Jump to content

Photo

Regulamentação de Marcação de Solo

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
9 replies to this topic

#1 Led.737

Led.737
  • Usuários
  • 842 posts

Posted 24 de March de 2016 - 10:43

Olá galera!

Recentemente estava conversando com um colega meu, e ficamos debatendo sobre a famosa barra de parada antes nas Taxiways, que é uma dúvida recorrente:

Todo mundo sabe que, antes de ingressar na pista, devemos parar ANTES da barra dupla de parada (linhas contínuas), e aguardar autorização do ATC para prosseguir.

A dúvida é em relação ao sentido contrário, ou seja, ao livrar a pista, onde a linha dupla é tracejada.

Já ouvi de controladores, professores, instrutores que o cruzamento é livre, e deve-se parar apenas quando a cauda da aeronave passar por essa barra. Esse é meu entendimento, e a maneira como eu opero.

Porém, já ouvi de várias pessoas que não é assim, e que você tem que parar ANTES da linha pontilhada, o que não faz muito sentido - Dependendo do Aeródromo, ao fazer isso, sua cauda ainda estará na pista.

Minua dúvida é: existe alguma publicação oficial que regule este assunto (marcação de solo)??

Procurei na ICA 100-12, no RBAC 154, e em diversos outros materiais, mas em nenhum lugar isso está claro.

No RBAC diz até a distância entre uma faixa e outra, mas não diz se eu posso cruzar ou não...  :cry:

Achei bastante coisa sites estrangeiros (FAA e ICAO), porém queria alguma regulamentação brasileira para tirar, de vez, essa dúvida....

Valeu galera!!

#2 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 5,688 posts

Posted 24 de March de 2016 - 13:33

Led, você está fazendo o correto. Esse é um erro muito comum e muitas pessoas confundem isso, inclusive já vi instrutores de voo ensinando isso errado aos seus alunos em escolas de aviação.

A linha contínua não deve ser cruzada sem autorização. Ela significa o ponto de espera e só pode ser cruzada com autorização da torre (em caso de aeródromos controlados) ou em coordenação com demais tráfegos/AFIS em casos de aeroportos não controlados.

A linha pontilhada serve como referência para o piloto saber quando livrou definitivamente a pista. Ela significa o limite de uma pista de pouso/decolagem. A pista só é considerada livre quando toda a fuselagem da aeronave já cruzou a linha pontilhada após o pouso. Se o piloto pousa e para antes (ou não cruza por completo) da linha pontilhada significa que ele está ocupando a pista ainda e uma outra aeronave não pode pousar/decolar.

Não sei na literatura aeronáutica brasileira, mas nos manuais Jeppesen (baseados nos docs da ICAO, da qual o Brasil é signatário) é possível encontrar informação sobre isso.

#3 danielslcosta

danielslcosta
  • Usuários
  • 74 posts

Posted 24 de March de 2016 - 13:41

Ainda não achei a resposta específica para o caso, mas encontrei uma página que explica vários sinais utilizados, achei interessante compartilhar aqui pra quem não conhece:

http://segurancaavia...-sinais-em.html

Sobre o caso em tela, entendo que o pouso foi liberado e é esperado que você livre a pista (nunca ouvi ordem específica para não livrá-la), porém se o controlador não te deu nenhuma instrução de táxi eu liberaria a pista ultrapassando a marca e parando logo após ela, aguardando mais instruções. 

Isso me leva a outra pergunta, se eu livro a pista para logo após a barra, porém existe uma aeronave numa taxiway paralela a pista (e eu devo aguardar para cruzá-la), como sei que a separação está garantida? Considerando que não há outro sinal específico para isso.

#4 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 5,688 posts

Posted 24 de March de 2016 - 13:56

Isso me leva a outra pergunta, se eu livro a pista para logo após a barra, porém existe uma aeronave numa taxiway paralela a pista (e eu devo aguardar para cruzá-la), como sei que a separação está garantida? Considerando que não há outro sinal específico para isso.

Quando há taxiways em que esse tipo de situação for prevista é preciso de uma marcação chamada Holding Position Marking. Ela consiste em uma pintura pontilhada transversal ao sentido da taxiway. No Brasil acho que o único aeroporto que tem isso é GRU, onde é previsto o solo informar "autorizado taxi via Alpha, aguarde antes da Hotel" (em inglês seria "taxi via Alpha, hold short of Hotel"). A aeronave deve parar logo antes desse pontilhado para garantir a separação com outra aeronave que estará cruzando a taxiway a sua frente.

Entre no Google Maps, coloque no modo satélite e vá até o aeroporto de Guarulhos. Observe os cruzamentos das taxiways A e B com as taxiways G, H, I, J e K. Vai ver que todos esses cruzamentos possuem linhas pontilhadas pintadas.

#5 danielslcosta

danielslcosta
  • Usuários
  • 74 posts

Posted 24 de March de 2016 - 14:13

Leirbag, obrigado pela dica. 

Sobre a pergunta original, consegui achar uma informação bem explícita no regulamento americano (AIM - grifo meu). Mas não encontrei nada específico que se aplica a gente, nem o Anexo 2 da ICAO cita isso.

4-3-20. EXITING THE RUNWAY AFTER LANDING

The following procedures should be followed after landing and reaching taxi speed.

a. Exit the runway without delay at the first available taxiway or on a taxiway as instructed by ATC. Pilots shall not exit the landing runway onto another runway unless authorized by ATC. At airports with an operating control tower, pilots should not stop or reverse course on the runway without first obtaining ATC approval.

b. Taxi clear of the runway unless otherwise directed by ATC. In the absence of ATC instructions the pilot is expected to taxi clear of the landing runway even if that requires the aircraft to protrude into or cross another taxiway, runway, or ramp area. This does not authorize an aircraft to cross a subsequent taxiway/runway/ramp after clearing the landing runway.

NOTE-
The tower will issue the pilot with instructions which will normally permit the aircraft to enter another taxiway, runway, or ramp area when required to taxi clear of the runway.

c. Stop the aircraft after clearing the runway if instructions have not been received from ATC.

d. Immediately change to ground control frequency when advised by the tower and obtain a taxi clearance.

NOTE-
[1] The tower will issue instructions required to resolve any potential conflictions with other ground traffic prior to advising the pilot to contact ground control. 

[2] A clearance from ATC to taxi to the ramp authorizes the aircraft to cross all runways and taxiway intersections. Pilots not familiar with the taxi route should request specific taxi instructions from ATC.

#6 dodomaha

dodomaha
  • Usuários
  • 1,265 posts

Posted 24 de March de 2016 - 14:21

b. Taxi clear of the runway unless otherwise directed by ATC. In the absence of ATC instructions the pilot is expected to taxi clear of the landing runway even if that requires the aircraft to protrude into or cross another taxiway, runway, or ramp area. This does not authorize an aircraft to cross a subsequent taxiway/runway/ramp after clearing the landing runway.

Este caso é o mais comum de acontecer em Guarulhos. 

Se não conseguir chamar o solo rapidamente, você vai inviabilizar o taxi na "B" porque, para "livrar" qualquer coisa maior que um ATR, há a necessidade de avançar sobre a taxiway.

#7 Led.737

Led.737
  • Usuários
  • 842 posts

Posted 24 de March de 2016 - 15:31

Galera,

Muito obrigado pelas respostas e ótimas informações!

Abri um chamado junto ao DECEA para verificar se eles podem me indicar se tais instruções constam em alguma IAC.

#8 Landing

Landing
  • Usuários
  • 11,477 posts

Posted 26 de March de 2016 - 05:32

Infelizmente na legislação brasileira isso não é bem claro, enquanto que na da FAA é bem claro que vc deve livrar.

O mais importante é vc saber duas coisas:

A primeira é que vc so livra a pista depois que TODA a aeronave ultrapassa o hold position marking.

Portanto se vem uma aeronave 2.5 ou 3nm atrás de vc (o que no brasil seria um milagre) o bom é vc livrar logo, para que legalmente não existam duas aeronaves na pista.

A segunda é exatamente o que o Dodomaha falou. Se em GRU vc livrar a pista vc bloqueia a taxiway B.
A maioria dos aeroportos brasileiros não tem a zona de proteção correta das pistas e taxiway, gerando problemas como esses.
CGH é um bom exemplo. Mas lá felizmente a própria torre passar a instrução se livrar e ingressar na L ou M.

#9 leobradias

leobradias
  • Usuários
  • 364 posts

Posted 08 de April de 2016 - 18:45

Galera,

Muito obrigado pelas respostas e ótimas informações!
Abri um chamado junto ao DECEA para verificar se eles podem me indicar se tais instruções constam em alguma IAC.

Prezado,
Consultei varios colegas controladores, e realmente ninguém soube indicar onde encontrar estas intruçoes, mas hoje dei de cara com esta IS da anac.

http://www.anac.gov..../is/is-153-109a

Dá uma olhada na pag. 13.
Abcs!

#10 Led.737

Led.737
  • Usuários
  • 842 posts

Posted 15 de April de 2016 - 13:48

Prezado,
Consultei varios colegas controladores, e realmente ninguém soube indicar onde encontrar estas intruçoes, mas hoje dei de cara com esta IS da anac.

http://www.anac.gov..../is/is-153-109a

Dá uma olhada na pag. 13.
Abcs!

Muito obrigado Leobradias!!

Baixei os documentos aqui e vou le-los com calma mais tarde, mas parecem ser bem completos!

Em breve quero fazer um vídeo sobre o assunto, lá no canal do Aeroclube de Jundiaí no YouTube!

A ajuda de vocês está sendo de grande valia!

Abraço!!