Jump to content


Photo

Aeroporto de Brasília terá operação simultânea.

SBBR Brasília

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
No replies to this topic

#1 Pessoa 1985

Pessoa 1985
  • Usuários
  • 665 posts

Posted 15 de July de 2015 - 10:19

Procedimento é inédito no país e previsão é iniciar operação em novembro.

 

 

O Aeroporto de Brasília será o primeiro aeródromo da América do Sul a realizar operações paralelas simultâneas independentes.

 

O aeroporto é o único do país que possui pistas paralelas com uma distância acima da regulamentar possibilitando assim a realização de pousos ou decolagens simultâneos. As pistas têm 3.300x45 e 3.200x45 com separação de 1,8 km entre elas.

A autorização foi concedida pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) após uma série de análises que comprovaram a possibilidade de aproximações simultâneas. A previsão é iniciar a operação em novembro deste ano.

O procedimento corriqueiro no exterior, é uma conquista para a Inframerica, administradora do aeroporto, possibilitando um incremento no número de voos nos horários de pico. Com a autorização, o Aeroporto de Brasília terá sua capacidade de pista acrescida dos atuais 60 movimentos/hora para 80. Esse será o terceiro aumento desde que a Inframerica assumiu a administração do terminal, um crescimento total que chegará a 45%.

A operação simultânea das pistas é totalmente segura, mas requer um trabalho meticuloso, como se dois aeroportos estivessem sendo controlados ao mesmo tempo.

A permissão coloca o Aeroporto de Brasília no 1º lugar de maior capacidade de pista do país e o único a operar pousos e decolagens simultâneas na América do Sul.


Original: http://aeromagazine....l#ixzz3fxwE4Z1y