Jump to content

Photo

Duvida descolamento de retina.

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
5 replies to this topic

#1 lucasrs

lucasrs
  • Usuários
  • 3 posts

Posted 08 de April de 2015 - 17:40

Bom dia, tenho 17 anos e estou começando na aviação, ja possuo o C.M.A de 2ª classe e  tenho um elevado grau de miopia (cerca de 7 graus em cada olho), logo estou mais sujeito a um descolamento de retina. Em um futuro que realizarei o exame para 1ª classe, no caso de se efetivar um descolamento de retina e ter que fazer uma operação para corrigir o descolamento, ha alguma complicação com o C.M.A? E no caso de se fazer um tratamento a laser antes do deslocamento (que "solda" e cicatriza um inicio de ruptura) ha algum problema com o C.M.A?
Obrigado.

Edited by lucasrs, 08 de April de 2015 - 17:41 .

#2 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,723 posts

Posted 08 de April de 2015 - 21:01

Bom dia, tenho 17 anos e estou começando na aviação, ja possuo o C.M.A de 2ª classe e  tenho um elevado grau de miopia (cerca de 7 graus em cada olho), logo estou mais sujeito a um descolamento de retina. Em um futuro que realizarei o exame para 1ª classe, no caso de se efetivar um descolamento de retina e ter que fazer uma operação para corrigir o descolamento, ha alguma complicação com o C.M.A? E no caso de se fazer um tratamento a laser antes do deslocamento (que "solda" e cicatriza um inicio de ruptura) ha algum problema com o C.M.A?
Obrigado.

Sim, tem problema. A cirurgia requer um tempo de recuperação. Enquanto você estiver em recuperação, você não voa.
E para cada tempo de recuperação, você precisa de uma avaliação, seja do hospital ou clínica e no caso de você estar empregado, do médico da empresa.

Abrs,

#3 lucasrs

lucasrs
  • Usuários
  • 3 posts

Posted 08 de April de 2015 - 21:59

Sim, tem problema. A cirurgia requer um tempo de recuperação. Enquanto você estiver em recuperação, você não voa.
E para cada tempo de recuperação, você precisa de uma avaliação, seja do hospital ou clínica e no caso de você estar empregado, do médico da empresa.

Abrs,

Obrigado por responder.
Mas minha duvida é se tem risco de perder o CMA apos a cirurgia e a recuperação? 

Abrs

#4 Eduardo Passa

Eduardo Passa
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 11 de April de 2015 - 12:48

Creio que não amigo, pro CMA de 1ª voce precisa de 20/30 cada olho e 20/20 com os dois, pode ter doenças e patologias, desde que, nao afetem a segurança do  voo, ou que estejam especificadas na parte oftalmologica do RBAC. Na parte da cirurgia, se não me engano você precisa esperar 6 meses para fazer/revalidar o CMA, porém conheço gente que fez cirurgia no olho e um mes depois já fez o CMA,

#5 Pifpaf

Pifpaf
  • Usuários
  • 278 posts

Posted 11 de April de 2015 - 15:56

Obrigado por responder.
Mas minha duvida é se tem risco de perder o CMA apos a cirurgia e a recuperação? 
Abrs

Caro Lucas,

Certamente você será examinado com mais cautela e terá que atender aos requisitos médicos. Todavia, respondendo à sua pergunta: o fato de ter realizado uma cirurgia NÃO o impedirá de manter seu CMA 1a classe.
Conheço um piloto (em atividade) que já teve dois descolamentos de retina (e muitas cirurgias).
Abraço!

#6 lucasrs

lucasrs
  • Usuários
  • 3 posts

Posted 13 de April de 2015 - 00:07

Muito obrigado Eduardo Passa e Pifpaf!