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Há 29 anos 707 da Transbrasil perdia turbina


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25 replies to this topic

#1 PP-CJC

PP-CJC
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Posted 14 de January de 2016 - 21:06

Boa noite amigos Forenses.

 

Há 29 anos 707 PT-TCP da Transbrasil perdia turbina em pleno vôo.

 

Folha de São Paulo 15/01/1987

gcLgIc5.png

 

Folha de São Paulo 17/01/1987

10TZQGU.png

 

Abs. PP-CJC



#2 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
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Posted 14 de January de 2016 - 22:23

Amigos:

1987 foi um ano bem ruim p o 707 no Brasil.

Além desse incidente grave com o PT-TCP, duas semanas antes havia acontecido a queda do PP-VJK da RG na Costa do Marfim, com só um sobrevivente. A imagem do avião ficou bem "manchada"....

Como resultado, ambas companhias deixariam de operar os seus 707 dedicados ao serviço de passageiros em meados do mesmo ano.

Inclusive a TBA logo apó o acidente com o 'TCP colocou toda a frota de 707 no chão para passara por inspeção relativa aos fuse pins do conjunto pylon/motor, dando trabalho em dobro para a frota d 727 que teve de assumir vários dos voos então operados pelos 707. Isso durou mais ou menos 2 semanas.

Em 1987 todos os 707 pax que restavam na TBA (PT-TCR/TCK/TCL/TCQ) e mais o TCJ q era cargo, deixaram a empresa. O TCP, após ser levado de volta de REC para a base BSB em um épico voo trimotor cujas fotos já "bombaram" na Internet em vários sites, seria transformado em cargo.

Com a perda do 'VJK, a RG ficou apenas com o PP-VLO e o PP-VLN no tráfego de pax, mas os últimos voos foram efetuados em julho. Depois, ambos foram transformados para cargueiros puros em POA.

Mesmo após pesquisar muito nunca cheguei a ficar sabendo qual teria sido o last flight de um 707 na RG, nem da TBA em config. pax. Ao que "parece", na RG esse último voo teria sido efetuado pelo 'VLO, mas nada de número do voo, data exata e tripulação técnica. Claro, com um avião que estava com sua imagem mais que afetada, deve ter sido tudo realizado sem qualquer alarde...

Abs,

Marcelo Magalhães

#3 A345_Leadership

A345_Leadership
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Posted 14 de January de 2016 - 23:17

O 707 na TBA foi um estranho no ninho, vieram apenas por causa de sua capacidade.

 

Talvez o B727-200 voltasse ser uma boa opção na época.



#4 PT-KTR

PT-KTR
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Posted 15 de January de 2016 - 04:36

Uma figura da época contou-me que foi uma época infernal a operação "zero sete", avioes de diversas origens, panes, ar inop no nordeste rs... Realmente A345 o 727-200 poderia ser uma opção, inclusive nessa fase de 707 chegando a TBA foi a fase que a VASP estava tentando se livrar a qualquer custo de seus 727-200

#5 A330neo

A330neo
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Posted 18 de January de 2016 - 11:48

Lendo essas reportagens me pergunto: será que a imagem dos 707 ficou tão queimada quanto as dos F100 por aqui?

Aquele da TBA em que um dos motores se desprendeu teve sorte em não ter caído, uma pena que o da RG não teve a mesma sorte...

E sim, também acho que a TBA poderia ter pego os 722 no lugar dos 707.

Edited by A318 Forever, 18 de January de 2016 - 11:48 .


#6 PT-KTR

PT-KTR
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Posted 21 de January de 2016 - 15:10

A mídia não tinha a propagação que tem hoje, então o 707 não foi tão metralhado, por outro lado já era um avião em "fim de carreira" enquanto o F100 estava em plena juventude



#7 Nos-767

Nos-767
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Posted 09 de February de 2016 - 16:02

Lendo essas reportagens me pergunto: será que a imagem dos 707 ficou tão queimada quanto as dos F100 por aqui?

Aquele da TBA em que um dos motores se desprendeu teve sorte em não ter caído, uma pena que o da RG não teve a mesma sorte...

E sim, também acho que a TBA poderia ter pego os 722 no lugar dos 707.

 

A TBA tinha intenção no 72S... mas foi oferecido o 757 e ela assinou a intenção de 9.... ela seria launch customer mas o $$$ não deu.  O 707 veio por conta das operações CARGO (daí os primeiros terem sido convertidos -QC)... sim, nos anos 80 a RPN dava lucro ("voo pago")... hoje não sei. Cmte Omar tinha pressa.

 

Inclusive, o ONA (Ônibus Noturno Aéreo) nasceu por conta disso....

 

A "Operação-Zero-Sete" foi uma bela porcaria, por causa das equipes dedicadas pra cada uma das 3 famílias nas bases (07-27-67). Sem falar das diferenças de configuração (peso) dessas crianças....

 

...notória a fama da TBA com os atrasos dos voos dessas aeronaves. 



#8 LAPDC8

LAPDC8
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Posted 09 de February de 2016 - 19:44

La TR llegó a operar sus B707 en configuración combi o QC?



#9 PP-CJC

PP-CJC
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Posted 12 de February de 2016 - 17:23

Boa tarde amigos Forenses.

 

Os Boeings 707 na Transbrasil.  Fonte livro Transbrasil.

 

zagjjS3.png

 

Abs. PP-CJC



#10 LAPDC8

LAPDC8
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Posted 15 de February de 2016 - 19:24

El PP-VJS fue operado con pintura de RG?



#11 A345_Leadership

A345_Leadership
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Posted 15 de February de 2016 - 20:06

El PP-VJS fue operado con pintura de RG?

Não, mas manteve a barriga polida da RG.



#12 LAPDC8

LAPDC8
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Posted 15 de February de 2016 - 21:45

Obrigado A345_Leadership!



#13 PP-CJC

PP-CJC
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Posted 16 de February de 2016 - 07:42

Bom dia amigos Forenses.

 

dnUFIcx.jpg

 

A foto com pintura da TR é o do amigo Vito Cedrini

 

clJbVTz.jpg

 

Abs. PP-CJC



#14 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
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Posted 17 de February de 2016 - 14:43

LAP:

 

Os 707 PAX da TBA foram:

 

PT-TCQ/PT-TCL/PT-TCK/PT-TCN/PT-TCP/PT-TCR/PT-TCS.

 

Todos tinham configuração única de alta densidade Y189.

 

O PT-TCQ era um raro (no Brasil) modelo "B", ou seja, pax puro, sem porta de carga lateral.

 

No entanto, o TCK/TCL/TCN tinham o instalado o kit QC ("quick change"), permitindo a transformação de config. PAX para cargueiro puro (e não "combi") em cerca de 40min. Na versão QC os assentos são colocados sobre pallets de 125 polegadas de comprimento cada um, q podem ser removidos rapidamente, saindo pela porta de carga. Permaneciam, no entanto, os bagageiros (bins), a galley e banheiros dianteiro e traseiros.

 

Eles foram assim configurados pois operavam a RPN à noite e de dia voos paxs.

 

Que eu saiba, na TBA não houve operação mista (pax/cargo) "combi" dos 707 (ao contrário da VRG).

 

Abs,

 

Marcelo Magalhães



#15 LAPDC8

LAPDC8
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Posted 18 de February de 2016 - 19:54

Obrigado por la información Marcelo,

 

Cuales rutas de la Varig fueron operadas en la modalidad Combi y en que año?



#16 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
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Posted 19 de February de 2016 - 13:43

LAP:

 

Quase todas as rotas voadas pelos 707-320C, cujos primeiros foram recebidos a partir de 1966.

 

Para as rotas da África, eram bem comuns.

 

Tenho anotados vários RG832 (LAX/ANC/TYO) em meados dos anos 70 realizados por um F/E da RG de 707, em voos combi (carga/pax).

 

SDS

 

Marcelo Magalhães



#17 LAPDC8

LAPDC8
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Posted 19 de February de 2016 - 19:24

Muy interesante Marcelo,

 

Gusto mucho de esas historias de B707, sabe cual fue la configuración de asientos de la RG en esos vuelos combi?... Tiene alguna foto?



#18 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
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Posted 20 de February de 2016 - 07:31

LAP:

A configuração combi do 707 na RG era chanada de "Oscar".

Tinha a Oscar "normal" com 4 pallets de carga na seção frontal e 84 assentos em econômica ou a "Oscar 1", com 5 pallets e 84 assentos Y tb.

A diferença era q na Oscar 1 o espaço para descanso dos trips era menor, então dava para levar mais um pallet.

No livro do 707 q se Deus quiser deve sair até final do ano, vai ter desenho das diversas configs. dos 707 da RG, tanto dos '320C como dos série '400.

Abs,

Marcelo Magalhães

#19 A330neo

A330neo
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Posted 20 de February de 2016 - 07:59

LAP:

A configuração combi do 707 na RG era chanada de "Oscar".

Tinha a Oscar "normal" com 4 pallets de carga na seção frontal e 84 assentos em econômica ou a "Oscar 1", com 5 pallets e 84 assentos Y tb.

A diferença era q na Oscar 1 o espaço para descanso dos trips era menor, então dava para levar mais um pallet.

No livro do 707 q se Deus quiser deve sair até final do ano, vai ter desenho das diversas configs. dos 707 da RG, tanto dos '320C como dos série '400.

Abs,

Marcelo Magalhães


Tem mais informações dele? o nome do livro, se vai ser vendido normalmente ou só na internet e quando ele vai ser lançado.

Grato.

#20 A345_Leadership

A345_Leadership
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Posted 20 de February de 2016 - 09:36

No livro do 707 q se Deus quiser deve sair até final do ano, vai ter desenho das diversas configs. dos 707 da RG, tanto dos '320C como dos série '400.

Abs,

Marcelo Magalhães

Aguardando ansiosamente o livro, deve ter muitos detalhes interessantes do 707 na RG.