Jump to content

Photo

O A350 e um pôr do sol - MAO-GRU na Y da TAM

a350-900 tam latam gru mao

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
11 replies to this topic

#1 comandantejpc

comandantejpc
  • Usuários
  • 273 posts

Posted 15 de May de 2016 - 17:08

Caros colegas do fórum, em primeiro lugar peço desculpas pela em postar este reporte, a vida ultimamente anda muito corrida e como sou bem detalhista não poderia qualquer coisa aqui. Acredito que este seja um dos reportes mais ricos em imagens que farei, então sem delongas vamos ao que interessa.

O dia 18 de fevereiro amanheceu ensolarado e com poucas nuvens na capital mineira, tomei o voo direto da Azul de CNF a MAO e após pouco mais de 3h de viagem aterrei na capital amazonense.

DSC09492.JPG

Fui recebido com sol forte e elevada umidade nesta bela cidade. Meu voo naquela tarde era nada menos que o JJ3409 com destino a São Paulo – GRU, operado por ninguém menos que o flagship da frota, o A350-900XWB.

DSC09516.JPG

DSC09518.JPG

Tentei realizar meu check-in direto no totem de autoatendimento, porém um erro de sistema inviabilizou a operação, logo em seguida tentei pelo aplicativo de celular e o mesmo erro ocorreu. Por fim realizei o procedimento direto no balcão, infelizmente o assento que havia reservado já não estava mais disponível. A atendente por fim conseguiu marcar a janela 33K, último assento da primeira seção da classe econômica.

DSC09510.JPG

DSC09511.JPG

DSC09519.JPG

DSC09512.JPG

De posse do cartão de embarque fui direto para a sala de espera à fim de registrar a chegada desta bela ave que é o A359. No momento em que a aeronave tocou o solo manauara o choque foi grande, a aeronave é muito diferente das demais que estamos acostumados. Asas longas, wingtip curvo, deriva pequena, motores monstruosos, nariz que lembra um guaxinim e diversas outras características tornam o A350 único. 

DSC09521.JPG

DSC09525.JPG

DSC09526.JPG

DSC09528.JPG

DSC09530.JPG

DSC09532.JPG

DSC09534.JPG

DSC09535.JPG

DSC09545.JPG

DSC09547.JPG

O novo e o velho contrastando

DSC09580.JPG

Antes do embarque, uma forte chuva caiu sobre a cidade a ponto de reduzir a visibilidade a quase 0. Alguns voos foram obrigados a orbitar e o aeroporto esteve fechado por um curto período de tempo. Mas como é característica da Amazônia, logo a chuva passou e o sol voltou a brilhar.

DSC09608.JPG

Fomos convidados para embarque através do portão de número 1, procedimento organizado e rápido.

DSC09614.JPG

DSC09616.JPG

DSC09617.JPG

DSC09619.JPG

DSC09624.JPG

DSC09627.JPG

DSC09629.JPG

Fui recebido a bordo com largos sorrisos por parte da tripulação, e em seguida direcionado ao meu assento. 

DSC09630.JPG

DSC09632.JPG

Ao chegar no mesmo uma surpresa desagradável, a janela não era alinhada com o banco fazendo com que a vista externa fosse comprometida. E como Murphy estava presente, tão logo me acomodei a passageira da frente reclinou o assento de forma que não havia vista externa alguma. 

DSC09635.JPG

A cabine é extremamente ampla e confortável, daí o nome XWB (extra wide body). Os bins são muito mais amplos e quando fechados garante maior espaço a bordo, as poltronas são extremamente finas e possuem maior reclinação, há mais espaço para as pernas e apoio para os pés, além de diversas outras melhorias. 

DSC09636.JPG

DSC09650.JPG

DSC09640.JPG

DSC09652.JPG

DSC09653.JPG

Tão logo o embarque foi encerrado e as portas fechadas, pouco mais de 60% dos assentos estavam ocupados. 

DSC09646.JPG

DSC09647.JPG

DSC09642.JPG

A tripulação passou distribuindo as tradicionais balinhas Butter Toffes, nesse voo sabor banana flambada. A demonstração de segurança foi feita pelos próprios comissários sem a exibição de vídeo através dos monitores individuais. 

Finger desacoplado, speeches de boas-vindas feitos em português, inglês, espanhol, italiano, árabe e japonês! Logo em seguida o trator empurrou a bela ave pátio adentro. A dupla monstruosa de RR Trent ganhou vida, o silêncio a bordo era quase absoluto, de todas as aeronaves nas quais viajei sem dúvida esta foi a mais silenciosa de todas. 

DSC09672.JPG

Seguimos em lento táxi até a cabeceira 10, sem tráfego algum a frente aguardamos apenas o pouso de um Piper para então alinharmos. 

DSC09674.JPG

DSC09678.JPG

Assim que o monomotor livrou a pista iniciamos a rolagem. Motores a pleno, a bordo o silêncio ainda imperava. Rodamos exatamente em frente ao TPS e com facilidade ganhamos os céus da Amazônia.

DSC09679.JPG

Após a decolagem curva a direita aproando GRU. Assim que cruzamos o rio Negro o sinal de atar cintos foi apagado, logo troquei de assento indo me acomodar no 55K, última janela na segunda cabine da econômica.  O fundão da aeronave estava vazio o que me permitiria mover livremente pela cabine sem atrapalhar nenhum outro passageiro.   

DSC09686.JPG

DSC09688.JPG

DSC09691.JPG

O serviço de bordo teve início, neste voo havia a opção de sanduíche de peito de peru e queijo minas com pasta de azeitona, para beber água, suco de uva, laranja, guaraná, coca cola e café da marca Suplicy. Destaque para o atendimento impecável da tripulação!

DSC09704.JPG

DSC09703.JPG

Findo o lanche fui explorar o sistema de entretenimento a bordo e folhear a revista de bordo. Interessante notar que na seção da frota o A350 ainda não havia sido incluído.

DSC09659.JPG

DSC09667.JPG

Interface do sistema

DSC09660.JPG

Seleção de filmes

DSC09661.JPG

Seleção TV e Séries

DSC09662.JPG

Seleção de Músicas

DSC09663.JPG

Seleção de Jogos

DSC09664.JPG

Câmera externa

DSC09665.JPG

Quanto ao sistema de entretenimento, o mesmo é bastante simples e intuitivo. Navegação fácil e dotado de diversos recursos interessantes, entre eles a possibilidade de abrir duas telas ao mesmo tempo, uma com filme e a outra com o airshow, por exemplo. Além de estar dotado com câmeras externas que permitem belas visões. A programação é variada e garante boas horas de entretenimento para todos os gostos. Apesar do sistema ser extremamente novo e moderno, faltando cerca de 40 minutos para o pouso em GRU a minha tela congelou e assim permaneceu até encostarmos no gate. Não deixei de notar que diversos outros passageiros passaram pela mesma situação que eu.

#2 comandantejpc

comandantejpc
  • Usuários
  • 273 posts

Posted 15 de May de 2016 - 17:19

Continua.....

Para mim o melhor entretenimento do voo foi acompanhar as vistas externas, a cada momento uma nova paisagem para ser admirada era emoldurada pelas grandes janelas do jato. Algo interessante a ser destacado, por ser bastante comprido, passageiros que se acomodarem próximo ao fundo da aeronave poderão ver a formação dos contrails. Tentei fotografar, porém o resultado não ficou bom.

DSC09708.JPG

DSC09739.JPG

DSC09743.JPG

Um pouco de turbulência

Durante o voo, a líder da tripulação Takeda, curiosa pelo fato de eu estar fotografando o tempo todo e por ter visto o tag de crew na minha bagagem, veio até a mim gentilmente me questionar o motivo de tantas fotos. Expliquei a ela que sou um apaixonado por aviação e escrevo regularmente reportes de voo. Durante nossa conversa, a líder disse que era comum encontrar nos voos deste A350 diversos avgeeks como eu, muitos dos quais estavam realizando a viagem apenas para poder voar na aeronave.

A parte alta do voo deu-se no momento do pôr do sol, realmente incrível, dessa forma vou deixar que as imagens falem por si só.

DSC09775.JPG

DSC09779.JPG

DSC09781.JPG

DSC09782.JPG

DSC09750.JPG

DSC09751.JPG

DSC09763.JPG

DSC09772.JPG

A medida que nos aproximávamos de São Paulo e sol desaparecia a oeste o mood lightning acompanhava a iluminação criando um ambiente acolhedor e confortável. 

DSC09765.JPG

DSC09793.JPG

Antes de iniciarmos a descida, dei um pulo no toalete.

DSC09698.JPG

DSC09699.JPG

Quando me dei por conta, já estávamos em aproximação final para pouso em Guarulhos, pouco mais de 4 horas após termos deixado o portão 1 em Manaus

DSC09799.JPG

Novamente o silêncio quase absoluto tomou conta da cabine. Seguimos suavemente até tocarmos com firmeza o solo paulista na pista 09R. Desaceleração suave, livramos a pista na última saída rápida. 

Seguimos em lento táxi até as posições remotas próximo ao TECA, onde encerramos esta memorável jornada. 

Portas abertas, desembarque autorizado apenas pela porta 2L. 

DSC09801.JPG

DSC09803.JPG

Enquanto aguardava o desembarque dos demais passageiros aproveitei a proximidade com a galley traseira para trocar algumas palavras com a tripulação que lá estava. Com é de praxe na TAM, a simpatia dos tripulantes foi outro ponto alto da viagem. Sorrisos para todos os lados e para com todos, atendimento impecável e caloroso e é claro, profissionalismo exemplar de todos a bordo. Destaque para a líder do voo, Takeda, também para as comissárias Cintia Kinast e Lia, que com extrema presteza e simpatia me mostraram diversos detalhes exclusivos do A350.

DSC09804.JPG

DSC09807.JPG

Acabei sendo o último passageiro a desembarcar, por sorte ainda permanecemos parados no pátio algum tempo o que permitiu que eu fizesse algumas fotos da aeronave em solo.

DSC09810.JPG

DSC09809.JPG

DSC09818.JPG

DSC09822.JPG

DSC09821.JPG

Por fim o A359 visto do TPS2 ao lado de um 763 da Delta.

DSC09841.JPG

A experiência de voar no A359 é algo único! O nível de conforto a bordo é algo infinitamente superior às demais aeronaves hoje no mercado, seja pelo espaço seja pelo conforto. Destaque para o silêncio quase que absoluto durante o voo. Destaco também a excelente tripulação que sempre foi um dos pontos mais altos de todas as minhas experiências com a TAM. Todos impecáveis, simpáticos, proativos, verdadeiros profissionais que fazem com prazer e perfeição o que mais amam. Por fim, acredito que a TAM, hoje LATAM, tenha em mãos um excelente equipamento com o qual poderá alçar altos voos nessa nova empreitada. Resta agora saber quais as mudanças no serviço que estão por vir, torcendo sempre para que sejam as melhores possíveis. Bom pessoal, por hoje é isso, em breve posto mais outros reportes que estão acumulando aqui.

Espero que tenham gostado! Abraços a todos!!

#3 comandantejpc

comandantejpc
  • Usuários
  • 273 posts

Posted 15 de May de 2016 - 17:28

Moderação favor inverter o título para MAO-GRU. rsrs

Agradeço e abraços!

#4 caioams

caioams
  • Usuários
  • 111 posts

Posted 15 de May de 2016 - 21:51

A gente costuma dizer aqui em Manaus o seguinte: No minuto retrasado estava sol, no minuto passado estava chovendo e agora está sol novamente, porém nublado! heheh..

Excelente FR, como sempre sãos os teus.

Abs.

#5 Kym

Kym
  • Usuários
  • 318 posts

Posted 15 de May de 2016 - 22:53

Adorei o FR! Pena que o A359 n está mais na rota. :(

#6 leobradias

leobradias
  • Usuários
  • 420 posts

Posted 19 de May de 2016 - 11:52

Reparei em um dos videos um passageiro a seu lado de bermuda e chinelao, haha. Deveria ser barrado ao querer voar nesta nave com estes trajes, hehehe.

#7 Brazil Express

Brazil Express
  • Usuários
  • 1,813 posts

Posted 30 de May de 2016 - 14:05

Reparei em um dos videos um passageiro a seu lado de bermuda e chinelao, haha. Deveria ser barrado ao querer voar nesta nave com estes trajes, hehehe.

Você esta brincando, só pode! 

Não tem a menor lógica o ABSURDO TOTAL que você falou amigo. Infelizmente o preconceito começa por pequenas coisas assim. Pense bem antes de postar fica a dica. É uma critica construtiva a minha, mas na vida isso pode gerar problemas graves. 

Na Europa por exemplo pessoal voa de qualquer jeito! EUA também. No Brasil que temos a cultura de pegar a melhor roupa e ir viajar de avião.

Fica a dica.

Att, 

#8 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 996 posts

Posted 30 de May de 2016 - 16:04

Não tem a menor lógica o ABSURDO TOTAL que você falou amigo. Infelizmente o preconceito começa por pequenas coisas assim. Pense bem antes de postar fica a dica. É uma critica construtiva a minha, mas na vida isso pode gerar problemas graves. 

Na Europa por exemplo pessoal voa de qualquer jeito! EUA também. No Brasil que temos a cultura de pegar a melhor roupa e ir viajar de avião.

Fica a dica.

Att, 

Fato curioso: tempos atrás, em uma viagem em família, um grande e famoso empresário brasileiro (que se tornou apresentador de reality show) sentou-se na fileira ao lado da nossa trajando bermuda, tênis, camiseta polo e óculos escuros ao lado de sua esposa. 

#9 leobradias

leobradias
  • Usuários
  • 420 posts

Posted 01 de June de 2016 - 22:57

Fica a dica.

Att, 

Dica anotada. Mas só pra esclarecer, não tenho nenhum tipo de preconceito, e o que não é saudável é está intolerância ao meu comentário. Se não percebeu minha intenção ao colocar uma risada no final da frase é que eu estava brincando. Mais amor por favor.

#10 LA801

LA801
  • Usuários
  • 143 posts

Posted 10 de June de 2016 - 11:06

Voltei num voo da Copa de bermuda e chinelo. kkk. Pior é o fato de ser voo internacional.

O que pode ser problema é que algumas salas vip deixa bem claro na porta: smart casual dress. Em alguns lugares, nem bermuda com tenis pode.

#11 LeoBHZ

LeoBHZ
  • Usuários
  • 189 posts

Posted 14 de June de 2016 - 18:06

Maravilha!

Bateu uma curiosidade agora sobre esse nível reduzido de ruído na cabine.

Parabéns pelo reporte!

Agora é fazer um de A359 em voo internacional!   :lol:

#12 comandantejpc

comandantejpc
  • Usuários
  • 273 posts

Posted 13 de July de 2016 - 22:20

Maravilha!

Bateu uma curiosidade agora sobre esse nível reduzido de ruído na cabine.

Parabéns pelo reporte!

Agora é fazer um de A359 em voo internacional!   :lol:

Muito grato grande Leo!

O reporte da Inter está na lista rsrs espero em breve escrever pra vcs!

Abs!