Jump to content

Photo

Tripulação corre pro free shop em escala de voo - pode?

avianca san andrés escala duty free procedimentos de segurança

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
35 replies to this topic

#1 vitordos

vitordos
  • Usuários
  • 229 posts
  • Cidade/UF/País:Salvador/BA/Brasil
  • Data de Nascimento:25/11/1977

Posted 28 de April de 2016 - 02:20

Amigos forenses,

Quero compartilhar um incidente que presenciei e vivenciei, até para saber se a sequência dos procedimentos foi correta e me posicionar a respeito.

No dia 18 de março fiz o trecho ADZ-BOG no AV8561, que é o bate-volta pra Bogotá do AV8560, com a mesma tripulação e uns 40min de escala.

Estava muito bem posicionado no saguão de embarque e pude presenciar o pouso no horário da aeronave e o desembarque dos passageiros. Pouquíssimos instantes após o último passageiro ter desembarcado, começa a cena:

Como loucos desesperados correm piloto, copiloto e (parte da) tripulação da aeronave pro saguão e pra dentro do free shop; estava sentado a uns 30m do caixa, tinha visão privilegiada de toda a cena!

Todos compravam como loucos, comparando preços e enchendo as cestas! O capitão e o copiloto compraram basicamente destilados, enquanto a tripulação, perfumes e cosméticos em geral. Uma vez dentro da loja, todos estavam mais calmos, rindo e interagindo uns com os outros, e lá ficaram uns 15 minutos.

De repente chega uma comissária, que tinha ficado na aeronave, e se junta à turma das compras por pouco tempo. Todos retornam à aeronave sorridentes e o embarque começa poucos instantes a seguir.

O voo saiu com 20min de atraso e pousou em Bogotá com 5min de atraso. Tivéssemos saído no horário planejado, não teríamos de esperar a aproximação e o pouso da aeronave da LAN, o que os atrasou.

Quando questionada por escrito a respeito, a Avianca se limitou a dizer que não havia registro de nada "anormal" (sic) no livro de voo e que não encontrou "inconsistências" (sic) nos procedimentos em terra da tripulação.

Sendo assim, aqui vão minhas perguntas de leigo - passageiro muito frequente, porém leigo "da coxia pra dentro":

* não há uma série de procedimentos de segurança a serem feitos pela tripulação entre uma decolagem e outra?

* não há uma série de checagens que o piloto e copiloto devem fazer antes de se iniciar um novo voo? eu me lembro vagamente de ter lido algo sobre as várias atribuições do pessoal de cockpit na revista da TAM faz algum tempo...

* quais os riscos para nós, passageiros, no caso de uma eventualidade? algo poderia ter acontecido em decorrência específica do que chamo aqui de incidente? se sim, por exemplo o quê?

* tal procedimento é normal, correto ou aceitável? a empresa pode corroborar com ele? qual a responsabilidade da Avianca no caso? eu não deixaria meu trabalho no meio pra ir comprar cachaça e rímel, por exemplo!!!

* em a situação estando correta, haveria algo para se colocar no registro de voo? ou, já que ela foi inadequada, seria óbvio não fazer o registro e assim não ter provas contra si, correto?

* o sistema de segurança do aeroporto certamente pegou todas as imagens; enquanto estavam na loja, e fui buscar onde estavam as câmeras e pelo menos três pegariam toda a sequência que descrevi. A Avianca teria acesso a essas imagens e está apenas defendendo seus funcionários? defendendo ou acobertando?

Penso que a minha segurança e a de todos os outros passageiros correu algum risco, ou estou errado e é um procedimento normal e aceitável? Se não o é, como devo proceder com/contra a empresa? Nada aconteceu, mas poderia ter acontecido, correto?

Gostaria muito a opinião detalhada de vocês, não tenho como ter certo conhecimento específico de procedimentos apenas como passageiro-frequente! Muito obrigado!

#2 diegocmro

diegocmro
  • Usuários
  • 361 posts
  • Cidade/UF/País:BR
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 28 de April de 2016 - 12:16

adoro fazer bate volta EZE pra comprar minhas coisinhas :)
Mas amigo ! nao podemos falar que o voo atrasou porque saíram da aeronave !
e os procedimentos de checagem foram realizados, caso contrário vc não estaria aqui conosco relatando isso tão normal
  • Airbus-FA, Kal_Center and matheusventura like this

#3 vitordos

vitordos
  • Usuários
  • 229 posts

Posted 28 de April de 2016 - 17:57

Só pra que eu entenda corretamente, Diego, como sou leigo na questão técnica:

Você está dizendo, então, que todo o procedimento foi e está correto, que não há nada de anormal, que a empresa está correta em defender seus funcionários e que, se nada aconteceu, está tudo bem em sair pra fazer comprinhas no meio do "expediente" - é isso?

Se sim, sigo achando estranho e nada profissional, apenas isso...

Gostaria de ler as opiniões de outros tripulantes, pilotos inclusive, sobre o incidente.

#4 dodomaha

dodomaha
  • Usuários
  • 1,286 posts
  • Cidade/UF/País:Manaus
  • Data de Nascimento:01/01/1991

Posted 28 de April de 2016 - 18:20

Você está dizendo, então, que todo o procedimento foi e está correto, que não há nada de anormal, que a empresa está correta em defender seus funcionários e que, se nada aconteceu, está tudo bem em sair pra fazer comprinhas no meio do "expediente" - é isso?

Gostaria de ler as opiniões de outros tripulantes, pilotos inclusive, sobre o incidente.

Meus dois centavos?

Com relação à segurança, não vejo motivo para ter problemas. Imagine um voo normal, com tripulação procedente de outro voo. Se a tripulação chegar na aeronave 30 minutos antes da decolagem dá tempo de fazer tudo de forma correta, com calma, e ainda sair no horário. Eles chegarem em tempo inferior a esse? Se o voo não estiver cheio, já tive a experiência de chegar 20 minutos antes da decolagem e ainda sair no horário, sem que nada relativo à segurança tenha sido ignorado. 
Uma curiosidade, a porta foi fechada no horário? Se não foi, qual foi o motivo, sabe? Acho improvável um despacho "segurar" o atraso de uma tripulação que foi fazer compras.
Sem mais informações precisas, fica difícil dar uma opinião embasada.

• Airbus-FA, Forgiven722 and danton like this

#5 diegocmro

diegocmro
  • Usuários
  • 361 posts
  • Cidade/UF/País:BR
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 29 de April de 2016 - 00:07

Tão norm quanto o pessoal de terra fumar um cigarro durante o expediente.
Tão normal como aquele cafezinho depois de um email enviado.....

Segue o baile
  • PT-KTR, Airbus-FA, SkyLiner and 5 others like this

#6 raverbashing

raverbashing
  • Usuários
  • 2,697 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba PR
  • Data de Nascimento:01/05/1981

Posted 29 de April de 2016 - 03:31

O que eu acho estranho é porque a tripulação iria para o Free-Shop sendo que tanto ADZ e BOG ficam na Colômbia (e normalmente tripulantes tem regras diferenciadas para compras lá)

#7 vitordos

vitordos
  • Usuários
  • 229 posts

Posted 29 de April de 2016 - 12:32

Os preços do free shop de San Andrés são realmente muito atraentes!

Perfumes, por exemplo, eram uns 15-20% ainda mais baratos do que no continente e em outros lugares!

O que estou achando estranho é o procedimento e a empresa achar normal - eles corriam como desesperados pra loja!

#8 Bonotto

Bonotto
  • Moderador
  • 8,057 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:18/09/1965

Posted 29 de April de 2016 - 13:03

" Incidente "

" eles corriam como desesperados pra loja! "

Vixxxi !

• Landing, PT-KTR, Airbus-FA and 10 others like this

#9 A350XWB

A350XWB
  • Usuários
  • 631 posts
  • Cidade/UF/País:São Carlos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:18/06/1988

Posted 29 de April de 2016 - 15:24

Não consegui entender onde houve risco aos passageiros neste caso, tampouco onde se configura falta de profissionalismo da tripulação. 

A não ser que a tripulação tenha te atropelado, sido rude ou furando a fila na sua frente no free shop, também não entendo por que isso te afetou a tal ponto de você mandar e-mail pra empresa e considerar o uso de câmeras de segurança na fundamentação de um eventual reporte.

EU, meu cpf, não faria isso, até porque odeio fazer qualquer coisa correndo, mas não me ofenderia ao ver isso nem recriminaria quem o fizesse. Quer como pax, quer como tripulante.

Mas posso estar sendo demasiadamente corporativista.

• ney dourados, Drummer_IM and stecodnb like this

#10 A350XWB

A350XWB
  • Usuários
  • 631 posts
  • Cidade/UF/País:São Carlos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:18/06/1988

Posted 29 de April de 2016 - 15:44

De toda forma, com todo o devido respeito.

Somos monitorados em cada segundo do vôo no que se refere à nossa operação.  OK.

Nossa postura é acompanhada e avaliada por chefes e colegas. - OK.

Temos o DEVER de nos portar sempre com presteza e educação aos passageiros, mesmo que estes tenham posturas agressivas. - OK 

Agora, passageiro patrulhar o jeito que andamos no aeroporto ou a forma de fazemos compras em free-shop sob pena de nos prejudicar junto a empresa, já extrapola a barreira do respeito ao passageiro e parece implicância vazia e a idéia de que somos serviçais ou criadagem dos passageiros.

Daqui a pouco tem passageiro reportando piloto que peidou fedido no banheiro na presença dele.

Como disse com o devido respeito.

• Thiagovskie, PR-GOK, Luciano Cunha and 20 others like this

#11 vitordos

vitordos
  • Usuários
  • 229 posts

Posted 30 de April de 2016 - 01:27

Colega forense, obrigado por responder!

Como deixei bastante claro em minha postagem, e mais de uma vez, sou leigo da coxia para dentro, apesar de ser passageiro frequente, e nunca vi tal situação antes, por isso o estranhamento!

Meu relato é bastante preciso e honesto quanto a isso, acho que deveria lê-lo mais uma vez!

Se é o caso de ser uma situação normal, corriqueira e sem quaisquer danos ao passageiro, tudo bem, aprendi mais uma. Como não tenho a informação, nem a obrigação de tê-la, busquei-a com a empresa e agora com vocês, simples assim!

Quando ler novamente meu texto, vai perceber de forma muito clara que essa foi e é a intenção - pessoalmente sou contra patrulhamento e concordo plenamente contigo! Apenas vi algo que nunca vi antes e me soou estranho, somente - e realmente - somente isso!

Também com todo respeito...

#12 Landing

Landing
  • Usuários
  • 11,757 posts
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966

Posted 30 de April de 2016 - 03:06

Eu ainda nao entendi. O embarque atrasou afinal?

Assim como em outras profissões, os aviadores não podem fazer um intervalo em suas atividades?
Afinal estamos falando de uma profissão onde não existe pausa nem para almoçar.

• Thiagovskie, PT-KTR, Mike Sierra and 4 others like this

#13 vitordos

vitordos
  • Usuários
  • 229 posts

Posted 30 de April de 2016 - 03:43

Gente, meu texto é muito direto, detalhado e claro! Além disso, sou leigo no assunto, desconheço alguns procedimentos (não tenho obrigação de conhecê-los!), achei esse estranho e reportei, somente isso!!!

Como claro no texto, a decolagem atrasou em 20min e o voo chegou 5min após o previsto em Bogotá.

Não considero comissários, como muitos, garçons do ar, os famosos "trolley-dollies", como se diz em inglês!

Apenas quis tirar uma dúvida e já a tirei, obrigado e segue o jogo!

#14 PaxPoa

PaxPoa
  • Usuários
  • 992 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre Brasil
  • Data de Nascimento:01/08/1963

Posted 30 de April de 2016 - 10:56

Nos USA já vi um piloto sair do avião e voltar com dois big mac, devia ser um pra ele e outro pro colega. Bateu a fome, ora, .... nada de mais.

#15 Diniz Júnior

Diniz Júnior
  • Usuários
  • 1,370 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:05/06/0000

Posted 30 de April de 2016 - 12:24

''Quero compartilhar um incidente que presenciei e vivenciei (...)"

vitordos, em qual parte do voo houve incidente? Pergunta sincera mesmo, houve algum? Pergunto pois a definição de incidente (definição no que se refere ao meio aeronáutico e não as definições de dicionários) é bem clara: Incidente aéreo é toda ocorrência relacionada à operação de uma aeronave que não chega a se caracterizar como acidente mas que venha a afetar a segurança das operações de voo. Falando em segurança das operações de voo, tu listou como tag do tópico, dentre outras, ''procedimentos de segurança''. Quais procedimentos de segurança não foram cumpridos? Com todo o respeito, em várias das tuas postagens percebi uma certa acidez (quase revolta) pelo fato de os tripulantes terem ido ao free shop. Por exemplo quando tu diz ''Como loucos desesperados correm piloto, copiloto e (parte da) tripulação", "Todos compravam como loucos, comparando preços e enchendo as cestas!", " Todos retornam à aeronave sorridentes (..)". E era realmente necessário entrar em contato com a Avianca relatando o ocorrido? Se foi apenas por curiosidade, porque não perguntar à um dos tripulantes? Era só ter feito como fez aqui, perguntar numa boa deixando claro que era apenas curiosidade de leigo etc... Dizer que pessoalmente é contra ''patrulhamento'' mas reparar até no que os tripulantes compraram e, pior, até onde se localizam as câmeras do aeroporto é um contra senso no mínimo absurdo.

Usando um exemplo simplista, em uma viagem longa de ônibus geralmente naquela parada na metade do caminho, o motorista desce, estica as pernas, vai ao lavatório... Pense que se os tripulantes corriam ''como loucos desesperados'' eles podiam estar justamente preocupados em não atrasar o voo. Em fazer "comprinhas no meio do expediente" como tu disse mas sem prejudicar os paxs. Pra finalizar, tenha em mente que a tripulação estava a bordo durante o voo também, no mesmo barco e jamais colocariam a segurança dos passageiros e deles próprios em detrimento a ''comprinhas no meio do expediente".  :thumbsup: 

• Thiagovskie, PR-GOK, borrachasaovento and 8 others like this

#16 vitordos

vitordos
  • Usuários
  • 229 posts

Posted 30 de April de 2016 - 14:26

Caro Diniz,

Usei incidente em sua deficição de dicionário, não tenho a obrigação de saber como a palavra é definida no jargão aereo.

Descrevi apenas o que vi e não patrulhei os tripulantes, apenas quis fazer um relato detalhado, pois não sabia que, como todos vocês afirmam, é uma situação normal e aceitável!

Tudo bem, aprendi mais uma, agradeço e tópico encerrado!

#17 Luiz Gabriel

Luiz Gabriel
  • Usuários
  • 192 posts
  • Cidade/UF/País:Jundiaí/SP
  • Data de Nascimento:25/10/1991

Posted 30 de April de 2016 - 14:35

Lembrandoque o horário que está no seu ticket é o do fechamento das portas/início do pushback, de acordo com a política de cada empresa, e não o horário de decolagem! Um voo que fechou a porta no horário e ficou 1 hora na fila pra decolar não saiu atrasado...

#18 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,594 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 30 de April de 2016 - 16:57

Não é a toa que quando estou em aeroporto, fora de horário de jornada, tiro o máximo de coisas do uniforme que me identifiquem como tripulante.

Como bem disse o colega mais acima, já já vou ter que reponder reclamação de passageiro no SAC porque soltei flatulências desagradáveis no banheiro do aeroporto...
  • PR-GOK, ney dourados, borrachasaovento and 2 others like this

#19 Airbus-FA

Airbus-FA
  • Usuários
  • 3,216 posts
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980

Posted 01 de May de 2016 - 04:18

Não estava patrulhando ninguém?
Viu por acaso porque estava bem posicionado?
Ah tá.

Tu sabes até o que eles compraram, tu contaste o tempo que eles ficaram comprando.
Tu chegaste até ao ponto de ir contar as câmeras que podem ter gravado eles.

Tu usaste a expressão "comprar cachaça e rímel no horário de trabalho", foi aí que eu entendi sua dúvida, qualquer um que tenha um pouco de entendimento sobre o comportamento e os sentimentos humanos já consegue, neste ponto, identificar o sentimento que motiva tua reclamação disfarçada de dúvida,
  • Mike Sierra, adelfy, Forgiven722 and 15 others like this

#20 Bruno Beserra

Bruno Beserra
  • Usuários
  • 630 posts
  • Interests:Intercâmbios, cursos de Inglês no exterior, viagens e turismo.
  • Cidade/UF/País:Dublin, Ireland
  • Data de Nascimento:20/08/1989

Posted 01 de May de 2016 - 18:54

"Não tenho a obrigação de saber como a palavra é definida no jargão aereo."

"Além disso, sou leigo no assunto, desconheço alguns procedimentos (não tenho obrigação de conhecê-los!)" 

Quanta prepotência, não? 

O que eles compraram ou deixaram de comprar não vai mudar a vida de ninguém.

Esperar a aproximação final da LAN, mudou alguma coisa na sua programação? Perdeu voo? Bagagem foi extraviada? O rímel que a comissária comprou impediu dela executar um bom serviço? A câmera que o piloto comprou implicou nas operações? 

Desnecessário seu post e report à cia, senti uma leve falta do que fazer nas horas vagas. 

• Boeing737, Diniz Júnior, Pellegrini and 5 others like this

Also tagged with one or more of these keywords: avianca, san andrés, escala, duty free, procedimentos de segurança