Jump to content

Photo

Viagem de Abril: Salvador, Porto Seguro e Vitória Parte I

MAO BSB SSA GRU BPS VIX A321 B737 TAM Gol

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
2 replies to this topic

#1 caioams

caioams
  • Usuários
  • 101 posts

Posted 29 de April de 2016 - 19:52

Como eu já comentei aqui no CR, (nesse FR), desde 2012 vou a Porto Seguro para participar de um congresso. Como todo ano, os preços das passagens MAO – BPS estavam bem salgados, decidi que iria para Salvador visitar minha família e, depois do congresso, Vitória.

Em novembro de 2015 já começamos a planejar e decidir datas da viagem. Viajaria eu, meu irmão e mais três amigos, sendo que um deles iria do Rio nos encontrar em Salvador. Comecei, então, a pesquisar os preços das passagens. Em dezembro, havia várias passagens promocionais na TAM usando pontos multiplus. MAO – SSA estava custando 7 mil pontos por pessoa mais taxa de embarque, emiti para 4 pessoas, direto no site da Tam, sem problemas. Em janeiro, mais ou menos na terceira semana, emiti, pelo Smiles, o trecho VIX – MAO por 13 mil milhas (mais 1500 milhas de taxa de embarque) para mim e para meu irmão (os outros amigos voltariam antes, direto para MAO) e no inicio de Fevereiro emitimos as 5 passagens do trecho SSA – BPS por 6 mil milhas Smiles + taxa de embarque.  Já no inicio de Março descobri, por acaso, que a Gol havia cancelado os voo diretos SSA – BPS. Liguei no call Center e eles haviam me alocado num voo que sairia por volta de 6h de SSA, fazendo conexão em CNF e chegando em BPS por volta de 13h. Pedi que nos colocassem no voo que saia as 12:40 de SSA, fazendo conexão em GRU e chegando em BPS as 17:40, que ficou bem menos cansativo. O trecho BPS – VIX foi feito de ônibus, pela Águia Branca. Cheguei a fazer pesquisas para irmos de avião, mas os horários eram bem ruins.

E assim ficou a viagem:

MAO – SSA com conexão em BSB pela Tam em 15/04

SSA – BPS com conexão em GRU pela Gol em 18/04

BPS – VIX via terrestre pela Águia Branca em 24/04

VIX – MAO com conexão em GRU e BSB pela Gol em 26/04

E vamos ao voo...

Eu estava bastante ansioso por essa viagem, fiquei uns 3 meses planejando  até que chegou o dia 15 de abril. Acordei já quase na hora de sair para o aeroporto. Cheguei ao Eduardo Gomes por volta de 11:15 e fui logo ao balcão para despacho das bagagens. Ficamos uns 40 minutos na fila até sermos atendidos. Bagagens foram pesadas, etiquetadas e despachadas até Salvador. Antes de ir para a área de embarque, precisei passar na loja da Tam para fazer o cancelamento de uma passagem.

Passamos pelo raio x e nos dirigimos ao portão 5, por volta de 12:20, e o avião que nos levaria a Brasília não havia chegado sendo que o nosso embarque estava previsto para ter inicio as 12:41. Ficamos sentados, usando a internet do aeroporto e aguardando até que fôssemos chamados para embarque, o que ocorreu as 12:56. Os primeiros a embarcar seriam as prioridades, seguido dos passageiros com assentos da fileira 26 a 38 e, por último, os  demais passageiros. O embarque foi bem demorado e havia nesse voo, de extra, duas tripulações da Tam, uma de B767 e uma da família A320, que ficaram todos nas poltronas do fundo do avião. Quem nos levaria até Brasília, cumprindo o voo JJ3609, era o A321 PT – MXD, entregue à Tam pela Airbus em Janeiro de 2009. Nossa ocupação estava em torno de 95%. O assento ao meu lado estava vago e na poltrona do corredor sentou uma comissária.

Snapchat-6429622092184175036_zpstx5fbwac

Após o embarque, o comandante Arruda veio com o speech de boas viandas e as 13:36 as portas foram fechadas e o push back iniciado. Instruções de segurança foram passadas de forma manual. Seguimos táxi até a rwy 10, alinhamos e decolamos as 13:50, com 30 minutos de atraso.

Snapchat-7119722787403873589_zps29vdh8b0

Esse A321 já está equipado com o Lan Tam Entertainment, que contém alguns filmes, canais de músicas, informações e mapa do voo e etc.

MAOSSA%202016%201_zpsti1aokok.png

Não é tão completo quanto os sistemas de entretenimento dos wide, mas, com o conteúdo disponível, dá pra passar bem as horas de voo.

Eu havia baixado o app no meu tablet e assim que decolamos, comecei a assistir a animação Big Hero, e volta e meia eu ficava acompanhando o mapa de voo também.

MAOSSA%202016%209_zps0sfowndr.png

O Serviço de bordo consistia nos tradicionais sanduíches frios acompanhado de água, refrigerantes, sucos ou café.

20160415_150443_zpsihvq2ooi.jpg

O pitch é bem ruim. Tenho 1,87 e pra mim foi bem complicado.

Snapchat-8403881330048604293_zps37qp69gk

O voo seguiu bem tranquilo, sem turbulência e nos proporcionando ótimas visões do entardecer. As 16:59 iniciamos nossa descida para aproximação e pouso na rwy 11L em BSB. As 17:21 pousamos e seguimos em um rápido táxi até o gate 24.

Assim que desembarcamos, por volta de 17:45, fui confirmar nos painéis de onde sairia o próximo voo para Salvador. No cartão de embarque que nos deram em MAO, dizia que era o portão 27, mas é sempre bom confirmar né?! Para minha surpresa, vi que sairia do portão 24, portanto, o mesmo A321 que nos levou até BSB nos levaria de BSB até SSA. O Embarque do JJ3290 estava previsto para começar as 18:05. Ficamos sentados em frente ao portão esperando nos chamarem até que as 18:23 fomos chamados para o embarque. O Procedimento foi o mesmo  que ocorreu em Manaus. Embarque demorado, ocupação na casa dos 100%.

20160415_192042_zpshmufbl5u.jpg

Houve speech do comandante e em seguida as portas foram fechadas as 19h e o nosso push back foi iniciado as 19:03. Foi passada as instruções de segurança usando as TV’s coletivas e seguimos em um rápido táxi até a cabeceira da rwy 11L, alinhamos e decolamos as 19:15.

As únicas coisas diferentes desse voo relacionado ao voo anterior foi que as TV’s coletivas ficaram ligadas durante todo o voo, o serviço de bordo foram aquelas torradas Equilibri com refrigerante, suco ou água e houve muita turbulência.

20160415_190523_zpsoclfch6h.jpg

As 20:10 iniciamos a nossa descida para SSA e as 20:48 tocamos na rwy 10. Seguimos por um rápido táxi até o gate 5. Desembarque iniciado as 20:57 e quando chegamos à esteira 3, nossas malas já estavam circulando e a nossa amiga, que foi do Rio, também já estava nos esperando!

Breve volto com próximas etapas e com fotos bem melhores rs..

#2 caioams

caioams
  • Usuários
  • 101 posts

Posted 29 de April de 2016 - 19:58

Acrescentando: Haviam tomadas disponíveis abaixo dos bancos. Ótimo para quem quer aproveitar o sistema de entretenimento sem medo de ficar sem bateria.

#3 rofalcao

rofalcao
  • Usuários
  • 21 posts

Posted 01 de May de 2016 - 09:56

Ótimo FR, caioams! Ansioso pelos próximos voos! Obrigado por compartilhar sua experiência. Um abraço e até o próximo!