Jump to content


Photo

PLU-CFB no Gralha Azul

plu cfb atr72-600 spotter day plu azul

  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
5 replies to this topic

#1 comandantejpc

comandantejpc
  • Usuários
  • 263 posts
  • Gender:Male
  • Location:Belo Horizonte
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/Minas Gerias/ Brasil
  • Data de Nascimento:25/10/1994

Posted 08 de March de 2016 - 15:28

Caros Colegas do Fórum, peço desculpas pela ausência por este longo período, mas sem delongas vamos ao que interessa.

 

O dia 05 de fevereiro amanheceu radiante em Belo Horizonte, poucas nuvens no céu e temperatura na casa dos 30 graus. Eram pouco minutos após as 10:00 quando adentrei o acanhado e antigo saguão do Aeroporto da Pampulha, meu bilhete naquela manhã de sexta-feira estava marcado para o voo Azul 9134 com destino a Cabo Frio. 

 

DSC09195.JPG

 

Check-in realizado pelos totens de auto-atendimento, o saguão estava praticamente deserto. Um contraste e tanto, há pouco mais de 10 anos neste mesmo horário o saguão estaria abarrotado de passageiros e o pátio cheio de aeronaves.

 

DSC09224.JPG

 

DSC09225.JPG

 

Subi ao terraço de onde pude registrar alguns movimentos interessantes, dentre eles o voo regular da Flyways e os testes em um dos ATR que a Azul está transferindo à TAP Express.

 

DSC09217.JPG

 

Chegada da aeronave que cumpriria o voo naquela manhã.

 

DSC09219.JPG

 

DSC09222.JPG

 

Por volta das 10:40 venci os procedimentos de segurança e aguardava o embarque confortavelmente acomodado na também acanhada sala de embarque.

 

DSC09226.JPG

 

DSC09227.JPG

 

Às 10:50 fomos convidados para embarque através do portão 3, procedimento rápido e organizado. 

 

DSC09228.JPG

 

Escalado para este voo estava o ATR 72-600 PR-AQV, batizado de Gralha Azul, esta bela ave metálica, MSN 1195, acumulava na data da viagem pouco mais de 1 ano de uso exclusivo pela Azul. Por fora estava imaculada, por dentro, um pouco malcuidada com poltronas gastas e janelas extremamente sujas. 

 

DSC09234.JPG

 

De meu assento não pude deixar de notar a gaveta da Galley oriunda da finada Kingfisher Airlines, resta agora saber como ela veio para aqui em terras tupiniquins. 

 

DSC09245.JPG

 

DSC09237.JPG

 

DSC09243.JPG

 

Portas fechadas às 11:05, em mais dois minutos o trator empurrou a aeronave pátio adentro. A ocupação naquela manhã girava em torno dos 80%, sendo que a maioria dos passageiros a bordo seguiam para as comemorações do carnaval, deixando o clima a bordo bastante festivo.

 

DSC09248.JPG

 

Motores acionados, flapes na posição Take-off, comandos de voos testados, logos seguimos rumo à cabeceira 13. 

 

DSC09249.JPG

 

Aguardamos no ponto de espera por alguns minutos até o pouso de outra aeronave da Azul e assim que a pista foi liberada, nosso turboélice alinhou e manteve na posição.

 

DSC09252.JPG

 

Da cabeceira consegui registrar diversos colegas que estavam no morrinho ao lado da pista durante o PLU Spotter Day. Se algum colega tiver registrado a decolagem dessa aeronave sinta-se à vontade para compartilhar a imagem aqui rsrsr.

 

DSC09254.JPG

 

DSC09255.JPG

 

Motores acelerados a pleno, nossa ave rugiu e com robustez deu início à curta corrida de decolagem, rodamos logo em frente ao hangar da própria Azul no pátio norte. Tentei fotografar o primeiro ATR na pintura completa da TAP porém a imagem ficou bastante tremida, fica abaixo apenas como registro.  

 

DSC09256.JPG

 

Seguimos subindo em proa direta cumprindo a SID ILROT 1A, tempo estimado de viagem de 1 hora. 

 

DSC09259.JPG

 

Tão logo estabilizamos a tripulação deu início ao serviço de bordo.

 

DSC09264.JPG

 

DSC09268.JPG

 

Nesta etapa serviram biscoito salgado, biscoito integral de queijo, goiabinha e as famosas balas de gelatina. Para beber apenas coca-cola zero, suco de laranja e água. Um detalhe que pude perceber em voos recentes que realizei, a Azul em rotas mais curtas reduziu as opções de bebidas. O suco passou a ser servido diretamente no copo e não mais nas caixinhas como costumava ser, as comissárias enchem o copo na galley e o entregam cheio aos passageiros. Por sinal a qualidade do mesmo está infinitamente inferior e com gosto azedo, simplesmente intragável. 

 

DSC09267.JPG

 

DSC09266.JPG

 

Passei o restante do voo folheando a revista de bordo e admirando a paisagem externa, quando percebi já estávamos próximos da cidade de Macaé iniciando a aproximação para Cabo Frio. 

 

DSC09270.JPG

 

DSC09269.JPG

 

Sem nenhuma nuvem nas redondezas da cidade e com a iluminação perfeita pude registrar diversas imagens da bela aproximação.

 

DSC09274.JPG

 

Alinhamos na longa final da pista 10, sobrevoando a bela lagoa de Araruama e suas diversas salinas seguindo a IAC RNAV (GNSS) RWY10.

 

DSC09280.JPG

 

DSC09282.JPG

 

DSC09288.JPG

 

DSC09290.JPG

 

DSC09291.JPG

 

Na curta final para pouso fortes ventos fizeram nossa aeronave balançar bastante e consequentemente tocar o solo com mais firmeza.

 

 

Desaceleração suave, livramos a pista logo em frente ao TPS, de onde é possível ver diversos helicópteros Off-Shore alinhados.

 

DSC09295.JPG

 

Paramos perpendicular ao TPS, aeronave calçada, motores cortados, portas enfim abertas, o calor carioca tomou conta da aeronave.

 

DSC09301.JPG

 

Desembarque novamente organizado, em poucos minutos deixava o pequeno terminal do aeroporto rumo ao centro da cidade.

 

DSC09303.JPG

 

DSC09305.JPG

 

Sou um passageiro frequente da Azul, viajo praticamente toda semana com a empresa, portanto estou à par de todas as mudanças que a empresa sofre. Ultimamente percebi o down grade do serviço de bordo, infelizmente a empresa perdeu pontos nesse quesito ao reduzir as opções e a qualidade dos produtos oferecidos. Algo que pude perceber foi a também queda na qualidade do material editorial da revista de bordo, agora impressa em um papel bem mais fino e delicado. Quanto ao serviço dos comissários, nenhuma pontuação em especial, atendimento padrão, profissionais bem treinados e acima de tudo, simpáticos. Outro detalhe a ser pontuado foi a condição da aeronave, poltronas já com sinal de desgaste, janelas extremamente sujas e lixo nos bolsões. Em se tratando de uma aeronave muito nova, a percepção geral não foi das melhores. Mesmo com estes detalhes pejorativos, a Azul ainda continua sendo minha primeira escolha para voar no Brasil, seu serviço é consistente, voos pontuais e preço justo pelo que é oferecido, além do sistema de entretenimento que pra mim é o melhor dentre as nacionais. Bom pessoal, por hoje é só.... Em breve trago mais reportes que estão se acumulando aqui, espero que tenham gostado! Abraços a todos!!  

 


  • Ariel, E175, Marcos Simplicio and 10 others like this

#2 PR-AIU

PR-AIU
  • Usuários
  • 183 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 08 de March de 2016 - 20:35

Ótimo report como sempre! Eu não tenho notado muitas mudanças na experiência de voo da Azul.

Sobre as janelas estarem sujas, pelo jeito é assim mesmo no ATR hehehe, todos em que eu voei estavam com as janelas podres, dificultando bastante a fotografia.



#3 leobradias

leobradias
  • Usuários
  • 345 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Manaus
  • Data de Nascimento:02/02/1992

Posted 11 de March de 2016 - 23:46

Belas imagens e interessante FR, apesar de ser um voo curto. Uma dúvida, as fotos foram feitas de celular ou camera?

Outra coisa, as cartas de saídas e chegadas citadas você pergunta da tripulação qual foi o procedimento ou olha no aisweb? Obrigado! Abcs

#4 comandantejpc

comandantejpc
  • Usuários
  • 263 posts
  • Gender:Male
  • Location:Belo Horizonte
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/Minas Gerias/ Brasil
  • Data de Nascimento:25/10/1994

Posted 14 de March de 2016 - 16:27

Belas imagens e interessante FR, apesar de ser um voo curto. Uma dúvida, as fotos foram feitas de celular ou camera?

Outra coisa, as cartas de saídas e chegadas citadas você pergunta da tripulação qual foi o procedimento ou olha no aisweb? Obrigado! Abcs

 

Muito obrigado caro leobradias!

Todas as fotos foram feita de câmera, e quanto às cartas, consulto todas as informações pelo aisweb com base no trilho que a aeronave percorreu.

Abs!

 

Ótimo report como sempre! Eu não tenho notado muitas mudanças na experiência de voo da Azul.

Sobre as janelas estarem sujas, pelo jeito é assim mesmo no ATR hehehe, todos em que eu voei estavam com as janelas podres, dificultando bastante a fotografia.

 

Muito obrigado caro João!

Infelizmente os últimos voos que realizei na Azul notei uma queda na qualidade dos serviços, nada muito comprometedor porém,

ainda sim é uma queda.

Abs!



#5 G-BOAC

G-BOAC
  • Usuários
  • 1,224 posts
  • Gender:Male
  • Location:Pedro Leopoldo - MG
  • Cidade/UF/País:Pedro Leopoldo/ MG/ Brasil
  • Data de Nascimento:08/11/1991

Posted 16 de March de 2016 - 00:13

Da cabeceira consegui registrar diversos colegas que estavam no morrinho ao lado da pista durante o PLU Spotter Day. Se algum colega tiver registrado a decolagem dessa aeronave sinta-se à vontade para compartilhar a imagem aqui rsrsr.

 

DSC09254.JPG

 

 

Sua decolagem por outro ângulo hehehe

 

885124_1030619240330903_7422251111087843

 

 

Abraço


  • SkyLiner likes this

#6 LA801

LA801
  • Usuários
  • 111 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:13/04/1978

Posted 18 de March de 2016 - 14:37

Qual o provável voo desse ATR da TAP? Ilha do Sal?







Also tagged with one or more of these keywords: plu, cfb, atr72-600, spotter day plu, azul