Jump to content


Photo

Procedimentos RNP - SBGL


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
6 replies to this topic

#1 claudinho

claudinho
  • Usuários
  • 28 posts
  • Cidade/UF/País:NILÓPOLIS/RIO DE JANEIRO/BRASIL
  • Data de Nascimento:04/08/1974

Posted 08 de July de 2015 - 20:43

Alguém saberia dizer porque não se usa o IAC RNP nas aproximações para o Galeão? O ILS e o RNAV são ainda mais eficientes ou as aeronaves ainda não estão equipadas para o procedimento?



#2 skyline

skyline
  • Usuários
  • 962 posts
  • Gender:Male
  • Location:SBSP
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:11/07/84

Posted 08 de July de 2015 - 21:43

Para operação RNP, é necessario aeronave homologada e treinamento específico para o aeroporto. Como tem ILS, com mínimos mais baixos, não é economicamente interessante esse gasto.

Falando nisso, virou moda do DECEA à publicação de procedimentos RNP que ninguém usa devido aos custos. Navegantes é um exemplo, tem RNP que ninguém usa, quando poderia ter um BARO VNAV que seria amplamente utilizado.
  • Landing likes this

#3 claudinho

claudinho
  • Usuários
  • 28 posts
  • Cidade/UF/País:NILÓPOLIS/RIO DE JANEIRO/BRASIL
  • Data de Nascimento:04/08/1974

Posted 08 de July de 2015 - 22:12

Ainda não li nada sobre o assunto, mas pensava ser mais econômico. Valeu, ainda vou estudar mais para entender sobre o assunto, se o colega ou alguém se dispor a explicar, eu agradeço.



#4 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 6,313 posts
  • Gender:Male
  • Location:São Paulo - São Paulo
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Campina Grande - Paraíba - Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1900

Posted 08 de July de 2015 - 23:42

Para operação RNP, é necessario aeronave homologada e treinamento específico para o aeroporto. Como tem ILS, com mínimos mais baixos, não é economicamente interessante esse gasto.

Falando nisso, virou moda do DECEA à publicação de procedimentos RNP que ninguém usa devido aos custos. Navegantes é um exemplo, tem RNP que ninguém usa, quando poderia ter um BARO VNAV que seria amplamente utilizado.

 

O objetivo no longo prazo é que não seja mais necessário treinamento e autorização especificas para cada aeroporto que possua RNP. Ou seja, contanto que as tripulações e a aeronave sejam homologadas, possam fazer em qualquer localidade..

 

 

Mas para isso, primeiro, a ANAC precisa de uma vez por todas autorizar o RNP no SDU em ambas as cabeceiras, em IFR



#5 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 589 posts
  • Gender:Male
  • Location:Goiânia
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 24 de March de 2017 - 12:52

* Reativando o tópico *

 

Para um questionamento acerca do procedimento RNAV(RNP-AR) X 02R do SDU...

 

Supondo que a aeronave/tripulação está efetuando o RNAV(RNP-AR) X 02R do SDU, lá diz no item "2) Não efetuar transição para RNP da aproximação perdida antes de 0.87nm de RW02R", sendo assim... Supomos que o alerta da aeronave de não cumprimento se inicie no fix RJ808, como proceder nesse caso? Seguir o procedimento fora do RNP 0.1 até 0.87nm mesmo o ANP fora de 0.1? E se as condições no momento a aeronave ainda "guardado" (IMC), tendo morro por todos os lados, como proceder na arremetida? 

 

Obrigado a qualquer ajuda!



#6 rodsvin

rodsvin
  • Usuários
  • 523 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Br
  • Data de Nascimento:01/01/1800

Posted 24 de March de 2017 - 14:57

Opa blz ?

Na carta especifica que a partir do RJ804 o rnp aumenta para 0.15 e do rj008 aumenta o rnp para 1.0, considerando uma falha leve no anp vc ainda cumpre os minimos... mas em caso de falha total de integridade ou ano acima do 0.1 ou 0.15 ai vc deve cumprir um pro edimento a ser estabelecido pelo operador da aeromave "contingencia" como estabelecido pelo Pans Ops Doc 8168 da ICAO, Ou seja... vc cumpre a arremetida de um procedimento secundario que nao seja AR ... arremete conforme aproximaçao gps gnss ou conforme alguma convencional VOR NDB ILS LOC etc...

se vc arremeter no mapt na da mantendo os gradientes minimos de construçao do procedimento e seguir a arremetida estará garantida a separação de obstaculos em ambis os casos.

fontes manual jeppesen, doc 8168.
  • MissedApproach and borrachasaovento like this

#7 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 589 posts
  • Gender:Male
  • Location:Goiânia
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 24 de March de 2017 - 15:40

Opa blz ?

Na carta especifica que a partir do RJ804 o rnp aumenta para 0.15 e do rj008 aumenta o rnp para 1.0, considerando uma falha leve no anp vc ainda cumpre os minimos... mas em caso de falha total de integridade ou ano acima do 0.1 ou 0.15 ai vc deve cumprir um pro edimento a ser estabelecido pelo operador da aeromave "contingencia" como estabelecido pelo Pans Ops Doc 8168 da ICAO, Ou seja... vc cumpre a arremetida de um procedimento secundario que nao seja AR ... arremete conforme aproximaçao gps gnss ou conforme alguma convencional VOR NDB ILS LOC etc...

se vc arremeter no mapt na da mantendo os gradientes minimos de construçao do procedimento e seguir a arremetida estará garantida a separação de obstaculos em ambis os casos.

fontes manual jeppesen, doc 8168.

 

Entendi rodsvin, desconhecia esses suplementos de auxílio a navegação "extra" cartas publicadas do operador da aeronave!

 

Então resumindo em outras palavras, tem procedimentos de navegação que são tidos como SOP, particularidade de cada operador.

 

Muito obrigado!


  • rodsvin and flightFernando like this