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Jatos da Gol, TAM, Avianca e Azul serão liberados para operar na Pampulha

PLU tam gol azul avianca

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63 replies to this topic

#21 jambock

jambock
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Posted 25 de November de 2015 - 09:15

Meus prezados

Anac estuda reabrir aeroporto da Pampulha para operação de jatos

A superintendente de regulação econômica de aeroportos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Clarissa de Barros, confirmou nesta terça (24) que a agência estuda a reabertura do aeroporto de Pampulha, localizado em Belo Horizonte (MG), para a operação de jatos. Desde 2007 o terminal está fechado para aviões de maior porte, segundo a Anac.

Clarissa participou do Fórum Infraestrutura de Transporte, promovido pela Folha em São Paulo.

A decisão pode afetar o fluxo de passageiros no aeroporto de Confins, a aproximadamente 40 quilômetros da capital mineira, administrado pela CCR. Para a empresa, a demanda por voos em Belo Horizonte não justifica a reabertura de Pampulha para aviações de maior porte. Hoje, estão autorizados a decolar e pousar em Pampulha aeronaves de menor porte (até o turbo-hélice ATR-72).

"Não existe lógica que justifique voltar com jatos em Pampulha", disse Ricardo Bisordi de Oliveira Lima, diretor de negócios de Aeroportos da CCR.

Até o final de 2016, a empresa vai terminar as obras de expansão do terminal 2 em Confins, duplicando a capacidade de movimentação de passageiros para 22 milhões por ano. "Vamos ter ociosidade em Confins", disse Lima durante o seminário realizado pela Folha.

Segundo Clarissa, da Anac, o aeroporto localizado na capital mineira está fechado por restrições ambientais, devido aos ruídos provocados na cidade, mas não há restrições técnicas para a sua operação. A Infraero, estatal que administra o terminal, afrmou que não há impedimentos técnicos para a reabertura de Pampulha, mas não confirmou que a sua reabertura está em discussão.

Para Alessandro Vinicius Marques de Oliveira, professor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), se não houver restrição de segurança, não existem empecilhos contratuais para a liberação de Pampulha para operação de jatos.

A discussão existe porque a concessionária não considerou a presença de um concorrente local ao apresentar a sua proposta para vencer o leilão de Confins, em 2013, já que Pampulha estava fechado.

Clarissa, da Anac, também afirmou que não há desrespeito contratual, e que a questão havia sido, inclusive, discutida durante audiência pública antes do leilão para a concessão de Confins, em 2013.

"Os aeroportos estão em um ambiente concorrencial, criado para incentivar os terminais a desenvolver novos modelos de negócios, oferecer melhores serviços a tarifas mais baixas", disse.

NASP - Novo Aeroporto de São Paulo

Discussão semelhante envolve a construção de um novo aeroporto na região metropolitana de São Paulo. Neste caso, a CCR pretende construir um terminal em Caieiras (SP), que poderia ter capacidade para até 60 milhões de passageiros por ano.

O projeto, batizado de Nasp (Novo Aeroporto de São Paulo), poderia disputar passageiros com Viracopos, em Campinas (SP).

Mas, no caso de São Paulo, a CCR avalia que haverá demanda para mais um aeroporto e que o Nasp não pode ser visto como um concorrente a aeroportos existentes. "Viracopos não é alternativa viável para São Paulo por causa da distância", diz.

Apesar de defender Viracopos como uma evolução no ambiente concorrencial no setor de aviação, Oliveira, do ITA, concorda que é ineficiente obrigar os paulistanos a ir até Campinas, e que será necessário expandir a capacidade de transporte de passageiros no Estado.

Segundo ele, o contrato de concessão inclui um programa de obras mandatórias nos dez primeiros anos independentemente da expansão da demanda. "Sob esse ponto de vista, não seria necessário fazer essas obras nos primeiros dez anos, mas estamos fazendo porque está previsto em contrato."

Ele afirmou que até o fim de 2016 a empresa vai terminar as obras de expansão do terminal 2, duplicando a capacidade de movimentação de passageiros para 22 milhões por ano. "Vamos ter capacidade ociosa em Confins."

Para Alessandro Vinicius Marques de Oliveira, professor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), se não houver restrição de segurança, não existem empecilhos contratuais para a liberação de Pampulha para operação de jatos.

Barros, da Anac, também afirmou que não há desrespeito contratual, e que a questão havia sido, inclusive, discutida durante audiência pública antes da concessão. "Os aeroportos estão em um ambiente concorrencial, criado para incentivar os terminais a desenvolver novos modelos de negócios, oferecer melhores serviços a tarifas mais baixas", disse.

Fonte: Folha de São Paulo via CECOMSAER 25 NOV 2015



#22 Joanesburgo

Joanesburgo
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Posted 25 de November de 2015 - 09:24

Se vitoria,goiania e florianopolis estao com o problema do termjnal, è burrice querer repetir o mesmo erro desnecessariamente.
Olhando agora no google maps as 10 da manha a diferenca de tempo saindo do centro atè os aeroportos è de apeas 20 minutos.
Nao justiifica criar voos em um aeroporto digno de rodoviaria sendo que a diferenca è de apenas 20 minutos.

#23 falcaobr

falcaobr
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Posted 25 de November de 2015 - 09:30

Fantástica noticia!

 

Se vai ou não funcionar, quem ficar incomodado pela quantidade de gente que se mude de volta para CNF.

 

Particularmente no dia que tiver novos voos por lá, nunca mais ponho os pés em CNF!

 

Uma arbitrariedade sem tamanho, cancelar todos voos para capitais como fizeram.

 

O terminal funcionou otimamente antes do fechamento dos voos com apenas rotas para CGH, SDU e BSB.

 

Poderiam deixar que fosse ate 2 voos por hora 1 para CGH e 1 alternando BSB e SDU, sempre com 30min de diferenca.

 

Não vai afetar nada a vida atual do aeroporto.

 

Agora que sairam 4 melhor ainda.



#24 falcaobr

falcaobr
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Posted 25 de November de 2015 - 09:40

Otima noticia!

 

Se alguem estiver incomodado com o terminal de PLU, entao que se mude para CNF!

 

Alias, CNF anda uma beleza.....

 

Sinceramente, entre 1:00 de transito a mais e ficar em um terminal menor que nao deve nada comparado a porcaria que anda CNF, fico de longe com PLU.

 

A comodidade de estar mais perto nao tem preço em face ao caos do transito que a cidade anda nos horários de pico.

Asisim como SP e RJ, BH nao pode mais se dar ao luxo e caprichos de manter PLU esclusiva para voos regionais.

 

Ja vi esta novela em CGH e SDU com disseram e era questao de tempo.

 

Parabens a BH que agora vai ter de volta um aeroporto central que sim estimula os negocios da cidade.



#25 mr_loner

mr_loner
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Posted 25 de November de 2015 - 09:43

Se vitoria,goiania e florianopolis estao com o problema do termjnal, è burrice querer repetir o mesmo erro desnecessariamente.
Olhando agora no google maps as 10 da manha a diferenca de tempo saindo do centro atè os aeroportos è de apeas 20 minutos.
Nao justiifica criar voos em um aeroporto digno de rodoviaria sendo que a diferenca è de apenas 20 minutos.

 

Goiânia, Florianópolis e Vitória não estão com ''problemas no terminal'', eles estão operando seus terminais acima da capacidade; entretanto o que está se propondo não é fazer com que PLU opere acima da capacidade, e sim exemplificando que outros aeroportos mesmo operando acima da capacidade conseguem lidar com situações atípicas sem que isso inviabilize a operação já que como o próprio nome diz são ''situações atípicas'', ou seja, são coisas que ocorrem de forma esporádica. 

 

Agora quanto ao aeroporto ''parecer uma rodoviária'' (não sei exatamente o que vc quer dizer com isso) e quanto a gastar 20min a mais (se eu fosse confiar nas informações do maps que me diz que eu gastaria 13min pra chegar ao trabalho quando normalmente eu gasto 30) ou a menos isso não cabe a você decidir. Existe um polo de serviços forte na região da Pampulha, existem hotéis, o estádio está lá, para você pode ser besteira, mas pra muitas pessoas poder pegar o voo em PLU significa a possibilidade de sair e voltar no mesmo dia para o destino, então isso quem tem que decidir são as pessoas. PLU será em muitas ocasiões o dobro, ou até mais que CNF para o mesmo destino, então as pessoas que optarem por sair de lá de fato terão muitas vantagens que você talvez n consiga enxergar.



#26 leo_cnf

leo_cnf
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Posted 25 de November de 2015 - 09:52

 

 

O terminal funcionou otimamente antes do fechamento dos voos com apenas rotas para CGH, SDU e BSB.

 

 

 

Defina otimamente?

 

Eu como morador de BH acho um retrocesso voos para PLU com aeronaves de grande porte como A318 e B737



#27 AV8ER_KEWR

AV8ER_KEWR
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Posted 25 de November de 2015 - 10:18

Que encomendem os avros !

#28 leelatim

leelatim
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Posted 25 de November de 2015 - 11:27

É uma afro tá jurídica pois o governo deu como garantias que não reabriria Plu para aviões de médio porte, afim de tornar CNF prometeram muito e receberam um alto valor, agora que se lasque o investidor privado....sinal ruim para um governo que quer vender mais aeroportos, quem vai querer?

#29 GuedesCV

GuedesCV
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Posted 25 de November de 2015 - 11:47

Desta vez a proposta de liberação de jatos tem o apoio do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte. E tem mais. Com a privatização de Confins, a Infraero perdeu receita. Mais voos na Pampulha representa mais dinheiro em caixa para empresa do Governo Federal.

 

 

 

 

Quando aperta no bolso, vale tudo.

Também acho um retrocesso operar aviões maiores que o ATR na Pampulha.



#30 giuli

giuli
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Posted 25 de November de 2015 - 12:26

É uma afro tá jurídica pois o governo deu como garantias que não reabriria Plu para aviões de médio porte, afim de tornar CNF prometeram muito e receberam um alto valor, agora que se lasque o investidor privado....sinal ruim para um governo que quer vender mais aeroportos, quem vai querer?

E a empresa que comprou, entregou ja o que prometou em CNF? Dentro do prazo?

#31 hectorbonilla

hectorbonilla
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Posted 25 de November de 2015 - 12:38

mas pra muitas pessoas poder pegar o voo em PLU significa a possibilidade de sair e voltar no mesmo dia para o destino

CNF não impede isso, tá doido? Quando não consigo sair e voltar para BH no mesmo dia é porque não existe voo que atenda meus horários, nunca por causa da distância do aeroporto. Se for contar com PLU nesses casos pode ser pior ainda, pois se o sujeito não estiver indo/vindo de SAO/RIO/BSB, ainda vai ter que dar sorte de existir uma conexão boa.



#32 renatof_

renatof_
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Posted 25 de November de 2015 - 13:27

Se vitoria,goiania e florianopolis estao com o problema do termjnal, è burrice querer repetir o mesmo erro desnecessariamente.
Olhando agora no google maps as 10 da manha a diferenca de tempo saindo do centro atè os aeroportos è de apeas 20 minutos.
Nao justiifica criar voos em um aeroporto digno de rodoviaria sendo que a diferenca è de apenas 20 minutos.

 

 

20 minutos de PLU a CNF? Amigo, nem de carro num domingo parado da só isso.



#33 mr_loner

mr_loner
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Posted 25 de November de 2015 - 13:36

CNF não impede isso, tá doido? Quando não consigo sair e voltar para BH no mesmo dia é porque não existe voo que atenda meus horários, nunca por causa da distância do aeroporto. Se for contar com PLU nesses casos pode ser pior ainda, pois se o sujeito não estiver indo/vindo de SAO/RIO/BSB, ainda vai ter que dar sorte de existir uma conexão boa.

 

Hector, com certeza as empresas não vão ficar com 1 ou 2 voos por hora pra gerar conexão... certeza que vão usar esses 10 ou 11 voos por dia exclusivamente O e D e exatamente desses 3 destinos ou no máximo VIX ... agora pra quem é de BH, beleza pode sair e chegar no mesmo dia, agora se vc é de SP ou do RJ e tem uma reunião de 8h30 da manhã aí no centro... saindo do Rio por exemplo pela GOL a opção mais cedo chega as 7h25 da manhã... chegando nesse horário em PLU vc chega no centro até as 8h30 (não só pela distância de PLU, mas como também pelo desembaraço no próprio aeroporto) chegando em CNF não... Então você teria que sair um dia antes...

 

Mas enfim já discutimos tanto isso... nem sei se vale a pena continuar...



#34 Paulo Penna

Paulo Penna
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Posted 25 de November de 2015 - 14:02

Moro em BH. Da Pampulha até confins, andando dentro da velocidade da Lei todo o tempo não se gasta mais de 30 minutos até confins. Só demora mais se houver batida, engarrafamento ou protesto na frente da cidade administrativa.



#35 A345_Leadership

A345_Leadership
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Posted 25 de November de 2015 - 14:44

É tão simples resolver a questão PLU x CNF, joga as taxas aeroportuárias lá em cima (digo, uns 3x o atual de CNF), pronto.

 

Quem quer comodidade de pousar em área central, em um aeroporto onde 1 B737-800 já preenche o terminal, que pague o preço.

 

Quem o bolso pesar ou não tem pressa, sempre terá CNF.



#36 Diego Airways

Diego Airways
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Posted 25 de November de 2015 - 15:38

Hector, com certeza as empresas não vão ficar com 1 ou 2 voos por hora pra gerar conexão... certeza que vão usar esses 10 ou 11 voos por dia exclusivamente O e D e exatamente desses 3 destinos ou no máximo VIX ...

 

Lembrando que a GOL está solicitando dois PLU-SSA:

 

 

GLO 2128 - 23456SD - B737 - PLU 0830 1015 SSA

 

GLO 2129 - 23456SD - B737 - SSA 1145 1330 PLU

 

 

GLO 1586 - 23456-D - B737 - PLU 1800 1945 SSA

 

GLO 1585 - 23456-D - B737 - SSA 2015 2200 PLU



#37 leelatim

leelatim
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Posted 25 de November de 2015 - 15:43

E a empresa que comprou, entregou ja o que prometou em CNF? Dentro do prazo?


Uma coisa não tem nada haver com a outra, se ela não cumpriu, aplica se a multa prevista é pronto,(não sei qual a situação de CNF ) , agora descumprir um acordo que permitiu o governo angariar um preço alvo muito alto e agora fazer o que bem entender mostra aos investidores que o governo brasileiro não tem palavra e, assim sendo, afastará novos investidores, em especial nessas novas concessões .
Perticularmente acho que só Fortaleza vai se dar bem, caso a Latam confirme aí seu novo Hub, razão pela qual a Dilma está louca pra ver a Tam em Fortaleza

#38 Comissário X

Comissário X
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Posted 25 de November de 2015 - 16:07

Essa notícia é maravilhosa!!! Rio e SP operam muito bem com 2 aeroportos. BH fica nessa frescura de alguns bairristas de deixar as moscas a Pampulha que operou muito bem por anos com muito mais que 4 decolagens de jato por hora. a Azul que tinha várias operações lá, cancelou quase que esnobando seu livre comércio no aeroporto. Agora já prevejo ela correndo com os voos pra PLU de novo....



#39 Joanesburgo

Joanesburgo
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Posted 25 de November de 2015 - 16:45

Essa notícia é maravilhosa!!! Rio e SP operam muito bem com 2 aeroportos. BH fica nessa frescura de alguns bairristas de deixar as moscas a Pampulha que operou muito bem por anos com muito mais que 4 decolagens de jato por hora. a Azul que tinha várias operações lá, cancelou quase que esnobando seu livre comércio no aeroporto. Agora já prevejo ela correndo com os voos pra PLU de novo....


"Operou muito bem" acho que voce nao deve saber como era o horario de pico ou quando o aeroporto fechava.O terminal alaga muito facil atè hoje(todo fim de ano alaga pelo menos um vez).O terminal tem apenas 10 posicoes de check in, 5 ja sao ocupadas pela azul e passaredo.A sala de embarque nao aquenta nem um 737 cheio, imagina com diferenca de 15 minutos.
Comparar com antigamente è desnecessario, em epocas de desenvolvimento voltar para a pampulhar è barrar o desemvolvimento.
Sou contra a volta agora, em tempos de crise, esta sendo contruido um terminal novo em confins e principalmente o aeroporto da pampulha nao è um bom modo de boas vindas.Caso tivesse feito isso a uns 3 anos atraz quando nao previa a concessao de confins, apoiaria a ideia, mas sò ter concessao que planejam isso.

Edited by Joanesburgo, 25 de November de 2015 - 16:46 .


#40 hectorbonilla

hectorbonilla
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Posted 25 de November de 2015 - 17:10

 

Hector, com certeza as empresas não vão ficar com 1 ou 2 voos por hora pra gerar conexão... certeza que vão usar esses 10 ou 11 voos por dia exclusivamente O e D e exatamente desses 3 destinos ou no máximo VIX ... agora pra quem é de BH, beleza pode sair e chegar no mesmo dia, agora se vc é de SP ou do RJ e tem uma reunião de 8h30 da manhã aí no centro... saindo do Rio por exemplo pela GOL a opção mais cedo chega as 7h25 da manhã... chegando nesse horário em PLU vc chega no centro até as 8h30 (não só pela distância de PLU, mas como também pelo desembaraço no próprio aeroporto) chegando em CNF não... Então você teria que sair um dia antes...

 

Mas enfim já discutimos tanto isso... nem sei se vale a pena continuar...

mr_loner, seu exemplo é curioso pois me lembra de uma situação que passei na semana passada.

 

Tinha uma reunião até mais cedo, às 08:00 com alguns clientes, muitos deles do RJ e de SP. Meu escritório fica na Av. Raja Gabáglia, nas fronteiras da Av. do Contorno (que é um perímetro que delimita grande parte das empresas, etc que movem a economia de BH).

Meus clientes chegaram às 08:00 em ponto, vindo de taxi ou carro alugado. Nenhum dormiu em BH.

Eu, vizinho de PLU, só consegui chegar às 08:30 por conta do trânsito.

 

Onde quero chegar: CNF é mais distante, fato, mas compartilha da mesma via de acesso que PLU, a Av. Antônio Carlos (CNF no caso, tem a alternativa da Av. Cristiano Machado, que foi a que meus clientes tomaram). Não é como em outras cidades em que os aeroportos estão em extremidades diferentes da cidade.

Some-se a isso a distância entre os dois, que é feita em grande parte em via de alta velocidade. Então, acho que no fritar dos ovos, a diferença de tempo não seja gritante para determinar se o sujeito vai cumprir seus compromissos no mesmo dia ou não.

 

Mas concordo que essa discussão está cansativa. Vamos esperar a abertura de PLU e ver no que vai dar. Torço para que seja algo racional.