Jump to content

Photo

Ampliação do aeroporto JK levará até sete anos para conclusão

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
223 replies to this topic

#21 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/Brazil
  • Data de Nascimento:20/08/1972

Posted 13 de August de 2017 - 19:44

Se eu for listar os Aeroportos atuais e os que estão em construção que tenham área de que se cogita em Brasília, teríamos de abrir vários posts para lista-los. Sem contar que a Inframerica tem que se capitalizar, e eu quero ver, como vai captar voos com GIG e GRU.. Vai me dizer que Brasília tem mercado internacional? Claro que não tem.

E para sobreviver, vai ter que colocar tudo que lhe convêm. Ou já parou para pensar, que a Inframerica poderia muito bem, acabar com todos os hangares e instalar novos terminais no lugar. Pois do outro lado, aonde se cogitava instalar o super Terminal, está na justiça. A briga entre os ambientalistas tão cedo vai ceder a Inframerica. Mas ela também é trouxa. Em vez de cercar o seu perímetro aeroportuário, fica deixando tudo aberto, inclusive já inventaram que no aeroporto a existência de um corredor ecológico.

#22 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 13 de August de 2017 - 19:50

E para refrescar a memória das partes...

Aeroporto-Brasilia-Novos-Investimentos2-

Portanto, se repararem, as partes que dizem do chamado Sun Park Center, ficará bem longe do Terminal I, portanto não vejo nenhuma interferência com a expansão dos terminais de passageiros. Muito pelo contrário, irá dar serventia ao espaço. Ahhhhh me lembrei, querem tudo vazio, para em breve surgir uma bela favela no lugar.

#23 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 14 de August de 2017 - 22:05

Agora que estão chuvendo críticas para as novas ações da Inframerica. O presidente dela, deu uma dica porque esses investimentos comerciais no AIJK...

JP — Qual a proporção de receitas vindas da aviação e da área comercial e de serviços nos aeroportos que vocês administram?

ARRUDA — Na média, 60% vem da receita aeronáutica e 40% da comercial, mas no Brasil é meio a meio. Além de buscar oportunidades de investimento e de novos voos, uma forma de aumentarmos a receita é melhorando a infraestrutura para as aéreas e a oferta comercial. Mais passageiros e usuários podem vir do crescimento econômico, mas também dessas melhorias. Em Brasília, crescemos 30% este ano na área de alimentação e lojas. E com a introdução do Na Hora (similar ao Poupa Tempo de São Paulo) temos mais pessoas circulando no aeroporto.

Fonte: file:///C:/Users/User/Downloads/Jornal%20PANROTAS%20Edi%C3%A7%C3%A3o%201282%20Issuu.pdf

Portanto, a Inframerica matou a charada.... Eles não querem depender exclusivamente da receita aeronáutica. Pois qualquer soluço na economia e política. Pimba, mata a receita aeroportuária. Agora com aqueles outros itens comerciais que a Inframerica pretende implementar no aeroporto.

Pra ela, significa mais $$$$ no bolso. Sem contar, eles não são amadores, vai que instalam um Went Wild no Aeroporto, um IMAX entre outros. E as áreas empresariais, são distintas da área do Business Center do Terminal JK.

A área empresarial isolada do terminal, seria no sentido do Built to Suit. Aonde uma grande empresa ou mesmo algum órgão governamental, alugaria o espaço por décadas, e a Inframerica construiria do jeito que for contratada.

Agora a área empresarial anexa ao Terminal JK, seria bem diferente da outra área, ali somente as salas comerciais seriam alugadas apenas. Enquanto a outra, seriam corporações.

#24 Azul

Azul
  • Desligados
  • 192 posts
  • Cidade/UF/País:BH
  • Data de Nascimento:17/06/1984

Posted 15 de August de 2017 - 13:34

O que houve com a praca de alimentação do JK ? Estou aqui nesse momento, e mais da metade das lojas fecharam. Inclusive o Red Lobster...
E alguma reforma ou e algo definitivo?

#25 Leonardo de Paula

Leonardo de Paula
  • Usuários
  • 2,269 posts
  • Cidade/UF/País:Brasilia/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:28/08/1981

Posted 15 de August de 2017 - 14:33

Red Lobster foi-se pra sempre! As outras, até onde sei, funcionam normalmente...

#26 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 15 de August de 2017 - 19:00

O que houve com a praca de alimentação do JK ? Estou aqui nesse momento, e mais da metade das lojas fecharam. Inclusive o Red Lobster...
E alguma reforma ou e algo definitivo?

Até aonde eu sei, até as imagens do vídeo novo denunciam.... Essa parte toda, futuramente será área restrita ao Terminal de Passageiros. E as lojas serão realocadas no térreo. E aonde era o RedLobster, virá o NaHora... Algo parecido com o PoupaTempo de Sampa.

#27 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 17 de August de 2017 - 08:44

INFRAMERICA CONCESSIONÁRIA DO AEROPORTO DE BRASÍLIA S/A

AVISO DE REQUERIMENTO DE PRORROGAÇÃO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

Torna público que está requerendo do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal - Brasília Ambiental - IBRAM/DF, a Licença de Instalação, a título de prorrogação da Licença de Instalação Nº 057/2013-IBRAM para atividade de instalação do Centro Nacional de Aviação (CNA) no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, localizado na Área Especial S/Nº, Lago Sul, Brasília - DF. Processo n° 391001.292/2013. JORGE ARRUDA FILHO - DIRETOR PRESIDENTE.

#28 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 19 de August de 2017 - 11:47

O aeroporto Futuros Projetos

Uma nova etapa no projeto de expansão do Aeroporto de Brasília mudará o conceito de Aeroportos no país. Um projeto pioneiro transformará o Terminal brasiliense e toda a experiência de compras e entretenimento.

Na primeira fase das obras, será ampliando o terminal (lado publico) com foco na ampliação da área destinada a lojas, uma nova praça de alimentação e serviços. Adicionalmente, a Inframerica pretende desenvolver uma área de entretenimento. O projeto consumirá mais de R$600 milhões de investimentos.

A concessionária também estuda a ampliação do píer internacional que contará com 9 mil m² adicionais em espaço e aumentará a quantidade de pontes de embarque de quatro para oito. Cerca de 1.500 m² serão destinados a novos serviços e opções gastronômicas e toda a expansão permitirá que o Aeroporto de Brasília receba até 1,5 milhão de passageiros internacionais por ano.

Fonte: http://www.bsb.aero/...turos-projetos/

Edited by Pesquisadorbsb, 19 de August de 2017 - 11:47 .

• sbpa likes this

#29 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 19 de August de 2017 - 11:50

Como ando monitorando a página, e uma fonte me disse que seria alterada nos próximos dias. Aconteceu... Aqui está algumas informações a respeito da expansão do aeroporto, bem como do Terminal Internacional.

Eu já sabia que o projeto do vídeo, seria atualizado, mas ele é a versão final. E estavamos com medo que o Terminal Internacional, teria poucos fingers. Eu não vi isso, irá pular de 4  fingers para 8 futuramente. Mas creio, que eles irão aproveitar os 4 fingers do Satélite existente e irão acrescentar mais 4 fingers do futuro terminal.

E mesmo assim, as imagens do terminal no vídeo, são meramente ilustrativas. Mas que o terminal terá 9 mil m2.

• sbpa likes this

#30 c2500

c2500
  • Usuários
  • 499 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:17/12/1984

Posted 21 de August de 2017 - 11:09

Acredito que essas areas comerciais também atenderão os bairros vizinhos que apesar de serem bairros com poder aquisitivo alto, são carentes de shopping e pontos comerciais (Park Way e Lago Sul)

Edited by c2500, 21 de August de 2017 - 11:10 .

#31 sbpa

sbpa
  • Usuários
  • 754 posts
  • Cidade/UF/País:POA/RS/BRA
  • Data de Nascimento:01/02/1983

Posted 21 de August de 2017 - 13:56

Salvo me engano a Multiplan tinha um projeto de um shopping ali pertinho no Lago Sul, que acabou não saindo por causa de mobilização contrária dos moradores da região. De repente ela se interessaria em administrar o shopping do Aeroporto JK pra Inframérica, já que possui Know-How pra tanto. Ou até mesmo o Iguatemi, já que a Multiplan já tem o ParkShopping ali perto, enquanto que o Iguatemi fica no outro lado totalmente oposto da cidade, no Lago Norte.

#32 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 21 de August de 2017 - 15:09

Salvo me engano a Multiplan tinha um projeto de um shopping ali pertinho no Lago Sul, que acabou não saindo por causa de mobilização contrária dos moradores da região. De repente ela se interessaria em administrar o shopping do Aeroporto JK pra Inframérica, já que possui Know-How pra tanto. Ou até mesmo o Iguatemi, já que a Multiplan já tem o ParkShopping ali perto, enquanto que o Iguatemi fica no outro lado totalmente oposto da cidade, no Lago Norte.

Eu acho impossível a Inframerica fazer isso, pois, teria de dividir o bolo dos lucros dos alugueis com a operadora do shopping. Com certeza, a própria vai fazer a administração do shopping. Somente pelo que sei, se vier a ter algo do gênero. Com certeza eles irão escolher a JHSF. Acho bem dificil ser o Iguatemi ou Park Shopping. Até mesmo porque, eles querem ser donos de todo negócio e não apenas administradoras da operação do shopping.

Edited by Pesquisadorbsb, 21 de August de 2017 - 15:12 .

#33 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 4,379 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 21 de August de 2017 - 19:29

Em maio a Corporación America colocou 49% da Inframerica (51% BSB e 100% NAT) a venda.  http://www.bfcapital...ilian-airports/

Essa semana o Governo decide sobre a venda dos 49% da Infraero em todos os aeroportos concedidos. Acho muito difícil qualquer concessionário pensar em fazer obras sem saber quem é o novo sócio, e se esse está disposto a rachar a conta dessas obras. Aliás, pelo movimento atual e as perspectivas de crescimento da aviação comercial brasileira, não imagino nenhuma ampliação de terminal, novas pistas, etc, nos atuais aeroportos concedidos por pelo menos uns 5-6 anos.

#34 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 21 de August de 2017 - 20:49

Em maio a Corporación America colocou 49% da Inframerica (51% BSB e 100% NAT) a venda.  http://www.bfcapital...ilian-airports/

Essa semana o Governo decide sobre a venda dos 49% da Infraero em todos os aeroportos concedidos. Acho muito difícil qualquer concessionário pensar em fazer obras sem saber quem é o novo sócio, e se esse está disposto a rachar a conta dessas obras. Aliás, pelo movimento atual e as perspectivas de crescimento da aviação comercial brasileira, não imagino nenhuma ampliação de terminal, novas pistas, etc, nos atuais aeroportos concedidos por pelo menos uns 5-6 anos.

Na realidade, ela decidiu manter a integralidade do capital, bem como está de olho nos 49% da Inframerica para ficar com 100% do AIJK. Sem contar, creio, se eles comprarem 100% de tudo. A concessão cai. E eles se tornam donos do AIJK.

Edited by Pesquisadorbsb, 21 de August de 2017 - 20:53 .

#35 sbpa

sbpa
  • Usuários
  • 754 posts
  • Cidade/UF/País:POA/RS/BRA
  • Data de Nascimento:01/02/1983

Posted 21 de August de 2017 - 20:54

Eu acho impossível a Inframerica fazer isso, pois, teria de dividir o bolo dos lucros dos alugueis com a operadora do shopping. Com certeza, a própria vai fazer a administração do shopping. Somente pelo que sei, se vier a ter algo do gênero. Com certeza eles irão escolher a JHSF. Acho bem dificil ser o Iguatemi ou Park Shopping. Até mesmo porque, eles querem ser donos de todo negócio e não apenas administradoras da operação do shopping.

Realmente a Inframerica teria que remunerar a Multiplan, Iguatemi ou JHSF para tanto, se optasse por colocar na gestão do seu shopping alguma empresa com expertise no assunto.

Todavia a grande diferença é que quando entra uma rede de shoppings na administração a coisa muda de figura, pois elas conseguem, por exemplo, a acoragem de lojas que só se instalam em shoppings das suas respectivas redes de shoppings.

E, tanto no caso da Multiplan quanto do Iguatemi, elas administram shoppings que não são totalmente delas também.

#36 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 4,379 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 21 de August de 2017 - 23:48

Na realidade, ela decidiu manter a integralidade do capital, bem como está de olho nos 49% da Inframerica para ficar com 100% do AIJK. Sem contar, creio, se eles comprarem 100% de tudo. A concessão cai. E eles se tornam donos do AIJK.

Acredito que não conseguiram vender pelo balanço que têm, e não tem isso de a concessão cair / viram donos. O governo alugou os aeroportos não vendeu, no final do contrato volta tudo pra União, com obras, terminais novos, etc, e se a Corporacion America passar a ter 100% da Inframerica, não muda nada, continua devendo a outorga anual, e vai ter que se virar pra arrumar dinheiro sozinha.

Ano passado, pra Inframerica conseguir fazer o depósito judicial da outorga (R$247 milhões), Infraero+ACI Holdings tiveram que colocar R$60 milhões do bolso (29.4 Infraero e o resto ACI).

E mais outra coisa intrigante, GRU tem pago juros ao BNDES, BSB não, só aumenta o saldo devedor.

#37 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 22 de August de 2017 - 02:29

Acredito que não conseguiram vender pelo balanço que têm, e não tem isso de a concessão cair / viram donos. O governo alugou os aeroportos não vendeu, no final do contrato volta tudo pra União, com obras, terminais novos, etc, e se a Corporacion America passar a ter 100% da Inframerica, não muda nada, continua devendo a outorga anual, e vai ter que se virar pra arrumar dinheiro sozinha.

Ano passado, pra Inframerica conseguir fazer o depósito judicial da outorga (R$247 milhões), Infraero+ACI Holdings tiveram que colocar R$60 milhões do bolso (29.4 Infraero e o resto ACI).

E mais outra coisa intrigante, GRU tem pago juros ao BNDES, BSB não, só aumenta o saldo devedor.

Não é o que estou sabendo, de todos os aeroportos o único que sequer se cogitou relicitar foi justamente o AIJK. Os demais, correm risco de sequer sair das obras.

#38 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 22 de August de 2017 - 02:30

Está fresca a matéria... E como eu já imaginava, na iminência do início das obras.

Inframerica Concessionária do Aeroporto de Brasília S/A

Aviso de Requerimento de Autorização Ambiental

Torna público que está requerendo do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM/DF, a Autorização Ambiental para atividade de supressão de vegetação no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, Área Especial S/Nº, Lago Sul, Brasília-DF. Foi determinada elaboração de Estudo Ambiental. 
Jorge Arruda Filho – Diretor Presidente

Fonte: file:///C:/Users/User/Downloads/22_08_2017_1a._Caderno_A_30_Tb.pdf

#39 Delmo

Delmo
  • Usuários
  • 655 posts
  • Cidade/UF/País:CDG / DXB
  • Data de Nascimento:27/07/1983

Posted 22 de August de 2017 - 10:03

Está fresca a matéria... E como eu já imaginava, na iminência do início das obras.

Inframerica Concessionária do Aeroporto de Brasília S/A

Aviso de Requerimento de Autorização Ambiental

Torna público que está requerendo do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM/DF, a Autorização Ambiental para atividade de supressão de vegetação no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, Área Especial S/Nº, Lago Sul, Brasília-DF. Foi determinada elaboração de Estudo Ambiental. 
Jorge Arruda Filho – Diretor Presidente

Fonte: file:///C:/Users/User/Downloads/22_08_2017_1a._Caderno_A_30_Tb.pdf

Licença ambiental?

Pode marcar o casório, ter filhos e pensar em que faculdade vão estudar, antes de sair licença ambiental neste país querido... rs

#40 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 22 de August de 2017 - 10:36

Licença ambiental?

Pode marcar o casório, ter filhos e pensar em que faculdade vão estudar, antes de sair licença ambiental neste país querido... rs

Com certeza, essa licença diz respeito a parte maior, e tenho amigos dentro do Ibram/DF, e dizem que está correndo tudo dentro da normalidade. Detalhe, essa licença não diz respeito ao Terminal JK nem tão pouco ao Terminal Internacional.

Essa licença atual é ambiental, a que saiu a alguns dias é de Instalação. Sem contar, que essa licença ambiental é de supressão de vegetação... Ou não leu direito?

Edited by Pesquisadorbsb, 22 de August de 2017 - 10:40 .