Jump to content

Photo

Ampliação do aeroporto JK levará até sete anos para conclusão

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
223 replies to this topic

#41 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 4,379 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 22 de August de 2017 - 10:42

Tem que pedir licença ambiental pra tudo, inclusive fazer obras de drenagem.

https://www.jusbrasi...4-08-2017-pg-64

#42 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/Brazil
  • Data de Nascimento:20/08/1972

Posted 22 de August de 2017 - 10:44

Sem contar, que pelo GE, dá para ver nitidamente que na área do terminal internacional (futuro), inexiste árvores, e no estacionamento aonde irá ser edificado o Terminal JK, só tem 20 árvores. Essa licença de supressão de vegetação já foi contemplada em licença ambiental anterior.

Agora, essa de hoje, é mais abrangente, com certeza vai contemplar várias áreas na área de facilidades, com a região dos novos hotéis, do business center, da nova área de hangares, bem como do Sun Park Center.

#43 Delmo

Delmo
  • Usuários
  • 655 posts
  • Cidade/UF/País:CDG / DXB
  • Data de Nascimento:27/07/1983

Posted 22 de August de 2017 - 11:57

Com certeza, essa licença diz respeito a parte maior, e tenho amigos dentro do Ibram/DF, e dizem que está correndo tudo dentro da normalidade. Detalhe, essa licença não diz respeito ao Terminal JK nem tão pouco ao Terminal Internacional.

Essa licença atual é ambiental, a que saiu a alguns dias é de Instalação. Sem contar, que essa licença ambiental é de supressão de vegetação... Ou não leu direito?

Obrigado pelos esclarecimentos e informações (praticamente internas da Inframerica).

Peço que mantenha o nível.

• c2500 likes this

#44 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 22 de August de 2017 - 17:45

As licenças emitidas anteriormente tratavam a supressão vegetal de árvores isoladas. Portanto, essa licença diz respeito ao terminal JK. Essa nova licença, é justamente para uma área ainda maior, que corresponde as áreas que irão ficar os hotéis Ibis e Ibis Budget vizinhos ao Ibis Styles bem como do Hard Rock Hotel, que fica depois da primeira concessionária de veículos bem como do Sun Park Center, essa área que é imensa, com área superior a 500 mil m2.

#45 ricardomilhomem

ricardomilhomem
  • Usuários
  • 66 posts
  • Cidade/UF/País:Brasilia/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:11/03/1994

Posted 22 de August de 2017 - 23:10

Cara, com todo o respeito... Porque você não cria um blog?

#46 qwert

qwert
  • Usuários
  • 729 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1979

Posted 22 de August de 2017 - 23:20

..e não se fala de melhorias no processamento de cargas nesse aeroporto. Está um absurdo aqueles barracos em que a Latam e a Gol mantêm suas cargas. Parece um acampamento de guerra. Está demorando alguma autoridade interditar aquilo.

#47 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 22 de August de 2017 - 23:26

..e não se fala de melhorias no processamento de cargas nesse aeroporto. Está um absurdo aqueles barracos em que a Latam e a Gol mantêm suas cargas. Parece um acampamento de guerra. Está demorando alguma autoridade interditar aquilo.

Se não me engano, no caso da LATAM já estava previsto a construção de um espaço novo. Pois aquele espaço que vai desde a comissária aérea iria ser demolido, para dar espaço para o futuro terminal Internacional. E os novos espaços seriam construídos em outro local. Não sei se postergaram devido a crise ou porque não saíram as licenças.

#48 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 22 de August de 2017 - 23:27

Cara, com todo o respeito... Porque você não cria um blog?

Se não fosse minha participação, sequer teriam acesso as imagens....

#49 SPLAYNTER

SPLAYNTER
  • Usuários
  • 560 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:09/02/1984

Posted 23 de August de 2017 - 14:39

Eu tenho minhas duvidas quanto a transformar o aeroporto em centro comercial.

Brasilia está bem servida deles. E querendo ou não todos sabem que tudo é mais caro em aeroporto.

Mas a inframerica está disposta a levar isso pra frente. Ela tem estrutura aeroportuária pros próximos 15 anos. Pousei ontem as 14 hrs e tinha 2 aeronaves no pier sul. Ociosidade gigantesca pro dinheiro investido.

O que resta a ela pra fazer o dinheiro girar é alugar espaços para o comercio.

E olha ela tem feito isso de todas as formas. o desembarque está uma feira, organizada, mas tá abarrotado de quiosques. E vem mais, estão terminando pelo menos 10 lojas de 25m² (imagino eu), vazadas pra pista e pra dentro do terminal, pode ser usada por agencias, taxistas, estacionamento, enfim...

No conector do pier sul onde seria aquela antiga experiencia com luzes e etc.. Me parece que vai virar uma galeria (se não me engano lotéricas, atms e etc) está em construção ali uns 8 espaços (lojas) que vao poluir ainda mais o terminal.

Não que eu goste da iniciativa, mas convenhamos que melhorou. Talvez se não viesse a crise o terminal estaria mais enxuto e o dinheiro estaria girando com a atividade principal.

Porem acho que aqui em bsb, apesar de bem servida, ainda tem espaço para centros turísticos e comerciais mais desenvolvidos. Em contra partida as pessoas tbm se desenvolveram e tem mto mais na cabeça que aeroporto é lugar de deixar e buscar.

Vamos vivendo pra ver o desenrolar da novela.

#50 Schonarth

Schonarth
  • Usuários
  • 768 posts
  • Cidade/UF/País:BSB/JOI
  • Data de Nascimento:03/10/1986

Posted 23 de August de 2017 - 15:06

Eu tenho minhas duvidas quanto a transformar o aeroporto em centro comercial.

Brasilia está bem servida deles. E querendo ou não todos sabem que tudo é mais caro em aeroporto.

Brasília em geral está bem servida, porém a região do aeroporto (Lago Sul), onde fica o "bairro" mais nobre da "cidade" carece de algum empreendimento de maior porte. Vejo sim potencial.

E quanto a parte de salas comerciais, eu já estou de olho. Certamente irei considerar mudar minha empresa pra lá, mas apenas para ter a vista da pista o dia todo. kkk

• Packo1 and SPLAYNTER like this

#51 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 23 de August de 2017 - 16:51

Brasília em geral está bem servida, porém a região do aeroporto (Lago Sul), onde fica o "bairro" mais nobre da "cidade" carece de algum empreendimento de maior porte. Vejo sim potencial.

E quanto a parte de salas comerciais, eu já estou de olho. Certamente irei considerar mudar minha empresa pra lá, mas apenas para ter a vista da pista o dia todo. kkk

Sem dúvida, tem n empresas não digo nem as internacionais, mas as nacionais que querem ter filiais em Brasília mas não encontram locais apropriados, pois na região central que teoricamente teria. Não tem, pois falta tudo né, transporte, estacionamento, segurança e tal.

No aeroporto não terá esse problema. Sem contar, que eu já tomei conhecimento que a mesma empresa de arquitetura Europeia que projetou o Puerto Valencia, está responsável para executar um projeto semelhante no Aeroporto, mas com 2x a área construída. Portanto, podendo se tornar o maior Centro Comercial da América Latina com mais de 200 mil m2 de ABL. Eu espero que essa mesma empresa, tenha força de trazer para o Aeroporto os grandes players do comércio Varejista Europeu.

Achei mais lógico uma empresa Europeia vir para o aeroporto projetar, pois se fosse uma Norte-Americana, querer fazer algo a la Disney Downtown, iria ficar algo muito gigantesco, desproporcional e com certeza, com espirito anti-americano que o povo tem, não iria dar certo.

Já começaram até criticar o possível nome do lugar que seria Sun Park City Center. Isso se fosse a empresa da Disney que fosse desenvolver. Mas graças a deus, será outro nome e outra arquitetura. E a Inframerica foi bem clara. Os espaços comerciais é para BRASILIA e não para os passageiros em transito no aeroporto.

• SPLAYNTER likes this

#52 SPLAYNTER

SPLAYNTER
  • Usuários
  • 560 posts
  • Data de Nascimento:09/02/1984

Posted 23 de August de 2017 - 17:10

Perfeito.

Os centros comerciais de Bsb são uma vergonha. Falta de tudo. voltando pra casa ontem, do aeroporto, passei ao lado do The Union, em frente ao Park Shopping, carros estacionados em cima da grama, aquela cena que já nos acostumamos a ver em qualquer lugar que aglomera gente. E com certeza existe estacionamento, porem pago, ams as pessoas não querem pagar. E trocam a civilidade por uma selvageria que acaba com a cidade.

A minha esperança é que no aeroporto as coisas funcionem de uma forma mais desenvolvida, civilizada. Coisa que brasília não tem, param-se carros em cima das calçadas, dos canteiros, não querem pagar por nada... Coisa de sociedade subdesenvolvida. "querem viver nos EUA, mas possuem uma cabeça boliviana."

Tenho vontade em me alongar sobre o assunto, mas sei que aqui não é apropriado.

Então pra finalizar.

Uma pena que um centro comercial organizado e desenvolvido, digno das grandes cidades, tenha que ser feito num sitio aeroportuário. Eu agostaria que fosse em um lugar mais acessível, independente e etc... Mas como diz aquele velho ditado, só tem tu, vai tu mesmo!

#53 Schonarth

Schonarth
  • Usuários
  • 768 posts
  • Cidade/UF/País:BSB/JOI
  • Data de Nascimento:03/10/1986

Posted 23 de August de 2017 - 17:22

Perfeito.

Os centros comerciais de Bsb são uma vergonha. Falta de tudo. voltando pra casa ontem, do aeroporto, passei ao lado do The Union, em frente ao Park Shopping, carros estacionados em cima da grama, aquela cena que já nos acostumamos a ver em qualquer lugar que aglomera gente. E com certeza existe estacionamento, porem pago, ams as pessoas não querem pagar. E trocam a civilidade por uma selvageria que acaba com a cidade.

A minha esperança é que no aeroporto as coisas funcionem de uma forma mais desenvolvida, civilizada. Coisa que brasília não tem, param-se carros em cima das calçadas, dos canteiros, não querem pagar por nada... Coisa de sociedade subdesenvolvida. "querem viver nos EUA, mas possuem uma cabeça boliviana."

Esse é  o problema mais grave ao meu ver em Brasília, aqui qualquer lugar é estacionamento já que não existe fiscalização nenhuma. Único lugar na minha vida que vejo carros estacionados na pistas de rolagem até de avenidas, as vezes ocupando duas das três faixas e todo mundo acha normal.

Brasília parece um zoologico, vários espaços divididos por "categorias sociais", ocupados por animais de todos os níveis e com claro "comportamento de manada" no que diz respeito a educação e respeito ao próximo.

Por isso acho que a região do aeroporto é perfeita para um empreendimento desse porte, já que "da porta pra dentro" a operadora do aeroporto terá o controle e poder de fiscalização e pode até servir de exemplo. Isso é, se eles não se sujeitarem a cultura (ou falta dela) local.

#54 Pesquisadorbsb

Pesquisadorbsb
  • Usuários
  • 205 posts

Posted 23 de August de 2017 - 22:33

Interessante esse trecho da matéria a seguir...

Um dia após a divulgação da lista de projetos a serem concedidos ou vendidos ao setor privado, o conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) aprovou, nesta quarta-feira (23), a privatização de alguns equipamentos e empresas públicas. Entre eles estão os aeroportos de Guarulhos e Congonhas (SP), Galeão (RJ), Confins (MG) e Brasília (DF).

Portanto, o que se diz.... privatização ocorre quando o governo vende empresas estatais para a iniciativa privada. Portanto, não existirá mais esse negócio que, quando acabar a concessão, o Aeroporto retornará para o governo. Tanto que hoje nos corredores do AIJK, já se falava isso. Vendendo tudo, não terá mais esse retorno ao governo, ainda mais que a Infraero deixará de existir muito em breve.

Ainda mais que, a sócia da Inframerica hoje a Infraero será.......... A própria Inframerica.. Interessante.

Edited by Pesquisadorbsb, 23 de August de 2017 - 22:34 .

#55 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 4,379 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 23 de August de 2017 - 23:26

Interessante esse trecho da matéria a seguir...

Um dia após a divulgação da lista de projetos a serem concedidos ou vendidos ao setor privado, o conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) aprovou, nesta quarta-feira (23), a privatização de alguns equipamentos e empresas públicas. Entre eles estão os aeroportos de Guarulhos e Congonhas (SP), Galeão (RJ), Confins (MG) e Brasília (DF).

Portanto, o que se diz.... privatização ocorre quando o governo vende empresas estatais para a iniciativa privada. Portanto, não existirá mais esse negócio que, quando acabar a concessão, o Aeroporto retornará para o governo. Tanto que hoje nos corredores do AIJK, já se falava isso. Vendendo tudo, não terá mais esse retorno ao governo, ainda mais que a Infraero deixará de existir muito em breve.

Ainda mais que, a sócia da Inframerica hoje a Infraero será.......... A própria Inframerica.. Interessante.

Erro de quem redigiu a matéria, o Governo quer vender os 49% da Infraero nos consórcios (SPE), mas não vai alterar os contratos que são de concessão, continuam valendo todas as cláusulas, inclusive o pagamento anual de outorga.

Concessão é um aluguel temporário,  venda de ativos é outra coisa.

#56 Delmo

Delmo
  • Usuários
  • 655 posts

Posted 24 de August de 2017 - 09:12

E a Inframerica foi bem clara. Os espaços comerciais é para BRASILIA e não para os passageiros em transito no aeroporto.

É com isso que não concordo: pegar uma concessão de aeroporto pra desviar sua finalidade, e concorrer com o centro comercial da cidade.

Comércio de aeroporto é pra passageiros.

#57 c2500

c2500
  • Usuários
  • 499 posts
  • Data de Nascimento:17/12/1984

Posted 24 de August de 2017 - 09:37

É com isso que não concordo: pegar uma concessão de aeroporto pra desviar sua finalidade, e concorrer com o centro comercial da cidade.

Comércio de aeroporto é pra passageiros.

É mas ai você está tendo uma visão bem míope, o que Inframerica planeja em fazer, é uma tendência mundial e outra, é uma otima maneira de gerar receita, principalmente nessa época de instabilidade política em que BSB foi atingindo como uma bomba!

Edited by c2500, 24 de August de 2017 - 09:40 .

#58 Delmo

Delmo
  • Usuários
  • 655 posts

Posted 24 de August de 2017 - 10:27

É mas ai você está tendo uma visão bem míope, o que Inframerica planeja em fazer, é uma tendência mundial e outra, é uma otima maneira de gerar receita, principalmente nessa época de instabilidade política em que BSB foi atingindo como uma bomba!

Guarda teus adjetivos pra ti. Minha visão é minha visão. Respeita!

Não te dei ousadia para adentrar meu lado pessoal e me (des)qualificar. Saiba separar discussão de teus problemas.

Edited by Delmo, 24 de August de 2017 - 10:31 .

#59 hugo bellini

hugo bellini
  • Usuários
  • 1,344 posts
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977

Posted 24 de August de 2017 - 10:27

tendência mundial?

poderia dar exemplos dessa tendência?

ninguém sai de NY pra fazer compras em JFK, ou de Paris pra ir numa lojinha do CDG.

isto que você está falando era "tendência" da Infraero que até criou a marca aeroshopping e pôs banner nos terminais, dizendo justamente que era "tendência mundial" quando na verdade se tratava de erro de leitura do modelo de negócios.

comércio em aeroporto, mundialmente, é destinado ao viajante, setores comerciais nas áreas públicas são normalmente poucos. mesmo no Brasil e AL onde ainda há certa cultura de deixar/buscar pessoas no aeroporto, os melhores terminais focam suas receitas comerciais nas áreas controladas onde se verificam as maiores margens e lucros.

até acho que se está tirando muita conclusão a partir de pouca informação, tem que ver qual o projeto da concessionária mas um shopping que dependa não só do fluxo de passageiros mas também do público não parece ser um investimento muito compatível com um contrato de concessão de aeroporto - vão ter pouco mais de 15 anos pra tirar o investimento e lucrar. não parece a melhor coisa.

mais, e o trânsito, como fica?

Edited by hugo bellini, 24 de August de 2017 - 10:28 .

#60 Delmo

Delmo
  • Usuários
  • 655 posts

Posted 24 de August de 2017 - 10:42

tendência mundial?

poderia dar exemplos dessa tendência?

ninguém sai de NY pra fazer compras em JFK, ou de Paris pra ir numa lojinha do CDG.

isto que você está falando era "tendência" da Infraero que até criou a marca aeroshopping e pôs banner nos terminais, dizendo justamente que era "tendência mundial" quando na verdade se tratava de erro de leitura do modelo de negócios.

comércio em aeroporto, mundialmente, é destinado ao viajante, setores comerciais nas áreas públicas são normalmente poucos. mesmo no Brasil e AL onde ainda há certa cultura de deixar/buscar pessoas no aeroporto, os melhores terminais focam suas receitas comerciais nas áreas controladas onde se verificam as maiores margens e lucros.

até acho que se está tirando muita conclusão a partir de pouca informação, tem que ver qual o projeto da concessionária mas um shopping que dependa não só do fluxo de passageiros mas também do público não parece ser um investimento muito compatível com um contrato de concessão de aeroporto - vão ter pouco mais de 15 anos pra tirar o investimento e lucrar. não parece a melhor coisa.

mais, e o trânsito, como fica?

É essa a minha opinião.

Ninguém sai de casa pra ir fazer compras em aeroporto.

Quantos executivos não vão perder voo devido a congestinamento de gente que estaria indo comprar um brinco ou tênis no aeroporto ou levar o filho pro toboágua. Basta um horário de pico, ou chuvisco, ou batidinha de leve em Brasília que o trânsito para por quilômetros.

Sem contar que é base militar também. Queria saber o que a Aeronáutica diz sobre fazer um grande centro comercial na sua esquina.