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Inaugural Flyways GIG-PLU no ATR72-500

gig plu inaugural flyways atr72-200

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26 replies to this topic

#1 comandantejpc

comandantejpc
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Posted 28 de December de 2015 - 18:47

Caros colegas do fórum! Trago a vocês mais um de meus reportes, dessa vez um muito especial, espero que gostem!

 

A mais nova empresa aérea do Brasil, a Flyways, estreou os seus voos nesta Segunda Feira 28 de Dezembro de 2015 na rota GIG-PLU. Operando com uma frota composta exclusivamente por aeronaves ATR72, a empresa entra no mercado com uma proposta de serviços. 

 

Ao longo deste ano acompanhei de perto a evolução da empresa, desde a apresentação da mesma ao público até o início dos voos. E tamanho era meu entusiasmo quanto ao início dos voos que, assim que liberado a venda de bilhetes, não pestanejei e emiti uma passagem para o voo inaugural. As vendas foram iniciadas dia 22/12 com tarifas especiais a partir de R$99,00 o trecho. Emiti o bilhete diretamente pelo website da empresa, de fácil navegação, em poucos minutos estava de posse de meu localizador. Posteriormente soube que fui o 3º passageiro a emitir um bilhete pela empresa.

 

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O dia 28 de Dezembro amanheceu radiante na cidade maravilhosa, por volta das 06:00 o sol raiava à leste iluminando o imponente TPS1 do Aeroporto do Galeão. O check-in para o voo FYW 9700 já estava aberto, porém devido à uma falha do sistema o processo estava sendo feito de forma manual. Sem filas e sem bagagem para despachar, em poucos minutos estava de posse do cartão de embarque. Atendimento cortês, porém, bastante sério, sem sorrisos.  

 

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Cartão de embarque preenchido manual, impressão em papel cartão, pontos para a empresa! Uma lembrança do primeiro voo que guardarei sempre.

 

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Sem mais compromissos no saguão tomamos o rumo da sala de embarque uma vez que o horário de partida se aproximava. Vencidos os procedimentos de segurança, assim que adentramos a sala de embarque os painéis indicavam que nosso voo estava atrasado, este, devido à falha de sistema do check-in. 

 

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Seguimos até o portão R1 na extremidade da sala de embarque doméstica, e por lá aguardamos pacientemente a chamada para embarque fotografando o pátio de aeronaves. 

 

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Nosso turboélice ao lado dos airbuses da Tam.

 

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Fomos convidados para embarque às 06:05, diferente dos demais voos, a chamada foi feita sem a utilização dos alto falantes do aeroporto, uma vez que todos os passageiros já estavam aguardando próximo ao portão. 

 

Aguardamos alguns bons instantes até o ônibus encostar no gate, embarcamos e em seguida deixamos o terminal para trás rumo nosso turboélice branco e roxo. 

 

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Duas simpáticas atendentes de solo nos acompanharam no trajeto da sala de embarque até a porta da aeronave. Neste trajeto aproveitei e troquei com ambas algumas poucas palavras, neste contato ficou evidente a alegria das mesmas pela inauguração dos serviços da empresa. 

 

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Escalado para o inaugural estava o ATR72-200 PR-TKN MSN580, veterano de guerra, acumulando pouco mais de 16 anos e meio de operações, tendo iniciado sua carreira voando na Air Nostrum em 1999, seguindo para a TRIP em 2012, Azul em 2014 e por fim Flyways em 2015. Por fora a aeronave reluzia como nova ostentando a simpática pintura da empresa, por dentro aeronave cheirando a nova, porém, com sinais de idade evidentes nos pequenos detalhes. 

 

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Fomos recebidos com largos sorrisos das simpáticas comissárias Isabela e Tânia Souza. Meu assento naquela manhã era o 6D, porém como o voo estava vazio, nossa despachante pediu gentilmente que mudássemos para o assento 4D e 4C à fim de balancear a aeronave.

 

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Às 06:26 a porta foi fechada, total a bordo de 8 passageiros pagantes 2 comissárias mais os 2 técnicos compondo assim o POB a bordo deste voo FYW 9700 sob a responsabilidade do comandante Pacheco e primeiro oficial Márcio Valério.

 

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Motores acionados na posição, flaps selecionados na posição 1, sem a necessidade de trator de push-back, os comandantes giraram a aeronave deixando o box 25 e seguindo pelo pátio 1 e taxy ways EE, M, QQ e Q até o ponto de espera da pista 10.

 

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Sem tráfego algum à frente, logo alinhamos e decolamos. Por estarmos bem leve rodamos rapidamente deixando o solo carioca para trás e ganhando os céus. Seguimos perfazendo a SID RNAV PCX 2A transição IMBAP, o que permitiu belas visões da região dos lagos para os que estavam no lado direito e a baia de Guanabara para os que estavam no lado esquerdo.

 

 

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A bela vista da Baía de Guanabara.

 

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Tão logo atingimos nosso nível de voo de 20.000ft e o sinal de atar cintos apagado, as comissárias deram início ao serviço de bordo. Como éramos apenas 8 passageiros a bordo, os trolleys permaneceram na galley e os pedidos de bebidas foram anotados um a um e servidos em uma bandeja. Neste voo tínhamos à disposição sucos de laranja e goiaba light, além de coca cola comum e zero e água, acompanhado de um simpático sanduíche de presunto e queijo e um bombom serenata de amor. Serviço bastante generoso e superior às expectativas.

 

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Como não havia opções de entretenimento a melhor opção foi acompanhar o visual externo com as belas paisagens abaixo e o trabalhar das comissárias trajando os charmosos uniformes desenhados pelo estilista Victor Dzenk.

 

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O safety cards, que não mais habitam o interior do nobre PR-TKN, cartões de embarque e etiqueta de bagagem de mão.

 

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O conforto a bordo, a poltrona na posição vertical.

 

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E totalmente reclinada.

 

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Na metade da viagem o comandante veio ao PA perfazendo um excelente e completo speech com todas as informações pertinentes da viagem e do destino bem como ressaltando o fato deste ser o primeiro voo comercial da empresa e que todos ali presentes faziam parte de um momento histórico.

 

 

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Infelizmente tudo o que é bom passa rápido e quando me dei por conta o procedimento de descida para pouso na Pampulha já havia iniciado. O sinal de atar cintos foi aceso quando estávamos na vertical da cidade de Itabirito. Nesta região o céu estava praticamente encoberto o que gerou algumas trepidações enquanto furávamos a camada de nuvens.

 

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Seguimos em app direta para a pista 13 sobrevoando a região oeste da grande Belo Horizonte e garantindo uma bela vista da cidade a todos aqueles sentados do lado direito da aeronave. 

 

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O Aeroporto da Pampulha encravado dentro de BH.

 

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Final para a 13.

 

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Tocamos suavemente o solo mineiro às 07:45, 25min atrasados com relação ao nosso horário publicado de chegada. Frenagem forte, livramos a pista pela taxy way C, no fim desta, dois caminhões de bombeiros nos aguardavam para o tradicional batismo. Neste momento corações a mil ao perceber que estava fazendo parte de um momento histórico da empresa. 

 

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Seguimos em taxi até o box 3 onde os motores foram cortados e este excelente voo finalizado. Portas abertas, desembarque logo em seguida autorizado, fomos recebidos no pátio por diversos fotógrafos, diretores e funcionários que vieram acompanhar este primeiro voo da empresa. 

 

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Após registrar bem o momento, deixamos o pátio de aeronaves e em poucos instantes tomamos rumo do centro de Belo Horizonte.

 

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Saguão vazio àquela hora, e balcões das três operadoras da PLU.

 

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Painel registrando nossa chegada.

 

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Externas da PLU.

 

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A Flyways entrou no mercado com uma proposta bem interessante de interligar destinos regionais a grandes centros. Assim como fez a TRIP de outrora, a Flyways está investindo muito no conforto, atendimento e serviço de bordo. Pelo que experimentei à bordo posso garantir que a empresa não perde em nada frente as demais concorrentes, antes pelo contrário, mostrou-se bastante competente e com serviço superior em relação às majors. Atendimento impecável e simpático em praticamente todos os contatos com funcionários da empresa, destaque para as atendentes responsáveis pelo embarque no GIG e as comissárias. Aeronave bem conservada e apresentada mesmo com a idade relativamente avançada. Atraso pequeno em decorrer da falha no sistema, porém, totalmente perdoável por ser o primeiro voo comercial da empresa. A partir de agora o Brasil tem mais uma empresa aérea no páreo aumentando a concorrência e opções. Torço para que a empresa cresça e se firme como uma grande regional, afinal ter mais opções de empresas é sempre muito bom. Agora vamos ver como a Flyways se sairá neste atual e delicado período da economia, muito sucesso a empresa e que alce altos e longos voos!

 

Bom pessoal, por hoje é isso! Espero que tenham gostado e em breve posto mais voos. Abraços a todos!!! 



#2 Flagship

Flagship
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Posted 28 de December de 2015 - 19:31

Muito legal o reporte. Estaria nesse voo, mas acabei desistindo de última hora.

 

Espero que a empresa consiga crescer com o cenário econômico desfavorável. Pelo menos não irão ter concorrência em PLU.

 

Só uma correção: PR-TKN é um ATR72-500 (212A). 

 

Abs



#3 comandantejpc

comandantejpc
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Posted 28 de December de 2015 - 19:41

Muito legal o reporte. Estaria nesse voo, mas acabei desistindo de última hora.

 

Espero que a empresa consiga crescer com o cenário econômico desfavorável. Pelo menos não irão ter concorrência em PLU.

 

Só uma correção: PR-TKN é um ATR72-500 (212A). 

 

Abs

 

Perdão! Falha minha, moderação por gentileza fiquem à vontade para fazer as devidas correções.

 

Muito obrigado caro Flagship pela correção e elogios!

Forte abraço!



#4 Nishan

Nishan
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Posted 28 de December de 2015 - 21:26

D+++++++++++++++ !!  Esse foi THE FLASH ! Mal voou e já publicou o FR ! Obrigado !

 

Espero voar pela FlyWays logo.



#5 Wescley

Wescley
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Posted 29 de December de 2015 - 00:25

Obg pelo FR. :)

Espero que a Flyways tenha muito sucesso e que possa empregar muitas pessoas!!!

Que vençam esses tempos de crise e que possam logo logo voar por todo esse nosso amado Brasil <3



#6 PR-AIU

PR-AIU
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Posted 29 de December de 2015 - 02:07

Ótimo flight report! Achei o serviço bem bom, realmente tem tudo pra dar certo.

Agora é só torcer pras ocupações melhorarem!



#7 renatof_

renatof_
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Posted 29 de December de 2015 - 08:37

Ótimo FR, como de costume são os do comandantejpc. Momento histórico, confesso que me emocionei bastante com o batismo. Vida longa à FLYWAYS.



#8 Dilson Rig

Dilson Rig
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Posted 29 de December de 2015 - 09:31

Boa sorte a empresa!!!



#9 ney dourados

ney dourados
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Posted 29 de December de 2015 - 10:11

gostei de tudo menos da ocupação baixa...

Sucesso



#10 Leonardo de Paula

Leonardo de Paula
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Posted 29 de December de 2015 - 10:48

Parabéns pelo voo inaugural, pelo FR! 



#11 Luciano Cunha

Luciano Cunha
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Posted 30 de December de 2015 - 11:07

Muito bom acompanhar o FR deste vôo inaugural! Vida longa a Flyways!

 

Só é uma pena que ela inicie na semana que nos despedimos da Sete. Fiz um vôo no dia 27/12, um dos últimos da Sete e neste final de semana vou tentar fazer um FR.



#12 vynysto

vynysto
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Posted 31 de December de 2015 - 01:23

Muito gratificante ter um FR de um voo inaugural ! Sorte a CIA



#13 trevisan26

trevisan26
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Posted 31 de December de 2015 - 19:06

Muito bom - as usual - Comandante, melhor ainda a rapidez com que postaste. Lindas fotos dele ainda em solo no GIG, que luz!

 

Muita sorte e competência para a Flyways.

 

Abraços



#14 comandantejpc

comandantejpc
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Posted 04 de January de 2016 - 10:28

D+++++++++++++++ !!  Esse foi THE FLASH ! Mal voou e já publicou o FR ! Obrigado !

 

Espero voar pela FlyWays logo.

 

Obrigado caro Nishan!! Recomendo a empresa, gostei muito do serviço!

Abs!



#15 comandantejpc

comandantejpc
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Posted 04 de January de 2016 - 10:30

Obg pelo FR. :)

Espero que a Flyways tenha muito sucesso e que possa empregar muitas pessoas!!!

Que vençam esses tempos de crise e que possam logo logo voar por todo esse nosso amado Brasil <3

 

Eu quem agradeço caro Wescley!

Sucesso a empresa, que ela voo alto.

Abs!



#16 comandantejpc

comandantejpc
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Posted 04 de January de 2016 - 10:31

Ótimo flight report! Achei o serviço bem bom, realmente tem tudo pra dar certo.

Agora é só torcer pras ocupações melhorarem!

 

Muito obrigado caro João!! 

Segundo um amigo o voo do dia 29 PLU-GIG teve a ocupação quase full, além disso 

o serviço de bordo teve salgados quentes.

Abs!



#17 comandantejpc

comandantejpc
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Posted 04 de January de 2016 - 10:32

Ótimo FR, como de costume são os do comandantejpc. Momento histórico, confesso que me emocionei bastante com o batismo. Vida longa à FLYWAYS.

 

Muito obrigado caro renatof! 

Confesso também que participar do batismo foi algo muito emocionante!

Abs!



#18 comandantejpc

comandantejpc
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Posted 04 de January de 2016 - 10:34

Muito bom - as usual - Comandante, melhor ainda a rapidez com que postaste. Lindas fotos dele ainda em solo no GIG, que luz!

 

Muita sorte e competência para a Flyways.

 

Abraços

 

Muitíssimo obrigado pelos elogios trevisan! 

Sucesso a empresa! Que mais pontos sejam unidos Brasil afora.

Abs!



#19 comandantejpc

comandantejpc
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Posted 04 de January de 2016 - 10:43

Parabéns pelo voo inaugural, pelo FR! 

 

Muito obrigado caro Leo!

Abs!



#20 LA801

LA801
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Posted 05 de January de 2016 - 14:28

Fico na dúvida no que seria melhor: SDU-CNF ou GIG-PLU. Seria muito mais competitivo um produto SDU-PLU. Tem gente que evita GIG a todo custo mas é indiferente a CNF.