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Data link em comunicações de aviação civil é tema de jornada


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#1 jambock

jambock
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Posted 25 de February de 2016 - 14:11

Meus prezados
Data link em comunicações de aviação civil é tema de jornada
Brasil debate novas tecnologias para comunicação entre pilotos e controladores. Em março, jornada de comunicações sobre uso de data link reúne cerca de cem profissionais em Recife.

O uso de comunicação por data link entre controladores de tráfego aéreo e pilotos será o tema de jornada promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em parceira com o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) e a empresa de tecnologia da informação Sita on air. O evento internacional deve reunir cerca de cem profissionais da comunidade aeronáutica em Recife (PE), entre os dias 16 e 18 de março.

A tecnologia que permite o envio de mensagens de texto pré-formatadas é uma alternativa à voz para operações de controle do espaço aéreo. Dentro da cabine da aeronave, as informações são exibidas em telas de comando. “O uso de enlace de dados está sendo implementado em nível mundial, seguindo uma orientação da Organização da Aviação Civil Internacional”, afirma um dos coordenadores do evento, Tenente Marcelo Mello Fagundes.
O data link oferece mais segurança para os envolvidos eliminando possíveis interferências e dificuldades de compreensão na conversa, como falta de fluência no idioma, sotaques regionais, ruídos, entre outros. “Não vai eliminar totalmente a comunicação por voz”, analisa o oficial.
O evento vai apresentar e debater as iniciativas nacionais e internacionais para implementação de aplicações de comunicações por enlace de dados para os serviços de tráfego aéreo (ATS). Além disso, objetiva o incremento do conhecimento sobre data link no SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro) a fim de dar suporte ao desenvolvimento e à operacionalização da CPDLC (Controler Pilot Data Link Comunication) no espaço aéreo continental brasileiro de interesse operacional.

Controladores de tráfego aéreo, operadores, órgãos reguladores, fabricantes de aeronaves, provedores de telecomunicações e de serviços de navegação aérea, associações e institutos participarão.
Nos Estados Unidos e na Europa, parte do volume de movimentos aéreos já utiliza enlace de dados. Os exemplos do programa norte americano NextGen e europeu SESAR serão apresentados e debatidos.
No Brasil, o uso do enlace de dados é um dos projetos do Programa Sírius, que prevê a modernização de diferentes sistemas de tráfego aéreo. As informações debatidas durante a jornada serão consideradas pelo DECEA para a implementação e a operacionalização da CPDLC nas áreas continentais brasileiras de interesse operacional.
Para o Major Tomy Marques de Souza, um dos coordenadores do evento, o principal benefício da implantação de CPDLC no continente é permitir que as comunicações entre pilotos com aeronaves devidamente equipadas e controladores de tráfego aéreo incrementem a capacidade do sistema ATM (Air Traffic Management).

“Vamos ter maior eficiência na condução de operações aéreas, maior segurança e a redução de carga de trabalho tanto de pilotos como de controladores de tráfego aéreo”, explica.
No ano passado, foi finalizada a instalação de 51 estações que fornecerão o suporte de enlace de dados no Brasil para as aplicações de comunicação, navegação e vigilância (na sigla inglês CNS - communication, navigation and surveillance). A perspectiva é que o País comece a oferecer também o serviço de enlace de dados no espaço continental a partir de 2020.
Na área oceânica sob a responsabilidade do Brasil, o uso de data link por satélite já é utilizado desde 2009.
SERVIÇO
1ª Jornada de Comunicações sobre Data Link
Local: Recife (PE)
Data: 16 a 18 de março de 2016
Mais informações: www.decea.gov.br/especiais/jornada-datalink
Fonte:  Agência Força Aérea via Defesanet 24 FEV  2016



#2 jambock

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Posted 31 de August de 2017 - 17:22

Meus prezados
Brasil vai adotar comunicação por texto entre pilotos e controladores
Depois de período de testes em espaço aéreo oceânico, Decea vai usar sistema chamado CPDLC em áreas do Norte e Nordeste
O espaço aéreo brasileiro terá novidades nos próximos meses. Sai o canal de voz e entra em cena a comunicação por texto entre pilotos e controladores de voo.
É o que fará o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), por meio da tecnologia chamada Comunicação entre Pilotos e Controladores de Tráfego Aéreo por Enlace de Dados (CPDLC).
O sistema permite que pilotos façam requisições e deem informes aos órgãos de controle de tráfego aéreo por comandos de texto pré-definidos em uma interface na aeronave. Da mesma forma, os controladores de voo passam informações e autorizações aos tripulantes técnicos dos aviões.
O CPDLC tem diversas vantagens sobre a transmissão tradicional por voz:
– Aumento da capacidade e clareza nas comunicações;
– Redução do congestionamento do canal de voz;
– Registro de histórico de comunicação;
– Impressão das comunicações;
– Redução de equívocos na comunicação.
O Decea vai disponibilizar inicialmente o CPDLC no Centro de Controle de Área de Recife (ACC-RE), que engloba o espaço aéreo fora das terminais em vários estados do Nordeste e Espírito Santo, e também no Centro de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ), que abrange a região Norte e parte do Centro-Oeste.
O uso será gradativo, de acordo com critérios definidos pelo Decea em espaços aéreos de menor complexidade. Os controladores de voo também serão treinados para operar o sistema.
O espaço aéreo de responsabilidade do país sobre o Oceano Atlântico já utiliza o CPDLC desde 2009 e serviu de laboratório para que o Decea expandisse o sistema para regiões sobre o espaço continental brasileiro.
Fonte: Gustavo Ribeiro para PORTAL AVIAÇÃOJOR (PR) via CECOMSAER 31 AGO 2017


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#3 B-777EK

B-777EK
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Posted 01 de September de 2017 - 07:16

Quando funciona direitinho (na India, por exemplo, nem sempre é 100%) é muito bom e facíl de voar... Espero que de certo.