Jump to content

Photo

Viagem de Abril: Salvador, Porto Seguro e Vitória Parte III

VIX GRU BSB MAO GOL B737 B738

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
3 replies to this topic

#1 caioams

caioams
  • Usuários
  • 111 posts

Posted 10 de May de 2016 - 16:35

Para quem ainda não leu, a Parte I está aqui e a Parte II está aqui.

Hoje trago a vocês o FR de retorno para casa!!

Mas antes, fica o meu elogio à Vitória! Cidade linda, que vale muito a pena ser pensado como um destino de férias. Os dois dias que passei lá foram muito pouco, tanto que pretendo voltar em breve, com mais tempo, para aproveitar melhor o que a cidade oferece.

13063286_1325264234157221_73362790799318

Voltando ao FR...

Eu estava hospedado bem próximo do aeroporto, 5 minutos de carro e eu já estava entrando no Eurico Sales de Aguiar. Cheguei cedo, pois estava levando bastante bagagem e queria fazer tudo com calma, caso precisasse pagar excesso de bagagem ou outra coisa do tipo. Dessa vez, como estava viajando apenas eu e meu irmão, decidi usar os privilégios do cartão de crédito Smiles e entrei na fila preferencial. Em poucos minutos fui atendido, malas e pacotes pesados (deu exatos 46kg, ufa!!), etiquetados, com etiqueta preferencial, e despachados até MAO. A atendente me deu cartões de embarque e desejou boa viagem. O aeroporto é bem pequeno, e simples, e naquela manhã estava bastante movimento, com muitas filas nos guichês das cias. Parece que um dos horários de pico deles é por volta das 10hrs, horário que saem vários voos. Fomos ao pequeno terraço e em seguida seguimos para a sala de embarque, por volta de 10:20.

20160426_100620_zps6pyomppp.jpg

Visão do pequeno terraço do Aeroporto.

GOPR0531_zpspu9mrxvp.jpg

Sala de embarque com portões 1 a 3.

Ficamos em frente ao portão 5, de onde seria realizado o embarque do nosso voo. Ficamos vendo o movimento do pátio, inclusive o pouso e táxi do avião que nos levaria até GRU.

As 10:44 fomos chamados para embarque. Prioridades e clientes Smiles primeiro, depois os grupos 1, 2 e 3. Quem cumpriu o G3- 1985, na etapa até GRU, foi o PR – GUA, um B738 entregue à Gol em Junho de 2010.

Embarque encerrado e portas fechadas as 11:05, dia de casa cheia. Meu assento era o 14A.

GOPR0546_zps1eixlb0y.jpg

Voo lotado!!

20160418_124448_zpsgweun9q4.jpg

Para quem vai sair de Vitória, recomendo assentos nas poltronas E, F, pois a decolagem proporciona excelentes visões para quem senta nessas poltronas. O Push back foi iniciado as 11:09, instruções de segurança foram passadas enquanto seguíamos táxi até a rwy 5. Alinhamos e decolamos as 11:15. Um parêntese: próximo à cabeceira da 23 tem um shopping e, do estacionamento, se tem uma vista privilegiada de decolagens da 05 ou pousos da 23. Só deu tempo de ir lá a noite, ainda consegui ver um pouso, mas as fotos não ficaram nada legais, mas decidi compartilhar uma delas.

20160425_184010_zpsx4awromh.jpg

Voltando ao voo, seguimos subindo e apreciando as excelentes paisagens.

GOPR0567_zpsjgifbzq9.jpg

O serviço de bordo foi o de sempre, o BOB e os snacks da Mãe Terra. Sobrevoamos o Rio de Janeiro e, partir de lá, os avisos de atar cintos ficaram acesos quase o tempo todo. Haviam muitas nuvens, por conta da frente fria que havia chegado no sudeste.

GOPR0577_zpsvnyrdupr.jpg

As 12:05 iniciamos nossa decida para aproximação e pouso.

Camera_zpslmujeqwp.jpg

Final da 27L

As 12:25 tocamos o solo na 27L, livrando na última saída. Cruzamos a cabeceira da 9L, entramos na taxiway B e ficamos lá parados por uns 10 minutos, creio que esperando uma posição para desembarque. Nesse momento, vários passageiros ficaram em pé. Os comissários falaram duas vezes no PA e não sentaram. Foi preciso que um deles fosse até os passageiros e mandassem eles se sentarem. Fico pensando: e se o piloto prossegue com o táxi e esses passageiros caem? Já iam culpar a cia por eles mesmo terem desrespeitado as regras de segurança.

Enfim, paramos no Gate 213 e por volta de 12:40 nosso desembarque foi iniciado.

Eu tinha 3h de espera até o próximo embarque, então fomos procurar o que comer. Acabei encontrando um restaurante bom e não tão caro, na praça de alimentação, perto do conector do T2 – T3. Almoçamos bem e, em seguida, fui dar uma volta lá no T3, pois ainda não o conhecia (já tinha passado por GRU várias vezes depois da inauguração dele, mas não tinha dado tempo de ir lá). Voltamos do T3, e fomos para a área de embarque, ainda faltando 1:30h para o próximo voo. Passamos pelo portão eletrônico que lê os cartões de embarque (muito legal e prático), passamos pelo raio x e já estava dentro do T2. Fui conhecer as novas áreas pós reforma. Assim que você passa pelo raio x, tem uma área com algumas poltronas que te dá uma excelente vista do pátio. Fui ver, também, onde era feito o controle de passaporte do T2, que fica logo a esquerda de quem entra.

GOPR0586_zpsjlyiqt2j.jpg

GOPR0590_zpsyebteb94.jpg

GOPR0596_zpszq2eqw6i.jpg

Faltando 1h para o voo eu fui sentar próximo ao portão 216, pois dava para acompanhar os pousos e decolagens, e carregar os eletrônicos também! As 15:45 fomos chamados para embarque no portão 10. Nessa etapa foi tudo muito tranquilo e rápido. Quem nos levaria a Brasília, cumprindo o G3 – 2088, era o PR – GOH, um B737 que está na Gol desde 2001. Embarque encerrado e portas fechadas as 16:14. Foi iniciado o push back e o táxi até a cabeceira da rwy 27R e as 16:17 decolamos. Foi uma decolagem cheia de emoções (rsrs) já que o avião balançou bastante, mas o restante do voo foi tranquilo.

20160426_174323_zpsr28iykyw.jpg

Eu estava no assento 8F, logo atrás dos assentos conforto. Esse assento parecia até ser um assento conforto de tão espaçoso que é (creio que tem um maior espaço devido a poltrona da frente reclinar mais).

GOPR0613_zpslakiyccj.jpg

Serviço de bordo igual ao da etapa anterior. As 17:25 iniciamos nossa descida e as 17:49 tocamos a 11L. Livramos na primeira saída rápida e seguimos táxi até uma posição remota, perto de onde, acredito ser, é o embarque internacional.

20160426_180009_zpsyqgtm2pl.jpg

Quando desembarcamos, já havia um ônibus para nos levar ao desembarque. Até o próximo voo, eu tinha 3:30h. Fui comer, andamos bastante pelo terminal, brincamos, tiramos fotos até que uma hora a gente cansa né?! Sentamos perto do portão 3, de onde sairia nosso voo. Ficamos lá por mais ou menos 1:30h carregando o celular, conversando, vendo vídeos... Meu irmão até deitou no carpete enquanto mexia no celular. Vimos o pouso de B777 da Air France e várias outras operações. O Aeroporto estava bem movimentado.

As 21:25 fomos chamados para embarque, Ufa! Quem cumpriria o G3 – 1646 até MAO e, posteriormente até BVB, era o PR – GYC, um B738 entregue à Gol em dezembro de 2015, portanto, novíssimo e equipado com Sky Interior, o que deixa o voo bem mais confortável aliado ao espaço maior que a Gol oferece.

GOPR0652_zpsi7eoqb8h.jpg

Meu assento era o 25F e ainda vi quando o pessoal de terra embarcou minhas malas hehe.

GOPR0650_zpsyjrgunie.jpg

Embarque finalizado e portas fechadas as 21:51, casa cheia (aliás, todo vez que pego esse voo ele está lotado). Breve speech do comandante, instruções de segurança e alinhamos na rwy 11L, mantemos, e as 22:04 decolamos.

Voo absolutamente tranquilo. Assim que estabilizamos, os comissários passaram com serviço de bordo, depois recolheram o lixo e diminuíram as luzes. Meu irmão ainda conseguiu dormir e eu fiquei a viagem toda acordado. Assisti uns episódios do seriado, levantei e fiquei um tempo em pé. As vezes dava impressão que o tempo não passava. Até que, finalmente, as 23:10 (horário Manaus) começamos nossa descida para a rwy 10 do SBEG. As 23:42 tocamos o solo, na hora caia uma chuva leve. Fomos num rápido táxi até o portão 3. Portas abertas, desembarque autorizado! O voo iria prosseguir para Boa Vista ainda e menos da metade dos pax ficaram a bordo. Assim que cheguei na esteira, minha mala já estava dando a segunda volta. Bom saber que honraram a etiqueta de prioridade né?! Peguei minhas malas e me fui encontrar a pessoa que havia ido me buscar.

20160427_153005_zpsnlwvwwlh.jpg

Bom, muito obrigado a quem me acompanhou até aqui. Desculpem se ficou longo demais, pela qualidade das fotos e se deixei de compartilhar algum detalhe. Qualquer dúvida pode deixar nos comentários que eu respondo assim que possível.

Até o próximo voo.

Abs.

#2 danton

danton
  • Usuários
  • 138 posts

Posted 10 de May de 2016 - 20:43

ótimo relato!

só uma correção: a foto de "Vitória" na verdade é em Vila Velha, cidade vizinha e que é linda!

Foi tirada no bairro da Praia da Costa, quem for pro ES a lazer recomendo a estadia no quality suítes, hotel em frente ao mar da Praia da Costa

p.s Apesar de Vitória ser a capital, Vila Velha é bem maior.

#3 Kym

Kym
  • Usuários
  • 318 posts

Posted 10 de May de 2016 - 22:09

Sempre bom ler novos FR's!

#4 caioams

caioams
  • Usuários
  • 111 posts

Posted 10 de May de 2016 - 22:26

ótimo relato!

só uma correção: a foto de "Vitória" na verdade é em Vila Velha, cidade vizinha e que é linda!

Foi tirada no bairro da Praia da Costa, quem for pro ES a lazer recomendo a estadia no quality suítes, hotel em frente ao mar da Praia da Costa

p.s Apesar de Vitória ser a capital, Vila Velha é bem maior.

É verdade! rs

Nem parece que quando atravessamos a ponte mudamos de cidade.

Mas são um espetáculo de cidade!