Jump to content

Photo

SSA-MAD-FCO via AirEuropa.

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
14 replies to this topic

#1 leobradias

leobradias
  • Usuários
  • 395 posts

Posted 20 de March de 2016 - 18:01

Bom pessoal, essa foi minha primeira viagem internacional e será meu primeiro FR, espero que gostem.

A programação foi sair de Salvador para Roma. A empresa foi escolhida não pelo serviço ofertado, mas sim pelo preço da tarifa, então a ganhadora acabou sendo a Air Europa com escala em Madri. O valor para duas pessoas, ida e volta ficou em torno de 3.300 reais.

A voo de ida aconteceu no dia 27/02 partindo às 22:30h e chegando em Madri às 11:10h. Uma conexão de 3h 50min, partindo às 15:00h e chegando em Roma 17:25h, sempre horário local.

O acesso à sala de embarque no Aeroporto de Salvador foi tranquilo, passando pela PF sem complicações. O portão de embarque foi trocado, mas nada demais, o definitivo era próximo. A Empresa foi pontual, ponto positivio. Comecei a gostar da escolha.

Olha o garoto (A330-200) que eu iria cruzar o oceano pela primeira vez:

1_zpsn6chfyrm.jpg

Ao entrar na aeronave outra grata surpresa, avião novinho, configurado em classe única e bem espaçoso. A poltrona era bem confortável, com boa inclinação e suporte para os pés. Nunca viajei internacional, mas parecia mais uma econômica prêmium (Nem sei se existe, rsrs). Tinha uma tomada elétrica no meio das poltronas no padrão europeu, e não pude utilizar meu notebook por causa dos três pinos do padrão brasileiro (Obrigado Dilma). 

2_zpsbncwbqnm.jpg

Não consegui fazer a ligação da cor verde com a empresa, mas tudo bem, o importante é que estaria bem acomodado.

Outra foto com a visão da cabine de passageiros:

4_zpsndj3scvw.jpg

Os compartimentos de bagagem eram bem espaçosos também.

Escolhi os  assentos no fundo do avião como de costume, sempre viajo nas últimas fileiras. Fomos de janela e corredor. Os assentos foram marcados com bastante antecedência pelo site da empresa, sem custo algum.

Após a subida iniciou-se o serviço de bordo. Duas opções foram dadas: "pasta o pollo".

6_zps1lqaoh8r.jpg

Não posso dizer que estava uma delícia, mas não era de se jogar fora. Optei por um suco de "piña" ao invés de "naranja".

A atendente não foi simpática, sem cara de grandes amigos, e aparentava pressa para terminar de servir; tanto que pedi também um "vino tinto" que não foi entregue. Por estar no fundo do avião a garrafa já chegou vazia na minha fileira, mas a atendente falou que iria buscar mais vinho e não voltou. No final da janta, quando estavam oferecendo café e chá, começou uma turbulência e suspenderam o serviço e minha canequinha ficou sem uso. Ponto negativo no atendimento a bordo. 

Os travesseiros e cobertores entregues não tinham nada de excepcional, e ficava mais confortável usar o encosto de cabeça da própria poltrona. O cobertor apesar de fino e cobrir metade do corpo foi de serventia.

7_zpskuioqzpk.jpg

Para o entretenimento a bordo foi oferecido um aluguel de tablets com filmes, achei interessante este método. Mas não aluguei, pois estava com o meu em mãos. Não lembro o preço mas era barato.

Ao amanhecer, foi oferecido o café da manhã. Um pão com recheio de peito de perú, café (ralo), suco, iogurte e um bolinho. Estavam bons, mataram minha fome. 

8_zpsvbrtwdow.jpg

Esqueci de comentar, mas a mesinha era grande, e dava para comer com um pequeno conforto, sem risco de derrubar algum ítem ao mexer na comida.

Já próximo da descida, mas ainda em nível de cruzeiro, foi solicitado que todos retornassem os encostos para a posição vertical e afivelassem os cintos. Diferente do que acontece aqui no Brasil, que solicitam estes procedimentos apenas próximo do pouso. 

Alguém sabe o porquê??

A cidade de Madri estava nublada, o avião balançou bastante na descida mas o pouso foi suave. Ao tocar o solo todos aplaudiram, achei meio desnecessário, mas depois percebi que nos outros voos isso também se repetiu, apesar de não termos passado por nada de anormal. Talvez seja costume por lá, vai saber. 

Seguem algumas fotos da descida e chegada ao terminal:

9_zpsbcbsq1be.jpg

Muitas nuvens encobrindo a cidade

10_zps46zfk8r9.jpg

28_zpsu9dogkch.jpg

31_zpsde8y6glq.jpg

Nova pintura da empresa.

Ao sair do avião senti pela primeira vez o frio Europeu, apesar de já ser início de primavera. Umas luvinhas fizeram falta no trajeto avião ônibus. 

DSC02181_zpsmjjfl8db.jpg

Ao chegar no terminal fomos direcionados para a imigração. Duas filas se formaram, uma para os estrangeiros e outras para os residentes de UE.

Praticamente só tinha passageiros do meu voo passando por lá. Quando estava no meio da fila ja notei que três pessoas já tinham sido barradas e estavam em um cantinho esperarando até que surgiu um outro agente que as levou dali. Não sei qual foi o destino delas. 

Ao chegar minha vez apresentei o meu passaporte e o da minha esposa, o agente sorriu, carimbou e desejou boa estada. Pelo que observei foi a entrada mais rápida da fila. Até ouvi um "mas já?" dos outros passageiros. Não sei se eles recebem a listagem dos passageiros com antecedência e já fazem uma filtrada, ou se era porque meu passaporte era novo(sem carimbos) ou se tinhamos realmente cara de turista na primeira viagem internacional. Não foi perguntado nada, nem olharam se eu tinha passagem de volta, hotel, nada. Após isso passamos pelo raio-x e fomos explorar o terminal. 

Minha primeira compra na Europa:

35_zps6h8ghamo.jpg

Bom, vou ficando por aqui e depois termino de contar como foi a perna de Madri para Roma de B737-800 da mesma companhia.

#2 leobradias

leobradias
  • Usuários
  • 395 posts

Posted 20 de March de 2016 - 18:15

Ah, esqueci de comentar que fiquei impressionado com a infraestrutura aeroportuária, tanto em Madri quanto em Roma.  Várias pistas operando ao mesmo tempo, vários Radares espalhados no aeroporto, várias torres de controle também. Ví que lá realmente tem redundância de equipamento, enquanto aqui no Brasil mal temos um Radar por aeroporto, e quando este sai do ar é um deus nos acuda. 

#3 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 17,578 posts

Posted 20 de March de 2016 - 18:25

Bom FR.

O A330 na verdade é o A330-300 ex-Skymark, aquela não é a pintura da Air Europa, mas híbrida da Skymark. (A nova aparece no ATR da foto do ônibus).

Esses A333 da Skymark eram todos Premium Economy e a UX manteve o padrão, começou o primeiro long-haul com sorte!

#4 leobradias

leobradias
  • Usuários
  • 395 posts

Posted 20 de March de 2016 - 18:42

Bom FR.

O A330 na verdade é o A330-300 ex-Skymark, aquela não é a pintura da Air Europa, mas híbrida da Skymark. (A nova aparece no ATR da foto do ônibus).

Esses A333 da Skymark eram todos Premium Economy e a UX manteve o padrão, começou o primeiro long-haul com sorte!

Deveria ter anotado a matrícula do avião, rsrs. Na reserva dizia ser um A332.
Obrigado pelas correções!

Edited by leobradias, 20 de March de 2016 - 18:47 .

#5 Bruno Holtz

Bruno Holtz
  • Usuários
  • 1,156 posts

Posted 20 de March de 2016 - 19:24

Esse A330 e figura carimbada aqui em Salvador.
Um amigo voou nele e elogiou a configuração. Passagem a preço de econômica e espaço premium.
Bom começo mesmo para sua primeira estada na Europa.

#6 PR-AIU

PR-AIU
  • Usuários
  • 563 posts

Posted 20 de March de 2016 - 23:41

Belo report, parabéns! :)

Edited by João Machado, 20 de March de 2016 - 23:42 .

#7 SPLAYNTER

SPLAYNTER
  • Usuários
  • 560 posts

Posted 21 de March de 2016 - 10:23

Mto bom, parabéns.

Esse lance da imigração é um mistério. Ninguém entende nada como eles fazem. Mas devem sim fazer uma pre seleção antes. Pq só no cara-crachá não faz sentido nenhum.

Quando entrei por Barcelona, senti até que a bela agente de imigração espanhola queria jantar comigo tamanha gentileza em me recepcionar.

hahahahahahaha

#8 Marcos Felipe

Marcos Felipe
  • Usuários
  • 933 posts

Posted 21 de March de 2016 - 11:46

Mto bom, parabéns.

Esse lance da imigração é um mistério. Ninguém entende nada como eles fazem. Mas devem sim fazer uma pre seleção antes. Pq só no cara-crachá não faz sentido nenhum.

Quando entrei por Barcelona, senti até que a bela agente de imigração espanhola queria jantar comigo tamanha gentileza em me recepcionar.

hahahahahahaha

Opa, vou entrar por barcelona então.

Jantar com uma bela agente espanhola, to dentro

Belo FR leobradias

#9 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 2,007 posts

Posted 21 de March de 2016 - 14:33

Leobradias,

Parabens pelo FR, bem bacana. Gostei deste A333 da Skymark, deu sorte rapaz!!!

Eu particularmente não gostei dos voos longos da Air Europa. Ano passado voei em dois A332 super surrados e apertados (EC-KTG e EC-LQO) além do serviço ter ficado a desejar. O mesmo não digo dos voos internos, que foram impecáveis.

Abs!

#10 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 649 posts

Posted 21 de March de 2016 - 15:49

Valeu pelo FR, muito bom de ler! Aguardando os demais!

#11 Hermano P Carvalho Filho

Hermano P Carvalho Filho
  • Usuários
  • 282 posts

Posted 21 de March de 2016 - 16:33

A imigração de Madrid sempre foi um fantasma para alguns, lembro no meu tempo de Varig era comum receber passageiros deportados, é como você mencionou, acredito que eles já façam um filtro ; na ultima vez em que eu fui o cara da imigração nem olhou para mim também carimbou meu passaporte e me desejou uma boa estadia..... vou de novo agora em agosto com mulher e filha ( para elas são a primeira vez ).

#12 Aer

Aer
  • Usuários
  • 112 posts

Posted 27 de March de 2016 - 23:25

"Já próximo da descida, mas ainda em nível de cruzeiro, foi solicitado que todos retornassem os encostos para a posição vertical e afivelassem os cintos. Diferente do que acontece aqui no Brasil, que solicitam estes procedimentos apenas próximo do pouso.
Alguém sabe o porquê??

A cidade de Madri estava nublada, o avião balançou bastante na descida mas o pouso foi suave."

Provavelmente o Check de Cabine foi antecipado devido às condições metereológicas nas proximidades de MAD, conforme relatado. Isso visa a segurança de todos, inclusive tripulação, para a realização deste procedimento.

#13 A340-600

A340-600
  • Usuários
  • 1,928 posts

Posted 31 de March de 2016 - 18:16

Valeu pelo Flight Report. Legal saber que voou nos A330 ex SkyMark que são mais confortáveis.

"Já próximo da descida, mas ainda em nível de cruzeiro, foi solicitado que todos retornassem os encostos para a posição vertical e afivelassem os cintos. Diferente do que acontece aqui no Brasil, que solicitam estes procedimentos apenas próximo do pouso.
Alguém sabe o porquê??

A cidade de Madri estava nublada, o avião balançou bastante na descida mas o pouso foi suave."

Provavelmente o Check de Cabine foi antecipado devido às condições metereológicas nas proximidades de MAD, conforme relatado. Isso visa a segurança de todos, inclusive tripulação, para a realização deste procedimento.

Aconteceu comigo uma vez na Qatar voando DOH-GRU.
Ao chegar na costa brasileira pelo Rio o comandante avisou que iríamos pousar em breve e solicitou que os comissários organizassem a cabine.
A partir deste momento todas as poltronas ficaram na vertical e os cintos afivelados, faltando 45 minutos de voo em condições CAVOK.

#14 mareinert

mareinert
  • Usuários
  • 22 posts

Posted 31 de March de 2016 - 18:31

Muito bom o FR! Aparentemente muito confortáveis os A330.

Valeu pelo Flight Report. Legal saber que voou nos A330 ex SkyMark que são mais confortáveis.

Aconteceu comigo uma vez na Qatar voando DOH-GRU.
Ao chegar na costa brasileira pelo Rio o comandante avisou que iríamos pousar em breve e solicitou que os comissários organizassem a cabine.
A partir deste momento todas as poltronas ficaram na vertical e os cintos afivelados, faltando 45 minutos de voo em condições CAVOK.

O padrão das cias varia muito, na BA por exemplo, costumam fazer o check 20 minutos antes do pouso, poltronas na vertical, luzes de cinto, etc... Os cms normalmente são bem rigorosos quanto aos procedimentos.

Já na AA........ Ficam monitores destravados, edredons no chão, já vi até cms sentado e sem cinto na hora do pouso...

#15 A330neo

A330neo
  • Usuários
  • 900 posts

Posted 30 de April de 2016 - 14:56

Ótimo FR, esses A333 da Skymark parecem ser bem confortáveis, só foi fustrante esses problemas na hora de servir o vinho, ficar sem a bebida desejada é osso, mas no geral o voo parece ter sido bom.

Alguém sabe se esses A333 só voam pra SSA ou se voam pra GRU também?

Btw, vai postar o voo pra Roma e a volta quando? tomara que a viagem tenha sido boa por ai o/

P.S. pode parecer paranóia minha mas tenho receio de viajar para alguns lugares, como Madrid por exemplo, devido a eles serem rigorosos na área de imigração, enfim, fico feliz que tenha tido sorte por ai, aguardemos a continuação :thumbsup: