Jump to content

Photo

LAO AIRLINES - Uma agradável surpresa na Ásia - CHIANG MAI / LUANG PRABANG

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
9 replies to this topic

#1 gabriel P

gabriel P
  • Usuários
  • 1,144 posts

Posted 21 de February de 2016 - 05:36

Olá pessoal,

Trago hoje um Flight Report que fiz recentemente da Lao Airlines, companhia aérea do Laos. A rota feita foi Chiang Mai - Luang Prabang, no dia 16/02. 

Há cerca de seis meses comecei a planejar uma viagem para a Ásia com alguns amigos. Tínhamos cerca de 30 dias disponíveis, e o roteiro ficou Singapura - Kuala Lumpur - Krabi - Koh Phi Phi - Chiang Mai - Luang Prabang - Bangkok - Hong Kong. Queríamos incluir Indonésia e Camboja, mas o tempo ficaria muito apertado, então deixamos esses lugares para outra oportunidade. 

Para chegar aqui, voei com a United Airlines. Infelizmente não deu para fazer um Flight Report, mas tentarei no retorno, principalmente no trecho HKG-SFO com o B744 da UA. Já meus amigos, eles vieram com a Ethiopian Airlines. 

Confesso que tinha uma grande expectativa pela Tailândia, e acabei me decepcionando um pouco. Claro que as praias são belíssimas, mas a quantidade de pessoas atrapalha muito a visitação. Além disso, as coisas são bem desorganizadas. O país, que é um dos mais visitados do mundo, deveria, no mínimo, oferecer uma estrutura mais adequada aos turistas. Em Phi Phi, por exemplo, você sente cheiro de esgoto na vila inteira. Em Railay Beach você caminha ao lados dos fios de energia soltos na rua e a iluminação noturna bastante precária.

Já o Laos, justamente por não ter alta expectativa, foi uma agradável surpresa. Muita gente que vai a Tailândia, acaba focando no país e esquece um pouco dos países vizinhos. A cidade de Luang Prabang, com sua arquitetura e influência francesa, é super tranquila. O lema local é "No rush in Laos", então após 20 dias de viagem, foi uma boa oportunidade para descansar e relaxar. Mesmo na feira noturna, bastante cheia, o silência impera. Você não vê tumultos nem gritaria. Para os que não curtem muito a culinária local, quase todos os restaurantes oferecem um menu de cozinha internacional. 

Para chegar lá utilizei um voo da Lao Airlines. Fiz a emissão dos bilhetes através da minha agência de turismo. Ao comprar no Brasil você tem a vantagem de pagar em BRL, no dólar IATA, e sem incidência de IOF, ao contrário do que ocorreria no site da cia aérea.

No dia do voo, pegamos um táxi até o aeroporto de Chiang Mai. Para entrar no saguão, é necessário passar por um detector de metais, e a bagagem pelo Raio-X. Acho que é um procedimento padrão do país, pois em Krabi foi quase a mesma coisa. A equipe de aeroporto da Lao era bastante simpática. Eles não oferecerem check-in online, mas quase não havia fila no aeroporto quando fomos embarcar. Apesar de estar vazia, fiquei quase 1h preso no balcão. Meu nome na reserva estava Gabriel Casali Todeschini, conforme meu passaporte brasileiro. No entanto, como viajava com o italiano, que é apenas Gabriel Casali, eles criaram caso no aeroporto. Na maioria das vezes que viajo coloco o Casali Todeschini, mesmo porque eu posso sair de um país com um passaporte e entrar com outro. O máximo que já fizeram foi questionar, mas essa foi a primeira vez que ameaçaram preterir o meu embarque. No fim eles liberaram, mas disseram que eu poderia ter problemas no voo seguinte, LPQ-BKK, o qual nem sequer questionaram. 

DSCN9521.jpg

DSCN9523.jpg

DSCN9520.jpg

DSCN9518.jpg

DSCN9524.jpg

O aeroporto de Chiang Mai tem tamanho razoável para a quantidade de voos que opera.  Segui para a sala de embarque, e até lá passei pelo segundo Raio-X e imigração. Não levei 10 min para os dois procedimentos. 

DSCN9525.jpg

DSCN9528.jpg

DSCN9526.jpg

O voo estava marcado para às 15:20, e o início do embarque para 14:55. Eles começaram às 15:10 e finalizaram às 15:17. Partimos com poucos minutos de atraso.

DSCN9527.jpg

DSCN9529.jpg

DSCN9531.jpg

Eles passaram um corretivo no sobrenome que só aparecia no passaporte brasileiro, deixando igual ao italiano.

DSCN9535.jpg

O trajeto até o avião foi feito de ônibus. Aproveitei para fotografar algumas aeronaves que estavam presentes.

DSCN9543.jpg

DSCN9545.jpg

DSCN9542.jpg

DSCN9546.jpg

A aeronave escalada era um ATR-72-500, prefixo RDPL-34174, entregue a Lao Airlines no dia 12/09/2009, diretamente da fábrica. Estava num bom estado de conservação. 

DSCN9548.jpg

DSCN9549.jpg

DSCN9558.jpg

DSCN9565.jpg

O espaço entre as poltronas é razoável. Tenho 1,77 e viajei tranquilo. A aeronave está configurada com 70 assentos.   

DSCN9560.jpg

DSCN9563.jpg

DSCN9568.jpg

Durante o voo foi servido o lanche numa caixinha. Nela continha um sanduíche de queijo e presunto, e frutas. Para beber, disponibilizaram água, café, refrigerantes, sucos, e cerveja do Laos.  Eles também entregaram a todos os passageiros um lenço umedecido. 

DSCN9564.jpg

DSCN9571.jpg

DSCN9572.jpg

DSCN9578.jpg

DSCN9579.jpg

Iria apenas tomar um café, mas pedi uma cerveja do Laos para provar. Convenhamos que não é a melhor combinação, mas valeu a pena. A cerveja é boa. rs

DSCN9576.jpg

Aproveitei também para conferir a revista de bordo. Não é tão interessante, mas tem algumas informações sobre a companhia. 

DSCN9580.jpg

DSCN9581.jpg

DSCN9582.jpg

DSCN9583.jpg

DSCN9584.jpg

DSCN9585.jpg

DSCN9586.jpg

Safety Card

DSCN9587.jpg

DSCN9588.jpg

Apesar de já termos recebido o formulário de imigração no check-in, as comissárias distribuíram mais uma vez durante o voo, para os precisassem. Entregaram também o formulário para visto, que é necessário pagar na entrada do país. Para quem viaja com passaporte brasileiro custa USD 30,00.

DSCN9569.jpg

Algumas fotos da cabine, após o desembarque dos passageiros:

DSCN9589.jpg

DSCN9590.jpg

DSCN9591.jpg

Não entendi essa divisória, uma vez que as poltronas e serviço são os mesmos no fundo. Não há uma "Business Class". 

DSCN9593.jpg

O aeroporto de Luang Prabang é pequeno, mas tem poucos voos diários. No entanto, esperamos quase 30 minutos na fila para o visto. Isso, contando que só havia nosso voo (de ART-72) chegando no horário.

DSCN9596.jpg

DSCN9595.jpg

DSCN9594.jpg

Lá trocamos um pouco de dinheiro e seguimos para o hotel. Para que tenha uma base, 1 USD = 8.000 LAQ. Em três noites no Laos, tirando a hospedagem, gastei USD 60,00, sem hospedagem, mas com os passeios, transporte e alimentação em bons restaurantes.  

Bônus: cachoeira Kuang Si, em Luang Prabang:

DSCN9870.jpg

É isso pessoal, espero que tenham gostado. Peço que deixem sugestões ou críticas nos comentários, para que eu melhore nos próximos.

Abraços,

Gabriel 

#2 gabriel P

gabriel P
  • Usuários
  • 1,144 posts

Posted 21 de February de 2016 - 10:23

Ps: desculpem os erros de português. Acabei não revisando na hora e não consigo mais editar.

#3 Henrique Dias

Henrique Dias
  • Usuários
  • 61 posts

Posted 21 de February de 2016 - 11:29

Bacana. Parabéns pelo FR.

Você poderia dizer quanto gastou com hospedagem e com o bilhete para este voo?

Abs

#4 gabriel P

gabriel P
  • Usuários
  • 1,144 posts

Posted 21 de February de 2016 - 12:08

Bacana. Parabéns pelo FR.

Você poderia dizer quanto gastou com hospedagem e com o bilhete para este voo?

Abs

Oi Henrique. Nós ficamos três noites em Luang Prabang. Pegamos um hotel chamado Le Bougainvillier, muito bom e bem avaliado. Como dividimos o valor por 3 pessoas, saiu USD 72,00 para cada o período. Ou seja, a noite por pessoa ficou em torno de USD 24,00. Existem várias opções mais em conta, mas o nosso compensou pela alta qualidade.  

Com relação ao bilhete, não tenho aqui os valores exatos, mas a tarifa dos voos CNX-LPQ e LPQ-BKK (um só bilhete) ficou USD 240,00 por pessoa. As taxas deram algo em torno de USD 100,00 a USD 120,00.

#5 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 667 posts

Posted 22 de February de 2016 - 12:24

Muito bom seu FR, obrigado! Aguardando a volta no B744!

#6 TR763

TR763
  • Usuários
  • 1,019 posts

Posted 22 de February de 2016 - 15:18

Excelente FR!

Gosto muito de ler esses reportes de empresas menores de locais mais distantes.

Experimentar cerveja local é um "must do" nas minhas viagens. Começar tomando uma já no voo é algo que adoro fazer, portanto, parabéns pela iniciativa, mesmo combinando a cerveja com café! hahaha

Obrigado por compartilhar sua experiência!

Abraços

#7 upset recovery

upset recovery
  • Usuários
  • 69 posts

Posted 01 de March de 2016 - 14:03

Tambem gostei do FR.

Nunca ouvi falar nesta empresa.Servico de bordo simples,mas bem simpatico.Boas fotos tbm.

As comissarias pareciam estarem timidas ehehehe

Mesmo assim,nota 10

Lencinho umedecido lembro que tinha na VARIG.

Abs e esperamos outros reports.

#8 LeoBHZ

LeoBHZ
  • Usuários
  • 189 posts

Posted 13 de March de 2016 - 23:39

Muito bom!
É o primeiro reporte que leio de um voo inteiramente na Ásia.
Confesso que sou desses que ficariam analisando a malha impressa na caixa da comissaria e esqueceria de comer o sanduíche.. rsrsrs

#9 ney dourados

ney dourados
  • Usuários
  • 1,542 posts

Posted 14 de March de 2016 - 09:40

Tudo muito legal!

#10 gabriel P

gabriel P
  • Usuários
  • 1,144 posts

Posted 25 de April de 2016 - 23:51

Muito bom seu FR, obrigado! Aguardando a volta no B744!

Obrigado!! Infelizmente ficarei devendo a volta no B744... Acabei não conseguindo fazer o FR. 

Excelente FR!

Gosto muito de ler esses reportes de empresas menores de locais mais distantes.

Experimentar cerveja local é um "must do" nas minhas viagens. Começar tomando uma já no voo é algo que adoro fazer, portanto, parabéns pela iniciativa, mesmo combinando a cerveja com café! hahaha

Obrigado por compartilhar sua experiência!

Abraços

Obrigado TR763! Sem dúvidas, provar a cerveja local é um "must do". Já provei algumas bem exóticas, como a Fiji Bitter, das Ilhas Fiji. haha Não deixou nada a desejar!!  

Tambem gostei do FR.

Nunca ouvi falar nesta empresa.Servico de bordo simples,mas bem simpatico.Boas fotos tbm.

As comissarias pareciam estarem timidas ehehehe

Mesmo assim,nota 10

Lencinho umedecido lembro que tinha na VARIG.

Abs e esperamos outros reports.

Pois é, elas ficaram bem tímidas na hora que pedi a foto. rsrs 

Mas o serviço da empresa é muito bom. Quando recebi o lencinho bateu um saudosismo. rsrs

Muito bom!
É o primeiro reporte que leio de um voo inteiramente na Ásia.
Confesso que sou desses que ficariam analisando a malha impressa na caixa da comissaria e esqueceria de comer o sanduíche.. rsrsrs

Haha, passei um bom tempo analisando a malha, e a frota (na revista de bordo). 

A Lao Airlines sem dúvida foi uma ótima surpresa. 

Tudo muito legal!

Obrigado Ney.