Jump to content

Photo

Ceratocone no cma de 1ª classe

ceratocone cma 1ª classe

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
24 replies to this topic

#1 Eduardo Passa

Eduardo Passa
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 07 de March de 2015 - 00:40

E aí galera, tudo bem? Esse é meu primeiro post aqui, desculpem qualquer coisa!

Bem, sou PP checado, tenho meu Cma de 2ª classe e estou fazendo o prático de Pc, já providenciei meus exames para realizar o 1ª classe na clinica Maia, em Canoas/RS. 

Tenho ceratocone, o olho direito, o mais avançado (ainda super leve) está no olho direito com 4.50 de astigmatismo, porém já realizei o crosslink, e felizmente possuo visão 20/20 nele, e o melhor : com óculos. No esquerdo tenho 0.75 de astigmatismo, e pra falar a verdade acho que nem ceratocone tenho, e se tiver, está estabilizado desde que surgiu. Nesse possuo acuidade de 20/20 tambem.

Já pedi para um amigo meu falar com o oftalmo la da clinica sobre isso, mandei todos os meus dados e tal, e o oftalmo disse que é tranquilo, que o importante é enxergar as letrinhas, nao ser daltonico e ter pressao ocular normal.

Então, o que voces acham, será que posso ter problema na clínica? mesmo com minha acuidade 20/20? 

Abraço à todos, e agradeço desde já!  :ohyes:

#2 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,723 posts

Posted 07 de March de 2015 - 09:28

Bem, sou PP checado, tenho meu Cma de 2ª classe e estou fazendo o prático de Pc, já providenciei meus exames para realizar o 1ª classe na clinica Maia, em Canoas/RS. 

Tenho ceratocone, o olho direito, o mais avançado (ainda super leve) está no olho direito com 4.50 de astigmatismo, porém já realizei o crosslink, e felizmente possuo visão 20/20 nele, e o melhor : com óculos. No esquerdo tenho 0.75 de astigmatismo, e pra falar a verdade acho que nem ceratocone tenho, e se tiver, está estabilizado desde que surgiu. Nesse possuo acuidade de 20/20 tambem.

Já pedi para um amigo meu falar com o oftalmo la da clinica sobre isso, mandei todos os meus dados e tal, e o oftalmo disse que é tranquilo, que o importante é enxergar as letrinhas, nao ser daltonico e ter pressao ocular normal.

Então, o que voces acham, será que posso ter problema na clínica? mesmo com minha acuidade 20/20? 

RBAC 67.

#3 Eduardo Passa

Eduardo Passa
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 07 de March de 2015 - 12:17

Se for ver no RBAC 67 não fica muito bem claro sobre se pode ou nao, é um assunto meio mal debatido.  

#4 Darkwing Duck

Darkwing Duck
  • Usuários
  • 1,723 posts

Posted 07 de March de 2015 - 17:03

Se for ver no RBAC 67 não fica muito bem claro sobre se pode ou nao, é um assunto meio mal debatido.  

Eduardo;

As vezes em certos assuntos o RBAC nos deixa um pouco confuso mesmo, quando eu tenho essas dúvidas eu escolho alguns médicos credenciados e mando para eles a situação por e-mail, a maioria é bem solicita e responde a dúvida.

Aqui você poderá encontrar a lista de alguns médicos credenciados com seu respectivo e-mail.

http://www.pilotociv...br/medicos.html

Espero que possa ter ajudado

Abraços e boa sorte!

#5 Eduardo Passa

Eduardo Passa
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 07 de March de 2015 - 17:45

Muito bom cara, vou enviar um email solicitando! 

Brigadao amigo!

#6 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,723 posts

Posted 09 de March de 2015 - 11:33

Fale com o Intituto Dédalo, então.
Mas desculpe-me, o rbac67 realmente não cita especificamente o seu problema. Tenho um aluno com o mesmo problema e ele vai tirar o CMA com o mesmo receio.
Acredito que se estiver controlado e você apresentar um atestado do seu médico, eles ficarão satisfeitos e você não deverá ter problemas.
Mas sempre peço que levem atestados e que nestes o médico ateste capacitação e que a condição está sendo acompanhada.
Infelizmente se você consegue o CMA é alguma coisa acontece devido sua saúde, o pepino vai cair na mão do médico credenciado. Por isso, eles costumam termalgum rigor. Mas veja que mesmo assim, muitos colegas são detentores de CMA e apresentam condições até mais importantes do que a sua.
Veja o Dédalo, pois o dono do instituto é oftalmologista.

#7 Eduardo Passa

Eduardo Passa
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 10 de March de 2015 - 23:36

Vou fazer isso sim cara, até já tenho oftalmo essa semana pra fazer o atestado. Abraço e obrigado pela dica!

#8 Roadster

Roadster
  • Usuários
  • 2,178 posts

Posted 15 de May de 2015 - 20:41

De acordo com o RBHA 67, Ceratocone é incapacitante, infelizmente.... Mas se sua visão é 20/20 ou 20/30, pode fazer o exame tranquilamente pois o médico nem vai notar é ele não tem como diagnosticar sem um exame específico. Melhor nem mencionar que vc tem...
Vai tranquilo... Tenho conhecimento de casos parecidos...

#9 Eduardo Passa

Eduardo Passa
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 16 de May de 2015 - 17:37

Fala Roadster, poise cara, pelo RBHA realmente cita o ceratocone, visto que eh praticamente igual ao regulamento da aeronautica, mas pelo novo RBAC creio que o ceratocone ja seja aceito, pois cita patologias oftalmologicas que, dependendo o grau, serao aceitas, cheguei ate a me informar com o proprio oftalmo do lugar onde farei a inspeçao e ele afirmou que, enxergando, nao ha problemas! Abraço!

#10 Roadster

Roadster
  • Usuários
  • 2,178 posts

Posted 16 de May de 2015 - 18:22

Fala Roadster, poise cara, pelo RBArealmente cita o ceratocone, visto que eh praticamente igual ao regulamento da aeronautica, mas pelo novo RBAC creio que o ceratocone ja seja aceito, pois cita patologias oftalmologicas que, dependendo o grau, serao aceitas, cheguei ate a me informar com o proprio oftalmo do lugar onde farei a inspeçao e ele afirmou que, enxergando, nao ha problemas! Abraço!

Eduardo,
No RBAC 67, 67.99, letra C, item 9, fala que " Deve apresentar córneas normais", e ceratocone é uma deformação de córnea...
Mas como eu disse anteriormente, se vc enxerga bem, não se preocupe... Só se o médico desconfiar de algo e pedir um exame mais complexo.... Mas vc não tem motivos pra se preocupar...
Abs.

Edited by Roadster, 16 de May de 2015 - 18:27 .

#11 Eduardo Passa

Eduardo Passa
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 16 de May de 2015 - 19:10

Eis a questão amigo, esse ponto ta confuso, pois o astigmatismo também é uma deformação, e ta cheio de piloto com isso voando , acredito que essa parte refere-se a transparência, cicatrizes e coisas assim , mas terça vou fazer o cma e vou pedir ao oftalmologista

#12 Yoshioff

Yoshioff
  • Usuários
  • 4,953 posts

Posted 17 de May de 2015 - 00:07

Fala Eduardo tudo bem?

Em 2009 a 2011 quando estava tirando minha CMA de 1ª classe tive o mesmo problema que você, a princípio quando tirei meu antigo CCF de segunda classe em 2007 e fiz todas as renovações, nunca tive problemas quanto a visão (astigmatismo), inclusive uma das renovações foi realizada no CEMAL.

Em 2009 resolvi tirar a CMA de primeira classe no próprio CEMAL, na época tinha problemas de peso, e evitei o HASP por comentários que eles pegavam no pé pra quem tinha mais de 100kg, para não arriscar resolvi tirar no CEMAL, onde já conhecia o sistema e todas as vezes tinham sido bem tranquilos. 

E foi aí que para a minha surpresa o oftalmo alegou que eu tinha ceratocone, caiu no RBHA 67 como doença degenerativa da visão e foi negado, intrigado fui atrás pra saber mais e pra saber o que era e se realmente eu tinha isto, já que lá ninguém dá satisfação de nada. Começei uma saga por vários oftamos, 7 pra ser mais exato, passei pelo meu oftalmo, por outros aqui da minha cidade, fui até o Banco de Olhos de Sorocaba e por fim em um oftalmologista conceituado na área snme Dr. Eduardo que atende no Rio, e em todos foram explícitos que não possuía Ceratocone, apenas um astigmatismo com um grau um tanto mais elevado com ressecamento da córnea.

Pedi um laudo em todos eles, montei um processo e entrei com recurso junto a Dirsa (Diretoria de Saúde), meu caso foi estudado, tive de ir ao Rio mais 2 vezes para novos exames e mais uma vez fui negado, na ocasião ouvi o absurdo do diretor da instituição que eu era jovem, podia desistir da aviação e buscar outra área, aquilo foi uma cachoeira de água fria, isso já tinha passado praticamente 1 ano da minha primeira tentativa.

Praticamente já tinha desistido de me tornar piloto, estava no último ano da faculdade de Aviação Civil e sem nenhuma expectativa de seguir na área, mas graças a minha mãe que não desistiu, ela continuou pesquisando a respeito, e encontrou por acaso um artigo em um jornal da região sobre uma clinica que tinha adquirido um aparelho para procedimentos em excimer laser inclusive para astigmatismo.

Me dirigi a Jaú, na clinica Nardy e fui atendido pela Dra. Ana Carolina, expliquei minha situação e fiz os exames, ela me encaminhou para o irmão dela o Dr. Paulo, que confirmou que não possuía Ceratocone e que poderia fazer a cirurgia de correção do astigmatismo, como não tinha nada a perder, o fiz.

A recuperação demorou aproximadamente 90 dias e o astigmatismo zerou do olho direito e ficou com apenas 0,25 no esquerdo, neste processo de recuperação aproveitei e fiz um regime ferrado pra perder um bom peso, e arrisquei ir ao HASP, já que no CEMAL já era figurinha carimbada.

Fui ao HASP, fiz o inicial, no oftalmologista, tremia mais que vara verde, a oftalmologista me questionou se tinha passado por algum procedimento cirúrgico, não menti, afirmei que sim, e fui aprovado.

Desculpe o post longo, mas se puder dar uma dica dessa experiencia que tive é primeiramente se informar, busque segundas, terceiras, quartas, etc... opiniões e caso seu problema não seja realmente o Ceratocone, como eu acho que é capaz, procure sobre os procedimentos de Excimer Laser.

Qualquer dúvida estamos aí, e toda a sorte do mundo pra ti!

Abraços!

#13 Eduardo Passa

Eduardo Passa
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 17 de May de 2015 - 09:21

Baita história cara! No olho D tenho ceratocone leve e está congelado, no olho E um astigmatismo irregular, já consultei vários oftalmologistas, até mesmo o da clínica que farei e disse que sem problemas! E que assim seja né amigo , não só para mim mas para todos que tem e atendem os requisitos! Terça postarei aqui o resultado do meu CMA e a opinião do oftalmologista! Abraço !

#14 AlexVenturine

AlexVenturine
  • Usuários
  • 929 posts

Posted 17 de May de 2015 - 23:39

Vcs já fizeram a tomografia (ou topografia) da córnea? Meu oftalmo me pediu pra fazer só por via das dúvidas, pois tenho astigmatismo e esse exame aprimora o diagnóstico.

#15 Eduardo Passa

Eduardo Passa
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 18 de May de 2015 - 09:29

Já fiz umas vezes, ceratocone típico apenas no D, no E apenas astigmatismo irregular avançado , sem o cone, e não evolui há tempo !

#16 Eduardo Passa

Eduardo Passa
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 19 de May de 2015 - 20:20

Fala pessoal, fiz hoje meu CMA de 1ª classe, e foi tudo tranquilo, aliás, muito mais que tranquilo, inclusive na parte oftalmológica! Entrei na sala com o oftalmo, um cara muito gente boa mesmo, pediu pra mim ler as letras, sentado numa poltrona. Li, ai ele disse: Você tem miopia né? Respondi: tenho astigmatismo e um maldito ceratocone! Ele pegou a tabelinha de cores e disse: Ah, beleza, não tem problema, e continuou com os exames ... hehehehe foi muito tranquilo, espero que haja mais oftalmologistas como esses pelas clínicas e hospitais nesse Brasil!

#17 Roadster

Roadster
  • Usuários
  • 2,178 posts

Posted 19 de May de 2015 - 20:29

Parabéns!!!

#18 Eduardo Passa

Eduardo Passa
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 19 de May de 2015 - 20:35

Grato amigo!