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Causos com o Electra na África


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29 replies to this topic

#1 jambock

jambock
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Posted 13 de January de 2016 - 10:35

Meus prezados

Aventuras com o Electra na África
Face à extensão do assunto, apenas destaquei o enderêço das partes ( são onze!) do mesmo:
http://www.avioesemu...os-parte-1.html
http://www.avioesemu...os-parte-2.html
http://www.avioesemu...os-parte-3.html
http://www.avioesemu...os-parte-4.html
http://www.avioesemu...
http://www.avioesemu...
http://www.avioesemu...
http://www.avioesemu...
http://www.avioesemu...
http://www.avioesemu...
http://www.avioesemu...



#2 Murundum

Murundum
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Posted 14 de January de 2016 - 23:22

Excelente relato. Li linha por linha e recomendo a leitura.



#3 Jean Moreira

Jean Moreira
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Posted 15 de January de 2016 - 08:45

Já li 3 vezes!! Cada parte. Um dos melhores relatos de aviação que já li



#4 Bonotto

Bonotto
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Posted 15 de January de 2016 - 21:32

O Lito é O cara !

 

Com o tanto de trabalho e ainda se dedicar a estes relatos, sempre teve minha admiração.

 

:rev:  :rev:



#5 A345_Leadership

A345_Leadership
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Posted 17 de January de 2016 - 18:36

E pensar que saíram de um lugar onde a manutenção era primorosa, conseguindo inclusive colocar em condições de vôo dois Electras ex-Tame (PP-VNJ/VNK) e ir para um lugar onde se levantasse vôo era o que importava.

 

Alguns tiveram o destino mais nobre, servindo como aviões-bombeiro no Canadá.

 

Show de relato do Lito.



#6 A330neo

A330neo
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Posted 18 de January de 2016 - 11:55

Já li esse relato também, esse cara foi muito corajoso por ter largado uma vida boa no Brasil pra arriscar a própria vida no continente africano, tudo isso que ele postou definitivamete daria um belo roteiro de filme e um bom livri.

Algum bom diretor precisa transformar isso em filme ou série pra ONTEM!

Edited by A318 Forever, 18 de January de 2016 - 11:56 .


#7 raverbashing

raverbashing
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Posted 18 de January de 2016 - 16:27

Tensíssima a história

 

2 meses sem nem telefone? Espero que o salário tenha sido bom

 

"Welcome to Africa Operations"



#8 Kal_Center

Kal_Center
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Posted 19 de January de 2016 - 10:15

Tensíssima a história

 

2 meses sem nem telefone? Espero que o salário tenha sido bom

 

"Welcome to Africa Operations"

 

Será que a coisa por lá ainda continua do mesmo jeito que o Lito lindamente descreveu?

 

Alguém fazendo Africa Operations aqui no CR?



#9 PT-KTR

PT-KTR
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Posted 19 de January de 2016 - 13:41

 

Será que a coisa por lá ainda continua do mesmo jeito que o Lito lindamente descreveu?

 

Alguém fazendo Africa Operations aqui no CR?

Ele teve lá em 1994 ou 95 né, aquela série dos 727 transportando gasolina é mais recente, logo rsrs...



#10 Kal_Center

Kal_Center
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Posted 19 de January de 2016 - 15:54

Ele teve lá em 1994 ou 95 né, aquela série dos 727 transportando gasolina é mais recente, logo rsrs...

 

Pois é, vejo que tem alguns Airbuses mais antigos voando no Congo (pela CAA) e me conforta pensar que o fly-by-wire salva mtas almas por lá rsrs.



#11 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
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Posted 19 de January de 2016 - 16:07

Amigos:

Em meados dos anos 90 eu escrevi duas matérias sobre os Electras da RG que foram para o então Zaire (hj Rep. Dem. do Congo)para o Jornal RADAR da Radar Associãção Aeronáutica, entidade fundada por entusiastas aqui de POA e que editou esse newsletter entre 1992 a 1999.

Muitos desses L-188 saíram aqui de POA, depois de revisão e pintura, os demais estavam em CGH.

A primeira matéria, veiculada no jornal n. 9 (maio/junho - 1994) abordou brevemente o histórico do tipo na RG, sua desativação e revenda, entutulada "L-188: O Início, Meio e Fim":

RADAR_9_1-1.jpg
RADAR_9_2.jpg
RADAR_9_3.jpg
RADAR_9_4-1.jpg

Depois dessa matéria, na edição n. 17, de 1996, abrdou-se o destino das aeronaves, principalmente em relação aos operadores africanos, qdo então, muitas células já estavam fora de serviço ou mesmo acidentadas, entitulada "Electra Update"

RADAR_17_1.jpg
RADAR_17_2_deverdade.jpg
RADAR_17_2-1.jpg

Aliás, quem quizer saber mais sobre a interessante aviação do Zaire/RDC, recentemente escrevi uma matéria sobre os últimos operadores do 707-400 que esram cias do Zaire, em meados dos anos 90, incluindo o ex-PP-VJJ da VRG, que operou por lá até 1993:

http://forum.aeroent...hp?f=13&t=40619

Abraços,

Marcelo Magalhães

#12 LAPDC8

LAPDC8
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Posted 19 de January de 2016 - 19:36

        Una pregunta,  los dos LOE de la Varig PP-VLA/VLB eran modelos L-188CF?



#13 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
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Posted 19 de January de 2016 - 22:10

Una pregunta,  los dos LOE de la Varig PP-VLA/VLB eran modelos L-188CF?


Inicialmente eram modelos L-188C, entregues para a Northwest. A versão C tinha maior alcance, MTOW e capacidade de combustível do que a original série "A".

Em 1969, foram convertidos pela Lockheed para a versão PF, com instalação da porta de carga.

Abs,

Marcelo Magalhães

#14 Murundum

Murundum
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Posted 20 de January de 2016 - 09:45

Muito legal Marcelo! Parabéns

#15 PT-KTR

PT-KTR
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Posted 21 de January de 2016 - 15:01

Marcelo precisa escrever um livro, sabe muito e tem know-how para tal...



#16 navegador

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Posted 21 de January de 2016 - 19:45

Nobres, foi o FE Tarcísio que levou os Eletras para a África, ou eu estou enganado?

 

Navegador.



#17 LAPDC8

LAPDC8
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Posted 21 de January de 2016 - 20:45

Obrigado Marcelo,



#18 PT-KTR

PT-KTR
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Posted 22 de January de 2016 - 01:20

Nobres, foi o FE Tarcísio que levou os Eletras para a África, ou eu estou enganado?
 
Navegador.


Nos relatos do Lito cita um tarcisio e sua origem com foto e tudo

#19 navegador

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Posted 22 de January de 2016 - 19:25

Nos relatos do Lito cita um tarcisio e sua origem com foto e tudo

 

Perdão, Nobre PT-KTR, o cabeção aqui não leu o texto inteiro por conta de umas programações que eu tinha de realizar, e então acabei pegando o 'bonde andando e querendo sentar na janela”.

 

Vou ler com mais calma e atenção, e assim verei o que é dito do tarcísio.

 

Muito obrigado,

 

Navegador.



#20 pilotoKAL

pilotoKAL
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Posted 22 de January de 2016 - 19:54

Infelizmente o Tarciso hoje em dia se encontra em estado de pobreza, morando inclusive de favor em uma garagem.

Citado da folha: 

Engenheiro de voo por 35 anos na Varig, Lourival Honorato, 62, encontrou o também engenheiro de voo e amigo Tarcisio dos Santos, 76, vivendo na garagem de um prédio em São Paulo, onde funcionava uma oficina em que trabalhou ao se aposentar.

"Ele trabalhou por 40 anos na Varig e foi encontrado mendigando e doente no Congo, onde foi prestar serviço na África e vivia com a verba do Aerus. No passado, chegou a receber o equivalente a R$ 6.000. Hoje recebe R$ 900. Ainda sou um privilegiado perto do meu amigo", diz Honorato, que voltou ao mercado de trabalho.