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Graduação em Pilotagem o que vocês acham?


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41 replies to this topic

#1 jucalol

jucalol
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Posted 19 de April de 2015 - 16:45

Gente, o que vocês acham da formação de pilotos, no curso de pilotagem profissional de aeronaves, na FTEc em Caxias do sul/rs???

Será q hj em dia vale o estudo? Ou se formar somente nos aeroclubes é o suficiente?

O que o mercado procura?

Vale a pena investir nessa graduação???

Sei pouco a respeito aguardo opiniões.

#2 MHF

MHF
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Posted 19 de April de 2015 - 17:03

Não vale a pena não, escolha uma outra formação paralela ao curso de piloto.

A graduação de piloto não te leva a lugar nenhum, faça sua aulas aprenda o máximo, estude inglês e procure se relacionar com pessoas que possa te ajudar no futuro.

Mas crie alternativas em épocas de baixa na aviação nem Deus ajuda, então pense nisso.

Abs
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#3 Francisco Junior

Francisco Junior
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Posted 19 de April de 2015 - 18:37

Vale a pena se você tiver o pensamento de ter o curso superior rapido, pois esse curso na forma tecnologa tem duração de 2 anos, geralmente, tempo de você fazer as horas do PP e PC

#4 jucalol

jucalol
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Posted 19 de April de 2015 - 21:51

Vale a pena se você tiver o pensamento de ter o curso superior rapido, pois esse curso na forma tecnologa tem duração de 2 anos, geralmente, tempo de você fazer as horas do PP e PC

Mas Francisco Jr, sim ele dura 2 anos, será que hj em dia nas cias aereas nao se torna um diferencial?

 

mesmo assim é um curso superior...



#5 Secfacelac

Secfacelac
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Posted 20 de April de 2015 - 01:13

A graduação de piloto, em Ciências Aeronáuticas, por exemplo, leva você sim a oportunidades e bons empregos, diferentemente do que muitos esbravejam por aqui. É um risco, e custa dinheiro, mas faz parte do jogo. Nos últimos 7 anos, conheço poucos pilotos contratados por empresas 121 sem CA ou Curso de Aviação Civil....assim caminha a humanidade, faz parte e não adianta chorar....afirmo que com certeza é uma formação mais completa do que aeroclube ou escola de aviação...
Abcs
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#6 Lucas

Lucas
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Posted 20 de April de 2015 - 13:50

Hj eu investiria em um bom curso de inglês, de preferência no exterior e uma formação em um outro curso superior, se puder e tiver aptidão fengenharia acho que deixa o cv bem atraente.
O resto é carteira, as horinhas dos mínimos e principalmente, digo imprecendivel a peixada.
Ou politicamente correto falando, podemos chamar de network.
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#7 José Aviador

José Aviador
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Posted 20 de April de 2015 - 14:28

....assim caminha a humanidade, faz parte e não adianta chorar....afirmo que com certeza é uma formação mais completa do que aeroclube ou escola de aviação...
Abcs

 

  Também não adianta chorar quando o setor estiver em crise, você estiver demitido da aviação, e ninguém da indústria, serviço ou comércio querer teu super ultra curso superior de CA.

 

  Eu investiria numa engenharia, que serve pra aviação, e também pra diversas outras áreas. Já que é pra gastra tempo e dinheiro, que seja numa formação mais abrangente.


Edited by José Aviador, 20 de April de 2015 - 14:31 .

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#8 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 20 de April de 2015 - 14:31

Acho tão legal ver o pessoal falando que cursos superiores de aviação não levam a nada.
Desafio alguém aqui me apresentar uma escola 141 que ofereça pelo menos um semestre com disciplinas relacionadas à SAFETY e gestão.
Sou professor, instrutor, trabalho em duas instituições de ensino e participo ativamente de uma instituição de ensino superior. A diferença é gritante.
Amigão, faça seu nível superior e estude muito. Tenho absoluta certeza de que fará diferença no seu futuro.
Te digo uma coisa que muitos não devem saber. Grandes nomes do mercado e bons profissionais que exercem cargos gerenciais em empresas aéreas, associações e anac possuem título de especialista, mestre ou doutor. O bacharelado em ciências aeronáuticas ou aviação civil são a base, para você ir crescendo e se especializando.
Entretanto, nada te impede de se graduar no campo da tecnologia, engenharia ou até mesmo psicologia. A máquina chegou a um ponto de segurança e complexidade, que somado às influências organizacionais e sociais, nós humanos somos alvo das atenções, tendo em vista nossas ações durante a operação das aeronaves, manutenção que realizamos, dentre outros. Psicologia e engenharia são os o "GAPs" atualmente.

Edited by E195-SDU, 20 de April de 2015 - 14:32 .

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#9 southpilots

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Posted 20 de April de 2015 - 14:55

Cara !

Lecionei em CA por vários anos, faça outro curso....uma federal de engenharia , se vc gosta de math é claro !

 

Se não gosta foque em algum curso com idiomas....mas te falo aviação e engenharia estão juntos!

 

Infelizmente aqui no Brasil CA é mais marketing que qualquer outra coisa!

 

Boa sorte!


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#10 giuli

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Posted 20 de April de 2015 - 15:17

Este tópico não deveria ir para área de formação profissional do fórum?

#11 jucalol

jucalol
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Posted 20 de April de 2015 - 16:56

Este tópico não deveria ir para área de formação profissional do fórum?

Desculpe se postei no lugar errado, nao sei



#12 jucalol

jucalol
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Posted 20 de April de 2015 - 17:01

sabemos que existe o network, qi, peixe grande, peixe isso, peixe aquilo...

 

hj penso que a formação mesmo sendo como tecnologa, é uma graduação, como nosso amigo falo é a base de um começo, acredito que acrecido de todos os requisitos em um futuro possa ser um CV diferenciado, ou seja, estar preparado é tudo, demorando ou nao, uma hora chega lá.

 

e tem uma coisa imprenscindivel, as pessoas tem sonhos, e temos mais que correr atras deles,e acreditar neles, pois como disse mais cedo ou mais tarde tudo dara certo.

 

agradeço a opiniao de todos  e as proximas que virao, é muito importante, cada um tem um ponto de vista.

 

Uma cmte da Azul, por exemplo comentou que a graduação é um diferencial bem visto, mas enfim, cada um com seu cada qual.

 

obrigado



#13 Secfacelac

Secfacelac
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Posted 20 de April de 2015 - 19:59

Cara !
Lecionei em CA por vários anos, faça outro curso....uma federal de engenharia , se vc gosta de math é claro !
 
Se não gosta foque em algum curso com idiomas....mas te falo aviação e engenharia estão juntos!
 
Infelizmente aqui no Brasil CA é mais marketing que qualquer outra coisa!
 
Boa sorte!

Discordo, quem faz os cursos serem não tão bons são os próprios alunos. Lecionei tb em instituição de nível superior, e te falo com conhecimento de causa. 90% dos alunos não quer nada com nada. Estão lá apenas pra ter a graduação, não prestam atenção, os trabalhos são copia e cola do google, se apertar nas provas vão chorar pro diretor e coordenador e estão sempre querendo negociar as faltas. De fato essa é uma característica do ensino superior particular no Brasil, que, de fato é um balcão de negócios, não só CA e Aviação Civil...
E o problema vem da base, o pessoal chega "analfabeto funcional"
Infelizmente

Edited by Secfacelac, 20 de April de 2015 - 20:00 .

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#14 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 20 de April de 2015 - 20:40

Discordo, quem faz os cursos serem não tão bons são os próprios alunos. Lecionei tb em instituição de nível superior, e te falo com conhecimento de causa. 90% dos alunos não quer nada com nada. Estão lá apenas pra ter a graduação, não prestam atenção, os trabalhos são copia e cola do google, se apertar nas provas vão chorar pro diretor e coordenador e estão sempre querendo negociar as faltas. De fato essa é uma característica do ensino superior particular no Brasil, que, de fato é um balcão de negócios, não só CA e Aviação Civil...
E o problema vem da base, o pessoal chega "analfabeto funcional"
Infelizmente

 

Pois é. 90% não quer nada, mas cobram resultados. 10% querem, estudam e conseguem colocação.

Por isso existe tanto preconceito quanto empregabilidade dos que fazem cursos superiores de aviação.


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#15 jgabriel

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Posted 20 de April de 2015 - 21:18

Convenhamos, se o professor passa trabalho que pode ser feito com o Google, o menor dos problemas é o aluno.


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#16 Bonotto

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Posted 20 de April de 2015 - 21:20

Este tópico não deveria ir para área de formação profissional do fórum?

 

Done !



#17 Secfacelac

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Posted 20 de April de 2015 - 21:59

Convenhamos, se o professor passa trabalho que pode ser feito com o Google, o menor dos problemas é o aluno.

Infelizmente é o que temos pro almoço meu camarada....se dermos um " g zinho" a mais, metade pede pra sair no primeiro semestre...
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#18 HudA3

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Posted 20 de April de 2015 - 22:40

O Google de hoje nada mais e que a mirafor de ontem ( para os que conhecem a mirador), a questao e que falta sim comprometimento, e falta a universidade vontade de ter qualidade, eu acho que C.A. E uma otima universidade, e vc fará um bom curso quando vc estiver disposto a aprender e o professor disposto a ensinar, infelizmente a unica que conheco e sei que tem qualidade e a da puc RS, as outras nao posso opinar. Valeu muito a pena pra mim.
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#19 Delta Wing

Delta Wing
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Posted 20 de April de 2015 - 23:30

Infelizmente é o que temos pro almoço meu camarada....se dermos um " g zinho" a mais, metade pede pra sair no primeiro semestre...

 

Em geral, quando professor na privada puxa um "gzinho", ele acaba sendo ejetado da faculdade em 3, 2, 1, puft...



#20 Nimbus

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Posted 21 de April de 2015 - 00:34

Acho tão legal ver o pessoal falando que cursos superiores de aviação não levam a nada.
Desafio alguém aqui me apresentar uma escola 141 que ofereça pelo menos um semestre com disciplinas relacionadas à SAFETY e gestão.
Sou professor, instrutor, trabalho em duas instituições de ensino e participo ativamente de uma instituição de ensino superior. A diferença é gritante.
Amigão, faça seu nível superior e estude muito. Tenho absoluta certeza de que fará diferença no seu futuro.
Te digo uma coisa que muitos não devem saber. Grandes nomes do mercado e bons profissionais que exercem cargos gerenciais em empresas aéreas, associações e anac possuem título de especialista, mestre ou doutor. O bacharelado em ciências aeronáuticas ou aviação civil são a base, para você ir crescendo e se especializando.
Entretanto, nada te impede de se graduar no campo da tecnologia, engenharia ou até mesmo psicologia. A máquina chegou a um ponto de segurança e complexidade, que somado às influências organizacionais e sociais, nós humanos somos alvo das atenções, tendo em vista nossas ações durante a operação das aeronaves, manutenção que realizamos, dentre outros. Psicologia e engenharia são os o "GAPs" atualmente.

Cari e195-sdu, permita-me discortar plenamente do seu texto.

 

Vejo o mesmo escrito de forma passional. Acredito que você tenha uma formação superior em C.A., correto?

 

Uma escola 141 não tem, por função, nem vocação, a criação de disciplinas voltadas a SAFETY. Elas precisam formar o conhecimento técnico necessário para o candidato demonstrar aptidão em seus exames escritos e práticos, além de permitir uma fundação sólida para o mesmo avançar em seus estudos (aeronaves a jato). Além disso, qual o supra-sumo de formação de safety de algum formado em C.A. que o credencia de forma melhor que um ASV capacitado pelo CENIPA através de algum operador da aviação?

Quem seria melhor para falar sobre CRM? Um formado em C.A. com um curso, ou um Psicologo com doutorado/mestrado em CRM?

 

Não faça ensino de nível superior apenas pelo diploma. Digo isso para qualquer pessoa. Um bacharelado deve ter o enfoque cientifico de sua graduação. Então eu pergunto: dentro deste universo de bacharéis, quantos artigos e pesquisas vem sendo realizadas apenas no enfoque de safety? Porque adquirir o conhecimento sobre as "ciências aeronáuticas" se o foque é a pilotagem? Para ter uma base mais sólida de CRM? Para uma base mais sólida de desempenho de jato? Para dominar melhor o conhecimento da estrutura de uma pista de pouso?

 

Pilotagem não é uma ciência unica. Ela para mim é um condensador de ciências humanas e exatas em seus mais diferentes ramos de pesquisa. Somos aplicadores, não desenvolvedores.

Claro, existem exceções a regra de pilotagem como aplicação de ciências. É o caso do piloto de testes, aonde a necessidade de uma formação de engenheiro aeronáutico/física/matemática obrigatória. Estes profissionais possuem uma série de responsabilidades muito superiores a de conduzir uma aeronave com segurança. Eles devem avaliar o comportamento da aeronave, preparar o voo teste a fim de obter os dados requeridos pelo teste, analisar o pós voo a fim de prover um feedback aos projetistas para um aperfeiçoamento do equipamento.

 

Tirando quando eu, como piloto de bimotores e monomotores a pistão, levo as aeronaves a oficina e reporto pequenos erros ou incoerências, é o momento que mais me aproximo de um piloto de testes. Mas a aproximação é mínima, e nem me considero tanta coisa.

 

Acredito que a aviação tem muito mais a ganhar com arquitetos, engenheiros, psicólogos como mestres ou doutores em áreas da aviação, aplicando suas pesquisas para a melhora da aviação, do que um mundo inundado de bacharéis em c.a. que não avançaram muito além do que a graduação solicita.

 

bons voos.


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