. Tudo é resolvido pela MasterCard dos Estados Unidos. Tive que assinar alguns papéis, tipo uma procuração, para eles me representarem por lá e para resolverem em meu nome.

A Alamo passou o orçamento do carro de US$10.742. Nesse valor mais ou menos US$9.000 eram pelo conserto e o resto eles falavam que era pela desvalorização do carro, mais umas taxas administrativas. A MasterCard negociou diretamente com eles e conseguiu descontar essas taxas, então só tive que pagar US$104 referente ao guincho que levou do pátio para a oficina. O guincho do local do acidente para o pátio a MasterCard pagou.

Em 12/12/2012 conseguimos finalizar tudo e estou mais tranquilo.

Espero ter contribuído e qualquer dúvida podem perguntar. O conselho que dou para evitar qualquer dor de cabeça é aceitar os dois seguros oferecidos.

Como o próprio atendente da Alamo me disse, você largava o carro no local e não tinha que dar nenhuma explicação. Aliás, esqueci de comentar, o seguro de terceiro que eu tinha contratado só me ligou uma vez para eu dar a minha versão sobre o acidente e mais nada, nenhuma dor de cabeça, foi perfeito.

O serviço oferecido pela MasterCard também foi perfeito. Meu cartão é emitido pelo Itaú Personnalité.

Edited by Marcio Antonio Estrela, 06 de February de 2015 - 11:38 .

#12 Stelios4K

Stelios4K
  • Usuários
  • 7,474 posts

Posted 24 de February de 2015 - 01:10

dica de agente de viagens:

- varias vezes nos states, a tarifa de all inclusive é uma tarifa promo e sai mais barato da tarifa sem seguro.

#13 MR. STAR

MR. STAR
  • Usuários
  • 1,049 posts

Posted 25 de February de 2015 - 20:42

Os diversos tipos de Cobertura, suas siglas e o que está coberto pelo cartão de crédito:

Os seguros dos cartões de crédito pagam o mais importante (CDW/LDW).*

* O cliente paga as despesas com o valor bloqueado no cartão e depois apresenta documentos para ser ressarcido.

Dos demais, é recomendável contratar o contra terceiros (SLI, Third Party, LIS, EP ou ALI). E avaliar o de assistência 24h (RSN)

Os seguros pessoais e de objetos geralmente já estão incluídos nos seguros viagens.

CDW ou LDW:

Collision Damage Waiver / Loss Damage Waiver (coberturas: CDW/LDW) – cobre roubo ou danos ao veículo locado: O cartão cobre.* O PORTADOR deve recusar todo e qualquer seguro parcial ou integral de danos por colisão ou outros danos similares e perdas e danos ou cobertura similar oferecida pela LOCADORA DE VEÍCULOS. É o seguro mais importante. Qualquer que seja o dano o carro estará coberto e você não precisará pagar absolutamente nada. (Deu PT no carro? Sem problemas, o seguro cobre). Válido para todos os danos ao veículo alugado. Não importa de quem é a culpa pelo acidente, o seguro sempre cobrirá.

- Nos EUA o seguro não tem franquia (tudo coberto), na Europa tem (o cliente paga parte que pode chegar a cerca de EUR2 mil).

* O cliente paga as despesas com o valor bloqueado no cartão e depois apresenta documentos para ser ressarcido.

SLI, Third Party, LIS, EP ou ALI:

Cobre sinistros com danos pessoais, corporais e/ou materiais contra terceiros (inclui atropelamentos) etc.: O cartão NÃO cobre. É recomendável aceitar este seguro.

PAI ou PAE:*

Cobertura hospitalar e gastos médicos, custos com remoções (ambulância) e morte ao motorista e aos passageiros por acidentes durante a locação (os passageiros apenas estão cobertos quando estejam dentro, saindo ou entrando no veículo): O cartão NÃO cobre. Avaliar se quer aceitar este seguro.

PEC ou PPP (é vendido junto com o PAI/PAE):*

Cobertura para bens pessoais por perda ou dano, durante a locação (há exceções do que é coberto): O cartão NÃO cobre. Avaliar se quer aceitar este seguro.

* As coberturas dos seguros viagem podem variar, porém, normalmente incluem as coberturas oferecidas pelos seguros pessoais e a objetos (PAI/PAE, ESP, PEC/PPP, UMP). Para saber se você precisa de alguma contratação adicional consulte a sua apólice de seguro e certifique-se de que todas as coberturas que deseja estão inclusas.

RSN / Roadsafe / Roadside Assistance / Roadside Plus – Assistência adicional 24 horas:

Assistência na estrada em caso de extravio de chaves ou do dispositivo de abertura do veículo, troca de pneus, guincho e envio de gasolina em caso de emergência (estes tipos de ocorrências são considerados responsabilidade do cliente pela locadora, ou seja, caso o cliente não tenha contratado esta proteção, e precise de auxilio em viagem, os custos dos serviços serão cobrados no cartão de crédito apresentado na locadoraoberto): O cartão NÃO cobre. Avaliar se quer aceitar este seguro.

Edited by Marcio Antonio Estrela, 25 de February de 2015 - 20:45 .

#14 MR. STAR

MR. STAR
  • Usuários
  • 1,049 posts

Posted 26 de February de 2015 - 22:23

Liguei hoje (26.02.2015) para a Mastercard e me informaram que, usando o seguro CDW/LDW do cartão, não há franquia mesmo na Europa, onde os seguros oferecidos pelas locadoras estabelecem franquias de mais de EUR1.500,00.

CDW ou LDW:

Collision Damage Waiver / Loss Damage Waiver (coberturas: CDW/LDW) – cobre roubo ou danos ao veículo locado: O cartão cobre.* O PORTADOR deve recusar todo e qualquer seguro parcial ou integral de danos por colisão ou outros danos similares e perdas e danos ou cobertura similar oferecida pela LOCADORA DE VEÍCULOS. É o seguro mais importante. Qualquer que seja o dano o carro estará coberto e você não precisará pagar absolutamente nada. (Deu PT no carro? Sem problemas, o seguro cobre). Válido para todos os danos ao veículo alugado. Não importa de quem é a culpa pelo acidente, o seguro sempre cobrirá.

ð Para obter os seguros com coberturas maiores, vale à pena pagar com o cartão mais “Top” que o cliente tiver (Infinite/Black/Platinum) já que as coberturas aumentam de acordo com o nível elite do cartão utilizado.

- Nos EUA o seguro não tem franquia (tudo coberto), na Europa tem (o cliente paga parte que pode chegar a cerca de EUR2 mil). Usando o seguro do cartão NÃO HÁ FRANQUIA.

Edited by Marcio Antonio Estrela, 26 de February de 2015 - 22:26 .