Jump to content

Photo

Jatos da Gol, TAM, Avianca e Azul serão liberados para operar na Pampulha

PLU tam gol azul avianca

• This topic is locked This topic is locked
63 replies to this topic

#41 Lucas

Lucas
  • Usuários
  • 1,097 posts
  • Interests:Porto Alegre, São Paulo, Recife
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/01/1972

Posted 25 de November de 2015 - 18:24

Sempre fui a favor de Bh ter dois aeroportos

Mas temos,ou melhor, o Brasil tem que respeitar os contratos e com isso ganhar credibilidade com os investidores
  • Carlos Augusto likes this

#42 Comissário X

Comissário X
  • Usuários
  • 293 posts
  • Data de Nascimento:14/08/1984

Posted 25 de November de 2015 - 18:36

"Operou muito bem" acho que voce nao deve saber como era o horario de pico ou quando o aeroporto fechava.O terminal alaga muito facil atè hoje(todo fim de ano alaga pelo menos um vez).O terminal tem apenas 10 posicoes de check in, 5 ja sao ocupadas pela azul e passaredo.A sala de embarque nao aquenta nem um 737 cheio, imagina com diferenca de 15 minutos.
Comparar com antigamente è desnecessario, em epocas de desenvolvimento voltar para a pampulhar è barrar o desemvolvimento.
Sou contra a volta agora, em tempos de crise, esta sendo contruido um terminal novo em confins e principalmente o aeroporto da pampulha nao è um bom modo de boas vindas.Caso tivesse feito isso a uns 3 anos atraz quando nao previa a concessao de confins, apoiaria a ideia, mas sò ter concessao que planejam isso.

Se seu perfil for verdadeiro, mostra que vc tinha meros 10 anos de idade quando os voos foram transferidos para CNF, ou seja não tem todo esse conhecimento para opinar. Eu viajei MUITO por PLU e nunca tive nenhum problema. Inclusive em finais de ano, Natal, Ano Novo. Quanto aos check ins, tudo se ajeita novamente com a chegada de novas cias. Passaredo e Azul não precisam de tantas posições. Alagamentos? Uma chuva anual é justificativa para se deixar obsoleto um aeroporto que serve BH há décadas? Não, claro que não.

• SA280, MR. STAR and B737-8HX like this

#43 -ZAP-

-ZAP-
  • Usuários
  • 3,366 posts
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 25 de November de 2015 - 18:52

Ótimo pro usuário, retrocesso para BH. Observo pelo Rio, depois que SDU abriu, acabou com o GIG e a recuperação só ocorrerá com o total esgotamento do SDU. Ao meu ver perde a comunidade mineira como um todo pois vai perder CNF como um grande hub.
Obvio que falamos no médio prazo pois no longo CNF será grande de fato, isso só vai atrasar.

#44 E175

E175
  • Usuários
  • 16,422 posts
  • Cidade/UF/País:Ankara
  • Data de Nascimento:15/09/1987

Posted 25 de November de 2015 - 20:16

Ótimo pro usuário, retrocesso para BH. Observo pelo Rio, depois que SDU abriu, acabou com o GIG e a recuperação só ocorrerá com o total esgotamento do SDU. Ao meu ver perde a comunidade mineira como um todo pois vai perder CNF como um grande hub.
Obvio que falamos no médio prazo pois no longo CNF será grande de fato, isso só vai atrasar.

O mineiro costuma reclamar do atraso do seu estado, mas é o primeiro a votar pelos retrocessos em todos os sentidos. Nesse caso miram na suposta pujança de dois estados, RJ e SP, que tem dois aeroportos, para alegar um suposto atraso na limitação da Pampulha. Só que quem defende a abertura não é de Belo Horizonte na maior parte das vezes, esse tópico mesmo dá uma boa amostragem. Eu costumo dizer que o Brasil merece o governo que tem, e nesse caso me parece que a máxima é verdadeira. MG merece ficar no atraso, primeiro por ter eleito quem elegeu para o governo estadual, e segundo por sempre, com poucas exceções, votar e lutar para dar um passo atrás, nunca adiante.

• Pilot SBBH likes this

#45 Nos-767

Nos-767
  • Usuários
  • 1,430 posts
  • Cidade/UF/País:Ceará Brasil
  • Data de Nascimento:24/09/1985

Posted 25 de November de 2015 - 20:55

pra mim, isso é só a INFRAERO contando com a caneta estatal pra salvar seu butim, atropelando contratos... agora não tem Confins, e tem que segurar o pesado cabide no guarda-roupa.

engraçado: quem é de BH sempre foi contra a abertura (e olha que tem tópicos PLU x CNF  há tempos aqui)...

eles devem conhecer a precariedade do aeroporto... então, nem vou entrar no mérito. Eles tem mais 'conhecimento' do terminal (que é ridículo) do que eu...

• leo_cnf likes this

#46 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 6,226 posts
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Campina Grande - Paraíba - Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1900

Posted 25 de November de 2015 - 23:05

Amigo, o que você relata são situações atípicas.

Não. O que eu relato é o dia a dia da operação.

Primeiramente eu acho que 738 e A320 sofrem restrições em PLU, tanto que a maioria dos pedidos realizados são para 737 e A319, então eu diria que uma média mais factível para calculo seria de cerca de 130 pax por voo. (Já includindo a realidade dos E195)

Absolutamente nenhuma restrição. PLU tem LDA 2530m, é mais pista que muitos aeroportos do pais. Até mesmo o chevetão pousa com peso max estrutural e 10 Kt de vento de cauda com pista molhada e autobrake 3.

Segundo as salas de embarque de JPA por exemplo, não parecem (ao menos visualmente) muito maiores do que as de PLU apesar da área total ser maior (JPA tem o anexo administrativo na frente que deve puxar a metragem quadrada pra cima, já que em PLU a área de 4500m² refere-se somente ao terminal sem as instalações administrativas que estão num prédio a parte) e durante a madrugada chega a movimentar mais de 4 voos por hora em alguns intervalos. Quando há atrasos, claro que são gerados transtornos, mas nada que deixe inutilizável o aeroporto. (estou dando o exemplo de JPA por ser uma realidade que penso eu vc conheça)

Caso haja problema meteorológico, o mais correto seria alternar para CNF, assim como quando há problemas meteorológicos no SDU os voos são alternados para o GIG e em CGH para GRU e VCP... entretanto a média de chuvas e fechamentos de PLU não são nem de longe tão altas como as de CWB por exemplo, e olhe que nem temos uma segunda opção.

Então, querer ''desregulamentar'' um aeroporto usando como justificativa situações atípicas é bem complicado. Não vejo problema algum em pessoas que entendam e torçam pelo fortalecimento de CNF como HUB, mas ficar criando factoides para usar como justificativa só demonstra imaturidade. É melhor, mais sincero e mais inteligente dizer que entende que mediante o tráfego aéreo da região de Belo horizonte, seria mais interessante concentrar as operações em um único aeroporto, por mais que haja condições de utilizar os dois... e não ficar inventando histórias... se fosse por isso... VIX, GYN e FLN já deveriam ter sido desativadas a tempos, pois estão em situação muito mais críticas que PLU com 4 jatos por hora... lembro uma vez em VIX que precisamos esperar 25min dentro do avião por que por conta da chuva, chegaram 7 voos de uma só vez, e já haviam pessoas esperando fora da sala de desembarque por que não cabiam dentro....

Eu não tenho absolutamente nada contra a abertura de PLU. Falando em lado AR é um aeroporto com uma estrutura melhor do que muitos outros do pais (com exceção das aproximações, mas isso e facil de resolver).

O que não acho correto é faze-lo com aquele quichó que chamam de terminal. Quer abrir? Ótimo! Então façam o mesmo que fizeram com SDU. PROVENHAM ESTRUTURA. Monte um belo concourse com no minimo 5 fingers e uma sala de embarque decente.

BSB é a prova viva e local de que da para fazer isso em 6 meses. É só querer.

Edited by B737-8EH, 25 de November de 2015 - 23:07 .

• Carlos Augusto, Kal_Center, Nos-767 and 1 other like this

#47 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,285 posts
  • Interests:Programas de milhagem
  • Cidade/UF/País:Berlin/Alemanha
  • Data de Nascimento:17/06/1981

Posted 25 de November de 2015 - 23:15

Se seu perfil for verdadeiro, mostra que vc tinha meros 10 anos de idade quando os voos foram transferidos para CNF, ou seja não tem todo esse conhecimento para opinar. Eu viajei MUITO por PLU e nunca tive nenhum problema. Inclusive em finais de ano, Natal, Ano Novo. Quanto aos check ins, tudo se ajeita novamente com a chegada de novas cias. Passaredo e Azul não precisam de tantas posições. Alagamentos? Uma chuva anual é justificativa para se deixar obsoleto um aeroporto que serve BH há décadas? Não, claro que não.

Pelo visto você nunca despachou mala, nunca precisou estacionar o carro no estacionamento, e sempre aterrizou de forma tranquila e segura nas muitas vezes que passou por lá.

Eu voei pouco em PLU, na minha vida 17 vezes.

Inclusive a última ano passado.

Mas já tive que buscar e levar familiares inúmeras vezes. 

Não há estacionamento suficiente.

Há poucos guichês de check-in. O que era umm verdadeiro caos nos voos para CGH (Gol e Tam), ainda mais com inúmeros pax em conexão para o exterior e suas malas.

A sala de embarque é  minúscula, nunca comportou o enorme movimento que teve.

A sala de desembarque então é a pior parte. Já desembarcou em voo vindo de VCP com pax procedente dos EUA? de GRU? Eu já. Simplesmente não cabe.

Antigamente eram pax vindo do mundo inteiro chegando via CGH e SDU, eu inclusive. 

A enorme vantagem é a distância do centro. E ponto.

O problema oculto todo de PLU é a falta de compromisso dos governos em estabelecer regras fixas. As regras mudam de acordo com o governante, com a política econômica, com o câmbio, com o espirro do papagaio. Segurança jurídica e ética não existem nesse país. A Varig (Rio-Sul) apostou nos seus e-jets e se ferrou. 

Tam e Gol não apostam em aviação regional e fazem seu lobby para operar em PLU.

O que vai acontecer?

Liberam PLU-CGH/SDU/BSB e de lá se faz conexão para o Brasil inteiro.

PLU não foi, não é e não será CGH e SDU. A infraero não irá reformar ou melhorar PLU para receber a nova demanda. O usuário que se vire.

• A345_Leadership, Carlos Augusto, BinhoTAM and 1 other like this

#48 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 8,135 posts
  • Cidade/UF/País:SBCF
  • Data de Nascimento:04/11/1933

Posted 25 de November de 2015 - 23:34

Absolutamente nenhuma restrição. PLU tem LDA 2530m, é mais pista que muitos aeroportos do pais. Até mesmo o chevetão pousa com peso max estrutural e 10 Kt de vento de cauda com pista molhada e autobrake 3.

Eu não tenho absolutamente nada contra a abertura de PLU. Falando em lado AR é um aeroporto com uma estrutura melhor do que muitos outros do pais (com exceção das aproximações, mas isso e facil de resolver).

O que não acho correto é faze-lo com aquele quichó que chamam de terminal. Quer abrir? Ótimo! Então façam o mesmo que fizeram com SDU. PROVENHAM ESTRUTURA. Monte um belo concourse com no minimo 5 fingers e uma sala de embarque decente.

Ai que mora o problema na gestão estatal... É SÓ QUERER... é uma frase desconhecida...

• Nos-767, B737-8EH and B737-8HX like this

#49 philoclimber

philoclimber
  • Usuários
  • 3,263 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979

Posted 26 de November de 2015 - 00:18

É tão simples resolver a questão PLU x CNF, joga as taxas aeroportuárias lá em cima (digo, uns 3x o atual de CNF), pronto.

Quem quer comodidade de pousar em área central, em um aeroporto onde 1 B737-800 já preenche o terminal, que pague o preço.

Quem o bolso pesar ou não tem pressa, sempre terá CNF.

isso meu caro, sem debates político-partidários que não têm nada a ver com a questão. Dá no saco esse debate surgir em tudo o que se faz nesse país. Se ainda fosse política, mas acaba sempre sendo 2 partidinhos de meia-tigela.

Edited by philoclimber, 26 de November de 2015 - 00:20 .

#50 mr_loner

mr_loner
  • Usuários
  • 3,228 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:18/10/1985

Posted 26 de November de 2015 - 07:37

Quer dizer que é comum o tempo todo voos atrasarem por manutenções não programadas, problemas meteorológicos e afins? Desconhecia isso, para mim eram situações atípicas...

Bem, então não sei exatamente por qual motivo, mas 90% dos pedidos até hj enviados por TAM e GOL  envolve os 737 e A319 e não 738 e A320 

Pois eu já acho mais interessante que a estrutura permaneça como está apenas com reformas em relação a modernização e conservação dos espaços. Pois essa estrutura ''acanhada'' é o que vai garantir que as operações fiquem restritas. Construir um  terminal com 5 pontes de embarque elevaria a capacidade dos 2,2 milhões de hoje pra algo entre 6 ou 7 milhões, aí sim seria a ''morte de CNF como estão pregando por ai.

Eu já estive em PLU (como pax) uma vez em 2013, e sinceramente, para a operação de um slot a cada 15min a estrutura atual bem gerenciada é suficiente, até mesmo pelo perfil de passageiro que irá utilizar. 

• José Castro likes this

#51 bmallet

bmallet
  • Usuários
  • 225 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Data de Nascimento:16/06/1981

Posted 26 de November de 2015 - 11:37

Bem, então não sei exatamente por qual motivo, mas 90% dos pedidos até hj enviados por TAM e GOL  envolve os 737 e A319 e não 738 e A320 

Pode ser restrição por obstáculos que limitaria operação do B738 e A320 muito mais que o B737 e A319?

#52 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 8,135 posts
  • Cidade/UF/País:SBCF
  • Data de Nascimento:04/11/1933

Posted 26 de November de 2015 - 12:27

Aceitem, a Pampulha É DESAFADA, não tem algo que possamos chamar de TEPAX... VIX consegue ser melhor! Não basta ter pista... não basta ter pátio... me parece que a razão do transporte aéreo de passageiros é o tal do passageiro e este vai se lascar com a estrutura atual, aquela sala de embarque imensa, com 2 pórticos de raio-x meia boca, aquele desembarque maravilhoso, o serviço de taxi de primeira, vixiiiiiiiiiiiii

#53 falcaobr

falcaobr
  • Usuários
  • 679 posts
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1974

Posted 26 de November de 2015 - 14:24

Nunca vi tanto mimimi por conta da volta de um aeroporto!

O pior é ver gente de BH defendendo o não retorno.

Fato é que PLU sempre foi e será muito mais bem localizado e perto de BH.

O transito de BH ja nao esta grande coisa e dependendo do horario a coisa fica feia.

Quanto a concessionaria de CNF, sinto muito mas o argumento de nao abrir PLU é conversa fiada, desde o inicio o governo falou que nao tinha certeza do destino, mas isto nao foi colocado no papel nem prometido publicamente, logo este argumento de insegurança só serve de desculpa para empresas que nao tem o minimo compromisso com o cliente.

BH é uma metropole mais que consolidada e merece ser atendida a altura. Um aeroporto central e outro internacional.

#54 Comissário X

Comissário X
  • Usuários
  • 293 posts
  • Data de Nascimento:14/08/1984

Posted 26 de November de 2015 - 14:33

Pelo visto você nunca despachou mala, nunca precisou estacionar o carro no estacionamento, e sempre aterrizou de forma tranquila e segura nas muitas vezes que passou por lá.

Eu voei pouco em PLU, na minha vida 17 vezes.

Inclusive a última ano passado.

Mas já tive que buscar e levar familiares inúmeras vezes. 

Não há estacionamento suficiente.

Há poucos guichês de check-in. O que era umm verdadeiro caos nos voos para CGH (Gol e Tam), ainda mais com inúmeros pax em conexão para o exterior e suas malas.

A sala de embarque é  minúscula, nunca comportou o enorme movimento que teve.

A sala de desembarque então é a pior parte. Já desembarcou em voo vindo de VCP com pax procedente dos EUA? de GRU? Eu já. Simplesmente não cabe.

Antigamente eram pax vindo do mundo inteiro chegando via CGH e SDU, eu inclusive. 

A enorme vantagem é a distância do centro. E ponto.

O problema oculto todo de PLU é a falta de compromisso dos governos em estabelecer regras fixas. As regras mudam de acordo com o governante, com a política econômica, com o câmbio, com o espirro do papagaio. Segurança jurídica e ética não existem nesse país. A Varig (Rio-Sul) apostou nos seus e-jets e se ferrou. 

Tam e Gol não apostam em aviação regional e fazem seu lobby para operar em PLU.

O que vai acontecer?

Liberam PLU-CGH/SDU/BSB e de lá se faz conexão para o Brasil inteiro.

PLU não foi, não é e não será CGH e SDU. A infraero não irá reformar ou melhorar PLU para receber a nova demanda. O usuário que se vire.

Na época em que o aeroporto realmente operava, existiam MUITAS opções de estacionamento nos arredores do aeroporto. Hoje em dia com a situação de abandono que se encontra o terminal muitos destes estabelecimentos fecharam, claro, por falta de público. Com certeza com a volta de um maior movimento tudo vai se ajeitando. Vide CNF que na época da transferência era um total caos a começar pela rodovia que ligava BH a CNF. Com o tempo tudo vai se reestruturando ao redor.

#55 Nos-767

Nos-767
  • Usuários
  • 1,430 posts
  • Cidade/UF/País:Ceará Brasil
  • Data de Nascimento:24/09/1985

Posted 26 de November de 2015 - 15:51

Nunca vi tanto mimimi por conta da volta de um aeroporto!

O pior é ver gente de BH defendendo o não retorno.

Fato é que PLU sempre foi e será muito mais bem localizado e perto de BH.

O transito de BH ja nao esta grande coisa e dependendo do horario a coisa fica feia.

Quanto a concessionaria de CNF, sinto muito mas o argumento de nao abrir PLU é conversa fiada, desde o inicio o governo falou que nao tinha certeza do destino, mas isto nao foi colocado no papel nem prometido publicamente, logo este argumento de insegurança só serve de desculpa para empresas que nao tem o minimo compromisso com o cliente.

BH é uma metropole mais que consolidada e merece ser atendida a altura. Um aeroporto central e outro internacional.

Vou fazer só uma pergunta:

Da restrição pra cá deve ter uns 10 anos, certo ou errado? A Pampulha melhorou em quê?

Ampliou pátio? Infra de Embarque? Pq sempre que eu lembro de PLU, eu lembro desse vídeo..

https://www.youtube....h?v=TJS_kzbpUDI

#56 GuedesCV

GuedesCV
  • Usuários
  • 176 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:17/03/1989

Posted 26 de November de 2015 - 16:33

Todo mundo só pensa no conforto da distância. Aliás, essa é a única vantagem.

E parece que foi esquecido que Azul e Passaredo continuaram operando durante todo esse tempo. O aeroporto não estava as moscas. Pelo contrário, estava atendendo demanda que ele é capaz de atender.

E expor a sua opinião, não é mimimi.

#57 Brazil Express

Brazil Express
  • Usuários
  • 1,813 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1985

Posted 26 de November de 2015 - 17:32

BEM-VINDO AO MOVIMENTO
MAIS VOOS? AQUI NÃO!

A Pampulha pede paz. As associações de moradores da região estão se mobilizando antecipadamente contra um possível aumento de voos no Aeroporto da Pampulha. 
Hoje, já existe um impacto. E com o aumento dos voos crescem também os transtornos,  afetando a qualidade de vida dos moradores. 

Nossas preocupações são relativas ao meio ambiente, ao adensamento e à segurança da região. 

Estão unidas na causa as associações dos bairros Aeroporto, Jaraguá, Santa Rosa, Dona Clara, Liberdade, 
Indaiá, São Luiz, São José, Santa Amélia, Planalto e o Movimento 
das Associações de Moradores de Belo Horizonte - MAMBH.

http://maisvoosaquinao.com.br

#pampulhapedepaz

#58 PHASE OUT MAN

PHASE OUT MAN
  • Usuários
  • 772 posts
  • Cidade/UF/País:SAO PAULO
  • Data de Nascimento:27/01/1970

Posted 26 de November de 2015 - 17:37

quero ver como vai ser a "operação"....

no papel tudo é lindo...

Na pratica sempre foi normal. Sem misterio .

#59 AF085

AF085
  • Usuários
  • 13,177 posts

Posted 26 de November de 2015 - 19:02

http://maisvoosaquinao.com.br/ 

#60 victinhotjk

victinhotjk
  • Usuários
  • 413 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil / BR/BR
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 26 de November de 2015 - 19:30

Minha opinião é que o Estado não deveria interferir nesses aspectos. Plu, Sdu, Cgh nunca deveriam ter tido restrições por motivos "políticos", interferência Estatal apenas serve para bagunçar tudo. Libera logo tudo que o mercado se arruma, quem achar desconfortável vai para Cnf, quem achar bom vai por lá e viva o poder de escolha de todos. O que é bom para alguém pode ser péssimo para outro, isso devemos ter em mente!

Also tagged with one or more of these keywords: PLU, tam, gol, azul, avianca