Jump to content


Photo

Limite de velocidade abaixo de 10.000 pés.


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
7 replies to this topic

#1 leobradias

leobradias
  • Usuários
  • 358 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Manaus
  • Data de Nascimento:02/02/1992

Posted 16 de July de 2016 - 00:50

Senhores,

Alguém saberia dizer porque existe o limite de velocidade de 250kt IAS abaixo de 3050m (10.000 pés) AMSL?

#2 rodsvin

rodsvin
  • Usuários
  • 523 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Br
  • Data de Nascimento:01/01/1800

Posted 16 de July de 2016 - 10:15

depende da classe de espaço aereo, cobertura radar tb mas o porque do numero 250 eu realmente nao sei rsrs... creio que seja por limitaçao dos sistemas de vigilancia ou por precisao e sequenciamento sem radar dependendo da altitude talvez... dizem que por causa dos passaros mas eu nao acredito que seja isso pq nao tem restriçao pra passaros em espaço aereo classe a b c kkkkk

#3 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,384 posts
  • Gender:Male
  • Location:Between N1 and N2...
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1986

Posted 16 de July de 2016 - 10:44

Essa "regra" começou na década de 60 depois de um acidente em NY onde um DC-8 em descida com cerca de 400 nós e 3600fpm "overshoot" a radial do VOR na qual se aproximava e bateu em um Constellation.... tal VOR também apresentava sinais de imprecisão.... Então o FAA decidiu atualizar algumas regras e "nasceu" o 250 nós, que inicialmente seriam abaixo do FL145 e a partir de 50NM do aeroporto de pouso, mas devido a reclamação das cias aéreas esse limite ficou abaixo do FL100 e 30NM.

 

... Com 250 nós, se você ultrapassa uma radial, a defasagem é bem menor, sem falar na razão de descida, que também é menor, levando a um maior tempo para corrigir qualquer problema ou erro.

 

Hoje em dia, mesmo com a ajuda do LNAV e tudo mais, eu duvido muito que alguém teria a coragem de mudar essa regra e arriscar levar a culpa por qualquer coisa...


  • rodsvin, Safe Flight, Air Force One and 5 others like this

#4 Nimbus

Nimbus
  • Usuários
  • 211 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:SP/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:21/08/1984

Posted 17 de July de 2016 - 00:05

Operando em qualquer espaço aéreo brasileiro (A, B, C, D, E, F ou G), sob regras de voo IFR, não existe restrição de velocidade.

para aeronaves voando sob regras de voo VFR, abaixo do FL100, 250 nós. Acima do FL100, 380 nós.

 

snme, a EASA usa a mesma regra, e apenas a FAA estabelece por um FAR a restrição.


Edited by Nimbus, 17 de July de 2016 - 00:06 .


#5 rodsvin

rodsvin
  • Usuários
  • 523 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Br
  • Data de Nascimento:01/01/1800

Posted 17 de July de 2016 - 00:35

d,e,f,g IFR abaixo do FL100 250kt, ica 100-12 pag 257,258,259 anexo C

;)
  • ricardo, Bonotto and Nimbus like this

#6 leobradias

leobradias
  • Usuários
  • 358 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Manaus
  • Data de Nascimento:02/02/1992

Posted 19 de July de 2016 - 19:57

Obrigado pelas respostas senhores.

#7 Nimbus

Nimbus
  • Usuários
  • 211 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:SP/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:21/08/1984

Posted 04 de August de 2016 - 00:57

d,e,f,g IFR abaixo do FL100 250kt, ica 100-12 pag 257,258,259 anexo C

;)

valeu pela correção! :like:



#8 renatoducap

renatoducap
  • Usuários
  • 2 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasilia/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:21/11/1980

Posted 12 de August de 2016 - 12:10

Em 2013 houve uma atualização da ICA 100-12. A informação de limite de velocidade pode ser encontrada na página 39, item 4.9, tabela 2. O limite de velocidade existe para aeronaves voando VMC. Para espaço aéreo classe B, o limite é 380Kt. Para os demais, 380Kt acima do FL 100 e 250Kt para abaixo do FL 100.

Esse limite de 250Kt pode ser explicado através da teoria de voo de alta velocidade. Sabemos que até 250Kt o ar é considerado um fluido ideal, ou seja, não sofre os efeitos da compressibilidade, efeito esse que tem grande influência nos instrumentos de medição de velocidade. Por isso, em altas velocidades e altitudes, usa-se a medida Mach.

A fim de que o serviço de tráfego aéreo seja prestado com maior efetividade e, como consequência, com a segurança desejada, usa-se o parâmetro de 250Kt.


  • MissedApproach and Safe Flight like this